fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Organizando três festinhas de aniversário para o meu filho

Imagem: 100layercakelet.com
Imagem: 100layercakelet.com

Nós moramos em uma cidade diferente da nossa família atualmente. Nossos amigos moram lá também. por esse motivo, por mais que tenhamos salão de festas no condomínio onde moramos, não compensa para a gente fazer a festa de aniversário do nosso filho lá, pois muitas pessoas não poderiam vir.

Para piorar, a família do meu marido mora no outro extremo da cidade, o que transforma o transporte em uma viagem. Enfim, por esses e outros motivos, nos dois últimos aniversários do nosso filho, nós fizemos duas festinhas simples, uma na casa de cada avó – e quem quisesse ir às duas, ficava à vontade. Neste ano, não será diferente, e faremos duas festas. Como ele está na escolinha, terá uma festinha lá também.

Como são três festinhas, não vemos sentido em gastar muito dinheiro em cada uma delas. São sempre festinhas simples, mas divertidas, com as pessoas que amamos. Eu acredito que seja o suficiente. Apesar de a minha mãe ser decoradora de festas infantis, não gosto muito do efeito disneylândia-anos-80 das festas com enfeites gigantescos e muitos balões.

Também cheguei a cogitar valores de buffets há cerca de oito meses, e estavam na faixa de R$2000 ou R$2500 para uma festa para 60 pessoas. Não se trate sequer da questão de ter ou não dinheiro para pagar, porque poderíamos economizar ao longo do ano, mas acho um valor muito alto para uma festa que ele não aproveitará muito, já que há poucas crianças.

Então minha ideia é, no ano que vem, fazer uma festinha para chamar seus colegas da escola, o que vai ser mais legal para ele. E, em São Paulo, faremos o tradicional bolinho na casa de cada avó. Ainda estou pensando nisso, mas acredito que a gente acabe fazendo assim mesmo.

O dia do aniversário dele cai em uma segunda-feira neste ano, e será o dia em que ele fará a festa na escola. A escola dele tem regras a serem seguidas com relação a aniversários, que já recebemos logo quando fizemos a matrícula. Não precisamos levar nada de copinhos e embalagens, pois eles pedem já no material, no início do ano. Precisamos levar somente o bolo e, se quisermos, lembrancinhas para os coleguinhas. Então estou na fase de escolher as lembrancinhas e definir se levarei o bolo inteiro (para eles cantarem parabéns) ou os pedaços já embalados em papel alumínio.

Para as festinhas na casa das avós, ambas serão muito simples. As duas festas terão um bolo, bexigas, salgadinhos, docinhos, bebidas (nada alcóolico), lembrancinhas e alguma decoração. Para uma das festas a minha mãe está fazendo um enfeite com muitas letrinhas e, para a outra, faremos enfeites com números (que ele adora).

Com relação a comes e bebes, todas as avós e tias fizeram questão de colaborar, então tudo o que precisaremos fazer é pagar pelos ingredientes em alguns casos! Em uma festinha teremos sanduichinhos de carne maluca, enquanto na outra teremos mini-hot-dogs. De doces, somente brigadeiro e beijinho. E o bolo, é claro.

Meu marido vai para São Paulo dois dias antes (pois fará shows lá) e vai aproveitar para já comprar as bebidas. Eu irei um dia antes para acordar bem cedo e cuidar da montagem dos enfeites, encher as bexigas etc.

Quanto às compras, não tem muito segredo. Temos a rua 25 de Março, em São Paulo, que tem tudo, e a rua José Paulino, aqui em Campinas, com uma boa variedade de lojas. Também há opções pela Internet, apesar de eu nunca ter usado. Pretendo produzir algumas coisas eu mesma também.

Não sou muito fã de preparar festas caras, pois me importo mais com as lembranças. Quando ele for maior e puder aproveitar mais, subir e descer naqueles brinquedos legais de buffet, talvez a gente acabe fazendo dessa forma, pelo custo-benefício geral. Mas, por enquanto, ele está completando três anos e não vemos essa necessidade. Além do que, voltaremos para Campinas no mesmo dia (uma festa será no sábado e outra será no domingo).

Para me organizar, nada muito complicado: fiz uma lista do que precisaria para cada festa e comecei a providenciar. A ideia é estar com tudo pronto a uma semana das festas. O bolo da escolinha eu mesma farei no sábado anterior.

E é isso. =) Quando tiver mais novidades, eu postarei por aqui.