Reorganizando projetos

35
6089

Depois de escrever sobre o Evernote, eu tive a estapafúrdia ideia de migrar todo o meu sistema de organização para a ferramenta, a fim de escrever um post para o blog. O problema é que resolvi fazer isso na semana mais complicada do ano para mim (organização de eventos no trabalho, véspera de viagem, planejamento das aulas, prazos com a editora vencendo), então parabéns para esta que vos fala.

O que eu posso dizer é que me baseei neste tutorial (está em inglês, mas os vídeos são bem didáticos) e fui adaptando depois às minhas necessidades. Mas o fato é que eu estou com mais de 400 itens na caixa de entrada do Evernote para processar e, bem, a vida não para, não é mesmo? Meu caderno de caixa de entrada está com seis folhas cheias de anotações só de ontem para hoje.

Dureza, Ross.
Dureza, Ross.

Então vocês podem imaginar a minha semana caótica. Tenho dedicado uma hora por dia para colocar esse projeto em ordem, mas ele é demorado. No entanto, sei que, quando estiver tudo “pronto”, a coisa vai andar de forma fantástica.

Adianto que usar o Evernote para gerenciar projetos e tarefas tem seus prós e seus contras, como toda ferramenta. O pró principal, disparado, é centralizar tudo em um só lugar. O fato de poder inserir arquivos, imagens e notas de voz dá uma liberdade incrível, além da facilidade de integrar o serviço com n outras ferramentas. Por exemplo, se estou lendo algum artigo no Feedly e quero usar na linkagem de domingo, eu já envio para a caixa de entrada do Evernote e, quando for a hora de fazer isso, eu organizo no lugar certo. O contra é que é tudo manual e, se você não tomar cuidado, pode complicar demais o processo. Seguindo o tutorial acima, digo desde já que, para mim, a principal dificuldade é de encontrar projetos quando vou tagear as tarefas. Se você vir o vídeo, vai entender sobre o que me refiro. Mas tudo é questão de hábito mesmo, e no geral acho que funciona melhor que o Toodledo.

Mudar todo um sistema de organização dá trabalho, mas é uma experiência que traz descobertas incríveis, que vão ajudando a simplificar cada vez mais o processo. Quando eu finalizar essa etapa, pretendo escrever direitinho como eu fiz.

35 comentários

  1. Ai minha nossa…. estava determinada a iniciar nesse momento a “reler” os seus posts sobre como usar o Toodledo para GTD e finalmente começar a aplicar. Na verdade, através da sua indicação, comprei e li o livro do David Allen, mas vi que suas explicações facilitariam demais o processo. Aí qdo ia iniciar, pensei: ” só vou dar uma acessadinha no ‘vida’ antes de começar meu trabalho, vai q já tem um post novo”… rss… e aí me deparo com isso.. kkkk
    Numa rápida olhada, o Evernote me agradou bastante, até mais que o Toodledo, vou olhar com mais calma agora.. até porque não tinha dado muita atenção pro seu último post sobre o Evernote.. estava “focada” no Toodledo.. kkkk
    Mas ok, ok, vou manter a calma e esperar vc terminar sua experiência para nos contar! rss
    Eu sei que vc já deve estar cansada de ler/escutar isso, mas vc é o máximo Thaís, te adoro, viu! 😉
    Um abraço!

      • É isso mesmo, vejo como a Thais, Liz…estou “no mesmo pé” que vc…tb estou lendo o livro do David Allen, que é alias fantástico! Mas percebo que é realmente isso que a Thais falou: a aplicação do GTD + Evernote! Tudo de bom! So preciso ter coragem pra começar/continuar! 🙂

  2. Aguardo ansiosamente, pois depois do seu post comecei a usar e não vi porque manter duas ferramentas (Evernote e Toodledo), mas gosto muito do Toodledo e estou me apaixonando pelo Evernote, bom estou me vendo entre dois amores. Vou esperar seus comentários a respeito para me decidir, embora eu sei, vc sempre fala o método tem que ser pessoal!!! bjs

  3. Querida Thais,
    há muito tempo quero escrever pra vc e esse seu post me motivou ainda mais a fazer isso. Sigo seu blog e tb alguns de minimalismo e, antes de mais nada, quero te agradecer por todo o carinho e dedicação nesse seu trabalho. Já tinha instalado o Evernote há algum tempo, mas ainda nao tinha começado a usar…depois do seu post mais recente, fiquei ainda mais interessada, li os livros do Vladimir Campos (recomendo muito, sao excelentes!), mas com tantas informações na cabeça, as duvidas que pairavam eram: por onde começar? Como organizar meus projetos? Foi quando vi esse seu post e te parabenizo, mais uma vez, por ele! Estou iniciando no EN e quero muito ter tudo organizado nessa ferramenta, pois dentre tantas outras que já pesquisei, acredito ser a mais eficiente (mesmo tendo alguns contras). Portanto, quero aqui dar um grande incentivo a você a continuar compartilhando sua organização no EN, pois pelo menos pra mim, ajudará muito! Tenho um grande projeto de organização em minha vida ao longo desse ano e tenho fé que com determinação e coragem vou conseguir o que tanto quero! Parabéns pelo blog e continue em frente! 🙂

