Categoria(s) do post: Casa, Social

Oi Thaí­s, tudo bem? Como sabes, sou leitora e “comentarista” assí­dua do blog e o adoro, pois tem me ajudado muito a encontrar um “centro” na minha vida. Mas até hoje não tinha escrito para você, pedindo uma GRANDE ajuda, mas hoje, tomei coragem.
Minha situação é a seguinte: meu marido é muito desorganizado e adora juntar tralhas e mais tralhas. O problema das tralhas que ele junta é que atrapalham uma área de uso comum, que é o nosso escritório. Eu até tento arrumar, mas cada vez que ele vai usar alguma coisa, deixa fora do lugar de novo. Já tivemos várias discussões sobre isso, ao ponto dele dizer que um fone de ouvido tem que ficar na estante na frente dos meus livros para ele usar quando ele quiser, e não dentro da caixa junto com todas as outras tralhas de fios e celulares que ele tem! Mas o grande problema são os CD’s. Ele ADORA ficar na frente do computador e se deixar fica instalando e baixando programas o dia inteiro! Em virtude disso, ele tem literalmente milhares de CD’S e DVD’s espalhados por essa peça, avulsos, em caixas, em tubos de 50 unidades, em envelopes, enfim, de tudo que é jeito. Já tentei organizá-los, mas não consigo, pois cada vez que ele mexe e usa um CD ou DVD, bagunça tudo de novo!
Poderias ajudar? Sabe alguma solução para organizar milhares de cd’s e dvd’s? Obrigada!

Querida leitora,

Meu marido é muito parecido com o seu.

As minhas dicas são:

– Primeiro tentar sentar junto com ele para organizar e ver o que realmente ele usa e o que pode ser jogado fora.

– Outra opção é comprar um HD externo e jogar todos os programas (úteis) no HD.

– Comprar um móvel com gavetas que combine com o móvel do computador e colocar os cds, separados em pastas organizadoras, nas gavetas.

– O importante é não querer mexer nas coisas dele sozinha, para não ter briga.

Espero ter ajudado. Com certeza os leitores terão mais dicas ótimas para você aplicar em casa!

Deixe seu comentário

28 comentários

  1. Marina comentou:

    Ué, o lugar que seu marido escolheu para o fone é onde está o meu agora! kkkk Se eu tiver que pegar o fone numa caixa, desenrolar o fio e depois guardar tudo bonitinho novamente, eu desisto de escutar o que eu queria. kkkkk

    Mas voltando aos CDs, eu fiz uma mescla de dicas da Thais. Comprei um HD externo, para onde foram muitos dos backups, fotos e filmes/seriados. Ficamos só com alguns cds/dvds mais relevantes, que couberam num organizador para 50 cds e uma cestinha.

    O que eu ainda não consegui organizar a contento foram os CDs de música, que eu tinha alguns e o marido vários. Vai dar um trabalhinho mexer nessa coleção, mas pretendemos reavaliar se vale a pena manter todo esse material e qual seria a melhor forma de organizar o que fica.

  2. Nina comentou:

    Eu acho a dica do HD a melhor, pois os CD’s e DVD’s também estão fadados à extinção, como as fitas cassetes!
    Se o seu marido ainda grava CD’s e DVD’s, é porque ele ainda não deve ter um kit de sobrevivência básica da tecnologia moderna: um ipod, um bom soundock e um dispositivo que transmita filmes e dados para a tv (há cabos ou dispositivos wifi para esta finalidade). Aos poucos, ele pode ir passando todos esses CD’s e DVD’s para o HD externo.
    Aliás, estas são boas dicas de presente de aniversário. Quem sabe ele se dá conta que simplificar e destralhar é tb uma exigência da modernidade! Boa sorte!!

    1. Nina comentou:

      Sobre o fone de ouvido, concordo que ele deva estar em um lugar bem acessível. para não ficar na frente dos seus livros, solto e perdido, vc pode pensar em colar um ganchinho na parede ou na estante para que seja pendurado o fone ali.

  3. Vania Lacerda comentou:

    Caso sirva de consolo, saiba que essas características são muito comuns na espécie, o exemplar que tenho aqui em casa não é muito diferente disso…rsrs.
    Para contornar, faço tres coisas:
    – as coisas dele ficam em lugares fáceis. Se ele não é organizado, sem chance de abrir uma caixa para pegar um fone de ouvido e colocar de volta no lugar. Tem que ficar em lugares bem fáceis, mais expostos.
    – quando acho que ele tem coisas inuteis, que não usa, coloco essas coisas numa caixa, escrevo a data, e aí sim guardo a caixa num lugar de acesso mais difícil, como o alto dos armários. Quando a caixa completa um ano sem ser aberta, desapareço com ela. Meu marido nunca percebeu. Mas olha, isso não vale para fotos, nem peças de coleção, nem nada que tenha algum valor afetivo. É um esquema que funciona muitíssimo bem para fios, cabos, peças velhas de computador, e até roupas daquelas mais velhinhas.
    – baixei minhas expectativas. A casa também é dele. Tem que ter algum canto onde ele possa fazer suas baguncinhas. Só não pode espalhá-las pela casa toda.

    1. Andrea comentou:

      Oi Vania,
      adorei a dica da caixa. Não estou aguentando mais tantas tralhas, fios, cordas….que meu marido sempre acha que um dia vai ser útil. Temos apenas 5 meses na casa nova e o quintal parece que tem 10 anos de tralhas acumuladas. Não sei mais o que fazer, pois já conversei e não adianta, ele não consegue jogar nada fora e eu não aguento mais arrumar tudo o tempo todo e depois olhar e ver que a bagunça voltou. Tem 11 anos que eu tento dar fim nas “tralhas” e parece que elas dão cria. Sinto que está abalando nosso casamento, afinal além de cuidar e organizar as coisas dos meus dois filhos (6 e 7 anos) tenho que conviver com o lixo visual que está na área, no quintal e que ele nunca dá jeito. Esses dias subi no sótão e as coisas que ele disse ter jogado fora.. estão todas lá, me deu vontade de chorar. Desculpe o desabafo, mas não tenho com quem falar e sinto que estou chegando no meu limite e começo a ter vontade de pegar meus dois filhos e me mudar para um lugar que só tenho o básico para se viver. Não quero mais nem bibelôs na estante. Não tenho mania de limpeza, só não aguento mais organizar o mesmo espaço varias vezes e em 1 segundo ele bagunçar. Estou cansando….

  4. dani77cano comentou:

    Meu marido tem o computador dele, e eu o meu, então ele pode encher o dele do que quiser. huehueh
    Se o computador é de uso comum, fica difícil, porque cada um é diferente, né? O melhor seria cada um com seu computador.
    Sobre o fio, ele tem uma pasta de mão p/ carregar o computador (notebook), então ele enfia todos os fios bagunçados lá dentro (fica tudo jogado de qualquer jeito lá, mas pelo menos não joga em outro lugar).
    Eu sugeriria um lugar legal p/ ele pendurar o fio (tipo num gancho atrás da porta ou naqueles claviculários p/ chave – tem uns bem bonitinhos e ainda enfeita a parede).

    Sobre os cds/dvds, lá em casa também é um dilema. Tenho 3 cases, e estão abarrotados. Mas pensa se alguém vai lá assistir? Meu marido descobriu que baixar filme é muito melhor, mas fica com dó de jogar os outros fora. Além de que ele tem uma caixa com dezenas de fita K7 de quando ele era adolescente! 😮 huahuah Essa fica guardada no maleiro, mas ainda tenho fé de que vou jogá-la fora. Temos tantos filmes em dvd´s (principalmente infantil – p/ minha filha) que seria inviável colocá-los todos num HD externo. Acho que precisaria de muitos (e são caros), então por enquanto vão ficando guardados nos cases. Quando ela enjoar, vou doá-los p/ alguém.

  5. Eu estava com o mesmo problema, mas com cd’s de música. Organizei-os todos em envelopes, escrevi o nome do artista neles e ajeitei numa caixinha. Tudo com material que eu já tinha em casa….rsrsrsrs.

    Até estava preparando um post pras minhas amigas leitoras do bloguinho sobre esse assunto, postei hj mesmo. Se a Thaís me permite:

    http://www.closetdeirmas.blogspot.nl

    Ah, e aqui em casa temos o HD externo, realmente ajuda muito!!!

    Bjinhos,

  6. Alexa comentou:

    Olá! Vc pode tb comprar um porta cds tipo torre que talvez fique mais prático de tirar e recolocar. Homem odeia coisas em gaveta. A torre de cds talvez seja uma boa opção para solucionar o problema. E a dica que a thais deu sobre HD externo tb é ótima!!! Abs.

  7. Bruna comentou:

    Sem querer desanimar a leitora, mas já desanimando… risos… Lá em casa a casa inteira é minha: a cozinha, a sala, o quarto do casal, o guarda-roupas… enfim… eu deixo tudo do jeito que eu quero e meu marido obedece a minha organização. Um dia eu comecei a encrencar com a bagunça dele do “escritório” (quartinho) e ele falou que não tinha lugar em casa. Eu fiquei assustada, mas entendi o recado e vi ele precisava ter um canto dele mesmo, pra ele fazer o que quiser. Deixei o quartinho para ele. Agora eu não mexo em nada lá. Ele mesmo organiza e desorganiza tudo. Alguns dias ele joga um monte de coisas fora e volta com outras tantas. Eu não falo nada, pois lá é o lugar dele. E eu senti que ele adora lá, então nunca mais brigamos por isso. Beijos!

    1. Gabi comentou:

      Poxa,Bruna,vc me fez refletir agora…A gente vai dominando a casa mesmo,sem perceber…Vou repetir seu gesto aqui em casa,é um gesto de amor que mostra como é importante ceder!

    2. Nilza comentou:

      Oi Bruna, também gostei da dica. Já estava com planos de dar uma ajeitada no quartinho que me marido usa para guardar ferramentas e alguns objetos, mas lendo seu comentário resolvi deixar de lado. É isso aí, organizar sim, ser mandona não! Bjs,

    3. Anna Lara comentou:

      Boa!!!!!! Execelente ideia,quem nao pode dispor de um quarto,faca o possivel para arrumar um armario ou um espaco,e importante mesmo.

    4. Oi Bruna, pois é, eu tinha adotado essa técnica de não me meter, porém, em breve esse quartinho terá que se transformar em quarto de bebê, pois estamos planejando um filho para este ano…então preciso ir aos poucos reduzindo as tralhas que estão lá. Mas de qualquer forma, obrigada pela ajuda.

  8. Gabi comentou:

    Como meu marido tem muitos fones,pois é músico,comprei 3 ganchinhos (iguais a este http://migre.me/drVAy) e os colei atrás do monitor do computador. Eles ficam penduradinhos lá!

  9. comentou:

    Meu marido era assim também, quando estava grávida, no auge do descontrole emocional eu chegava a riscar os cds e jogar de volta junto com os outros.
    Com o tempo ele foi gravando as coisas em pen drives, e foi se desfazendo dos cds. Eram muitos pois ele fazia manutenção em computadores, além dos jogos, filmes e séries que tinha.
    Hoje além dos pen drives, tem um HD externo para gravar os jogos do video game, então sobrou um pote daqueles de cd virgem com uns 30 cds, tudo organizado e em paz.
    Mas eu não fiz nada, meu marido foi percebendo sozinho que os cds ocupavam muito espaço e eram obsoletos.

    Paciência é a chave da convivência…

  10. May comentou:

    Thaís, não tem nada a ver com essa postagem, mas você já pensou numa maneira de ter aquele ícone “imprimir” em cada postagem? Eu fico aloka, sério, copiando e colando suas postagens no Word. Seria muito mais prático um ícone de impressão, igual aqueles de revista, tipo VEJA, que exibe somente a matéria, sem tudo da página, bem limpo. Através do ícone de impressão eu posso exportar para PDF e ler com calma depois do trabalho.

    Fica a sugestão! 🙂

  11. Nair comentou:

    Oi, Thaís… Acompanho o blog há uns 2 anos e amo de paixão!! Não fico um único dia da minha vida sem visitá-lo… Mesmo que não tenha post novo… rsrsrsrsrs… Nem sempre comento, no entanto!! E estou tentando aplicar tudo o que tenho aprendido com você no meu dia a dia…

    Bom… Estou incumbida de implementar um sistema de qualidade aqui na empresa onde trabalho há alguns anos (ISO9001 e/ou 5S)! Fiz alguns cursos há uns anos atrás e tenho alguns materiais “tirados” da internet… Mas pensando em 5S, lembrei-me de organização… E pensando em organização, não tem como não pensar em você e no seu blog!! rsrsrsrs… Vc sabe alguma coisa a respeito? Tem alguma indicação de leitura???

    Aproveitando… Prefiro seu blog sem os colaboradores… Mesmo que você não consiga fazer posts diários!! Assim, ele não perde a sua cara!! 😉

    1. Obrigada, Nair. Não tenho nenhuma indicação sobre assunto por enquanto.

    2. Léa comentou:

      Nair, tendo trabalhado com o 5S, e vendo que poderia aplicar seus princípios à minha vida particular, fui atrás de alguma literatura que tivesse uma linguagem não complicada, fosse prático, e que apresentasse o programa de maneira bem objetiva. Encontrei um tipo de cartilha que me agradou bastante. Inclusive, é complementada por um CD-ROM para que se possa praticar o 5S. O título é “Trabalhando com o 5S”, por Maria Helena Pádua Coelho de Godoy e Kristiane Kessler de Matos. Espero que essa dica tenha alguma utilidade para você. Se quiser uma coisa mais profunda, com certeza você encontrará pesquisando o Google. Abraços.

    3. Léa comentou:

      Meu filho tem uma enorme coleção de CDs. São, em sua maioria, comprados, estão em suas embalagens, etc. Tem também os que ele baixou e gravou (ele não gosta de pen-drives ou HDs; ele adora manusear os disquinhos, vê-los nas estantes, e saber que estão lá à sua disposição, rss). Como estava se tornando difícil encontrá-los, e sendo eu bibliotecária, bolei um sistema onde combinei a órdem alfabética com um código de localização. E deu certo Eles estão dispostos em prateleiras próprias para esse tipo de material, prateleiras essas que cobrem, e decoram, toda uma parede de seu quarto. Mas, mesmo assim ele encontra tudo fácil. Precisando, falem comigo; terei prazer em ajudar.

  12. Barbara comentou:

    Me identifiquei com a parte “marido, relaxado, bagunça no escritório, tralha de informática” mas o meu é mais maleável, arruma as coisas, mas tenho que pedir.

  13. Anna Lara comentou:

    Adorei “comentarista”,hahah eu sou mais leitora que comentarista,mas vou comentar mais pra dar opiniao porque amo organizacao no sentido de deixar a vida mais pratica como a Thais sempre diz,eu odiava os tenis da academia largados no quartinho da bagunca,e no lugar de sapato nao queriamos colocar pq usamos toda hora,enfim comprei uma caixa forrada com napa e os tenis ficam la,alem de guadados,nao vejo e nao me irrita. Acho que se voce puder arrumar um armario so para seu marido seria perfeito,voce organizaria mas deixaria ele a vontade pra entulhar,pra colocar as coisas dele,e de tempos em tempos so dava uma reorganizada junto com ele para tirar o que ele nao quer mais,claro que a ideia do HD e perfeita,mas sempre tem coisas que a pessoa quer guardar ou ficar mexendo de vez em quando,acho importante ter um local pra bagunca dele longe das sua vista,pode ser pequeno mas que ele possa guardar o que quiser como quiser,desde que destralhe de vez em quando,acho que a gente vive reclamando da bagunca deles e nao oferece ideias ou solucoes para amenizar a bagunca ,porque eles nunca serao organizados como nos,pelo menos nao os 98%hahha,nao acredito que exista muitos homens organizados em casa,pelo menos os casados.
    Boa sorte
    Bjs

  14. Agradeço à Thais pelo espaço e pelas dicas. E a todos pelos comentários e sugestões.
    Alguns comentários: nosso apartamento é pequeno, não há espaço para que ele possa ter um quarto só para ele. Então teremos que administrar.
    Sim, farei com a presença dele, até porque, se for diferente, haverá brigas.
    A ideia do HD seria boa, porém, ele tem um HD externo e mesmo assim, MUITOS CDS…mas vamos pensar nessa ideia.
    Sobre o móvel com gavetas, parece uma boa solução…
    Mais uma vez, muito obrigada por todas as dicas!

  15. Gardenia comentou:

    Estou sem saber o que fazer,resolvi fazer uma faxina daquela tipo desentulhar e agora estou perdida, a bagunça ficou maior e não sei por onde começar, por favor me dê uma dica.
    Obrigada
    Gardenia