Analisando o fim do semestre: como dar um up nos projetos até o final do ano

080714-projetos-semestre

Essa semana entramos no segundo semestre do ano, no sétimo mês, julho, e é um bom momento para analisar nossos projetos. Segue aqui um pequeno guia de como fazer isso:

1. Analise suas áreas de responsabilidade

Faça um mapa mental de todas as áreas de responsabilidade atuais em sua vida e reflita sobre a importância que você está dando a cada uma delas. Isso dá muito certo para mim, porque só de montar esse mapa mental eu já percebo que tem algumas áreas sendo mais privilegiadas que outras. Escreva suas reflexões para decidir o que fazer com elas mais tarde.

2. Organize sua agenda atual

Como está sua agenda hoje? Ela reflete bem o que você precisa fazer ao longo da semana? É importante ter seus compromissos em ordem para saber quanto tempo você tem disponível para investir em outras frentes.

3. Simplifique seus projetos

Faça uma análise básica dos seus projetos atuais em andamento, tanto pessoais quanto profissionais. Eu utilizo o método GTD para me organizar e, nele, projeto é tudo o que tem começo, meio e fim e, para ser completado, precisa de tarefas desmembradas a serem executadas. Logo, se uma tarefa tem mais de um passo para ser concluída, ela na verdade é um projeto. Atualmente, tenho cerca de 60 projetos em andamento, mas preciso simplificar alguns ou terminar uns antes de partir para outros. É importante fazer essa análise para saber que projetos você pode simplificar pois, muitas vezes, você não conseguiu dar andamento em alguns deles justamente porque as etapas estão muito complicadas.

4. Analise seus objetivos de curto prazo

Objetivos de curto prazo são aqueles que você pretende alcançar de hoje a dois anos. Não costumo trabalhar com “resoluções de ano novo” porque o período de dois anos parece mais realista quando falamos de objetivos de curto prazo. O que a gente quer alcançar nesse período deve desmembrar projetos que podemos começar a trabalhar agora ou daqui a algum tempo (em breve). Analise seus objetivos de curto prazo, então, e verifique se seus projetos atuais refletem o que você pretende.

5. Dê uma olhada nos seus objetivos de médio e longo prazo

Os objetivos de curto prazo são aqueles que estão na nossa mira atual, mas há os objetivos que pretendemos alcançar depois de mais tempo, como 5, 10, 30 anos.  Dê uma olhada neles para ver se ainda fazem sentido e se os seus objetivos de curto-prazo estão coerentes com eles.

[list]E na sequência…

Você pode voltar ao passo inicial e analisar suas áreas de responsabilidade com essa visão do todo. Afinal, com base nos seus objetivos, como deveriam estar sendo trabalhadas as suas áreas de responsabilidade?

Sua agenda está refletindo o que você pretende alcançar? Como você pode utilizar o tempo a seu favor? Que atividades pode eliminar para investir seu tempo de forma diferente?

Seus projetos têm a ver com os objetivos? Está faltando algum projeto? Você está dando importância a um projeto que não deveria tomar tanto tempo da sua vida?

Você identificou novos objetivos que deseja alcançar?[/list]

Por fim, celebre o que já foi feito! Essa parte é muito importante, porque é o reconhecimento de tudo o que você vem trabalhando até então. Se for necessário fazer mudanças antes do final do ano, ainda dá tempo. Aproveite!