Minhas recipes no IFTTT

17
7449

IFTTT, ou “If this, than that” (em inglês “se isso, então aquilo”) é um site maravilhoso, inventado por uma alma caridosa, com recipes (receitas) de aplicações na web. Ainda complicado? Vou listar aqui as minhas recipes favoritas no site e aí acho que vai ficar mais fácil de entender:

1. WordPress > Evernote

Captura de Tela 2013-11-05 às 23.00.47

Toda vez que eu publico um post no meu blog feito no WordPress (como o Vida Organizada), ele envia esse post como nota para o Evernote. Eu posso editar como vai o título e o que vai no corpo do texto. Com essa recipe, eu consigo arquivar facilmente todos os meus posts publicados no blog no caderno “Arquivo” e na etiqueta “Posts publicados”.

2. WordPress > Twitter

Captura de Tela 2013-11-05 às 23.02.26

Da mesma forma, todo post publicado no blog vai para o Twitter em formato: “Título do post: URL”. Isso me poupa muito tempo porque, antes, eu fazia essa postagem manualmente no Twitter, o que acabava atrasando e muitas vezes tomando um tempo no meu dia a dia que eu não podia dispôr para fazer isso. Automático, fica bem mais fácil.

3. WordPress > Facebook (fan page)

Captura de Tela 2013-11-05 às 23.04.14

Como no Twitter, também divulgo os posts novos do blog na fan page do blog no Facebook de forma automática.

4. Instagram > Facebook (fan page)

Captura de Tela 2013-11-05 às 23.05.17

Como uso o Instagram somente para o blog, toda vez que posto alguma foto na minha conta, ela vai para a fan page do blog no Facebook também.

5. Instagram > Evernote

Captura de Tela 2013-11-05 às 23.06.22

Arquivo minhas fotos postadas no Instagram na etiqueta “Diário”, no Evernote.

6. Facebook (status) > Evernote

Captura de Tela 2013-11-05 às 23.07.12

Uma vez por dia, recebo uma nota no Evernote com as minhas atualizações de status. Se forem relevantes, arquivo na etiqueta “Diário” também.

7. Google Calendar > Evernote

Captura de Tela 2013-11-05 às 23.08.11

Essa recipe é maravilhosa, mas tem que usar com parcimônia para não virar bagunça! Toda vez que eu crio um compromisso na minha agenda do Google, recebo uma nota no Evernote com o nome do compromisso e as informações de data, descrição, local etc. O que eu faço é agendar no caderno “Ticker” e com a etiqueta da data específica em “Agenda”. Por que é legal ter isso lá no Evernote? Porque eu organizo nessa nota tudo o que preciso para aquele compromisso. Por exemplo, se for uma reunião, coloco o link da pauta e de outras notas que podem ser relevantes para a reunião em si. Dá para usar de diversas maneiras diferentes.

8. Facebook (fan page) > Linkedin

Captura de Tela 2013-11-05 às 23.10.49

O Linkedin é uma vitrine profissional e gosto de mantê-lo atualizado, mas não tenho como fazer isso com frequência diária. Por isso, essa recipe garante que ele seja atualizado sempre que a minha fan page no Facebook também for.

9. Instagram > Twitter

Captura de Tela 2013-11-05 às 23.12.22

Se eu postar uma foto no Instagram, ela vira um post no meu Twitter pessoal. Sem segredos.

Existe uma INFINIDADE de recipes no site! Você pode usar para o que quiser. Para fazer, basta acessar o site e se cadastrar. Você vai precisar autorizar o acesso em cada aplicativo ou mídia social que quiser ativar, à medida que for adicionando recipes.

Você pode criar recipes clicando em “Create” ou procurar entre as milhares já criadas em “Browse”. O site está em inglês.

Eu costumo fazer uma busca pelo aplicativo que quero otimizar (exemplo: Gmail) e ver o que aparece de resultados. Muitas vezes, aparece uma recipe genial que eu sequer tinha pensado. Em “Channels”, você visualiza todos os serviços disponíveis para conectar ao site.

Vale muito a pena, muito mesmo. Todas essas gerações de notas para o Evernote facilitam muito a minha vida e já não sei viver sem elas. Serve para todo mundo, nos mais diversos níveis de aplicação. Para quem quiser automatizar uma série de processos feitos na web e organizar suas publicações, pode ser uma excelente solução.

17 comentários

  1. Thais, muito bom o post! Uma receita que eu gosto de usar é a que me manda um email quando há previsão de chuva no dia seguinte. Morando em uma cidade de clima imprevisível, é super útil para saber quando vai ser preciso levar um guarda- chuva.

  2. Thais, vc montou o seu control journal no Evernote? Como está sendo? Tem um caderno específico ou você está trabalhando com uma macro-tag? Ou os dois?

    Obg!

  3. Aguardo ansiosamente!!!!!!

    Estou definindo as minhas estruturas com base na sua – adaptando pro que funciona melhor pra mim – mas é bom ter um ‘norte’. Vou me dar de presente um Kindle em breve, só pra poder ler mais sobre o Evernote, já que a publicação não é impressa, ehehehehe. 🙂

  4. Muito, muito obrigada mesmo, Thaís!
    Adorei a dica, e já adicionei umas receitas pra ajudar a divulgar o meu blog.
    Vai ser uma mão na roda pra divulgar, pq costumo deixar os posts agendados e nem sempre tenho tempo de postar as novidades nas redes sociais.
    Super aprovado!

      • Ai realmente é complicado…sigo teu site a um tempo, e uso o toodledo por incentivo seu, e assim, essa integração com o Evernote iria ficar animal se fosse privado entre as contas…mesmo asism, muito bom esse serviço de integração…abs

  5. Thais, criei uma receita para quando criar um novo evento, adicionar uma nota no evernote. O problema é que tenho várias agendas (trabalho, familia…), e apenas uma destas agendas fica conectada ao IFTTT, você achou ou sabe de alguma solução para corrigir isso?

  6. Oi Thais!
    Vi este post quando eu estava pesquisando sobre automação, como ele é mais antigo, gostaria de saber se você ainda usa o IFTTT. Como sincroniza com várias ferramentas, e eu quero sincronizar com o OneDrive, você acha seguro? Pois tenho informações importantes no OneDrive… Obrigada!

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui