Categoria(s) do post: íreas da Vida, Casa
Imagem: Children`s Dayton
Imagem: Children`s Dayton

Com toda a coisa da busca por um apartamento e a reflexão sobre os bairros que gostarí­amos de morar, decidimos manter o filhote na escola em que ele estudou este ano até ele estar preparado para o ensino fundamental, quando buscaremos uma escola onde ele possa estudar até o ensino médio, provavelmente. A escola entrou em contato conosco facilitando o pagamento da matrí­cula do ano que vem (50% agora e 50% em dezembro), o que foi ótimo para aliviar as despesas de final e iní­cio de ano.

Por esse motivo, pensei em fazer um post para o blog lembrando as mães e pais de plantão, além do pessoal que estuda em cursos particulares diversos, que muito em breve chega a época de refazer matrí­culas e que é bom começar a guardar um pouco de dinheiro todo mês ou contar com essa despesa lá na frente.

Além da matrí­cula, lembre-se da taxa de material (ou a compra do material), dos livros, dos itens pessoais novos (mochila, tênis) e das peças de uniforme complementares. Faça as contas de acordo com a estimativa do ano anterior ou com base nas informações que já foram fornecidas pela escola e planeje-se! Não deixe para fazer essas contas no final do ano, quando o décimo terceiro já tiver sido gasto com presentes de Natal.

Para organizar no Evernote

Primeiro eu tenho um projeto, cuja tag eu intitulo como:

! Famí­lia – Fazer matrí­cula do Paul na escolinha

Essa tag fica em Projetos em andamento.

Dentro dessa tag, coloco todas as notas relacionadas a esse projeto: tarefas, informações.

Quando finalizar o projeto, eu o renomeio para:

2013 -Famí­lia – Fazer matrí­cula do Paul na escolinha

E movo essa tag para dentro de Projetos concluí­dos 2013.

O que tiver de documentação necessária para arquivar, eu tageio com:

E – Escolinha

P – Paul

Assim, fica fácil encontrar a referência quando for necessário.

Essas são as tags que funcionam para mim. Você pode querer optar por algo diferente, como M – Matrí­culas ou E – Escolinha 2014. Cada um deve usar como for mais intuitivo.

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

Deixe seu comentário

6 comentários

  1. Dani comentou:

    Porém, é ilegal a cobrança da taxa de matrícula…

  2. Cristina comentou:

    Matriculei minha filha recentemente na escolinha, e cobraram uma “taxa de reserva de matrícula proporcional” ao período em que a matriculei, no valor de R$ 60,00, além da mensalidade. A diretora diluiu a taxa nas próximas mensalidades, mas, poxa, será que é justo isso?

  3. Arthur comentou:

    Thais, acompanho silenciosamente esse site a anos, mas nunca comento nada. Seus posts são sempre muito proveitosos. Esses seus últimos posts aguçaram minha curiosidade e baixei o aplicativo pro tablet. Estou começando a usar o Evernote. Já tinha abandonado a agenda física e passei a usar o tablet juntamente com a Google Agenda. Eu faço faculdade de Engenharia Elétrica. Por ser um curso onde envolve muitos cálculos, os professores costumam escrever quadros intermináveis. Pensei no seguinte : Sempre que o professor terminar de escrever um quadro, eu tiraria uma foto e iria acompanhando e arquivando as aulas no Evernote. Usaria o fichário apenas como apoio pra exercícios e outras eventualidades [ Ainda carrego uma pasta com divisórias na mochila]. Sofro de uma síndrome que faz com que eu não suporte muito peso; então, quanto menos peso melhor. O que você acha da ideia? Obrigado!

      1. Arthur comentou:

        Obrigado, Thais! Eu estou fuçando aqui o Evernote. Você sabe dizer se tem como nomear as fotos, de modo de que elas apareçam em ordem alfabética?

        Obrigado mais uma vez!