
[cap]1.[/cap] Cheque seus e-mails somente duas vezes por dia. Eu faço isso ao meio-dia e à s quatro da tarde. Por quê? Porque pela manhã eu posso trabalhar nas minhas tarefas principais daquele dia (as chamadas big rocks) e, à tarde, ainda tenho tempo de disparar e-mails antes do fim do horário comercial. Eu costumava conferir e-mails logo quando chegava ao trabalho ou até mesmo antes de dormir, e isso era ruim porque, no primeiro caso, eu passava a manhã resolvendo pendências associadas a e-mails. E, no segundo, eu ia dormir com a cabeça cheia e, muitas vezes, tinha vontade de levantar da cama e ir resolver os problemas. Primeiramente, estipulei que dedicaria 2h por dia para todas as minhas contas de e-mails (tenho 4). No primeiro dia em que comecei a checar as caixas de entrada somente em dois horários, ficou muito e-mail pendente. No segundo, em meia hora eu já tinha conseguido resolver tudo. Não vejo meus e-mails em mais nenhum momento do dia mas, naquelas 2h em que me dedico a eles, fico totalmente focada (veja como eu organizo meus e-mails). IncrÃvel como o fato de ficar com o e-mail aberto o tempo todo nos distrai e nos torna reféns dele. O fato de checar os e-mails duas vezes por dia significa desligar todos os alertas de mensagens e e-mails que existem em todos os seus gadgets: versão web, computador, tablet e celular. “Ah, mas e se algo urgente acontecer?”. Aà você cai na próxima dica, que é o pulo do gato, meus amigos.
[cap]2.[/cap] Habilite uma resposta automática para as suas contas de e-mails. Sabe a mensagem de férias, que as pessoas recebem quando te mandam um e-mail? A ideia é mantê-la habilitada o tempo todo (com uma mensagem diferente, claro). Você explica, na mensagem automática, que para melhorar sua produtividade, você agora checa seus e-mails duas vezes por dia, em tal e tal horário, e agradece a consideração por esperarem uma resposta ou que você tome providências. “Caso seja algo realmente urgente”, você diz, “você pode me contatar via What’s App (número do celular) ou via Skype (usuário)”. Se quiser simplificar, mantenha somente um canal alternativo, como o celular. Isso proporciona o seguinte: 1) As pessoas vão começar a te mandar menos e-mails, porque sabem que vão receber essa resposta automática chata quando isso acontecer. Isso vai fazer com que elas pensem bem antes de te copiar em e-mails desnecessários ou então juntar todas as perguntas em um e-mail só (acreditem, funciona). 2) Se algo for urgente, a pessoa vai te contatar de qualquer forma, então você não precisa ficar desesperado achando que precisa checar seus e-mails a cada 5 minutos. 3) Dificilmente as pessoas vão te contatar nesse outro canal, porque pasme: pouca coisa é realmente urgente! A sua mensagem acaba servindo até como um aconselhamento espiritual, porque as pessoas param, pensam e chegam à conclusão que estão correndo com algo que não precisa. Claro que, se for algo que realmente precise ser resolvido imediatamente, elas vão te ligar. Mas, se o trabalho de fazer isso for maior que o prazo até sua próxima leitura de e-mails, elas não vão fazer.
Essas duas sugestões foram tiradas do livro “Trabalhe 4 horas por semana”, que em breve eu vou resenhar para o blog. Teste e veja a mágica acontecer. ;D
Adorei a dica, vou coloca-la em pratica, esse era um dos motivos que me faz perder o foco trabalhando em casa, como mencionei no seu Instagran. Acho que vou ate comprar o livro tambem.
São dicas a princÃpios simples mas que devem fazer toda a diferença ne. Esse livro deve ser muito interessante,,rss. Vou tentar pratica-las bjs
http://www.antestardedoquenunca1.blogspot.com
Adorei a dica, apesar de não usar o e mail com muita frequência, vou aplicar a dica da resposta automática ;D
Gostei das dicas, comecei a pouco tempo a não me preocupar tanto com os e-mail’s, primeiro passo foi nem deixa-lo aberto.
Me interessei por esse livro. Quero uma resenha dele em . 😀
Tenha um ótimo feriado o/
Kisu
eraoutravez.com
Gostei das dicas, comecei a pouco tempo a não me preocupar tanto com os e-mail’s, primeiro passo foi nem deixa-lo aberto.
Me interessei por esse livro. Quero uma resenha dele em . 😀
Tenha um ótimo feriado o/
Kisu
Thais, se não fosse pedir muito, você poderia colocar aqui uma espécie de modelo da mensagem que você utiliza neste “pulo do gato”. É difÃcil achar as palavras certas. Rs. . Obrigado 🙂
“Olá,
Por conta da elevada carga de trabalho, passei a checar e responder e-mails duas vezes ao dia – à s 11 da manhã e à s quatro da tarde. Se você precisar de algo urgente (por favor, assegure-se que seja urgente) que não pode esperar até um dos horários definidos, por favor, contate-me via What’s App, no número (xx) xxxxxxxx (chamadas não reconhecidas não serão atendidas).
Obrigada por compreender esta iniciativa em busca de mais eficiência e eficácia. Isso me ajuda a ser mais produtiva e trabalhar melhor.
Atenciosamente,
Thais”
ADOREI! TENHO QUE APRENDER MUITO, POIS ANDO ESCRAVA do meu trabalho.
Oi Thais, tudo bem?
Olha que coisa engraçada, tava lendo esse livro essa semana e várias dicas do Tim, eu lembrava do Vida Organizada.
Realmente são atitudes simples e bastante significativas.
Abração e sucesso.
Que legal que você lembrou do blog. Tem sido meu livro favorito atualmente; já li e reli várias vezes. Obrigada por comentar!
Seu blog é genial! Obrigada por todas as dicas de “Vida Organizada”!
Estou amando todas essa dicas! Está ajudando muito. Costumo checar e-mails uma vez por hora, e nesse meio tempo, claro, me distraio com outras coisinhas nas redes sociais e perco um precioso tempo! Agora vou mudar! =DD
Oi Thais.
Já faz alguns meses que você publicou esse post no seu blog. E aÃ, a mensagem automática realmente funciona? Como tem sido sua experiência com ela?
Abs.
Oi Bernardo,
Algum tempo depois eu publiquei um novo post exatamente sobre esse assunto, dê uma olhada!