  4. Thais, já viu o Zendone? Ele tem integração com o evernote, simplesmente fantástico! O evernote fica como inbox e referencia (arquivamento) e no zendone você faz todo o fluxo GTD, bem fiel ao GTD de verdade.

    http://www.zendone.com

    Estou querendo migrar do Toodledo pra lá!

  5. Oi Thais, e eu entrei na mesmíssima enrascada! Graças a seu post decidi migrar tudo pro EN e agora estou com o mesmo problema. Mas com dedicação e um final de semana acho que consiguirei colocar tudo em dia!!
    De qualquer forma quer parabeniza-la pelo blog, já o acompanho a tempos e sempre esteve na lista dos top 3 do meu interesse (nao perco uma postagem).
    Obrigado por tudo.

  6. Thais, eu já uso o Evernote há 1 ano, mas comecei a usá-lo com mais frequência há alguns meses. Quando eu fui organizar tudo, já eram mais de 500 notas, então eu te entendo.

    Um livro que me ajudou muito foi o “Organizando a vida com o Evernote” do Vladimir Campos, recomendo, e muito, para você e para qualquer pessoa que use o Evernote.

    Na Amazon ele está com 65% de desconto (apenas R$ 5,99).

    http://www.amazon.com.br/Organizando-vida-com-Evernote-ebook/dp/B00AL34KZM/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1377102298&sr=8-1&keywords=evernote

  7. Compartilho dos comentários aqui colocados! Tinha acabado de baixar o Toodledo! Agora, espero ansiosamente pelos seus comentários sobre o Evernote, que já conheço e adoro, mas não aplicava nenhum método de organização. 🙂

  8. Oi Thais,
    Eu sou curiosa sobre a língua portuguesa, gosto de ampliar meu vocabulário, por isso fui procurar no dicionário (Aulete online) e não encontrei a palavra “patafúrdia”, que você usa no texto. Pode ser que tenha sido dicionarizada por outro, como Aurélio ou Houaiss (não consultei estes). Mas encontrei a palavra “estapafúrdia”. Será que você pretendia usar esta?
    Abraços,

    • Ah, estou configurando o meu e procuro colocar um símbolo na frente de cada tipo de tag (tipo o @, sabe): ? para o tipo de nota, # para o objetivo da nota, @ para o contexto e ! para a data em que o projeto ou tarefa sejam executados. Assim, na hora de taggear as notas, você não fica procurando as categorias em um mar de etiquetas: você digita o símbolo e seleciona a categoria que você quer.

  9. Thais,
    Antes de tudo, adoro seu blog e te admiro demais.
    Tenho o Evernote, mas nem sei utilizar ainda. Minha dúvida: Ele precisa de conexão com a internet para funcionar?
    Pergunto porque trabalho em uma plataforma maritma que fica longe da costa, e muitas coisas são bloqueadas. No meu celular muitas vezes vezes fica sem conexão com internet.
    Atualmente estou utilizando o método do caderninho mesmo e lendo o livro do David Allen.
    Obrigada.
    Bjos!

  10. Que bom ter um opinião sua sobre o Evernote, Thais. Sempre fui muito atraída pelo Evernote, gosto muito do conceito e tenho uma conta desde 2011, mas nunca consegui utiliza-lo de verdade, nunca coloquei um método ou consegui centralizar as coisas nele. A serie de vídeos que você indicou é muito bom e estou organizado meu Evernote a partir dela, vendo onde preciso adaptar. Continue nos atualizando sobre seu uso da ferramente /sistema/plataforma (?), que isso inspira e incentiva a gente. Obrigada por compartilhar. bjbj

  11. Thaís, baixei o evernote e vou ver se consigo utilizá-lo. Hoje eu uso o “lembretes”, do iphone. Mas é restrito. Ajuda, é melhor que nada. E só ele e a agenda do iphone mesmo já me fizeram parar de usar a agenda de papel, mesmo adorando tudo escrito. Carregar pra cima e pra baixo é um trabalho adicional que hoje eu dispenso.
    Outra coisa que pensei há dias e queria te falar: vc lê muito. E em todo canto. Já pensou em ter um kindle? Eu tive resistência, porque amo os livros de papel mesmo. E leio muito. Como vc, todos os dias, e em todos os lugares. Mas viajo muito. E pra mim a maior diferença que senti foi num atraso de 7 h de um vôo. Um livro teria acabado. Com o kindle, li 2 livros. Tenho armazenados mais de 100 livros. Super leve, bateria que dura uns 20 dias (e nunca o desligo). Acho que compensa muito. Pra mim, mais que o ipad, que é mais pesado e a bateria dura um dia, se usada muito tempo. Meu kindle não sai da minha bolsa. E antes de dormir continuo lendo o mesmo livro no ipad, pq baixei o aplicativo kindle e eles fazem a sincronização de onde parei no kindle. Enfim, é o que queria te dizer. Bjs!

