Comida, Áreas da Vida

Como organizar: Geladeira

Saber como organizar a geladeira é importante porque estamos falando dos alimentos que vamos ingerir, ou seja, nossa saúde. Muitas pessoas não sabem como organizar seus alimentos na geladeira e acabam perdendo-os mais rápido. Se for o seu caso, confira este post com algumas dicas para organizá-la.

Imagem: SESI
Imagem: SESI
  • Tire tudo de dentro da geladeira para poder limpá-la.
  • Descarte os alimentos vencidos ou estragados.
  • Pequenas sobras de comida podem ser armazenadas em potes de plástico ou de vidro. Prefira os transparentes e em formato quadrado ou retangular, que se encaixam nos cantos. Guarde as sobras juntas para ficar mais fácil de visualizar no dia a dia e não desperdiçar.
  • Carnes devem ser guardadas no congelador ou no lugar mais frio da geladeira, se o consumo for no mesmo dia. Nunca lave as carnes.
  • A gaveta grande da geladeira serve para manter os legumes e verduras frescos. Procure manter esses alimentos em saquinhos, pois isso aumenta a sua durabilidade e ainda mantém a gaveta limpa.
  • Somente as frutas maduras ou já cortadas devem ser guardadas na geladeira. O restante pode permanecer em temperatura ambiente.
  • Na porta, dê preferência para bebidas e todos os mantimentos que forem armazenados em garrafas ou potes.
  • Ovos não podem ser guardados na porta, pois estragam mais rápido.
  • Procure etiquetar todos os alimentos guardados em potes de plástico ou vidro, tanto na geladeira quanto no congelador. É interessante colocar também a data de validade em cada uma das etiquetas. Existem etiquetas reaproveitáveis vendidas em lojas de produtos organizadores.
  • Você pode usar cestos de plástico para setorizar os alimentos na geladeira, se as prateleiras forem grandes.
  • Quem tem crianças em casa pode ter uma cestinha para lanches e petiscos na altura dos pequenos, para que eles mesmos tenham acesso.
  • Você também pode ter uma cestinha para artigos do café-da-manhã- assim, quando puser a mesa, basta pegar a cestinha com tudo dentro.

[quote class=”laranja”]Tome cuidado para não sobrecarregar a geladeira, pois o ar precisa circular. Por esse motivo, evite colocar toalhinhas e outros tipos de obstruções nas prateleiras.[/quote]

Veja o tempo de vida de cada alimento

[list]Peixe – 1 dia

Frango – 2 dias

Carne – 1 a 2 dias

Salsichas e bacon – 7 dias depois de abertos

Sopas e carnes cozidas – 3 a 4 dias

Maionese industrializada – 2 meses depois de aberta

Frios – 3 dias

Ovos – 15 a 30 dias

Sobras – 1 a 2 dias

Leite – 2 dias

Doces – 3 dias

Legumes e frutas – 3 a 7 dias

Verduras e temperos – 2 a 3 dias

Molhos – 20 a 30 dias[/list]

Organizar direitinho a geladeira faz com que você economize dinheiro e não desperdice alimentos.

Sua geladeira está organizada?

Você também pode gostar...

Posts mais acessados

31 Comments

  1. Olá Thaís, bom dia!
    Ótimo post. Sou uma bagunceira. Não sei nada de arrumação e seu blog está me ajudando muito. Pela primeira vez, consegui manter a casa em ordem por uma semana. Isso é muito pra mim, sério.
    Tenho uma curiosidade. Como não li seu blog todo, ainda, gostaria de saber se você consegue manter suas unhas bem feitas. (Se você já falou sobre isso, me desculpe.)
    Porque as minhas ficaram uma lástima depois que comecei a organizar algumas coisas. Ainda estou longe de ser uma pessoa organizada, mas já dei o primeiro passo.
    obrigada,
    uma abraço,

    Wandréa

    1. Falei sim! Mas olha, atualmente simplifico muito. Atualmente, só uso esmalte quando dá vontade, e não pela obrigação de usar toda semana. O que faço semanalmente é cuidar das cutículas, lixar e hidratar todos os dias.

      1. ah, valeu. Muito obrigada!

  2. Achei seu blog maravilhoso,com excelente conteúdo,com certeza voltarei sempre ,beijos linda e obrigada pelo convite a sua comunidade,já estou participando.
    Compartilhei essa postagem no meu face,pra mim que sou dona de casa será muito útil.
    http://blogdonadecasatambemsearruma.blogspot.com.br/
    http://deusguianossospassos.blogspot.com.br/

  3. dicas muito boas! A gente as vezes esquece destes detalhes…bjo

  4. Bianca Pessôa says:

    Bom dia Thaís!
    Eu quero MUITO te agradecer por ser tão organizada e por saber/querer passar isso a diante. Você tem me ajudado bastante! Eu me mudei de cidade faz quase 2 meses, para dividir um apartamento com outras duas meninas, mas ainda estou sem móveis (se tudo der certo, por bem pouco tempo agora). Ver tudo amontoado me desorganizou até emocionalmente. Como se organizar sem móveis? Eu tenho usado uma fruteira de plástico como guarda-roupa e essa semana improvisei uma arara de pvc, pra ver se ajuda. O fato é que seus posts tem me feito recuperar a esperança. Já tinha lido sobre o método Fly Lady antes, mas agora estou pegando pra fazer. Comecei a montar meu control journal ontem e já me sinto MUUUUUUUUIIIIITOOO melhor hoje. Estar no controle é maravilhoso.
    Obrigada!

  5. Sim! Geladeira organizada – assim como casa organizada, vida organizada, carreira organizada etc – é fator primordial para evitar gastos desnecessários e poupar tempo preciosos com o que interessa: a vida em família!
    beijos

  6. Silvana Freire says:

    Nossa a informação veio no dia certo. Descongelei a geladeira pra fazer uma geral nela e com essas dicas vai ficar bem mais funcional. Obrigada, Thais.

  7. Náthali says:

    Adorei a matéria!

  8. Tenho verdadeiro PAVOR de geladeira bagunçada! A minha é sempre organizada e faço questão disso! Um grande “up” que dei na minha vida foi comprar uma geladeira Frost-Free! Realmente é um ótimo investimento e ajuda muito tanto na organização quanto na rotina de limpeza! 😉

  9. Juliana M. A. says:

    Por que não lavar as carnes? Adorei as dicas dos ovos, da cesta para o café da manhã e de guardar as sobras juntas! Genial!

    1. Porque a água contém bactérias que, dentro da geladeira, em contato com a carne, se proliferam…

  10. Thaís, uma dica: eu uso fita crepe para “etiquetar” as coisas no Freezer. Deixo um rolo na gaveta da cozinha com uma caneta e nada entra no Freezer sem escrever i que é e a data que foi produzido. E aqui em casa eu faço tudo, até caldos de legumes, frango… Nao usamos mais dadinhos knojo! Bjs

  11. Vc leu meus pensamentos!
    No dia 30 de julho vim aqui procurar algo sobre organizar geladeira,nao achei nada,mas acabei organizando outras coisas e somente hj pude voltar e vejo que no dia 31 vc postou sobre o que eu procurava…Adorei agora vou ir ler com calma.
    Bjs e obrigado.

  12. Oi oi oiii,,,

    você poderia, por favor, me colar algum link ou me informar um pouquinho mais precisamente sobre essas etiquetas reaproveitáveis?

    Eu achava que fazia bagunça com os potinhos sempre que usava etiquetinhas de “papel” adesivo, daquelas normais mesmo… 🙁

    Muito, muito obrigada!

    Beijokas e sorrisos,,,

    1. As etiquetas foram adquiridas no link da loja que está no post. =)

      1. Não consegui achar esse link : (

  13. ednaesperançabastos andré says:

    gostei muito, porque eu estav amesmos aprocura desta organização sobre os frizer, ameiiiii.bjo

  14. ana rosario says:

    Boa tarde !

    Vida organizada nota 10 com louvor. Não dá para incluir a vida espirituaal ?

    Ana

    1. Temos uma categoria para esse assunto… não entendi a pergunta!

  15. Miriam Psulino says:

    Estou amando aprender a ser organizada,achava que era,mas vejo como estava enganada.É Maravilhoso perceber que coisas tão simples mudam a vida da gente!

    1. Thais Godinho says:

      Sim! <3

  16. Flavia Akemi says:

    Thais ja comprei e li seus 2 livros , vc e otima ! Tenho colocado em pratica as suas maravilhosas dicas , e minha vida tem ficado mais organizada ! Obrigada por vc existir

    1. Thais Godinho says:

      Eu que agradeço!

  17. Gostei das Dicas. Abraço. Rafael, do Radar do Futebol

  18. Gostei das Dicas, Thais. Comprei a pouco a minha. Abraço. Rafael, do Radar do Futebol

  19. Amei as dicas, mas ainda tenho dúvida: no gavetão de legumes/frutas vai tudo lavado ou chegou da feira vai sem lavar mesmo? E na feira vem tudo em sacolas transparentes, posso colocá-las diretamente ou preciso trocar os saquinhos?
    Grata!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *