Guarde dinheiro para a matrícula escolar

6
1148
Imagem: Children`s Dayton
Imagem: Children`s Dayton

Com toda a coisa da busca por um apartamento e a reflexão sobre os bairros que gostaríamos de morar, decidimos manter o filhote na escola em que ele estudou este ano até ele estar preparado para o ensino fundamental, quando buscaremos uma escola onde ele possa estudar até o ensino médio, provavelmente. A escola entrou em contato conosco facilitando o pagamento da matrícula do ano que vem (50% agora e 50% em dezembro), o que foi ótimo para aliviar as despesas de final e início de ano.

Por esse motivo, pensei em fazer um post para o blog lembrando as mães e pais de plantão, além do pessoal que estuda em cursos particulares diversos, que muito em breve chega a época de refazer matrículas e que é bom começar a guardar um pouco de dinheiro todo mês ou contar com essa despesa lá na frente.

Além da matrícula, lembre-se da taxa de material (ou a compra do material), dos livros, dos itens pessoais novos (mochila, tênis) e das peças de uniforme complementares. Faça as contas de acordo com a estimativa do ano anterior ou com base nas informações que já foram fornecidas pela escola e planeje-se! Não deixe para fazer essas contas no final do ano, quando o décimo terceiro já tiver sido gasto com presentes de Natal.

Para organizar no Evernote

Primeiro eu tenho um projeto, cuja tag eu intitulo como:

! Família – Fazer matrícula do Paul na escolinha

Essa tag fica em Projetos em andamento.

Dentro dessa tag, coloco todas as notas relacionadas a esse projeto: tarefas, informações.

Quando finalizar o projeto, eu o renomeio para:

2013 -Família – Fazer matrícula do Paul na escolinha

E movo essa tag para dentro de Projetos concluídos 2013.

O que tiver de documentação necessária para arquivar, eu tageio com:

E – Escolinha

P – Paul

Assim, fica fácil encontrar a referência quando for necessário.

Essas são as tags que funcionam para mim. Você pode querer optar por algo diferente, como M – Matrículas ou E – Escolinha 2014. Cada um deve usar como for mais intuitivo.

6 comentários

  1. Matriculei minha filha recentemente na escolinha, e cobraram uma “taxa de reserva de matrícula proporcional” ao período em que a matriculei, no valor de R$ 60,00, além da mensalidade. A diretora diluiu a taxa nas próximas mensalidades, mas, poxa, será que é justo isso?

  2. Thais, acompanho silenciosamente esse site a anos, mas nunca comento nada. Seus posts são sempre muito proveitosos. Esses seus últimos posts aguçaram minha curiosidade e baixei o aplicativo pro tablet. Estou começando a usar o Evernote. Já tinha abandonado a agenda física e passei a usar o tablet juntamente com a Google Agenda. Eu faço faculdade de Engenharia Elétrica. Por ser um curso onde envolve muitos cálculos, os professores costumam escrever quadros intermináveis. Pensei no seguinte : Sempre que o professor terminar de escrever um quadro, eu tiraria uma foto e iria acompanhando e arquivando as aulas no Evernote. Usaria o fichário apenas como apoio pra exercícios e outras eventualidades [ Ainda carrego uma pasta com divisórias na mochila]. Sofro de uma síndrome que faz com que eu não suporte muito peso; então, quanto menos peso melhor. O que você acha da ideia? Obrigado!

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui