fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

O lado zen do dia a dia

Eu queria viver uma vida onde todos os dias sejam extraordinários, mas a realidade é que os dias costumam ser comuns. Ser comum não é ruim, no entanto. O comum pode ser visto como especial, se tivermos a atitude certa.

Acordar cedo para ir trabalhar, por exemplo. Sei que é costume reclamar de acordar cedo – muitas pessoas fazem isso. E se, em vez de reclamar, passarmos a ver o hábito de forma diferente? Como? Basta pensarmos que estamos acordando cedo porque estamos vivos, só para começar. Melhor estar vivo e acordando cedo que estar morto e não ter essa chance nunca mais. Depois, podemos pensar que acordar cedo significa que temos uma missão a cumprir naquele dia. Temos a oportunidade de trabalhar, de pagar nossas contas, de garantir o nosso sustento.

Levar o cachorro para passear pode ser enfadonho ou pode ser uma excelente oportunidade para fazer um pouco de atividade física diariamente, cuidando da saúde.

A pausa de uma hora ou mais no horário de almoço pode ser uma excelente oportunidade para comer com calma, fechar os olhos, relaxar, ouvir música, pensar na vida, dar uma volta, respirar profundamente, ou mesmo dar risada com os colegas de trabalho.

Se, ao chegar em casa, de noite, você se sentir cansado(a), agradeça por ter vivido mais um dia. Por ter tido a chance de viver mais. Por ter tido todas as oportunidades que você teve durante esse dia que ainda não terminou. Tome um banho, vista uma roupa confortável, passe momentos agradáveis com seus familiares. Descanse, curta sua casa. Leia um livro. Veja um filme.

Quando for lavar a louça, pense que está fazendo isso porque teve o que comer. Quando limpar o fogão, pense que teve o que cozinhar. Quando lavar a roupa, pense que tem roupas em quantidade suficiente para se vestir todos os dias. Faça todas as tarefas de casa sem reclamar, pois você ao menos tem uma casa para limpar.

Todos nós temos dificuldades e problemas, mas poderia ser pior. Vivemos em um mundo com uma desigualdade imensa, onde pessoas morrem de fome, frio, sede, maus-tratos. Ter a oportunidade de acordar todos os dias dentro de condições quase perfeitas não nos dá o direito de reclamar de pequenos problemas do dia a dia. Eu sei que não é fácil, pois eu mesma faço isso muitas vezes. Mas precisamos ter essa postura um pouco mais grata por tudo; ver a rotina de outra forma.

Se os dias são comuns, significa que temos tranquilidade. Você já pensou nisso? Já valorizou isso?