Dicas para quem vai comprar os presentes de Natal em novembro

23
3654

Algumas dicas rápidas e pontuais para quem está comprando seus presentes de Natal neste mês:

  1. Aproveite as liquidações ocasionais das lojas de departamentos, moda e decoração para conseguir bons achados. A economia pode chegar a 80%. Antes de dezembro chegar, algumas lojas ainda mantêm suas liquidações, para aumentar os preços novamente com a proximidade do Natal.
  2. Dê prioridade aos produtos nacionais, que não sofrem com a variação do dólar. Como o dólar sobe e desce loucamente hoje em dia, as lojas mantêm os preços mais altos para compensar possíveis prejuízos que tenham com a venda desses produtos. Logo, optar por produtos nacionais corta esse risco e pode garantir que você esteja pagando menos por um produto similar.
  3. Procure não financiar ou comprar nada parcelado no momento. Desde abril, a taxa Selic passou de 7,25% a 9% ao ano (dados: revista Você S/A, outubro/2013). Isso inclui o uso do cartão de crédito, também ligado a essa taxa.
  4. Invista em produtos artesanais, que não só garantem presentes exclusivos como também incentivam o comércio local, o trabalhos dos artesãos e possibilita a negociação de preços, quando pagos à vista ou comprados em quantidades maiores. Todo mundo tem um amigo que faz e vende artigos artesanais, ou conhece uma feira na cidade que tenha tais produtos. Aproveite!
  5. Não comprometa seu orçamento com presentes! Prefira presentear menos pessoas que comprar presentes para um batalhão, na maioria das vezes, com itens insignificantes. E, se mesmo assim comprometer seu orçamento, reflita sobre a necessidade de compras nesse período. Se você tirar dinheiro de necessidades básicas da sua família para comprar presentes, é sinal de que algo está errado. Se presentear, no entanto, for algo importante para você, vale a pena esperar pelo reforço do décimo terceiro. =)

Boas compras!

23 comentários

  1. Thaís, estou seguindo a linha de presentear apenas os familiares diretos, pais, esposo, cunhados (2) e sobrinhos (2) e alguns colegas de trabalho (2). Infelizmente não dá para comprar presentes para todos, meus presentes estão todos comprados falta embala-los, cartões de natal todos prontos envio no final dessa semana.

    Comprometi apenas 9% da minha renda bruta em presentes esse ano – quanto as finanças para 2014 parte do meu salário está previsto para pagamentos a vista dos impostos, como ainda não temos filhos não temos matrículas, então vamos nos dar ao luxo de fazermos uma viagem e gastar um pouquinho mais, o que sobrar vou poupar para emprevistos…Nada de abusos de final de ano

  2. Uma dica é o site http://www.sephora.com.br está cheio de promoções de maquiagens e afins e a gente ainda ganha brindes.
    OBS: Amo o seu blog,sempre leio. Quando o encontrei em minhas buscas pela internet o que me chamou atenção foi o seu nome Thaís,porque dei aulas para uma jovem com o mesmo sobrenome que o seu.
    Abraço,
    Adriana

  3. Oi Thaís, com esse seu Post não tem porque eu deixar as compras pra última hora como todos os anos!!! Vou comprar essa semana e são poucos presentes para pessoas bem próximas e algo que será útil, porque como você disse, muitas vezes exageramos na quantidade de presente, e acaba que vai tudo pro destralhamento no futuro,hahahaha eu mesma tive que jogar/passar adiante alguns que só ocupavam espaço aqui. Obrigada sempre pela sua dedicação ao Blog.

  4. Excelente lembrete Thais, hora de começar a pensar nisso. Ano passado fiz uma tabela com o que dei para cada um da minha família, o valor gasto e onde comprei. Acho que essa tabelinha vai me ajudar novamente esse ano!

  5. Thais, lembro de vc já ter dado essa excelente dica antes (sobre comprar presentes com antecedência).
    A minha dúvida é: e se a pessoa precisar ou quiser trocar o presente? Você deixa essa questão de lado e escolhe algo que mais “coringa”?
    Obrigada!
    Bjos,

    • O negócio é comprar três semanas antes no máximo, mas evito presentes que podem ser trocados… dando presentes que as pessoas vão gostar (tipo, já sei exatamente o livro que a minha sobrinha quer) ou algo artesanal ou comida, que não dá para trocar.

  6. Sempre que posso eu invisto em um livro, em uma agenda, um porta retrato…nada muito pessoal. Acho que isso não se troca, né?
    Meu marido me deu de aniversário de namoro uma agenda de 2014 com uma dedicatória no dia do nosso aniversário, achei lindo!
    Eu acho que dar presente para mulher é super fácil, pois mulher adora uma sapatilha, um biquíni, uma camisola, uma bolsinha de mão. Itens menos pessoais também agradam como hidratante, um kit manicure.
    Agora homem é um problema, se não for criança e algum colecionador a gente sofre, né? Esse ano me libertei disso e não vou dar meia e cueca não. A pessoa ( cunhado, sogro) fica sempre com cara de bunda quando ganha algo assim. Vou dar só para o sobrinho e o marido e olha lá. Para as famílias minha e do marido darei um panetone. Simples assim.
    Thais, você que gosta muito de ler, me indica algum livro para o meu sobrinho? Ele ama os livros de ficção como Harry Potter e eu não entendo nada disso. Quais livros de ficção você recomenda para um garoto de treze anos?

  7. Thais, eu estava bem empolgado com a ideia de comprar presentes antes do natal. Comentei com minha esposa e… ela colocou um bom ponto: se você der alguma roupa de presente, a pessoa não conseguirá trocar caso não caiba (ou caso não goste). Aí segurei, e vou comprar somente em dezembro :/

  8. Thais você acha que é válido dar presente de natal por exemplo se for em material escolar?
    Em geral quando penso em dar um presente de natal para algum irmão meu, penso em dar algo que será útil, pois, que nem você falo em outros post s dar algo que será inútil e esquecido nada será do que desperdício de dinheiro. Nas em caso de roupas ou materiais escolares acho que vale a pena pois assim já evitaria um gasto futuro. O que acha?

  9. Thais, a sua dica 4 me fez mudar os planos…. ótimo ponto de vista esse, vou pensar mais nisso! Fiz a minha lista hoje e a primeira compra também. A adoro o desafio de escolher e customizar presentes que combinem com os presenteados. E que comece a brincadeira! 🙂

  10. Esse ano presente só para os mais próximos, artesanais e feitos por mim, já que sou metida a arteira. O final do ano é época de poupar para começar o ano novo com alguma reserva, pois terei impostos, matrícula e material escolar. Então será uma natal mais regado a carinho e atenção do que a presente. Amo suas dicas. Seu blog é minha revista de organização. amo de paixão.

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui