
Em primeiro lugar, para quem está chegando agora, é importante saber o que é planejar o menu semanal e sua importí¢ncia para a organização do dia a dia.
[quote class=”laranja”]Planejar o menu semanal significa definir os sete pratos que você vai preparar na semana seguinte, podendo fazer as compras certas no mercado, sem faltar nada nem desperdiçar. Também garante que você não perca tempo todos os dias decidindo o que preparar para a família, ou esquecendo de descongelar uma carne, por exemplo. Não é para ser uma coisa rígida. Você pode estipular um prato para cada dia ou determinar sete pratos, e escolher todos os dias qual fará desta vez.[/quote]
Você pode ler mais orientações sobre como montar um menu semanal em um post anterior.
Qual a vantagem de adequar o menu semanal í estação do ano que estamos vivendo? O aproveitamento dos alimentos – porque compramos o que está mais barato e em abundí¢ncia, além de trazer mais conforto para a família, ingerindo os alimentos que dão mais energia e nos deixam mais felizes, pois têm a ver com o que estamos vivendo.
No inverno, é natural que a gente coma mais refeições quentinhas e o que chamamos de “confortáveis”. Para isso, podemos fazer substituições. Em vez de salada de batatas, podemos fazer purê. Em vez de salada de verduras, podemos comer legumes refogados. As opções são inúmeras.
Vamos ver primeiro os alimentos que estão mais abundantes nesta época (junho, julho e agosto, no Brasil)*:[columns num=”2″][col]
- fruta do conde
- jaca
- mixirica/tangerina
- carambola
- jabuticaba
- maçã fuji
- caju
- kiwi
- limão galego
- morango
- laranja lima
- batata-doce
- cará
- chuchu
- gengibre
- inhame
- mandioca
- mandioquinha
- agrião
- brócolis[/col][col]
- cenoura
- erva doce
- milho verde
- nabo
- rabanete
- berinjela
- cogumelos
- almeirão
- escarola
- louro
- rúcula
- salsa
- ervilha
- alho-poró
- chicória
- coentro
- couve manteiga
- couve-flor
- espinafre
- mostarda
- repolho[/col]
[/columns]Apenas de olhar a lista acima, já dá para ter um monte de ideias para fazer de comida, não é mesmo? A ideia é justamente essa: adaptar o que já costumamos fazer em nossa rotina, inserindo alimentos novos.
Os métodos de cozimento também podem variar. Em vez de comer alimentos frios ou crus, pensamos mais em assados, cozidos, ensopados. O objetivo no inverno é aquecer e ter mais energia. Portanto, nossa alimentação deve refletir esses objetivos. Ao preparar seu menu semanal, procure levar em conta os alimentos da estação e esses métodos de cozimento que favoreçam o conforto. São pequenas mudanças que fazem grande diferença em nossos dias e na disposição da nossa família.
Algumas sugestões para o seu menu semanal:
- doce de jaca
- tenha sempre as frutas da estação em casa, para sobremesa e lanches
- geléia de mixirica
- doce de carambola em caldas
- geléia de jabuticaba
- torta de maçã
- suco de caju
- suco de maçã
- suco de mixirica
- suco de jabuticaba
- suco de laranja lima
- brigadeiro com morango
- batata doce rústica assada
- purê de mandioquinha
- suflê de chuchu fácil
- sopa creme de cenoura com gengibre
- brócolis ao alho
- milho verde cozido
- creme de milho
- berinjelas assadas
- risoto de linguiça e cogumelos
Tipos de refeições que combinam com o inverno:
- massas
- raízes
- purês
- sopas
- cremes
- geléias
- risotos
- assados
- refogados
- suflês
- compotas
- tortas
Com base nessas informações, você pode montar seu menu semanal de forma criativa e sem alterar radicalmente a rotina da família.
Ao longo do inverno, postarei aqui no Vida Organizada uma série de posts com sugestões de receitas que reflitam o que escrevi aqui hoje. Caso você tenha alguma sugestão de receita que seja a cara do inverno, por favor, indique nos comentários! Obrigada!
* Fonte: Revista Teste Saúde (2009)
Oi Thais
Adoro essa receita no inverno!
Bjs
http://www.tudogostoso.com.br/receita/20699-sopa-creme-de-palmito.html
Não tomei café da manhã hoje (bem organizada, rs) e esta foto da capa já me deixou com fome, rs!
Muito legal a ideia do menu semanal, pra quem faz o almoço é um saco mesmo ficar pensando no que fazer, ou pior ainda: não ter os ingredientes ali na hora!
Legal tbm a opção de incluir legumes refogados no inverno já que a tendência é comer alimentos mais quentes mesmo…
Beijos
http://vestidaseluz.com.br
Oi Thais, adoro suas postagens. Vim, solicitar humildemente se possÃvel, incluir algum post para quem não pode comer glúten e lactose. Acabei de me descobrir com alguns problemas sérios alimentares e não estou conseguindo me organizar!
Já mudei toda minha rotina, tenho que carregar minha própria comida geralmente… está bem confuso. Talvez um post geral sobre mudanças radicais… na vida, não sei.
Falo só de “plus” porque já uso “tudo” do seu site aqui e você me ajuda MUITO!!!
Obrigada desde já! 😀
Gosto de fazer vários tipos de caldos, congelar em saquinhos e ir utilizando durante todo o inverno.
Aliás, a melhor programação para o inverno é: caldo quentinho, coberta e ler o vida organizada.
abs.
<3
Uma receita que é suuuper fácil de fazer e a cara do inverno é o escondidinho de carne moÃda:
1) Faz-se um purê de batatas: descascar, cozinhar, passar no amassador, misturar manteiga e voilá
2) Refoga-se uma carne moÃda (ou pega aquela refogadinha pronta no freezer, pra quem gosta) e mistura um pouco de molho (não é pra fazer um mooooolho, é só para umedecer a carne).
3) um pouco de purê, a carne, o restante do purê, queijo em cima e 20 minutinhos de forno e pronto.
É muito fácil e no tempo em que a batata cozinha/o queijo derrete dá para ir fazendo umas coisinhas, sabe, estendendo uma roupinha no varal, destralhar a casa, haha, tomar um banho. E é muito gostoso e tem cara de inverno. Dá para trocar o purê de batata por de mandioquinha, trocar o recheio por frango ou atum, é muito versátil.
Outra receita é boa-e-velha POLENTA!!! Hmmm. Me deu até vontade. 🙂
Adoro seu blog, comecei a trabalhar em um lugar há menos de 1 mês e agora toooodo mundo do escritório já virou leitor!! Haha
ThaÃs, lembrei de uma bebida tÃpica de inverno, aqui no Sul fazemos muito: o quentão de vinho e se incrementar com gemada fica ainda mais gostoso…
Dá uma olhada: http://vestidasdeluz.com.br/bebida-de-inverno-quentao-com-gemada/
A culinária do inverno me empolga muito, tanto que engordo sempre uns 2 ou 3kg nessa época =/ Jah no verão não sinto mta fome!
Beijos!!
Oi Thais! Amei esse post, obrigada por tantas dicas legais!!!
Olha, aqui em casa a gente não passa um inverno sem tomar essa sopa aqui: http://receitadefamilia.wordpress.com/2009/05/22/sopa-de-abobora-com-gorgonzola/
é deliciosa!!!
beijos e tudo de melhor pra você!!!
TaÃs, teu blogue tem sido central na minha vida. Foi uma ótima dica de uma amiga. Eu me cobro muito com a organização, e considero que tenho dificuldade com isso. Vejo que quando me falta motivação, tudo começa a virar uma bagunça.
Obrigada por você existir e compartilhar tantas coisas legais!
Grande beijo!
Oi, Thais!
Você faz a janta diferente do almoço? Aqui em casa tento fazer isso, mas sempre erro na quantidade do almoço e acabo comendo a mesma coisa na janta. Tem alguma dica?
Para simplificar, faço a mesma coisa para ambos. Mas isso porque eu levava comida para o trabalho e meu filho almoça na escola. Agora, comendo em casa, vou ver se ainda funcionará assim.
Nossa ThaÃs adorei seu post, esses alimentos da épocas por incrÃvel que pareça não tinha me atentado a eles e fazer um cardápio sabendo deles realmente faz a diferença, obrigada e parebens
http://www.antestardedoquenunca1.blogspot.com
Dicas ótimas! Já fora do inverno eu amo sopas, mas agora fica ainda melhor. Vira e mexe vou inventando sabores. O último experimento foi caldo de abobrinha com cheiro-verde.
Parabéns pelo blog!
Thais, uma delÃcia entrar aqui e não dar mais coma cara na porta! (não tive mais problemas para acessar o site).
Para tentar organizar as refeições e ter menos trabalho, costumo ter bastante coisa congelada: feijão, arroz cozido, carne/frango já refogados (depois dá pra descongelar e colocar legumes, fazer estrogonofe, fricassê e por aà vai). basicamente fica faltando salada e/ou folhas regofadas.
nessa época também costumo fazer sopas e congelar, especialmente de ervilha e de lentilha, as minhas favoritas.
congelo em potes que deem uma refeição aqui em casa. isso evita que eu perca tempo fazendo comida todos os dias ao mesmo tempo que tem sempre comida feita em casa, principalmente para as crianças comerem.
bjus
Adoro cardápios sazonais! Eles fazem com que a gente se sinta mais conectada à Terra e suas mudanças, né? Mais uma vez obrigada pelo link da geléia no Bramare. Hoje colhi as últimas mixiricas do pé 🙁 Mas também renderam! Foram 8 frascos de geléia pro congelador, hehe. Beijos 🙂
Adoro as dicas. Eu tenho várias receitas favoritas de inverno, algumas publicadas no meu blog:
http://www.caoscriativo.com/2012/05/receita-crumble-de-maca.html
Crumble de maçã, porque é super fáicl e quentinho! ideal para sobremesa de um jantar mais bacana.
http://www.caoscriativo.com/2012/09/omelete-de-morango.html
Sei que parece exótico, mas minha mãe fazia pra mim e era maravilhoso. Morango é mais barato nessa época e fica delicioso para tomar no café!
http://www.caoscriativo.com/2012/08/torta-de-creme-de-baunilha.html
Uma torta simples e gosta (pra quem curte aquele creme de baunilha do sonho).
http://www.caoscriativo.com/2010/07/receita-pure-de-legumes-ao-molho-branco.html
Essa é minha favorita. Eu meio que inventei um dia misturando alguns ingredientes e até hoje faço todo inverno, várias vezes. É muito gostoso e leve.
Tem outras receitas que eu amo também, como chocolate quente, donuts e tortas. Essas receitas você pode achar versões maravilhosas no site ICKFD >> http://www.icouldkillfordessert.com.br/
Ah e uma última dica, AMO as receitas do http://presuntovegetariano.com.br/
Uma boa pedida pra quer entrar no mundo das receitas veganas.
ufa.. desculpa o comentário enorme, mas falou de comida e sazonalidade eu me empolgo! hahaha
Gostei!
Huummmm tudo de bom, estou louco que chegue o inverno !!!
ótimo post Thais!