fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Como eu organizo as ideias para o blog

Oi gente! Muitas pessoas me escrevem diariamente, seja através de comentários aqui no blog, seja através de e-mails e mensagens nas redes sociais. Algumas dúvidas acabam gerando assunto para posts, como é o caso deste aqui, em que resolvi falar sobre como organizo as ideias para o blog. Já comentei um pouco aqui sobre como eu me organizo com o blog, mas a dúvida é sobre a organização das ideias, então vamos lá:

Caderno “caixa de entrada”

Caderno e caneta

Como eu já comentei em outro post, carrego sempre comigo um caderno e uma caneta. Esse caderno serve como caixa de entrada, ou seja: escrevo TUDO lá! Tarefas, ideias, notas, lembretes. Prefiro centralizar tudo em um só lugar para garantir que o caderno esteja sempre comigo e para não ter que carregar diversos cadernos para cima e para baixo. Praticidade. Mas é claro que, diariamente, ou a cada dois dias, eu preciso fazer uma revisão e processar o que eu coloquei ali, senão cai no esquecimento. Falo sobre isso no post sobre como eu utilizo o método GTD.

Enfim, eu anoto minhas ideias nesse mesmo caderno. Quando vou processar a informação (favor ler texto linkado acima, onde eu explico o que isso significa), passo para “o lugar certo”.

O lugar certo: calendário editorial do blog

Tenho um calendário editorial no gerenciador de conteúdo do blog, que fica online. É um plugin do WordPress chamado WordPress Editorial Calendar, que considero excelente. Antes, eu anotava no Google Calendar (serve também). Se a ideia para o post já cabe em uma data específica, já incluo no calendário. Se não, deixo sem data específica e, quando eu estiver procurando ideias para postar, basta dar uma olhada nessa lista.

Isso me ajuda muito quando eu tenho uma ideia para uma série de posts, por exemplo, mas tenho medo de esquecer e não planejo escrever em uma data específica. Escrevo ali e, quando for o caso, escrevo o post.

Outras fontes

Acompanho as atualizações de diversos blogs que eu gosto através do cadastro de feeds e, sempre que tenho uma boa ideia a partir de outro post de outro blog, já anoto o que eu pensei. Outras vezes, tenho a ideia na rua, ou no trabalho, ou lendo um livro ou revista. Sempre que isso acontece, anoto no que estiver mais perto: no meu caderno ou no calendário direto.

Não tem muito segredo. Sei que é uma graça ter um caderninho bonitinho e cheio de divisórias, mas não acho nada prático. Não estarei sempre com ele (e posso ter uma ideia logo quando ele não estiver por perto) e uma divisória pode acabar antes da outra, por exemplo. A experiência ensinou que, para mim, uma caixa entrada com texto corrido funciona melhor.