Como tirar visto para os Estados Unidos

7
3193

Outro dia publiquei um post sobre como tirar passaporte, então hoje darei continuidade ao assunto falando um pouco sobre como tirar o visto americano.

Para pedir o visto americano de não imigrante (que inclui o de turismo, o de estudante e o de negócios, entre outros), é preciso seguir os passos abaixo:

1) Preencha, em inglês, o formulário de solicitação de visto DS-160 (disponível no link:https://ceac.state.gov/genniv/). As perguntas estão em inglês, mas, ao colocar o cursor em cima delas, aparece a tradução. Se você puder contar com a ajuda de alguém, tanto melhor! Muitos termos não estão traduzidos e podem ser confusos. Também é necessário ter uma foto com fundo branco digitalizada, para enviar no formulário, então você deve providenciar com antecedência.

Ao fim de cada pagina, salve o que já tiver sido feito e guarde o número do Application ID para entrar novamente no formulário. Ao terminar o processo, imprima a página de confirmação.

Dúvidas sobre o preenchimento do formulário podem ser esclarecidas em http://travel.state.gov/visa/forms/forms_4230.html.

2) Depois que preencher o formulário, é preciso agendar a(s) entrevista(s). Para isso, cadastre-se no site http://brazil.usvisa-info.com e siga o passo a passo de agendamento ou ligue para os telefones que estão no link http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/us_service_options. Tenha em mãos a página de confirmação do formulário DS-160 (com código de barras) e o número do passaporte.

Há casos em que é necessário ir ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e ao Consulado, e outros  — como nas renovações — em que só é preciso ir ao CASV. O próprio sistema irá informar sobre isso.

No caso de ter que fazer as duas entrevistas, as visitas não podem ser agendadas para o mesmo dia. Fique atento porque a opção de agendamento para o Consulado aparece antes da opção de agendamento para o CASV, mas a entrevista no CASV tem que ocorrer primeiro. Por isso, escolha sempre para a ida Consulado uma data posterior à da ida ao CASV.

No meio do processo, você terá que pagar a taxa de solicitação do visto (US$ 160, no caso dos vistos de turismo e de negócios). Confira taxas para outros vistos em http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/us_fee_payment_options.

3) No dia agendado, vá ao CASV com o formulário, o passaporte e o comprovante de pagamento da taxa. Lá, serão recolhidas as impressões digitais e será tirada uma nova foto. Não é permitido entrar com bolsas ou mochilas no recinto, e não há local para guardar esses pertences dentro do centro. Quem estiver com eles precisa deixá-los no carro ou em guarda-volumes privados, que costumam cobrar caro pelo serviço. Eu deixei as minhas coisas com o meu marido, que esperou do lado de fora.

4) No dia da entrevista, é preciso ir ao Consulado ou à Embaixada, levando o passaporte e a página de confirmação do formulário DS-160.

Para mais informações, consulte a página http://brazil.usvisa-info.com.

Fonte: G1

Tirar o visto americano é complicadinho, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. Se você tiver passagens compradas, reserva de hotel, carta da empresa (no caso de uma viagem a negócios) e tudo o mais que puder usar para comprovar o motivo da sua viagem, melhor! Na verdade, o que eles querem saber é que você está indo por motivo X, para voltar em data programada. A preocupação deles deve ser com a entrada de imigrantes ilegais.

Boa sorte!

aviso-ferias

7 comentários

      • Oi Thais, depois de apanhar muito tentando tirar um visto pra minha mãe e outro pra minha tia, ambas idosas, descobri que para pessoas acima de 66 anos o visto deve ser feito como se fosse ser renovado, mesmo sendo o primeiro, é necessário pagar a taxa, mas os idosos são isentos de entrevistas, na verdade é muito mais simples do que o procedimento normal, mas como eu não tinha ideia tive que procurar uma acessoria. Espero que isso ajude alguém.

  1. Mas como é que compra a passagem e reserva hotel ANTES de tirar o visto? Só sei que me recuso a ter que viajar pra outra cidade (com Consulado) pra tirar esse visto, enquanto isso vou viajando pra todo lugar do mundo menos pros EUA.

    • Ana, você não precisa comprar a passagem antes, mas como a Thais falou, é melhor ter para comprovar que você vai voltar ao Brasil.
      Conheço várias pessoas que conseguiram visto de turismo sem data nenhuma para viagem (passagens, passeios, hotel) e não tiveram problemas.
      No caso de viagens de negócios, trabalho, participação em eventos, que sempre tem uma data específica, você deve comprovar este objetivo.
      A preocupação de qualquer país que exige visto é com imigração ilegal, então é importante você mostrar ao Consulado que essa não é a sua intenção. Você consegue comprovar isso com passagens de ida e volta, automóveis e imóveis registrados em seu nome, declaração de matrícula em universidade, alguma declaração do empregador de que você estará participando do evento X, na data Y, ou de que você estará em seu período de férias do dia A ou dia B.
      Se tiver dúvidas, é interessante contratar um despachante. O serviço será cobrado, mas a assessoria de alguém que faz aquilo todos os dias com certeza conta muito!

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui