Minha rotina diária {2}

30
12608

Tenho um post de 2010 com a minha rotina diária e, relendo, quis fazer uma edição de como está a nossa rotina hoje em dia para comentar com vocês. Segue:

  • arrumar a cama (1 minuto) – continuo fazendo isso pela cama e continua sendo rápido. nesses dias de inverno tenho acordado mais tarde e às vezes não arrumo, mas meu esposo arruma durante o dia. gosto de deixar a cama arrumada porque organiza 90% do quarto em poucos segundos.
  • me vestir, arrumar o cabelo, fazer maquiagem (5 minutos) – me visto rápido porque já deixo a roupa separada na noite anterior, mas minha rotina de beleza deu uma mudada. agora, levo cerca de 15 a 20 minutos para me arrumar, dependendo do que vou fazer no cabelo e do tempo que tenho disponível pela manhã.
  • trocar as lixeiras (2 minutos) – meu marido que sempre faz isso. eu acabo trocando quando vejo e já estou por ali agitando e limpando outras coisas, mas definitivamente não é todo dia, pois ele que assume essa tarefa.
  • tirar o pó dos móveis (5 minutos) – não fazemos mais isso todos os dias. desapeguei legal. tiramos o pó uma vez por semana ou sempre que há necessidade (por exemplo, se o rack estiver empoeirado, eu não vou esperar até daqui a três ou quatro dias para tirar o pó).
  • varrer os quartos (5 minutos) – em vez de varrer, meu marido passa o aspirador de pó todo dia. usamos aquele aspirador mais leve e é muito rápido passar em todo o apartamento. fazemos isso porque o piso é branco e dá aflição ver sujeira nele.
  • guardar o que está fora do lugar (15 minutos) – continuo tendo essa rotina diária e é um dos meus triunfos – com pouco tempo todos os dias, a casa vai se mantendo nos eixos.
  • fazer comida (janta/almoço do dia seguinte) (de 30 minutos a 1 hora) – meu marido que assumiu totalmente essa função. eu fico com a salada, que faço na hora, ou alguma carne grelhada. não levo mais que 10 minutos fazendo isso.
  • recolher a roupa suja (1 minuto) – também continuo fazendo diariamente e continua sendo rápido.
  • guardar as roupas limpas (15 minutos) – confesso que às vezes tenho preguiça, mas todos os dias eu guardo as roupas limpas, nem que seja uma parte delas. o que acontece é que realmente não tenho tempo para guardar como eu gosto, então guardo aos pouquinhos. agora no inverno está mais tranquilo porque não estamos lavando roupas todos os dias, mas no verão essa prática de guardar tem que ser diária para não virar bagunça.
  • separar a roupa para usar no dia seguinte (10 minutos) – continuo fazendo, mas às vezes não – sem obrigatoriedade, é mais um hábito mesmo.
  • limpar a pia do banheiro (5 minutos) – faço aquela limpeza básica com a mão mesmo, mas limpeza completa só 1x por semana.
  • limpar a mesa e a bancada da cozinha (3 minutos) – idem acima.
  • lavar a louça (5 minutos) – meu marido lava. eu lavo o que eu uso na hora mas, quando não tenho tempo, ele lava tudo.
  • zerar e-mail (15 minutos) – tem que fazer todos os dias senão vira um caos.
  • zerar caixa de entrada (5 minutos) – confesso que não vejo isso todos os dias, mas uma vez por semana, durante a revisão semanal.
  • zerar google reader (15 minutos) – uso o feedly hoje em dia, mas continuo com esse hábito.
  • conferir notícias das áreas dos meus sites (15 minutos) – já faço lendo os feeds.
  • atualizar os meus sites (mais ou menos 30 minutos cada, mas depende) – hoje em dia prefiro pegar dois blocos durante a semana e escrever a maior quantidade possível de textos, pois nem todos os dias estou inspirada para escrever no blog.
  • dar a vitamina do meu filho (1 minuto) – ele não toma mais, mas eu tomo, então continua na rotina.
  • limpar a banheira e  reabastecer fraldas (5 minutos) – banheira não mais. fralda ele usa, mas muito pouco (somente para dormir e para viajar). reabastecemos duas vezes por mês.
  • trabalhar no meu livro (1 hora) – infelizmente não posso dedicar 1h por dia a isso. faço ao longo da semana, sem períodos definidos.
  • ler um pouco de cada um dos livros que estou lendo no momento (30 minutos) – isso eu continuo fazendo e é um hábito que me esforço para manter porque me faz muito bem.

Além disso, eu também incluí na minha rotina:

  • cuidar da pele (depois do banho, 5 minutos);
  • deixar minha mochila da academia sempre pronta (2 minutos).

30 comentários

  1. Adorei!!! Organizar as coisas espalhadas para mim é o mais difícil e deveria ser feito todos os dias.
    Bjus!

  2. Engraçado que esses dias mesmo pensei em cronometrar todas as tarefas de um dia típico, para ver no que ia dar. Às vezes a gente acha que gasta tempo demais numa coisa e são apenas 5 minutos. Ou achamos que algo é rápido e perdemos muito tempo, na verdade. Ainda quero fazer essa experiência para relatar lá no Monotarefa.

    • Eu mesma me controlo quanto a isso. Algumas vezes fico com preguiça de realizar alguma tarefa mas, sabendo que vou fazer em 5 minutos, me animo mais. A gente tende a aumentar tudo mesmo.

  3. Puxa vida, acho que sou bem mais lenta…rsrs. Não consigo arrumar a cama em 1 minuto, nem varrer a casa em 5 min. E entre tomar banho, me vestir, me arrumar, levo entre 40 e 50 min, não dá pra ser menos, infelizmente!
    Sou rápida na cozinha. Faço refeições bonitas e saborosas, com mesa posta, em 30 min, ás vezes 20.

  4. Minha querida Thaís

    Você tem muita sorte ter um marido que faz quase tudo. Nem todas podemos dizer o mesmo (eu falo por mim).
    Sou eu que faço tudo cá em casa. Mesmo as compras da semana também sou eu que faço. Comida idem. Roupa idem idem. E tenho duas filhas! e trabalho todo o dia fora!
    Parabéns!

    • Manuela, não é sorte não. Se ele não pensasse do mesmo jeito que eu, dificilmente teríamos nos casado. No mais, ele fica mais tempo em casa do que eu. É natural que ele faça mais coisas, assim como as mulheres que ficam em casa fazem mais coisas que maridos que trabalham fora. O que não pode é um fazer mais coisas que o outro por uma simples questão de gênero, não de situação!

      • Falou e disse!! Muito bem! Na minha casa as tarefas tbm são devidamente divididas! Isso não é sorte, é uma questão sim de situação!

  5. Thais, achei ótimo!
    Tava procurando no site uma lista de afazeres diários, aquela organização que não pode faltar no dia! E isso já me ajudou bastante.
    Gostaria de saber, ql a marca/modelo do seu aspirador de pó. E se faz barulho! Obrigada

  6. Ontem mesmo estava falando disso com uma grande amiga. Ela perguntando como dou ou não conta de tudo kkkk, até me inspirei no seu post para escrever a minha e no futuro quem sabe enxergar mudanças que possam me ajudar a ser mais organizada. Você é uma inspiração. beijos

  7. Oi obrigada parece que voce adivinhou eu estava mesmo precisando disso,voce fala sempre pra escrever as tarefas num caderno mas sempre ficava con fuso para mim,amei e obrigada essa dica é muito valioso .Obrigada Sucesso Beijos.

  8. Engraçado, Thais! Há 3, 4 anos, a minha rotina de cuidados com a pele e cabelo tbm era bem rápida! Entre banho, trocar de roupa e arrumar cabelo e pele, eu demorava 5 minutos. Hoje, preciso de 20! Sabe o que é isso? Idade (tenho 33)! rsrsr Tô brincando. Mas acho sim que com a idade temos a OBRIGAÇÃO de cuidar da pele e isso é um mimo que fazemos por nós mesmas… afinal, não é só a casa que precisa estar linda, organizada, bonita e cheirosa, né? Bjo!

    • Certíssima! rsrsrs Antes eu podia lavar o cabelo e sair com ele molhado, que ele se ajeitava naturalmente e ficava bonito. Depois que os cabelos brancos apareceram e tive que começar a pintar, todos os dias preciso usar algum finalizador e dar uma geral com secador. Sem chance de sair com ele molhado, como eu fazia antes…:(

  9. Aaaah! Adorei a ideia de um aspirador de pó mais leve para substituir a vassoura no dia a dia! O meu aspirador é grande, então só uso uma vez por semana, por pura preguiça de pegar, montar, limpar e depois guardar! Mas moro sozinha num APzinho de 40 m². Passo o dia inteiro fora e a casa fica fechada, mas mesmo assim dá muita poeira! Então um trocinho desses é tudo que preciso! Já fui no site e comprei, mas optei por um de mesmo estilo, só que com fio! Vamos ver se vou usar ou entulhar… rsrs Bjo!

  10. Olá Taís, boa noite.
    Gostei muito do post… Vc faz muitas coisas antes do trabalho em !!
    Ultimamente não tenho tido tempo no serviço de acompanhar o blog, e, infelizmente acho que já relaxei muuito em relação a forma que estava. Em Abril e Maio simplesmente arrasei fazendo megas destralhes e organizações sensacionais… Mas, em junho e julho voltei as ter o comportamento viciado e preguiçoso de todos os anos anteriores.
    Na verdade, não sei o que está acontecendo que quando chego do serviço enrolo um pouquinho, as vezes cochilo uns minutinhos e quando vou ver não fiz absolutamente Nada em casa e já tenho de ir dormir.
    É engraçado que dentro do ônibus vou planejando tudo (ja calculando os minutos) de várias atividades que pretendo fazer, mas no fim das contas só concluo o banho mesmo. rs
    Queria muito manter a disposição que estava, mas tem sido complicado. Acho que viver desta forma (chegar do trabalho, dormir e ir pro trabalho) não é viver. Tenho de conseguir ter tempo pra minha casa, pra família e principalmente pra mim… e sei que aproveitar ao máximo minhas “noites em casa” é fundamental pra isso!

    Me ajudem Please !! rs

    Forte Abraço

    =)

  11. Olá! Parabéns pelo seu blog!!

    eu sou uma desorganizada que não suporta mais a própria bagunça. Além do gene (ao que me parece, os bagunceiros tem um gene inativo), percebo que largo as coisas em qualquer lugar e só depois me dou conta. Bem, contra genes, memes. Além de buscas no google.

    Gostei desse post pois mostrou que arrumar ou manter arrumado são hábitos. Assim, entendi que preciso criar a rotina, e quando eu perceber, estarei fazendo automaticamente, da mesma forma como deixo tudo jogado automaticamente!! hahahahahah E tudo isso toma pouco tempo.

    Obrigada!

  12. Thais,tenho 13 anos e meus pais e as outras pessoas que moram comigo reclamam da minha falta de organização e dizem que sou preguiçoso d+ para realizar tarefas domesticas.Me ajude,oque faço?

  13. Thais,
    Quando vc usa o Toodledo vc coloca as rotinas diárias lá? Inclusive as noturnas?
    Ou coloca em papel mesmo como vc já mostrou em uma foto da geladeira?

    Bjos

  14. Muito bom!
    Parabéns, Thais.
    Estou me organizando melhor desde conheci seu blog e estou menos estressada.

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui