Este texto foi originalmente publicado no site E-Cycle, parceiro do blog. Para conferir o texto original, clique aqui.

Quem aqui nunca jogou uma meia-calça fora porque ela rasgou ou desfiou? Veja algumas dicas para reaproveitá-la em vez de se desfazer dela:
1. Faça sachês
Corte e separe as pernas da meia-calça. Depois, corte cada uma das pernas, coloque uma essência com seu aroma favorito e amarre nas pontas para fazer bolinhas. Depois desse processo, basta colocá-las dentro de gavetas e armários.
2. Utilize na limpeza
Meias mais grossas podem servir para tirar o pó. Já as feitas com lã podem ser usadas em superfÃcies metalizadas e espelhos.
3. Suporte para plantas
Por serem finas e elásticas, as meias-calças podem servir para amarrar plantas em varetas e treliças, ajudando no crescimento sem danificá-las.
4. Proteja suas plantas
Corte a lateral, estique uma meia-calça e cubra sua planta para protegê-la de crianças ou de aves e insetos.
5. Brinque com as crianças
As meias podem ser utilizadas para fazer fantoches, animais de pelúcia ou até mesmo em fantasias confeccionadas para as crianças.
6. Utilize nos primeiros socorros
Seja como tipoia, para estancar o sangue ou para pressionar um curativo em um machucado, a meia-calça pode ser muito útil nos primeiros socorros.
7. Aqueça os braços
As meias-calças feitas de lã podem também servir como aquecedores de braços. Basta cortar as duas pontas.
8. Guarde suas coisas
Corte e utilize as pernas para guardar e organizar suas coisas. Seja papel de parede, pôsteres, jornais antigos ou cartazes que ficariam perdidos pela casa.
Tem alguma outra sugestão? Então escreva nos comentários!
Visite o site do E-Cycle para mais sugestões bacanas como essa.
Elástico de cabelo. Uma amiga sempre corta e usa para prender os cabelos. Eu como não uso vivo pegando tiras dela já que tenho que estar sempre com os cabelos presos.
Sou leitor do blog, mas nunca comentei nada até o momento, tenho que admitir que gostei da arrumação do menu no topo da página, ele está com uma fonte mais pessoal, como curto webdesign só penso que falta uma cor de fundo nele, notei que aos poucos temos uma alteração aqui, outra ali, sempre prezando a suavidade e o conforto visual, parabéns pelos posts excelentes e pela dedicação amorosa!
Eu também só conhecia o elástico de cabelo, sempre usei pra isso. Os outros usos eu nem imaginava, gostei das sugestões.
Ai, vou morrer de vergonha de falar isso,mas…Dá pra usar pra manter a escova pro dia seguinte…”Fazer uma touca”, como diziam nossas avós…Usei muito na adolescência! rs!
Já vi amigas usando meia calça como elástico de cabelo! Super funcional e não danifica as mechas!! Bjs
eu gosto de cortar as pernas em várias tiras, e usar como prendedor de cabelo, que por ser de tecido não quebram os fios!
Pra encapar a vassoura pra varrer pisos, evita que a estática ‘espante’ as sujeirinhas e o pó.
Fazer bonecos daqueles com sementes e terra dentro, em que as sementes germinam e parecem cabelos.
Uso muito para amarrar cabelo e, como ja disseram, já usei muito pra fazer touca, depois de um bobes! Fica muito bom!
Oi, TaÃs!
Além das suas ideias e das que vi (e já amei), tenho mais uma sugestão: fazer molde para “sock bun”. Como?
1- Corte as pernas e as extremidades dos pés da meia-calça;
2- Enrole a meia.
Pronto! Dá pra fazer aqueles coques das famosas num piscar de olhos!!
Legal. Bom saber. =)
Oi, como adoro bordar e costuro muito à mão, uso uma tirinha de meia-calça umedecida e dentro de uma tigelinha. Prá quê? Pra umedecer as pontas dos dedos e assim não ficar com a boca cheia de pelinhos e pedacinhos de linha, que eu acho horrÃvel.Sabe quando vc dá o nó na linha, ou tem que colocá-la na agulha? Facilita muito e basta só uma gotinha de água na meia. Abraços. Zilda.
Quando eu era comissária de bordo tinha que estar sempre de meia-calça e, devido ao trabalho dentro do avião, elas desfiavam com facilidade. Para poder reaproveitá-las eu cortava a perna estragada na altura da coxa, logo abaixo da calcinha da meia, e fazia a mesma coisa com outra meia-calça que também estivesse com uma perna desfiada.
Assim eu vestia uma meia em uma perna e outra meia na outra perna. Como ficava com as duas calcinhas das meias ainda ajudava a dar uma amenizada na barriguinha.
gostei muito das idéias das meninas… algumas já usava, touca p/ cabelos, prendedor de cabelo, etc…
IncrÃvel, hoje mesmo tive que usar uma meia-calça para algo inusitado.
Com o perigo da dengue, meus ralos do quintal têm telinha que eu mesma improvisei. Elas são presas por 04 chumbinhos de pescaria e, com o tempo a linha 10 arrebentou e lá se foram os chumbinhos pro fundo do ralo. Para resgatá-los meu marido e eu usamos régua e meia-calça. Fizemos uma espécie de rede para pescá-los. Deu super certo e a meia passou numa boa pela fresta do ralo. Agora sei que o melhor é usar linha de nylon em vez de algodão. Beijos.
Zilda.
Seguindo a linha de esquentar os braços:
Corto os pés das 2 pernas, corto o fundo da calcinha (fazendo un decote en V), e visto a meia-calça como blusa: a cabeça passa pelo fundo cortado, os braços passam pelas pernas da meia e a parte da calcinha (do “fundilho” até a a cintura) vira o “corpo” da blusa….
É uma maneira simples e barata de fazer uma “segunda pele”, nao ocupa espaço debaixo de outra blusa e deixa tudo quentinho!!!
Uso meia-calça pra tirar o excesso de esmalte (aprendi com minha tia). Não tenho coordenação pra usar o palito, então enrolo um pedaço pequeno da meia no polegar e limpa super bem 🙂
uso para tirar bolinhas das roupas,muito bom!
As meias de nylon além de não serem baratas estragam muito fácil, por isso nunca joguei fora. Me disseram há bastante tempo que dá para reaproveitá-las confeccionando edredon, isto é, as meias seriam o enchimento do edredon, porém nunca consegui encontrar alguem que faça ou que pelo menos saiba como fazer. Tenho uma quantidade enorme de meias guardadas. Ainda vou fazer um EDREDON com as meias que guardei!
Tenho uma sugestão bolas de meia.Pode-se encher com areia. Na minha escola utilizamos para trabalhar a matemática leve e pesado, jogar a bola a frente em jogos dirigidos no pátio, para ver que consegue jogá-la mais longe.
Gostei muito do seu site. Limpo, organizado e com assuntos interessantÃssimos.
Obrigada!
Com uma quantidade razoável, é possÃvel fazer tapete. É só cortar a meia (cerca de 2cm) como que em caracol, formando um fio (linha) contÃnuo, fazer um novelo e ir juntando a ele outros cortes, dando um nó. Depois é só fazer o tapete de crochê ou tricô de acordo com o modelo desejado.
Olá ThaÃs! Super 10 suas dicas e as das meninas!! A de se fazer elástico para cabelo é excelente,para maltratar o menos possÃvel o cabelo!
Eu tbem quero dar meus 10 cents de contribuição,mas não com meia-calça,e sim com CALÇA JEANS.
Sabe o jeans que está se desfazendo na coxa, aparentando que já já vai rasgar? Eu faço muito isso: eu corto a calça,transformando-a em short,pra começar. Em seguida, eu corto as pernas. A partir delas, já tive algumas ideias,tais como:
1- Fazer um bolsinho para carregar o celular e botei velcro;
2- Um estojo com velcro tbem;
3- Nova base para o mousepad,que tem aquele apoio para o pulso.Eu corto do tamanho do mousepad e faço uma espécie de capa para ele. eu fiz isso porque o tecido que veio nele soltou e foi rasgando aos poucos ;
4 – Já fiz uma bolsinha,daquelas transpassadas;
5 – Já peguei um E.V.A. , cortei em formato redondo e colei num dos lados um pedaço do jeans. Transformei em apoio para copo;
6 – Já encapei um porta lápis com esse jeans e pus uns adereços *.
Além disso,tenho mais sugestões,que inclusive eu já fiz e estão em uso:
1- Acabou a lata de azeite? Abra aparte de cima com abridor de garrafas e transforme-a num porta-lápis *;
2 – O perfume veio numa lata que lembra a da batata Pringles? Transformei a minha em estojo (a lata era de um perfume da Natura chamado Sintonia);
3 – Shampoo e Condicionadores acabaram? Eles viraram porta carregador de celular ( o meu,inclusive,eu “encapei” com um short que estava sem elástico e com manchas de ferrugem.Cortei ele inteiro e colei no porta carregador do meu jeito);
4 – A garrafa de iogurte,no fim, virou um porta pincel (de pintura,não de maquiagem). Cortei ela um pouco abaixo da abertura original e aumentei-a;
5 – A caixa de ovo,plástica e transparente, virou um godê (para quem não sabe,é onde se colocam tintas,se faz mistura delas para ir usando enquanto se está trabalhando com pintura).
Abraços e até!
Ah,outra coisa que fiz hoje : aqui em casa eu tinha um lençol velho que estava com 2 rasgos bem no meio e que estava desfiando nessas 2 áreas. Cortei-o em 2 partes grandes (do lado esquerdo e do lado direito dos rasgos) e vou transformar em SACOLAS PARA BOTAS DE CANO ALTO E SAPATOS (a costureira fará esse serviço).
Abraços!
uso de duas maneiras para lavar roupas ou para limpeza… faça assim:
1 – corte a meia calça (logo abaixo da separação |_/\_| ) de um nó (ou costure na maquina) passe um cadarço na cintura e use como “saco de lavar calcinhas” – as pernas corte ao meio ( no comprimento) ou dobre ao meio para reforçar. utilize para colocar os sutians e as outras meias na aquina assim não “amarrão ” as roupas rssss
para limpeza utilize as pernas dobre quanto necessário para formar uma esponja. é excelente para limpar pisos e azulejos.
Gostei muito. Obrigada.