A melhor maneira é a que funciona para você.
Tem gente que gosta de fazer uma lista todos os dias em uma folha de papel. Outras pessoas usam sistemas complexos (que funcionam bem para elas) e diversos aplicativos possÃveis, um melhor que o outro.
Mas as dicas em comum a todos esses sistemas são as seguintes:
1 – Tenha uma lista de coisas a fazer
É impossÃvel você pensar em se organizar sem ter ideia do que precisa ser feito. Não confie na sua memória – passe para algum lugar, seja qual for.
2 – Use somente um sistema para gerenciar tarefas
Nada de ter um aplicativo para compras, outro para tarefas do trabalho, outro para atividades domésticas e por aà vai. Sei que existem aplicativos lindos e práticos, mas ter diversas fontes de consulta complica muito a vida. Tenha somente uma fonte confiável onde você centralize tudo o que você precisa fazer.
3 – Tenha suas listas sempre com você
Se você vai usar papel ou meios eletrônicos, isso é irrelevante, pois gosto cada um tem o seu. O importante é ter suas listas sempre por perto, acessÃveis onde quer que você esteja.
4 – Planeje-se uma vez por semana
O problema de planejar uma vez por dia é que você acabará trabalhando sempre em cima do que é urgente, e não do que é importante e que demanda uma visão mais macro. Um mês também é muito tempo para planejar. Portanto, é recomendável fazer um planejamento semanal. Distribua tarefas ao longo da semana, veja seus compromissos e equilibre suas atividades. Uma vez por dia, verifique tudo o que precisa fazer e, se for o caso, adie tarefas. Deixe no dia somente o que realmente precisa ser feito.
5 – Agende tarefas que você sempre posterga
Só uma dica adicional: se você estiver postergando eternamente uma tarefa, pois ela não tem data especÃfica, tente agendá-la. Se mesmo assim não conseguir executá-la, pode valer a pena diluÃ-la em passos menores.
Thais! 🙂
Sei que está de viagem, mas quando voltar eu gostaria de te indicar um filme que eu assisti esses dias e achei a sua cara. “uma mãe em apuros” é um filme sobre uma mãe em crise porque sempre gostou do seu trabalho e de repente se vê vivendo em função dos filhos. O filme é bem leve mas tem uma reflexão bacana acerca do “ser mãe”. Ah e a personagem principal é uma blogueira feminista, então acho que tem tudo a ver com o tom que você dá a esse debate no blog.
Um beijO!
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-135675/
Adorei a dica! Irei começar a me organizar mais 🙂
Ola, a tempos eu tenho acompanhado seu blog e gosto muito das suas dicas sobre organizacao pessoal. Tenho procurado aprender so re gestao do tempo e gostaria de lhe perguntar se, alem de gerencisr o que vao fazer,se faz a gestao do tempo gasto e como ele temsido utilizado. Grato pela atencao.
Oi!!
Adorei o seu blog e estou seguindo muitas dicas, minha vida está melhorando bastante! rsrs
Você poderia fazer um post, ou se já foi feito, com dicas de aplicativos para TO-DO lists?
É que exitem TANTOS legais! Mas sugestão anotada. 🙂 Obrigada.
Thais! Usar listas de papel não evita o excesso de anotações na caixa de entrada? Meu todoist tem ficado com muita coisa e às vezes me vejo querendo voltar para o papel. Obg!
O problema não é o excesso, mas sim você não gerenciar suas coisas, na quantidade que for.