Fazendo histórias: uma Vida Organizada com o Evernote

43
3285

evernote02

Fui convidada a participar da seção “Fazendo histórias” do blog oficial do Evernote Brasil, e a entrevista foi publicada na semana passada. Fiquei muito contente por participar, pois eu sempre lia essa seção imaginando que um dia eu pudesse estar ali. =)

Basicamente, eu conto um pouco sobre como eu me organizo no geral, falo sobre o blog e como o Evernote ajuda a manter minha vida organizada.

Clique aqui para acessar e ler a entrevista. Espero que gostem!

Um obrigada a toda a equipe do Evernote Brasil. <3

* Este post não é um publieditorial.

 

43 comentários

  1. Oi Thais,
    Fiquei com vontade de usar o Evernote, ainda não confio muito nessas “coisas”, tenho medo de colocar fora o papel e acabar perdendo tudo, pois no computador já aconteceu várias vezes comigo. Mas seria ótimo não ter tanta papelada.
    Bjs,
    Rosane

  2. Oi Thais,
    Acompanho seu blog há algum tempo e sou grato por já ter me ajudado muito.
    Mas gostaria de saber se você usa o Evernote para arquivar artigos para ler depois e como você organiza estes conteúdos.
    Eu uso o Feedly como leitor e costumava usar o Evernote para arquivar algumas matérias, mas estou achando um pouco confuso misturar notas pessoais ou de projetos com coisas que leio na web.

    • Oi Douglas, obrigada por comentar.

      Uso sim. Utilizo o Clearly no Chrome e uso a tag “Ler” nas notas. Depois, se for de meu interesse, arquivo com a tag do assunto relacionado (ex: Viagens, Carreira, Marketing etc).

  3. Que bacana Thais!

    Comecei a usar o evernote para gerenciar todos assunto da casa. meu companheiro topou e temos feito isso juntos.

    Está dado super certo e estou AMANDO. Já tenho até a conta premium <3 rs

  4. Bom dia Thais,

    Para todos os projetos você tem um plano master com todas as informações relacionadas a ele. Com base nisso sugiro um post detalhando e exemplificando como funciona esse plano master do projeto.
    Não precisa ser nenhum projeto particular, apenas um para que os leitores possam compreender e aplica-lo no dia-a-dia.

    Obrigada pela atenção

    • Oi Larissa,
      No site AfterTheBook.com, que eu citei nos outros posts, ele tem vídeos-tutoriais onde ele mostra como funciona. Eu faço daquele jeito. É bem explicativo.
      Mesmo assim, pretendo detalhar melhor cada passo aqui no blog, quando eu tiver disponibilidade para fazer algo direitinho.
      Obrigada.

  5. Muito Feliz! Vc é merecedora!

    Thaís desde 2011 acompanho o VO e sei como ele é importante para você…e para todos nós!
    Parabéns!!! Em fim boa colheita

  6. Não sei se o Evernot é diferente para android e ios, ou se eu não entendo como funciona… só sei que tento, mas não descobri como utilizá-lo em meu dia a dia. Na verdade, acho que quase tudo sobre organização é grego pra mim… eu tento, tento, mas até lendo sua entrevista eu fico “oi? como assim duas pastas? e depois, o que acontece? o processed é uma pasta com tudo junto? tem separações depois? aaaaaahhhh” hahahahaha sad but true

  7. Thais,
    Ainda estou me familiarizando com o Evernote e comecei a usá-lo depois que vi aqui no seu blog.
    Dentro da pasta “Notas” Ficam arquivadas todas as notas de todos os assuntos – é isto mesmo?
    Não sei se estou fazendo algo de errado, mas tenho um pouco de “aflição” de entrar nessa pasta e conseguir visualizar tudo, inclusive o que já está tagueado para pastas determinadas.
    Se puder me avisar se está certo, agradeço.
    Um beijo e parabéns!
    Eliana

  8. Bacana mas como você organiza as tarefas do dia, como buscar as tarefas que são para serem executadas hoje? Como faz essa organização de datas, o que é para hoje, amanhã, atrasado etc?

        • No Evernote, como você faz para saber, filtrar, buscar, as tarefas do dia.
          No Moto X uso o app doit.im para gerenciar e usar a metodologia GTD, nele tem:

          Inbox
          Today
          Next
          Tomorrow
          Scheduled
          Someday
          Waiting
          Projects
          Context

          No Evernote como você usa para aplicar isso ou pelo saber o que tem que ser feito hoje, amanhã, atrasado etc?

          Agradeço a ajuda!

          • A ideia é a mesma. Em vez de selecionar uma área do aplicativo (como no seu caso) eu seleciono a tag específica no Evernote, aí aparecem todas as notas que eu designei para someday, projects etc.

            Existe um conceito do GTD chamado “tickler” que aplica exatamente a ideia dos tempos de tarefas (hoje, amannhã, semana que vem etc). Tenho um post especificamente sobre o assunto, se interessar.

            Obrigada pelo comentário.

  9. Olá Thais,
    Por favor, escreva sobre a segurança das coisas que ficam arquivadas na internet. Tenho receio de deixar cópias de tudo que tenho em papel assim, na nuvem. Sei lá, de repente alguém pega e faz mal uso, o site resolve cobrar e não tenho como reaver o que coloquei lá, o site entra em falencia, etc etc

    • Tenho um post sobre isso, relacionado ao Evernote. Dá uma olhadinha!
      Mas, no geral, penso assim: deixar no computador ou em qualquer outro dispositivo é perigoso também.
      O interessante é distribuir.

  10. Thais, tenho uma dúvida sobre o Evernote que ainda não consegui esclarecer…é possível fazer o download de fotos e outros arquivos que salvamos nas notas? Por exemplo, criei uma nota e anexei a ela um PDF com material referente ao assunto; consigo visualizar o PDF perfeitamente, mas não consigo fazer download dele de volta para o computador. Beijos e parabéns pelo blog sempre 🙂

  11. Olá Thais,

    Ótimo trabalho! Muito legal a sua dinâmica em se readaptar entre ferramentas, usando um mesmo processo.

    Estou usando o evernote (começando) para organização das tarefas. Eu usava o Trello. Gostaria de saber se já deu uma olhada na organização proposta aqui: http://www.thesecretweapon.org. Estou tentando usá-la, achei bem didático como está no site.

    Abs e parabéns!

    Fernando

    • Já vi sim, Fernando, e não gosto muito. Acho bem incompleto para o GTD. Gosto do método do AfterTheBook.com, que é basicamente o que eu uso, mas adaptado para mim.

      Obrigada pelo comentário!

  12. Olá Thaís,

    Gostaria de saber se é possível fazer um prontuário médico, com informações básicas, no evernote?
    Obrigada, gosto muito do seu blog!

      • Na verdade coloquei prontuário médico para facilitar o entendimento, mas seriam prontuários com alguns dados dos pacientes( nome, idade, uso de medicação) e com a evolução (observações sobre o acompanhamento dos mesmos). Sou psicóloga, gostaria de saber se você considera possível fazer isso no evernote ou se você conhece algum outro aplicativo que possa ser útil para isso. Já pesquisei, mas não encontrei. Precisava ser algo que pudesse ser protegido com uma senha, por exemplo.
        Obrigada pela atenção!

  13. Oi, Thais! Parabens pelo seu ótimo trabalho, capaz de inspirar pessoas.

    Desde que comecei a acompanhar seu blog, passei a tentar alguns aplicativos. O evernote eu já conhecia e usava, mas era uma subutilização. Minha necessidade é usar agenda (principalmente para que ela me ajude a lembrar o que tenho a fazer, pois minha memoria nao dá conta de tudo, considerando o volume de minhas tarefas e responsabilidades) com algum repositório de nuvem, para acessar arquivos. Pois bem, tentei o toodledo. Não gostei, embora tenha pago por ele pelo uso no iPad. Aí descobri o PlanBe (descobri pq ele sincroniza com o toodledo) e gostei, pois a função agenda fica bem realizada. Abandonei o toodledo. Assim, tenho uma moleskine, que carrego comigo junto com o iPad mini, e a função agenda pra mim é uma combinação da moleskine com o PlanBe. Em razão de suas dicas, estou integrando as funcoes do evernote a esse processo, mas descobri que o evernote para o iPad não se apresenta como no PC ou mesmo no tablet da Samsung, que tambem tenho, mas nao uso, pois prefiro o iOS. A melhor coisa do evernote nao é a clareza no processo de arquivamento das notas, com sua hierarquia e modo de apresentação das etiquetas? No iPad, não são as etiquetas que aparecem, mas os arquivos, em ordem alfabética e mais dois modos, uma visualização complicada e frustrante, digamos assim, que me obriga a usar a memória para digitar uma palavra chave e tentar a busca do que quero. O que vc me diz sobre isso? Desculpe o comentario tão extenso.

  14. Thaís, to com uma dúvida meio triste.. Estou migrando de celular e passando a usar o Evernote pra organizar minas tarefas. Meu celular Nokia antigo tem lembrete persistente, ou seja, ele me perturba até eu ler a notificação. Se eu estiver no banho ou deixando o lixo fora sem o celular mais tarde ele toca de novo. Existe isso no evernote? Não tenho confiança em colocar compromissos nele por isso. A notificação é muito tímida no meu Android. Muito obrigado!!!

    • Não uso notificações no Evernote porque detesto notificações de todos os tipos. O GTD tem 5 fases, e uma delas é a de revisão, que é o que garante que você vai verificar todos os seus veios abertos com frequência, sem necessidade de notificações. ;D

  15. Puxa não seu se dou conta, sou muito inconstante.. É a principal causa da minha desorganização.. Minha memória também é ruim.. Mas vou tentar por uma semana.. De qualquer forma puxei o gtasks que pode me ajudar com compromissos.. Mui obrigado pela resposta, leio quase todo dia

  16. Uma vez combinei de buscar minha ex e a esqueci porque esqueci o celular em casa.. Ela ficou p da vida, ligou pro cel milhões de vezes.. Eu tenho superfoco, talvez também TDA, quando me concentro em algo esqueço todo o resto…

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui