Categoria(s) do post: Áreas da Vida

Quando eu fui tirar meu passaporte pela primeira vez, achei bem confuso! Portanto, espero que este post ajude quem estiver passando por esse momento.

Confira um passo-a-passo para tirar o passaporte comum. Mais informações podem ser obtidas com a Polícia Federal, pelo telefone 194 ou no site www.dpf.gov.br/simba/servicos/passaporte.

[list]1- Preencha o formulário eletrônico no site da Polícia Federal. Esse formulário é bem complicadinho e demora para ser preenchido.

2- Será gerado um boleto para pagamento de uma taxa. Fique atento: a validade da guia é de 20 dias.

3- O sistema também realizará um agendamento da data em que será preciso ir ao posto da PF. Algumas unidades ainda não permitem o agendamento pela internet. Nesse caso, a recomendação é entrar em contato por telefone para saber como proceder. A minha eu agendei pela Internet mesmo e foi bem rápido (coisa de poucos dias depois).

4- No dia e horário agendados, vá ao posto de atendimento escolhido levando o boleto pago, o protocolo da solicitação e os seguintes documentos originais:
– Documento de identidade (para menores de 12 anos, pode ser a certidão de nascimento).
– CPF, caso o número desse documento não conste da identidade. Se a pessoa for menor de 18 anos, deve-se levar o CPF do responsável.
– Título de Eleitor e comprovantes de voto ou justificativa na última eleição (nos dois turnos).
– Para homens de 19 a 45 anos: documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para homens de 19 a 45 anos.
– Para os naturalizados brasileiros: Certificado de Naturalização.
– Se tiver passaporte anterior, é preciso leva-lo (esteja ou não válido).

5- Os agentes da PF colherão impressões digitais dos dez dedos e tirarão uma fotografia.

7- O solicitante receberá um protocolo com a data de entrega do passaporte (no máximo, seis dias úteis). É preciso ir retirá-lo pessoalmente, levando um documento de identidade. Se não for buscado num prazo de 90 dias, ele será cancelado. Em resumo, você precisará ir dois dias cuidar desse assunto: a primeira vez, para colher as informações, e a segunda, para buscar o passaporte.[/list]

Outras informações importantes

– O passaporte tem validade de cinco anos. No caso de menores de 4 anos, a validade é definida de acordo com a idade, conforme tabela disponível no site da PF.

– Alguns países exigem que o passaporte tenha no mínimo seis meses de validade. Assim, mesmo que o visitante fique no destino apenas um mês, não será possível entrar se faltarem cinco meses para o vencimento, por exemplo. Nesse caso, é preciso pedir outro passaporte antes de viajar.

– Não existe renovação de passaporte. Quando o documento vencer, é preciso pedir outro e passar por todo o processo de novo.

– Para menores de 18 anos, é exigida a autorização dos pais (clique para ver um modelo).

– A PF pode emitir um passaporte emergencial, entregue em até 24 horas, para quem não pode esperar o prazo de entrega comum. Mas isso só é possível em situações “cujo adiamento da viagem possa acarretar grave transtorno” (catástrofes naturais, necessidade de trabalho, motivo de saúde etc.), e é comprovado a urgência. A validade desse documento é de apenas um ano (clique para acessar mais informações no site da PF).

Fonte: G1

aviso-ferias

Deixe seu comentário

15 comentários

  1. comentou:

    O passaporte até não achei tão complicado, porém o visto para o Canadá é que está sendo, aqui no Rio se quiser fazer por conta própria tem um Consulado na Barra da Tijuca, o trânsito é tão ruim que tem que madrugar, pela distância que estou, pela Internet achei mais complicado, vou reconsiderar. Boas Férias!! Dias Felizes por aí!!

  2. nina comentou:

    Olá.
    E tem uma coisa que eu passei, que acho legal comentar: mesmo que no site da Polícia Federal diga que a gente pode levar carteira de registro profissional ou de habilitação em vez de levar a carteira de identidade mesmo, não faça isso. Alguns postos não aceitam, e aí você tem mais uma chateação. Mesmo que o site da polícia diga que é válido, são os atendentes que vão cuidar de tudo, então pra poupar dor de cabeça, leve a carteira de identidade mesmo.

  3. Esse post veio em ótima hora pra mim! Estou pensando em tirar o meu passaporte desde Janeiro, mas até hoje fiquei enrolando, pensando se era mesmo necessário fazer isso já. Não tenho nenhuma viagem programada e provavelmente não terei em 2014. Acha que estou sendo precipitada ou deixar isso adiantado é melhor?

    Beijos.

    1. Se você pretende viajar nos próximos cinco anos, acho que vale a pena adiantar, mas só se realmente tiver algo em vista, para não correr o risco de o passaporte estar para expirar na época.

  4. Ricardo Ferro comentou:

    Ola. O link para o formulário no site da polícia federal nao está funcionando. Parabens pelo blog.

  5. E caso a pessoa case e altere o nome, precisa renovar o passaporte?

    1. Acho mais indicado contatar a Polícia Federal para dúvidas específicas como essa.

  6. Kleice Silva comentou:

    Olá Thais, como sempre, o blog está de parabéns!

    Estou adorando as dicas sobre essas coisinhas burocráticas…
    Eu tbm não tenho a intenção de viajar esse ano, mas tirar o passaporte já está nos meus planos para o segundo semestre desse ano, apenas para deixar feito mesmo…

    Agora vc poderia nos dar umas dicas a respeito dos vistos 🙂

    1. Idalino Ramos de Freitas comentou:

      Estou interessado em como faço para conseguir o visto. Já temos os passaportes.
      Idalino R. de Freitas
      Goiânia-Go.

    1. No site do TRE você pode baixar uma declaração de que está tudo ok com o seu título.

  7. Tais Pressi comentou:

    Olá

    Quanto custou a taxa

    1. Fabiana comentou:

      R$ 156,07