Resenha: Coaching para concursos, William Douglas (livro e calendário)

23
4991

280114-coaching

No Natal, me dei de presente o livro e calendário “Coaching para concursos”, do William Douglas. A ideia é ter um calendário de mesa com dicas diárias de estudos e uma agenda para se planejar. Gostei da proposta e fiquei com muita vontade de usar. No Natal, então, me dei de presente.

Depois de ter postado uma foto da minha mesa no Instagram, muita gente veio me perguntar se o livro valia a pena.

A proposta dele é ser integrado ao site, que é próprio para o livro e contém planilhas, um modelo de quadro horário, além de outros recursos – alguns deles, ainda não disponíveis até a data de publicação deste post. Acredito que sejam colocados ao longo do ano.

280114-coaching2

Cada dia traz uma dica de estudos, uma frase motivacional e um recurso pontual que pode ser acessado no site ou feito pelo estudante. Também traz um modelo de dia (com os horários), semelhante a uma agenda comum, para planejar o tempo de estudo.

Se vale a pena? Olha, se você não tem um método de organização de estudos (tipo por ciclos) nem o livrão dele (“Como passar em provas e concursos”), vale a pena sim. As dicas são praticamente todas tiradas do livrão, mas a vantagem é que, por exemplo, eu não fico lendo o livro todos os dias. É legal reler as dicas diariamente, de pouco em pouco. Dá até mais tempo de fazer o que ele propôe mesmo.

280114-coaching3

Cada mês tem uma cor. A diagramação é muito bonitinha. Quem é fã de coisas de papelaria vai adorar.

280114-coaching4

No geral, não é um livro absolutamente necessário para os estudos, claro, mas que livro desses o é? Todos esses livros são recursos para nos incentivar a estudar de maneira mais eficiente e sempre motivada, então, se você tiver dinheiro para investir, invista. Se é concurseiro e ainda não tem uma agenda para 2014, pode valer a pena. Eu não recomendaria deixar de comprar um livro de alguma disciplina para comprar ele, por exemplo. Já o livrão, sim! Então avalie.

23 comentários

  1. Adorei o post! Achei muito interessante, não conhecia esse livro e calendário! Será com certeza minha próxima compra. gosto muito de coisas de papelaria.
    Parabéns pelo blog, sempre que posso acompanho! 🙂

  2. que massa isso! muito bom. Nao sabia., eu quero! rsrs gosto demais do william douglas! Ele se esforça e vence na vida e ai nos motiva a fazer o mesmo. Alem de ser cristão e tem uma otima influencia em nossas vidas por isso, pelos seus principios cristaos e biblicos.

    beijao

  3. Oi Thais,

    Eu conheço o Willian Douglas, uma ótima pessoa e excelente profissional, e concordo com a sua resenha.
    Faço apenas um pequeno esclarecimento sobre o nome que ele, e muitos outros, usou para promover o livro. Isso não é Coaching nem de longe. A proposta do Coaching é bem diferente.

    Um abraço
    André

  4. Oi Thaís, tudo bom? Você utiliza algum app para auxiliar nos estudos? Não digo de simulado mas algum que vai bolando seu horário, te dá alerta, essas coisas? Obrigada.

    • Quando lançou na pré-venda, recebi no email e fiquei com muita vontade de comprar, mas como não vi como era por dentro, desisti, pois era meio carinho. Comprei uma agenda normal mesmo, onde anoto as aulas online assistidas e o que eu estudei, com a quantidade de horas líquidas, páginas lidas e a matéria. Ainda não implementei, mas esta semana tive a ideia de no sábado anotar como eu me senti durante a semana. Tive essa ideia essa semana, pois fiquei gripada e o estudo não rendeu, e achei legal saber o motivo da baixa produtividade se eu quiser analisar a agenda daqui a alguns meses.

      Atualmente estou lendo o livro do Alexandre Meirelles chamado “Como estudar para Concursos” e estou achando incrível, superior a maioria. Recomendo fortemente!

      Quanto a app, utilizo o Aprovado, que contabiliza a quantidade de horas líquidas estudadas (já que você pode parar o cronometro toda vez que fizer pausa), e depois faz gráficos sobre seu estudo. Também tem espaço para você anotar nele qual matéria foi estudada e como você estava no momento. É de graça, vinculado ao site Academia do Aprovado.

  5. Oi Thais, tudo bem! Adorei o calendário, qualquer coisa que tenha um quê motivacional + papelaria só poderia me encantar! 🙂

    Notei que você não atualiza mais o @blogvidaorganizada. Você mudou seu endereço no instagram? Adoro as fotos que você faz para os posts!

    Parabéns pelo blog!

    Beijos

  6. Olha, eu tava muito interessado em comprar esse coaching para concursos, mas depois do seu post eu dei uma analisada e vi que não difere MUUUUITO do livrão dele (Como Passar em Provas e Concursos).

    Eu tenho o livrão, por isso, na minha humilde opinião, acho que não vale muito a pena comprar esse calendário se você já tiver o Como Passar em Provas e Concursos. Eu acho que usando as dicas do “Como Passar” e sendo um pouco disciplinado, dá para incorporar as dicas do livrão em algum sistema de gerenciamento de projetos (GTD, ZTD, etc), o que iria significar uma boa economia, já que o calendário (também sob o meu ponto de vista) está num preço um pouco elevado.

    Agora, se você está entrando agora nesse mundo de concursos e se sente overloaded com tantas informações, esse coaching para concursos realmente seria uma boa pedida.

    PS. Como o colega falou num comentário acima, isso nem de longe é um coaching, é mais uma agenda com temática para concursos, mas enfim…

  7. Eu usei muitas técnicas do livro do William Douglas quando estudava para concurso, e elas fizeram a diferença. Lembro, por exemplo, que ele falava sobre os pequenos períodos de estudo, em horários que aparentemente não servem para nada. Por isso, gravei matérias de estudo e ouvia no trânsito. Espero que o livro e o calendário te ajudem, Thais. Para quem não tem o livro, vale muito a pena, não só para concursos, mas para estudo em geral.

  8. Olá Sra. Thaís,

    Sou cabo-verdiana, escrevo-lhe daqui de S.Vicente, uma das dez ilhas do Arquipélago de Cabo Verde.

    Escrevo-lhe para lhe dar os parabéns pelo seu blog, descobri-o por acaso, há uns quatro ou cinco dias, e desde então não me canso de consultar os post, com os quais já aprendi bastante, pois adoro tudo muito bem organizado.

    Gostaria de desejar-lhe sucessos e que continue a ensinar-nos sempre coisas novas.

    Um abraço aqui destas ilhas

    Madalena Almeida

  9. Olá, Thais, boa tarde. Vi em ‘Contatos’ que os comentários são a melhor forma de deixar uma mensagem para você. Gostaria de saber se você tem algum outro canal para atendimento à imprensa, pois gostaria de convidá-la para uma entrevista sobre o blog e algumas dicas de organização no ambiente de trabalho. Obrigada.

  10. Boa tarde querida Thais,

    Seu blog é incrivel! Fico fascinada a cada post. Sou uma pessoa organizada com as coisas da casa mas minha semana as vezes passa e tenho a imprenssao que nao fiz nada de produtivo. Gostaria de umas dicas por onde começar? O que ler nesse primeiro momento! Estou fazendo terapia para me ajudar nisso.

  11. Querida Thais,
    Sinto muita falta de seus posts diários…..volta a postar todo dia please !!!
    Grande Abraço
    Adriana

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui