Casa, Áreas da Vida

Limpe sua estante de livros

Imagem: There's a blog in my soup
Imagem: There’s a blog in my soup

Sua missão para o dia de hoje é limpar sua estante de livros.

Frequência recomendada:
Tirar o pó dos livros e da estante: 1x por semana
Fazer a limpeza completa: 1x a cada seis meses

Duração:
Tirar o pó dos livros e da estante: 5 minutos
Fazer a limpeza completa: 2 horas (dependendo da quantidade de livros – aqui estimo para uma quantidade de 300, 400 livros)

Material necessário para a limpeza completa:
– 2 flanelas secas
– 1 pano úmido
– 1 escada

Como fazer

  1. Organize um espaço no chão para colocar todos os livros da estante. Você pode querer colocá-los em cima de um tapete para não entrarem em contato direto com o chão. Abra as janelas e deixe o ambiente bem ventilado, se possível.
  2. Comece pelas prateleiras superiores e vá descendo. Tire os livros do topo da estante e coloque-os no chão. Passe uma flanela seca para tirar o pó das prateleiras. Tenha outra flanela para tirar o pó dos livros (lombada, folhas – especialmente em cima). Se os livros estiverem sujos, pode ser uma boa passar um pano úmido na capa para tirar a “meleca”. Cuidado para que os livros não fiquem perto da estante, senão todo o pó que você limpar das prateleiras cairá em cima dos livros.
  3. Ao terminar a primeira linha de prateleiras (a superior), guarde os livros novamente. Nunca guarde um livro que ainda esteja úmido, caso tenha limpado a capa com o pano. Espere secar para guardar.
  4. Deixe as lombadas alinhadas com a borda da estante. Isso diminuirá a formação de pó. Se sua estante tiver portas de vidro, é o ideal.
  5. Vá repetindo o procedimento com as prateleiras inferiores, até finalizar.
  6. Limpe embaixo da estante, caso ela tenha pés que formem um espaço entre ela e o chão. Use o pano úmido que usou para limpar os livros, já que agora não o usará mais para este fim.

Prontinho!

É importante, ao limpar cada livro, verificar se as páginas não estão coladas, se há mofo ou outros estragos. Se for o caso, separe-os para tomar providências. Mas já defina quais são essas providências e coloque-as em sua lista de tarefas para resolver o mais breve possível. Tempo para resolver isso: um mês. Esse é o seu prazo.

Veja um outro post sobre cuidados com livros.

Você também pode gostar...

Posts mais acessados

18 Comments

  1. Luiza Bocca says:

    Thaís quando eu limpo os meus livros, em vez de eu passar um pano úmido eu passo um pano com álcool gel resolve e evapora mais rápido! 😀

    1. Mas estraga a capa também, né?

      1. Luiza Bocca says:

        Olha nunca estragou não!! Vou ficar de olho, eu sempre ponho bem pouquinho de álcool gel e nunca reparei nenhum estrago nos meus livros e olha que eu sou bem apegada aos meus livros!!!

        1. Depende da capa. Tem umas capas de couro, tecido etc. Acho que capas com papel normal não têm problema mesmo.

  2. Juliana Zanela says:

    Oi Thais!
    Sempre leio seu blog, é um dos meus favoritos, meus parabéns pelo ótimo trabalho!
    Na verdade, decidi comentar hoje porque li um texto super bacana e a primeira coisa que pensei é que combina perfeitamente com o conteúdo do Vida Organizada.
    Não sei se você já leu, vou deixar o link aqui. Espero que goste.
    http://sobmalhete.com/2013/06/21/atitudes-que-drenam-energia/

  3. Carmelita Machado says:

    Sintonia total! Checklist do mês de julho tem: limpar a estante dos livros! Adoro quando vc ensina como limpar!!!! Obrigada, querida!

    1. No post de ontem eu comentei que os posts seriam guiados pela checklist, para ajudar vocês a se organizarem e cumprirem a checklist. Espero conseguir fazer durante o mês inteiro, hihi.

  4. Perfeito Thais!!! Muito boa essa estratégia de seguir o check list!!!ADOREI grande sacada.

  5. Marina Maria says:

    O engraçado é que essa tarefa estava na minha check list de férias mesmo – mas eu confesso que não estava animada. Mas seu post deu um gás aqui. Estantes limpas, agora vem a parte de limpar e reorganizar os livros. Você não citou, mas essa também é uma boa hora de praticar o desapego e ver quais livros realmente moram no nosso corações e/ou são úteis. Agora tenho um Kobo e minhas prioridades em relação a livros com certeza mudaram. Quantos livrinhos descerão para doação? Cenas dos próximos capítulos!

  6. Adorei vo fazer isso no final de semana. Bjs

  7. Roberta Moraes says:

    Oi Thais!
    Adoro seu blog, parabéns!
    Gostaria de um conselho… sou muito organizada e desapegada, quase nao possuo objetos, mas minha familia, nao tem organização nenhuma e são acumuladores natos, como organizar a casa? Tem saida essa loucura de deixar algo no lugar?
    Obrigada e beijos!

    1. Roberta, tenho um post no blog sobre como lidar com pessoas bagunceiras em casa. Dá uma olhada!

  8. Oi Thaís, tenho muitos livros também e uma sugestão para aqueles que ficam mais altos e são menos utilizados é passar um plástico film, aqueles de cozinha. Pode ser um a um ou em blocos. Fica ótimo, nao aparece para quem olha, protege de poeira e fica super fácil de limpar.
    Abraço. Seu blog é muito bom e eu o visito diariamente.

    1. Talita Carlos says:

      Juliana, embalar os livros é decretar a morte deles, os livros precisam respirar quando vc embala eles pra proteger vc embala os fungos e bactérias também, elas se proliferam muito fácil em lugares abafados.

  9. Oi!
    Uma dica de como limpar os livros, em uma limpeza mais completa, é com trincha macia e aspirador de pó. A trincha limpa muito melhor e mais facilmente a parte das páginas, principalmente quando guardamos os livros em pé e a parte de cima acumula poeira. Pode-se passar a trincha nos “três lados” do livro. O aspirador pode ser utilizado com aquele ponta que é uma vassourinha, não agride os materiais e é super eficiente. Outra dica ainda é “oxigenar” o livro, dando uma folheada rápida neles. Ajuda a conservar também!!

  10. Talita Carlos says:

    Thais, sou bibliotecária e a dica do pano úmido que você postou a mistura deve ser 50%água e 50% álcool. Pois outros produtos ou muita água estragam os livros, e os livros que não são folheados estragam por falta de oxigenação. Então basicamente é só deixar tomar um ar sem luz solar direta para não amarelar. Abraço

  11. Olá Thaís,

    Adorei o post, vou aproveitar as dicas.
    Adicionei na Sexta de Parceiros do Isto é Leitura 🙂
    http://www.istoeleitura.com/

    Um beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *