Categoria(s) do post: Rotinas
Imagem: Tumblr (sem fonte)
Imagem: Tumblr (sem fonte)

Quantas vezes você se pegou nervoso(a) ou ansioso(a) e disse a si mesmo(a): “calma, respire”? Respirar direito tem um papel fundamental no nosso dia a dia, porque vivemos tão agitados que essa pode ser a última coisa que passa pela nossa cabeça.

Respirar direito diminui a ansiedade. Também já foi comprovado que auxilia pessoas que têm asma e sí­ndrome do pí¢nico. Sempre que você se sentir afobado(a), estressado(a), cansada(o), esgotada(o), saia do ambiente agitado e vá para um lugar calmo onde consiga, por poucos minutos, se concentrar na própria respiração. Respire fundo, feche os olhos, sinta o ar entrando no corpo. Solte-o levemente.

Ao acordar, sente-se na cama durante 1 ou 2 minutos e faça o mesmo exercí­cio. í‰ só para acalmar a mente, depois de ser despertada pelo alarme. Não comece o seu dia já com esse estresse.

Antes de começar a trabalhar, ou antes de começar a estudar, ler ou fazer qualquer atividade que exija um pouco de concentração, respire assim. Antes de dormir também pode ser uma boa – e aí­ você pode fazer inclusive já estando deitado(a) na cama.

Prestar atenção na própria respiração, esvaziando a mente, se concentrando somente naquele movimento de inspiração e expiração, é na verdade um iní­cio de meditação. Todos ganham em investir alguns minutos por dia fazendo esse exercí­cio.

Quem se lembra de respirar? Eu mesma me pego diversas vezes durante o dia puxando o ar pela boca porque não estou priorizando a minha respiração. Pode perceber que, toda vez que você estiver prestando um pouquinho mais de atenção í  sua respiração, você se verá mais calmo(a) e tranquilo(a). Tente!

Deixe seu comentário

12 comentários

  1. Geyse comentou:

    é verdade, muitas vezes não fazemos isso, já pulamos da cama e vamos à luta. Mais fazer isso é muito bom, podemos até evitar muitas coisas que poderíamos fazer de cabeça quente, fazendo esse exercício. Muito bom a dica!

  2. Wilma comentou:

    Oi Thais, é verdade. Agora pela manhã eu até pensei que fosse parar de respirar, e tive que sentar e buscar a respiração a meu favor. Tudo porque a médica me passou um medicamento ginecológico e local e na minha opinião nem precisava,só fui fazer o preventivo e nada sentia,mas…comprei um bem menos forte e LI a BULA e me esqueci e nem a médica me avisou, tomei vinho à noite e usei o remédio, bastou pra SENTIR uma TONTEIRA pela manhã, e realmente, tem várias reações adversas. Nada como se acalmar buscando sentir a respiração, foi o que me ajudou. Bem, só me resta esperar que tenha sido só isso!! Fica a Dica, Alcool só atrapalha.

  3. Michele comentou:

    É incrivel como coisas “bobas” podem fazer diferença no dia a dia. A gente pode melhorar nossa qualidade apenas fazendo o mais importante p viver, respirar!

  4. A respiração ao acordar é completamente essencial! Vale a pena inclusive fazer uma meditação (mesmo que seja rápida) pra dar mais calma e serenidade ao dia.
    Legal o post, Thais! Abraços!

  5. George Vasconcelos comentou:

    Fundamental! Mto bacana!

  6. cintia comentou:

    Thais, maravilha de post! Pode mandar outros nessa linha que eu adorei! 🙂

    Sabia que uma técnica de superaprendizagem envolve respirar (focar a atenção na respiração) e depois ouvir música (numa frequência específica) para “sintonizar” a mente?

    A “Busy” Rita (a conheci por seu intermédio) postou um outro dia sobre como meditar. Muito legal. A gente “malha” o físico e esquece da nossa mente, afinal ainda tem 90% de capacidade pra explorar.

    beijo,
    cintia

  7. Adorei esse post, Thais! Porque é justamente algo que a gente esquece, por ser tão automático. Dia desses, me peguei parando uns minutinhos justamente para respirar fundo e me acalmar. Realmente funciona!
    Quando eu estava na escola, tive uma fase de estar muito nervosa. Meu professor de teatro me chamou uma vez e me mandou respirar fundo dez vezes, prestando atenção somente na respiração. Foi instantâneo. Depois ele me disse para sempre fazer isso quando ficasse nervosa.

  8. Pe. Ney Oliveira comentou:

    Parabéns! Muito bom.

  9. Pe. Ney Oliveira comentou:

    Parabéns. Muito Bom.

  10. Patrícia Bedim comentou:

    Nossa Thais, este post e de grande importância, pois estou tendo que reaprender a usar a respiração, pois estive andando com alto índice de ansiedade e estresse, pelo fato que não estava priorizando a respiração e essas técnicas são importantíssimas no dia dia e esta funcionando comigo.