IFTTT, ou “If this, than that” (em inglês “se isso, então aquilo”) é um site maravilhoso, inventado por uma alma caridosa, com recipes (receitas) de aplicações na web. Ainda complicado? Vou listar aqui as minhas recipes favoritas no site e aí acho que vai ficar mais fácil de entender:
1. WordPress > Evernote
Toda vez que eu publico um post no meu blog feito no WordPress (como o Vida Organizada), ele envia esse post como nota para o Evernote. Eu posso editar como vai o título e o que vai no corpo do texto. Com essa recipe, eu consigo arquivar facilmente todos os meus posts publicados no blog no caderno “Arquivo” e na etiqueta “Posts publicados”.
2. WordPress > Twitter
Da mesma forma, todo post publicado no blog vai para o Twitter em formato: “Título do post: URL”. Isso me poupa muito tempo porque, antes, eu fazia essa postagem manualmente no Twitter, o que acabava atrasando e muitas vezes tomando um tempo no meu dia a dia que eu não podia dispí´r para fazer isso. Automático, fica bem mais fácil.
3. WordPress > Facebook (fan page)
Como no Twitter, também divulgo os posts novos do blog na fan page do blog no Facebook de forma automática.
4. Instagram > Facebook (fan page)
Como uso o Instagram somente para o blog, toda vez que posto alguma foto na minha conta, ela vai para a fan page do blog no Facebook também.
5. Instagram > Evernote
Arquivo minhas fotos postadas no Instagram na etiqueta “Diário”, no Evernote.
6. Facebook (status) > Evernote
Uma vez por dia, recebo uma nota no Evernote com as minhas atualizações de status. Se forem relevantes, arquivo na etiqueta “Diário” também.
7. Google Calendar > Evernote
Essa recipe é maravilhosa, mas tem que usar com parcimí´nia para não virar bagunça! Toda vez que eu crio um compromisso na minha agenda do Google, recebo uma nota no Evernote com o nome do compromisso e as informações de data, descrição, local etc. O que eu faço é agendar no caderno “Ticker” e com a etiqueta da data específica em “Agenda”. Por que é legal ter isso lá no Evernote? Porque eu organizo nessa nota tudo o que preciso para aquele compromisso. Por exemplo, se for uma reunião, coloco o link da pauta e de outras notas que podem ser relevantes para a reunião em si. Dá para usar de diversas maneiras diferentes.
8. Facebook (fan page) > Linkedin
O Linkedin é uma vitrine profissional e gosto de mantê-lo atualizado, mas não tenho como fazer isso com frequência diária. Por isso, essa recipe garante que ele seja atualizado sempre que a minha fan page no Facebook também for.
9. Instagram > Twitter
Se eu postar uma foto no Instagram, ela vira um post no meu Twitter pessoal. Sem segredos.
Existe uma INFINIDADE de recipes no site! Você pode usar para o que quiser. Para fazer, basta acessar o site e se cadastrar. Você vai precisar autorizar o acesso em cada aplicativo ou mídia social que quiser ativar, í medida que for adicionando recipes.
Você pode criar recipes clicando em “Create” ou procurar entre as milhares já criadas em “Browse”. O site está em inglês.
Eu costumo fazer uma busca pelo aplicativo que quero otimizar (exemplo: Gmail) e ver o que aparece de resultados. Muitas vezes, aparece uma recipe genial que eu sequer tinha pensado. Em “Channels”, você visualiza todos os serviços disponíveis para conectar ao site.
Vale muito a pena, muito mesmo. Todas essas gerações de notas para o Evernote facilitam muito a minha vida e já não sei viver sem elas. Serve para todo mundo, nos mais diversos níveis de aplicação. Para quem quiser automatizar uma série de processos feitos na web e organizar suas publicações, pode ser uma excelente solução.
Nossa adorei! assim a vida fica muito mais fácil… Mas é possÃvel usar esta magica com o Blogger também?
Att: Paula – http://www.uaiquecharme.com
Dá sim.
Thais, muito bom o post! Uma receita que eu gosto de usar é a que me manda um email quando há previsão de chuva no dia seguinte. Morando em uma cidade de clima imprevisÃvel, é super útil para saber quando vai ser preciso levar um guarda- chuva.
Thais, vc montou o seu control journal no Evernote? Como está sendo? Tem um caderno especÃfico ou você está trabalhando com uma macro-tag? Ou os dois?
Obg!
Montei sim. Estou preparando um post sobre isso. =)
Aguardo ansiosamente!!!!!!
Estou definindo as minhas estruturas com base na sua – adaptando pro que funciona melhor pra mim – mas é bom ter um ‘norte’. Vou me dar de presente um Kindle em breve, só pra poder ler mais sobre o Evernote, já que a publicação não é impressa, ehehehehe. 🙂
Kindle é viciante, você vai ver!
Nossa..adorei o post..me salvou..estou sem tempo pra divulgar o blogger em tudo o que quero e agora será muito mais fácil. Obrigada pelas dicas!
Muito, muito obrigada mesmo, ThaÃs!
Adorei a dica, e já adicionei umas receitas pra ajudar a divulgar o meu blog.
Vai ser uma mão na roda pra divulgar, pq costumo deixar os posts agendados e nem sempre tenho tempo de postar as novidades nas redes sociais.
Super aprovado!
Esse recipe aqui também é legal:
https://ifttt.com/recipes/134918-sync-notes-between-evernote-and-toodledo
Uma nota do Evernote para o Toodledo! Valeu!
Mas a nota precisa ser pública… até comentei no post – para mim, fica meio inviável, pois a maioria das informações é privada. Mas obrigada por compartilhar!
Ai realmente é complicado…sigo teu site a um tempo, e uso o toodledo por incentivo seu, e assim, essa integração com o Evernote iria ficar animal se fosse privado entre as contas…mesmo asism, muito bom esse serviço de integração…abs
Olha, eu acho que a tendência é vir algo com relação a notas privadas também… vamos ficar de olho! ;D
Thais, criei uma receita para quando criar um novo evento, adicionar uma nota no evernote. O problema é que tenho várias agendas (trabalho, familia…), e apenas uma destas agendas fica conectada ao IFTTT, você achou ou sabe de alguma solução para corrigir isso?
Não, só dá para fazer com a agenda principal mesmo.
Oi Thais!
Vi este post quando eu estava pesquisando sobre automação, como ele é mais antigo, gostaria de saber se você ainda usa o IFTTT. Como sincroniza com várias ferramentas, e eu quero sincronizar com o OneDrive, você acha seguro? Pois tenho informações importantes no OneDrive… Obrigada!
Não estou usando atualmente.