fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

A importância de dormir bem para conseguir fazer tudo no dia a dia

Há cerca de três semanas, eu viajei a trabalho e foi bastante intenso, pois não descansei direito e acabei ficando meio mal de saúde. Nesta semana, estou fazendo um curso no exterior (com fuso horário diferente) e tem sido bem complicado lidar com a questão do bem-estar, porque o curso é das 8 às 19h, já bem cansativo naturalmente, e ainda tem todo o outro lado do fuso.

Por isso, o que eu tenho feito é priorizar o meu descanso. E só depois daquela semana que eu tive há um tempo atrás é que eu percebi como descansar bem faz toda a diferença. Talvez seja coisa da idade…

Eu sei que muitas vezes temos fases na vida em que é simplesmente difícil descansar. Lembro de quando eu fazia estágio e estudava à noite, que eu chegava em casa meia-noite e precisava acordar às 6h, mas ainda tinha que tomar banho, arrumar minhas coisas para o dia seguinte e pegar no sono (demoro para dormir). Com isso, eu facilmente dormia apenas de 4 a 5 horas por noite, e o resultado foi ter tido uma crise de labirintite e engordado uns 10kg.

Depois da semana passada, quando passei mal, eu decidi que meu descanso é mais importante que o trabalho. Simples assim. Então, se eu estiver cansada, dou um jeito de descansar e compensar depois. Tiro um cochilo na hora do almoço, durmo 1h em casa antes de voltar ao trabalho e atitudes do tipo. Aqui no curso, tenho dormido um pouco na hora do almoço e isso tem feito toda a diferença para aguentar o restante das horas no período da tarde.

Portanto, pode parecer que saúde não tem nada a ver com organização, mas tem sim! Se eu não estiver bem e descansada, não consigo fazer 50% das coisas que eu teria que fazer no dia em questão. Priorizar o descanso é tão importante quanto trabalhar e fazer todas as outras coisas que você tem para fazer, então tenha esse compromisso com você mesmo(a)!

Por exemplo, dormir de 10 a 20 minutos já dá outra carga de energia para aguentar o restante do dia. Algumas empresas inclusive estão investindo nessa horinha da soneca depois do almoço, ao redor do mundo (tomara que a moda pegue!). Quem consegue dormir entre 1h e 1h30 fica bem, mas deve evitar, caso tenha problemas para adormecer à noite. A experiência tem me mostrado que o sono de 20 minutos já é bastante revitalizante, e vale a pena.

O problema é encontrar lugar para dormir quando se trabalha fora, não é mesmo? Se você tem carro, pode tirar uma soneca lá dentro. Algumas pessoas procuram lugares mais tranquilos da empresa onde trabalham para fazer isso (tinha um amigo que dormia no banheiro!). Eu certamente acho que as empresas deveriam providenciar um cantinho assim para as pessoas descansarem um pouco.

Como funciona na sua empresa? Você tem algum lugar para descansar? O que você pensa sobre esse assunto?