    • Elaine,

      Não existe vida sem kindle hehe
      O meu kindle vive em sincronia com o iPhone e com o iPad e aí estão tds os emus livrinhos à mão em qq situação 🙂

  12. Thais,

    Entrei de cabeça no evernote depois de ler o livro do Vlad. Mas graças ao seu post (e aos videos do (Afterthebook.com) eu finalmente consegui aplicar o GTD com o Evernote.
    Sou muito tecnológica e não consigo me ver usando pastas e afins. Já vinha guardando td no evernote, mas sem tratamento. Usava só um carderno e ia jogando td ali dentro e vivendo de buscas (que vale muito a pena, mas pode ser melhorado).
    Agora td vai mudar!!!
    Estou em processo de compra de ap (como vc) e tenho certeza q agora td vai ficar melhor e mais organizado.

    O Vladmir Campos está com o “Diário de um elefante” no SoundCloud. São pequenos podcasts dando dicas curtinhas de como usar melhor o Evernote (vladcampos.com). Tô gostando bastante!!!

  13. Acho que é a semana do EN! Thaís, ou alguém que puder me ajudar!

    Sou iniciante no EN e estou seguindo todas as dicas, porém não sei o que aconteceu, que não consigo mais ter o campo de inserção dos sites (onde agente coloca o endereço do site e fica lá bonitinho guardado para pesquisa futura)

    https://vidaorganizada.com/minha-vida/diario-de-organizacao/reorganizando-projetos/#comments

    Se alguém puder me ajudar agradeço 🙁 to perdendo o maior tempo tentando inserir como fiz ontem, será que houve alguma atualização…ah sou versão free

  14. Oi Thais <3

    Semana passada eu mudei meu sistema GTD para o Evernote usando o http://www.thesecretweapon.org como guia. Confesso que o sistema deles não funcionou muito para mim — mas a dica de importar emails para o Evernote foi crucial. Tarefas que precisam ser feitas em data certa eu não preciso mais importar "manualmente" para meu sistema GTD, apenas salvo para o Evernote e coloco uma anotação acima da mensagem, do tipo "investigar esse problema" ou "pagar fatura serviço X na data tal" e aí deleto da Caixa de Entrada!

    Quando você postou a respeito eu segui o AfterTheBook e resolvi tentar. Logo no primeiro dia já achei melhor. Eu não tive o problema que você mencionou de não achar os projetos e adorei finalmente ter meus objetivos linkados às tarefas que faço hoje. Falta explorar mais a parte de visão, mas eu chego lá!

    Uma coisa que não achei muito legal o fato das tarefas não ficarem "visualmente" concluídas; explico: não tem um "check" e como sou bastante visual isso fez falta. Para resolver isso, criei um notebook com um "emoji" "Done". Também achei complicado o sistema de contextos para achar o que preciso fazer e depois ter que tirar os contextos quando completo o projeto. Então criei um notebook "Now". Olha como ficou:

    http://i.pre-lu.de/QzWO

    Assim eu apenas arrasto a nota para o Notebook "Done". É o que está funcionando para mim, pelo menos, pois é bem visual 🙂

    Curiosa para ver como você fez 😉

    Abraço e bom fim de semana!

  15. oi, Thais.

    Eu já companho o seu blog a algum tempo mas é a primeira vez que eu comento. É impressionante como os seus posts tem o poder de me empolgar. Acredito que todos se empolgam com a possibilidade de se organizar e ser mais produtivo.

    Estou esperando ansiosamente um post mais detalhado de como você usa o evernote plenamente 🙂

    Estou começando a usar a ferramente também..

  16. Duvida cruel: como faz para mandar o link do feedly para o evernote? Isso me trava!!! Perco vários links… Bjs

  17. Olá Thais primeiro quero agradecer pelas suas dicas, dizer que vc despertou em mim a vontade de mudar e ter controle sobre a minha vida, me motivou também a fazer o meu blog, quero saber se tem problema eu colocar dicas e comentários baseado no que eu aprendi com você, logo na minha primeira postagem que foi hj kkk, fiz questão de falar sobre seu blog que é a minha inspiração, por favor me responda quando puder estou ansiosa , e mais uma vez obrigado!!!!

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui