Muitas pessoas, ao destralhar a casa, ficam com dúvidas: O que posso doar? O que devo vender? O que é para jogar fora? Então escrevi este post para servir como uma espécie de guia sobre o que fazer em cada caso. Espero que ajude!
Ao destralhar a casa:
Pode jogar fora:
- utensílios domésticos muito gastos
- brinquedos estragados
- livros sem capas e/ou com páginas faltando
- cadernos usados
- material escolar gasto ou usado
- catálogos, agendas e calendários velhos
- utensílios enferrujados
- peças de meia sem par
- objetos quebrados que não têm conserto
Pode doar:
- eletrodomésticos pequenos
- objetos quebrados que podem ser consertados
- eletrí´nicos
- brinquedos
- revistas
- roupas de cama, mesa e banho
- roupas e acessórios no geral
- utensílios domésticos novos
- livros diversos
- livros didáticos em bom estado
- tecidos
- bichos de pelúcia
- computadores
- artigos para jardinagem
- CDs e DVDs
- cadernos novos
- material escolar sem uso
Pode tentar vender:
- artigos de decoração
- roupas e acessórios de grifes conhecidas
- roupas e acessórios vintage
- roupas e acessórios novos
- eletrodomésticos grandes
- brinquedos grandes
- equipamentos esportivos
- móveis
- jóias, pedras preciosas e relógios
- livros diversos
- discos de vinil
- revistas de colecionador
- antiguidades
- objetos de arte
Lembre-se que tudo o que pode ser vendido também pode ser doado.
A regra geral é: se estiver imprestável, jogue fora (sempre reciclando o que puder); se estiver em boas condições, doe; se estiver novo e tiver um valor considerável, venda.
[quote class=”lilas”]Como jogar fora: Procure postos de reciclagem em sua cidade. Alguns condomínios realizam coleta seletiva. Algumas cidades também têm esse tipo de coleta – informe-se no site da sua prefeitura. O ideal é que você consiga reciclar o que for possível.
Como doar: Eu costumo doar para as Casas André Luiz, pois eles buscam as doações em casa. Também dí´o artigos de frio para moradores de rua. Existem outras entidades que também buscam as doações, como o Exército da Salvação. Igrejas costumam recolher doações também, assim como drogarias e mercados em época de frio. Você também pode doar objetos para amigos e parentes.
Como vender: Diretamente para amigos, parentes e colegas de trabalho. Pode criar um álbum no Facebook com o que estiver vendendo. Pode usar o Mercado Livre ou o Ebay. Pode montar um blog e colocar os produtos í venda com o sistema PagSeguro.[/quote]
Estou me desfazendo da minha coleção de cds e dvds no Mercado Livre. Já vendi mais de 100 itens até o momento. Estou destralhando minha casa e fazendo poupança ao mesmo tempo.
Oi, sempre tive uma dúvida que acho que é de muitos…
Como reciclar tecido? Roupas que não dáo para doar? Jogo no lixo? em que lixo?
Obrigada pela ajuda!
Nossa, tem tantas ideias! Dá para fazer desde artesanato com retalhos até pano de chão! =)
Amei as dicas. 🙂
Ainda hoje estive a destralhar o quarto do meu filho. Não coloquei nada de parte para vender mas estão trẽs sacos enormes para doar e mais um para deitar fora. Estou bastante cansada mas o resultado prático foi muito bom.
Anabela
Thais, também dá pra vender (especialmente roupas e sapatos) no Enjoei! Eles cobram uma comissão, mas vende fácil, especialmente com um bom preço.
Vendi 4 itens até agora lá! ó: https://www.enjoei.com.br/usuario/liza-mello 😀
É verdade, o site é excelente. Boa dica!
Olá, leio sempre o seu blog, mas é a primeira vez que comento.
Amo muito todas as suas dicas!!!! Parabéns pelo trabalho tão bacana.
Divido minha vida em antes e depois de conhecer o Vida Organizada.
Até tenho arriscado umas dicas de organização no meu blog [necessairenamala.blogspot.com.br]!! haha
Beijinhos.
Muito obrigada, Fabricia.
Ideias muito úteis,gostei muito.Parabéns Thais.
Oi Thais! Eu tenho uma dúvida sobre a privacidade da informação de agendas (fÃsicas ou virtuais) por exemplo, como se desfazer delas com segurança?
Bj
Eu já costumo não deixar dados pessoais nas agendas porque, na hora de descartar, não terei essa preocupação.
Olá, Thais. Uma dica para o pessoal que mora em Curitiba/PR e região é acessar o blog Eu quero ajudar Curitiba (euqueroajudarcuritiba.com) para encontrar um destino certo para suas doações. Diariamente publicamos posts que mostram as necessidades de doações de projetos e instituições sociais daqui. Assim, fica fácil descobrir quem está precisando daquilo que você tem para doar =D
Nestas duas últimas semanas destralhei meu trabalho! Trabalho em um órgão público federal e nesta semana consegui colocar o arquivo em ordem, jogar fora MUUUITOS papéis inúteis e deixar os ambientes com uma cara de organizado… A sensação é ótima! Fico feliz de estar contribuindo para o nosso paÃs, pois pelo menos no meu trabalho, que é público, as coisas funcionam de maneira organizada, e a nossa equipe trabalha com compromisso! Agora, como me mudei o ano passado e só este mês minha cozinha ficará pronta, é hora de destralhar minha casa tbm… não vejo a hora!
Seu blog é MUITO bom!!! Parabéns!!! Estou sempre acompanhando! Bjs
sempre fui muito apegada as minhas coisas mas eu comecei a perceber que estava acumulando bagunça então comecei a destralhar mas eu percebi que o que não serve para mim serve para outras pessoas. as vezes nós ficamos com vergonha de oferecer aos nosso vizinho por ser coisas velhas mas sempre tem alguem que pode dar um novo destino aquilo que você vai jogar fora. por exemplo joguei varios livros na lixeira da minha casa por não ter capa e por que também minha filha tinha rascado algumas folhas, antes que a coleta de lixo passasse meu vizinho pegou mandou encardenar e os que estavam rasgado ele doou para a escola do filho dele. lá os professores aproveitaram para fazer recorte de palavras e figuras..não é um maximo?