Perguntas e respostas sobre a rotina de lavanderia

16
3427
Imagem: Organized Interiors.com
Imagem: Organized Interiors.com

Lavar roupas faz parte da rotina e deve ser uma atividade organizada, especialmente em famílias grandes. Independente do número de pessoas na sua casa, é legal ter um sistema, então este post traz algumas respostas às dúvidas mais comuns para ajudá-lo a fazer isso.

Com que frequência você lava a roupa?

Lavo quando há uma quantidade suficiente de roupas de um mesmo tipo para encher a máquina. No geral, é uma frequência de dois em dois dias. Também não tem como ser menos do que isso porque elas demoram a secar no varal. No verão, dá para lavar mais vezes, pois as roupas secam mais rápido. Quem tem lavadora e secadora pode lavar todos os dias, se tiver uma família grande.

Outras pessoas participam da rotina de lavanderia?

Sim. Meu marido coloca as roupas para lavar e meu filho guarda as roupas sujas no cesto que fica no banheiro com essa finalidade. Meu marido também costuma estender as roupas e passar junto comigo, quando há necessidade. Eu fico com a parte de tirar manchas e guardar depois de secas.

Você planeja a lavagem de roupas?

Minimamente. Já cheguei a fazer um cronograma, que era mais ou menos assim:

  • Roupas brancas
  • Roupas coloridas
  • Roupas escuras
  • Roupas delicadas
  • Toalhas
  • Roupa de cama
Porém, não geramos tanta demanda assim. No geral, lavamos nossas roupas todas juntas, de acordo com a cor. Uniformes do filhote são lavados juntos com camisetas minhas, por exemplo, sem problemas. Já sei se tenho roupas que mancham ou não e, se não mancham, eu lavo as coloridas junto com as escuras.

Como gosto de trocar as toalhas duas vezes por semana e a roupa de cama pelo menos uma vez, uma vez por semana é o suficiente para lavar esse tipo de peça. Com isso, lavamos de 2 a 3 cargas de roupas semanalmente.

Você separa as roupas por cores?

Como comentei acima, somente as claras das mais escuras, quando há necessidade.

Você lava alguma coisa fora (em lavanderia)?

Sim. Nossa máquina é pequena (7kg) e não dá para lavar tudo dentro dela, como edredons queen-size. Assim, semestralmente levo uma carga de roupas para a lavanderia.

Algumas peças de roupa eu também prefiro lavar na lavanderia para não estragarem, como blazers e trench-coats.

Que produtos você usa para lavar roupas?

Gosto de variar as marcas para ir testando. Não gosto de sabão em pó – prefiro líquido. Amaciante, mudo a cada mês para ter aromas diferentes. Uso alvejante somente quando necessário e, para manchas, além dos truques caseiros, gosto bastante de Vanish.

Qual sua rotina de passar roupas?

Procuro comprar roupas que não precisam ser passadas. Tenho algumas calças, camisas e vestidos que precisam ser passados, mas são raros. Quando tem necessidade, junto todas as peças que preciso passar e passo. Não tenho uma rotina fixa para isso, mas acontece cerca de uma vez por mês no máximo. Não perco tempo passando roupas que não têm essa necessidade, como toalhas. Pode ficar lindo, mas eu vivo no mundo real, não no ideal.

Como você mantém a máquina de lavar limpa?

Uma vez por mês, faço uma limpeza com água quente e vinagre, que remove todos os resíduos minerais de dentro da máquina. Os compartimentos de sabão, alvejante e amaciante também são limpos dessa forma – jogo água quente com vinagre e, depois, finalizo com um pano de limpeza. Limpo da mesma maneira por fora. Não uso capa na máquina porque não acho prático.

Como posso simplificar minha rotina de lavanderia?

O foco é em ter roupas limpas para todas as ocasiões dos próximos dias (eu calculo sempre duas semanas). Como meu filho precisa do uniforme da escola limpinho, isso é prioridade. Antes, quando eu trabalhava fora todos os dias, tinha uma demanda maior por roupas variadas para sair. Hoje, consigo usar mais roupas do meu armário, variando as peças e lavando somente uma vez por semana de maneira suficiente.

Por isso, meu conselho para você simplificar a sua rotina de lavanderia é identificar as necessidades da sua casa. Se você mora sozinho, obviamente terá uma necessidade diferente de quem tem sete filhos e ainda mora com os sogros idosos. Não há regras – apenas observação das próprias necessidades e adequação da rotina.

