Receitas congeladas e saudáveis para quem é muito ocupado: mito ou realidade?

16
23164

Temos a impressão (com todos os motivos do mundo) de que toda comida congelada não é lá muito saudável. Isso porque, quando falamos em comidas congeladas, nos lembramos das lasanhas cheias de sódio e empanados feitos com restos de frango. Mas não precisa ser assim. Dá para ter algumas opções congeladas em casa que sejam saudáveis, especialmente porque todos nós passamos por momentos em que precisamos optar por esse recurso. Um pós-parto, uma semana cheia de compromissos e reuniões fora, muitas viagens, quem trabalha e estuda e mil outros motivos – que seja simplesmente querer ter mais praticidade. Pesquisei um pouco sobre o assunto para escrever este post com algumas receitas e espero que seja útil a todos vocês.

Clique na imagem para ir à receita.

Frango à parmeggiana light

Imagem: Projeto Super Saudável
Imagem: Projeto Super Saudável

Risoto verde aos 2 queijos

250414-congelados02
Imagem: GNT

Hambúrguer caseiro com aveia

Imagem: Tem Delícia na Cozinha
Imagem: Tem Delícia na Cozinha

Frango xadrez

Imagem: Projeto Super Saudável
Imagem: Projeto Super Saudável

Salmão ao molho de mostarda light

Imagem: GNT
Imagem: GNT

Sopa de chuchu, cenoura e frango

Imagem: Projeto Super Saudável
Imagem: Projeto Super Saudável

Nuggets super saudáveis

Imagem: Projeto Super Saudável
Imagem: Projeto Super Saudável

Este post foi criado para ser construído de forma coletiva. Portanto, se você tiver alguma receita saudável de comida que possa ser congelada, por favor, deixe nos comentários! Obrigada!

16 comentários

  1. Quando se fala em congelados, todo mundo pensa nos industrializados. É fatal.
    Amei a dica dos nuggets caseiros. Sempre gostei, mas ultimamente, assim como com várias outras comidas, tenho achadobem ruinzinho. E nem vou falar da questão de ser saudável, porque né…

  2. Amei as receitinhas. Estou bem na fase de conciliar baby + berçário + trabalho e ter receitas rápidas e que dê para congelar na manga facilitam taaaaanto o dia-a-dia. =D

  3. Thais, aqui em casa a ordem é praticidade! Tento fazer pratos que possam ser reaproveitados/atualizados no dia seguinte, e congelar outras coisas.
    Dois itens que eu sempre tenho no freezer: brócolis e massa.
    * Brócolis: lavar e cortar no tamanho desejado; cozinhar por 5 min (jogar na água já fervente c/sal); colocar na água gelada imediatamente e congelar em porções. Quando quiser, só retirar do freezer e colocar novamente por 5 min na água fervente.
    * Massa: a mesma coisa do brócolis, só cozinhar até ficar al-dente; quando for consumir, jogar em água fervente (o mesmo processo do Spolleto). Pode parecer preguiça, mas tem dias que até a massa é difícil de fazer!
    Molho bolonhesa e feijão tb são muito práticos para congelar (quando fizer, dobre a receita e congele o que sobrar).
    Abs,

    • Ola, concordo e procuro praticar “praticidade” em tudo o que faço..como nao sou grandes coisas na cozinha, ai mesmo e que procuro ser pratica..deixo frango desfiado, arroz, feijão e pequenas sobras para eventualidades e assim vou me virando, vou testar o brocolis.. ate mais.

  4. Tá lendo pensamento agora? Lol, eu ia esse fim de semana pesquisar comida congelada saudável, voltei a trabalhar fora há pouco tempo, filho em escola tempo integral e marido trabalhando em outra cidade, chegando em casa ainda mais tarde do que eu e a criança. Por isso preciso pesquisar comida saudável e prática, muito obrigada.

  5. Para uma viagem a passei decidi preparar pratos congelados e não ficar perdendo tempo no fogão. Meu marido gostou demais da ideia e vamos adotar no dia-a-dia.
    O que preparamos e deu super certo foi rocambole de carne, kibe de forno e lasanha.
    Preparei tudo normalmente, coloquei em formas descartáveis próprias para forno e congelei.

    Perde-se tempo em um dia só para deixar preparado os pratos, mas depois a praticidade é maravilhosa. Só deixar descongelando de manhã e na hora do almoço ou jantar colocar no forno.

    Adorei as sugestões do seu blog, Thais, com certeza vou usar algumas.

    Beijo!!

  6. Só não concordo com o congelamento do risoto… Risoto, bem como massas já cozidas em geral não podem ser congeladas!
    As mammas se reviram no tumulo!!! rsrsrs…
    Tem até uma clássica nas casas italianas, a mamma vai tirando a pasta da agua e gritando: SCOLA!!! todo mundo tem que estar sentado na mesa! ai de quem demorar!!!
    * uma vez uma pessoa bem proxima fez todo o macarrão e foi tomar banho antes de comer (e todo mundo esperando a linda terminar o banho…), quis morrer! macarrão mole ninguém merece!

  7. Adorei vou testar o brocolis e a massa. Além do que já foi falado eu congelo arroz já pronto para descongelar eu coloco no microondas com agua depois escorro na peneira ou coloco ele na peneira e jogo agua fervendo. Também congelo polpa das frutas para ter sucos saudaveis e nao ficar tomando o suco em pó. Congelo bife de frango e carne ja temperado para só colocar no grill quando precisar. Congelo o frango e a carne em cubos temperado para fazer strogonoff. Tem uma receita de carne na cerveja preta que pode ser feita com o pedaco de carne congelado….é mt fácil e rápida….duas cervejas pretas, um pacote de creme de cebola coloca ambos na panela de pressão mistura e coloca a carne congelada. Deixa 15min na pressao … Abre corta em cubos e deixa mais 15…e fica pronto…costumo comer com arroz e batata palha. Crepioca tb eh mt mais rapido que panqueca e omelete.

  8. Olá Thais,
    O fato de um alimento ser congelado não tem nada a ver com ser saudável ou não. O que torna um alimento saudável são os ingredientes utilizados e a sua correta combinação.Comidas industrializadas congeladas precisam ser consumidas com muito critério e a dosagem do sódio é o primeiro item a levarmos em conta. Sua praticidade é inegável e todo mundo, alguma vez na vida, já consumiu ou irá consumir. É fato!
    Agora, preparar em casa alimentos e congelar para uso posterior é outra coisa, pois podemos ter controle absoluto sobre os ingredientes e ter a certeza do estamos levando para a mesa! Facilita muito o dia a dia corrido ou seja lá que motivo for que nos leva a consumir congelados.
    Há muitas receitas e dicas para se aproveitar as maravilhosas vantagens do freezer! O problemas é que não é tão simples preparar e congelar alimentos. Primeiro porque há muitas coisas que não podem ser congeladas; segundo, é absolutamente importante ficar atenta à higiene durante à preparação; terceiro, é preciso utilizar embalagens apropriadas e muito bem higienizadas e embalagens de qualidade para congelamento são caras. Finalmente, os prazos de validade… Considerando que em casa não utilizamos conservantes, não se pode guardar por muito tempo.
    Por tudo isso eu raramente preparo alimentos com a finalidade de congelar, mas gosto de ter no freezer congelados industrializados de boa procedência, para uma emergência qualquer.
    As receitas são bem interessantes, especialmente os nuggets!
    Abraço,
    Ju

  9. tem a mais simples que é sopa. porque o tempo que levamos pra fazer uma sopa gostosa e cheia de ingredientes nutritivos é quase o mesmo pra 2 porções ou pra uma panelona. daí é simples congelar.
    eu discordo que não seja simples congelar alimentos. mas quem nunca congelou feijão cozido? não tem nenhum segredo, por exemplo.

    claro, não estou dizendo pra fazer de qualquer jeito, nem que não precisa ter cuidado e alguma pesquisa sobre quais alimentos congelar e como. então acho que realmente depende do ritmo de vida da gente e das escolhas e tudo mais.
    e olha, o que a gente faz na nossa cozinha e congela é certamente muito mais saudável que congelados industrializados, né?

    adorei o post.

    bjos

  10. EU CONGELO 4 ALIMENTOS QUE FACILITAM MUITO A MINHA VIDA: FEIJÃO (JÁTEMPERADO), MOLHO PARA MACARRAO,LAZANHA ETC, PORÇÕES PEQUENAS DE ARROZ E CARNE COZIDA (ACEM, MUSCULO), POIS COM ELA VC PODE PREPARAR SOPAS, PICADINHOS ETC OK? BJS ADORO SUA DICAS.

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui