fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

4 maneiras de dar presentes de Natal sem incentivo ao consumo

Você gosta de presentear as pessoas no Natal mas não concorda com o consumismo exacerbado dessa época? Veja estas quatro sugestões que podem te inspirar.:

Comidinhas

Todo mundo gosta de comer coisas gostosas! Você pode fazer cookies (biscoitinhos), chocolates, panetones caseiros e outras receitas mais, se você tiver habilidade para isso! Crianças podem ganhar vidros com balas ou bombons, por exemplo. Se você gosta de cozinhar, seu único investimento em dinheiro será com a compra dos ingredientes e das embalagens.

Arte

Se você tem habilidades manuais, pode fazer os seus próprios presentes! Quadros feitos com arte de scrapbooking, que tal? Objetos diversos feitos com decoupáge, roupas ou fofurinhas feitas com tecido, ou arte em mdf pintadas a seu gosto? Você também pode pintar telas, ou presentear um vovô com o desenho emoldurado feito por um neto. Ou que tal um porta-retratos lindo com a foto da família? Existem muitas opções quando se trata de arte.

Brechós

Brinquedos, objetos e roupas podem ser comprados em brechós. Você pode achar meio esquisito dar de presente uma roupa usada, mas dependendo da peça, pode ser um item muito especial e que tenha a cara do presenteado! Uma bolsa vintage, um bom par de óculos, um vestido de época, entre outros! Brinquedos para as crianças podem sair por menos da metade do preço e em qualidade excelente. Outros objetos para casa também podem ser encontrados por um preço baixo, incluindo raridades.

Sebos

Sou muito a favor de presentear as pessoas com livros, pois eu acredito que a leitura muda a vida de todos. Em sebos (lojas de livros usados), você pode encontrar obras bacanas por 1, 5, 10 reais. Se não tiver sebos em sua cidade, você pode comprar pelo site Estante Virtual, que tem sebos de todo o Brasil.

Confesso que eu fiquei tentada a fazer isso este ano, mesmo estando decidida a não dar presentes. =)