Quem puder ter uma máquina lava e seca, eu recomendo, pela praticidade.

Tenha também um cesto para colocar a roupa suja. É uma dica básica, mas que ajuda a manter tudo centralizado em um único lugar e possibilita a participação das crianças nesse processo.

Você tem mais alguma dúvida sobre a rotina de lavanderia? Poste nos comentários!

16 comentários

  1. Interessante esta parte de limpeza interna da máquina, não conhecia. É soh um paninho molhado em água quente e vinagre?

    Realmente, eu acho um saco passar a roupa, qnto menos melhor!!

    Não tenho outras dúvidas em relação a lavagem, soh manchas, tem umas que não saem mto fácil, terrível! Pior ainda são manchas que não sabemos extamente do que eh pra achar um método correto de eliminá-las.

    Beijos
    http://vestidasdeluz.com.br

  2. Thais,

    Adorei o post!!
    Minha rotina é bem simplificada, mas lavo toda a roupa 1 x semana,sou e meu marido, ele trabalha em casa e eu uso farda para trabalhar, sendo assim não tenho tantas coisas pra lavar quanto a roupa de cama e toalhas troco-as 1 x por semana, portanto tenho um volume muito pequeno da para dar conta. Já em relação a passar roupa apenas o que é imprescindível que seja passado. No mais vai tudo direto pro guarda roupa depois de dobrada. Se eu pedir meu marido até faz alguma coisa em relação a roupa, porem o grosso fica comigo.

    bjuuu e obrigada pelas dicas!!

  3. aqui em casa (e nada casa da minha mãe também, herdei isso dela) trocamos todas as toalhas todos os dias. e com 2 crianças pequenas em casa sempre tenho montanhas de roupa pra lavar, pelos menos 2 máquinas por dia.

  4. Sou só eu meu filho, tem uniforme de escola dele e eu uso uniforme social para trabalhar.
    Então nossos uniformes tem q ser lavados e passados toda semana, para ele comprei 5 camisetas pra eu não ter que me preocupar de lavar durante a semana. Moro em apartamento e já demora mais para secar as roupas.
    Como minha máquina de lavar é de 6k não dá para lavar tanta roupa de uma vez. Mas vou juntando panos de prato e toalhas de mesa, roupas de cama e de banho e ai vou lavando separadamente conforme a necessidade.
    Ah! Você já usou o vanish em barra? Achei muito bom! principalmente para as camisetas do uniforme do meu filho e as meias encardidas. Achei mais eficaz que o líquido!

    beijos

  5. Oi Thais!
    Adoro as suas dicas! São tão práticas e reais.
    Desta vez não podia deixar de comentar pois aprendi com a minha mãe uma dica que faz muita diferença.
    Quando acabo de lavar a roupa na máquina, separo-a por peças, roupa interior T-shirts, calças, etc. dobro-a muito direitinha e bato-a com uma raquete (de praia) em cima da maquina com cuidado para não estragar os tecidos, fica muito direitinha, depois estendo-a por categorias assim fica mais fácil de arrumar, quando seca parece mesmo que foi passada a ferro, tirando algumas peças como camisas, acredito que além de poupar tempo também mantenho os tecidos em bom estado por mais tempo.
    Beijinhos

  6. Morei 2 anos nos EUA e desde que voltei uma das maiores revoluções que tive foi em relação as roupas. Lá eles não tem isso de separar por cor, tipo de tecido, etc. Muitos nem tem lavadoras em casa e utilizam lavanderias uma vez por semana, colocam tudo junto pra lavar e secar. Faço o mesmo aqui, mas como não tenho secadora tomo cuidado pra deixar as roupas bem esticadas no varal e coloco as camisetas em cabides, é simples e prático, qd seca é só por no armário. Faz mais de 1 ano que não ligo o ferro de passar, sei que tem pessoas que trabalham de social que precisam passar, mas pra quem usa roupa esportiva, camiseta e calça jeans passar é perder tempo. Mesmo lavando tudo junto não tenho problemas com roupas manchadas, mas tomo o cuidado de lavar roupas novas separadas pra não correr o risco de tingir as outras. Parabéns pelo blog!

  7. Ola!!!

    Minha dica é secar blusas finas e de malha no cabide,normalmente nao precisa passer e se precisar se torna muito mais facil,só não se deve pendurar roupas pesadas pois deformam. Para passer camisas sociais com mais facilidade basta passer elas frias ( nao úmidas ,mas tambem nao completamente secas). Passar roupa estraga muitas roupas,quanto mais fina for a roupa menos atrito deve se fazer com o ferro,desamassar levemente pelo lado avesso faz com que a peça dure mais.
    Bjs

  8. Oi!
    Aqui em casa são dois adultos e duas crianças. O volume de roupa é enorme e mesmo tendo uma maquina de 15 kg tenho que lavar todos os dias senão acumula demais. Eu coloco tudo na secadora, menos roupas de lã, que encolhem. Para os panos de chão, tapetinhos uso um tanquinho. Aboli o ferro de passar roupas: tiro da secadora, dobro em uma bancada que tenho na área de serviço e pronto. Só as camisas do meu marido eu uso um vaporizador, tipo steamer.
    Com relação a lava e seca eu acho que vale a pena para quem mora sozinho ou casal sem filhos, porque o ciclo de lavar e secar é muito longo. A minha tia tem uma e estava bom para ela que mora sozinha, mas a filha passou um ano morando com ela com marido e dois filhos e a máquina não dava conta, acumulava muita roupa. Bjos.

  9. Oi Thais! Aqui em casa somos só o casal, mas com essa história de separar roupas por cores, acaba que acumula muita roupa, pq preciso esperar ter um volume de roupa preta, roupa colorida e por aí vai. A máquina é de 10kg, e tenho pena de ligar sem estar cheia, por isso espero juntar. Como dito nos comentários, costumo colocar as roupas em cabides de plástico e daí direto pro armário. Uma dúvida que tenho é sobre roupas que usamos e ainda vamos usar de novo, como um casaco, blazer… você usa e já coloca pra lavar ou deixa em algum lugar? e essas peças que voce lava semestralmente, onde ficam ‘esperando’? essas duas situações acabam formando uma mini bagunça no quarto …

  10. Oi, Thais! Já tinha uns dias que não vinha aqui, mas sempre é uma surpresa boa acessar seu blog! Primeiramente, parabéns por todas as novidades e sucesso nesta nova caminhada!

    Voltando ao post, adorei o tema! Moro só com meu marido mas já tento intuitivamente fazer algumas coisas que vc mencionou! Só queria perguntar a você (e às leitoras tb!) com que frequência lavam suas roupas de cama sem ser lençol e fronhas (edredons, cobertores, mantas etc.). Minha cama tb é queen e apesar da minha máquina ser 11 kg nem todo edredon cabe nela…

    Bjs!

  11. Oi Thais, me identifiquei muito com esse post, sou casada há quatro meses e faço exatamente isso opto pela praticidade. Lavo roupas dois dias, em um dia roupas do dia a dia, e outro toalhas, cama, e pano da copa e passar infelizmente é minha rotina do domingo ou deveria ser, eu tenho mais roupas então fico mais tranquila pra não passar e tenho roupas de tecidos que não necessitam.
    Meu sonho de consumo prospero ter a lavadora e secadora! rsrs
    Eu já lavei meu edredon com três meses de uso, com a chegada do inverno irei lavar para guarda-lo e a manta e cobertor lavo uma vez por mês.

  12. Enfim tive de me interessar por este assunto ! rsrs
    Sempre arrumei casa e cozinhei mas essa parte de lavar as roupas sempre foi tarefa exclusiva da minha mãe… Nos próximos meses estou indo morar sozinha aí vou ter de dar conta do recado. Espero que consiga. rs
    Ir morar sozinha, comprar os móveis e tudo mais dá trabalho demaais .. rsrs Estava quase ficando louca, sorte que encontrei dicas valiosas em diversos sites e blogs sobre o assunto. Se tiverem alguma dica será muito bem vinda! O que tenho até agora é o apartamento vazio… rsrs essa semana fui na companhia de água e energia, vou providenciar as grades pra janela e escurecer os vidros. No mais falta tudo mesmo, comprar os móveis , pensar na decoração e etc. rs
    Me desejem sorte !
    Beijokas

  13. Oi Thais! O q mais vc poderia falar sobre o suporte de passar roupa, alem da otimização de espaço? Obrigada

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui