Querida Thais,

Esta é você completando 32 anos de idade. Sim, você virou adulta! Aproveite os seus 16 anos, porque vem muita coisa por aí. Eu quis escrever essa carta para te dar alguns conselhos. Ok, eu sei que você provavelmente não vai seguir nenhum deles. Porém, se eu realmente pudesse escrever para você, eis o que eu te diria.

Aproveite a fase do vestibular para estudar e passar em uma boa faculdade. Você não sabe ainda que curso quer fazer, mas tem gente com 40 anos que ainda não sabe o que quer fazer da vida. Não coloque muita pressão sobre essa escolha. Pense em todas as coisas que você gosta de fazer: ler, escrever. Mas pense também em quem você pretende se tornar profissionalmente. Quer trabalhar em um escritório? Em um jornal? Em uma agência? Ao ar livre? Pense nisso, mais do que qualquer outra coisa. Não tome nenhuma decisão baseada em parâmetros que não foram definidos por você mesma.

Sua avó quer que você passe em um bom concurso público. Preocupe-se com o vestibular, foco total, e depois você pensa nisso. Pode ser uma boa ideia sim, mas uma coisa de cada vez.

Não se estresse tanto com a sua família. Sei que é difícil (eu estive lá!), mas procure focar nas suas realizações, nos seus objetivos. Cuide do seu pai.

Assim que passar no vestibular, procure um emprego. Comece a trabalhar logo, seja onde for, para conseguir juntar algum dinheiro e ir morar sozinha. Isso vai melhorar sua sanidade em uns 500% e vai ser uma experiência de vida incrível. Você vai ver como é gostoso ter o seu próprio cantinho, com as suas coisinhas, mesmo que fique sem dinheiro no final do mês. Tudo compensa, e dinheiro é para isso mesmo, não para gastar com besteiras. Eu sei que besteiras são importantes, mas não gaste todo o seu dinheiro com elas.

Não compre roupas porcaria! E pare de usar essas roupas meio hippies. Os anos 90 já estão acabando.

Pegue leve nos livros que você comprar. Compre somente aqueles que você realmente ame.

Cuide dos seus discos.

Aprenda a tocar guitarra direito! O tempo vai passar e você não vai conseguir se dedicar a isso mais tarde.

Aproveite para dormir bastante, pois um dia você pode ter filhos e vai se lembrar com nostalgia dessa época.

Não engorde! Você tem um corpo saudável e no peso adequado à sua altura. Agora que você está parando de praticar esportes as coisas ficarão mais complicadas e, para emagrecer depois, vai ser muito, muito difícil. O metabolismo muda e fica mais lento – não confie nessas dietas doidas que você faz quando engorda um pouquinho no Natal. Sério, não engorde! Controle seu peso e já tome providências assim que passar um pouquinho.

Não leve os relacionamentos tão a sério. Você é jovem e está conhecendo o mundo. Tem muito tempo para conhecer “a pessoa certa”, mas você a reconhecerá quando ela aparecer. Confie em mim.

Procure controlar esse seu nervosismo. Leia sobre o budismo. Você vai gostar, e vai te fazer um bem danado. Não vale a pena ser uma pessoa nervosa, por nós mesmas. Aprenda a relevar a opinião dos outros e não caia em joguinhos emocionais.

Curta mais as viagens que você faz para São Manuel e os seus bisavós que moram lá, porque a vida é curta. Passe mais tempo com eles.

Tem um montão de gente que gosta pra caramba de você e nunca vai te deixar sozinha. Mas você vai descobrir que, na verdade, você prefere mais ser essa companhia que a pessoa acompanhada. 

Você não tem ideia das coisas maravilhosas que vão acontecer com você nos próximos 16 anos. Você vai passar por períodos difíceis também, mas vai superar. Não quero te dar nenhum spoiler, mas posso dizer que você ficará bem. E é uma sensação incrível poder escrever isso nesse momento.

Parabéns pelos seus 16 anos. E parabéns por chegar aos 32! Seja feliz!

Ass: Thais, em 2013