Nesse mês de volta às aulas, recebi muitos pedidos de mães e pais para postar sobre o lanche das crianças. Para fazer isso com uma certa autoridade, eu conversei com uma amiga minha nutricionista, que elaborou o excelente texto abaixo, que compartilho com vocês.
O nome dela é Roberta Medeiros e seu telefone para contato e atendimentos é:
(11) 99377-9144.
Todos sabem dos benefÃcios de uma alimentação saudável, mas poucos ingerem os alimentos recomendados. Devemos o quanto antes adquirir hábitos saudáveis para que no futuro sejamos adultos saudáveis. Problemas cardÃacos e outras patologias estão acometendo cada vez mais jovens e crianças .
A criança não deve ficar muito tempo sem se alimentar entre as refeições, ou não se alimentar adequadamente, pois ela pode perder peso, ter cansaço e até sentir totura atrapalhando o aprendizado. O ideál é se alimentar de três em três horas
Alimentos gordurosos, como coxinha, risoles e outras frituras,refrigerantes e alimentos que estragam fácil (e fazem muito mal) não devem estar na lancheira. Evitar também chicletes, chocolate em excesso e balas.
Além da lancheira térmica existe outra forma de manter o lanche sempre fresquinho: pode-se usar o papel alumÃnio para embalar lanches e frutas. Outra dica é preparar o lanche logo cedo, pouco tempo antes de a criança sair.
Quanto mais completo o lanche mais saudável e de qualidade será a refeição. É necessário ter na lancheira alimentos de todos os grupos: energéticos, reguladores e construtores. Energéticos são os pães, bolachas, barrinha de cereal, entre outros. Reguladores são as frutas e sucos; e construtores são os leites e derivados, requeijão, manteiga, presunto, peito de peru.
A lancheira pode conter:
- Pães integrais (pode alternar os pães integrais com bisnaguinhas, pão cÃrio, pães de leite e torradas, mas devemos preferir os pães mais saudáveis). Para rechear os pães devemos preferir queijo branco, manteiga, requeijão e peito de peru ou presunto magro, observando sempre a data de validade pois são muito perecÃveis;
- Bolos simples caseiros;
- Sucos naturais ou de caixinha (néctar);
- Conservação dos sucos: as vitaminas da frutas, em especial a vitamina C, sofre oxidação em contato com o oxigênio e vai perdendo sua eficiência. A perda ocorre aproximadamente após 4 horas de exposição (suco pronto). Mesmo com essa perda podemos utilizar outras frutas na lancheira e em forma de suco como por exemplo suco de acerola, abacaxi, maracujá e melão, pois estas sofrem menos o efeito da oxidação;
- Ãgua de coco;
- Achocolatado;
- Iogurtes naturais ou danoninho (só não devem ficar muito tempo sem consumir, então o ideal é consumir o quanto antes);
- Biscoitos de preferência sem recheio, como por exemplo bolachas água e sal com geléia (sem adição de açúcar é melhor);
- Bolacha maisena com requeijão;
- Frutas cortadas em cubos pequenos (não são todas as frutas que ficam boas quando descascadas. A maioria delas perde vitaminas e ficam escuras. O kiwi, não. Apesar de perder um pouco de vitamina C até a hora do intervalo, ele tem fibras e outros nutrientes). Uma boa dica de frutas são as que não escurecem como mamão, melancia, melão, morango. Outra boa pedida também são as saladas de frutas.
- Uma boa opção são as cenouras aperitivo (especiais para lanche);
- Polenguinhos;
- Tomate cereja;
- Ovos de codorna.
Como armazenar
Lanches devem ser embalados em papel filme e leites e os sucos, armazenados em garrafas térmicas.
Outra boa dica é armazenar os sucos em garrafas bem vedadas e escuras, de preferência pequenas, pois ocorre menos oxidação.
Higiene
É importante também fazer todo dia a higienização da lancheira com álcool e água e sabão.
Sugestão de lanches saudáveis para a semana inteira
É muito importante o consumo de legumes, verduras e frutas e devemos evitar açúcar, gorduras saturadas e excesso de sal presentes nos alimentos industrializados. De certo há praticitade nos alimentos industrializados, mas devemos evita-los para ter uma vida saudável no futuro. Então, seguem sugestões e dicas de lanches saudaveis para os pequeninos:
Segunda-feira
1 caixinha de suco de soja (200 ml)
1 bisnaguinha com manteiga
1 fruta em cubinhos
Terça-feira
Suco natural de laranja
1 sanduÃche de pão integral com 1 colher de sobremesa rasa de requeijão
Quarta-feira
3 bolachas água e sal com geléia de morango
1 unidade de queijo tipo Polenguinho
1 banana
Leite fermentado
Quinta-feira
Iogurte integral
1 barrinha de cereais
Mini cenouras
Sexta-feira
1 fatia pequena de bolo caseiro e simples
Ãgua de coco
Melancia fatiada
Sugestão 2
Segunda-feira
1 pote de salada de frutas
Bolacha maisena com requeijão
Terça-feira
Suco natural de maracujá
1 fatia de bolo caseiro
Quarta-feira
2 torradas com geléia
Tomate cereja
Leite fermentado
Quinta-feira
Achocolatado
Pão de forma com queijo branco
Melão cortado em cubinhos
Sexta-feira
Iogurte
Pão de miho
Cenoura fatiada
E então, gostaram das sugestões da Roberta? Eu adorei! Na escola do meu filho, eles que fornecem o lanche, então eu não preciso me preocupar com isso, pois eles já utilizam alimentos mais saudáveis. No entanto, para quem não tem essa opção, ficam as dicas da nutricionista e sugestões para duas semanas de lanches. Não tem como os pequenos não gostarem!
Nutricionista: Roberta Medeiros
Telefone para contato:Â (11) 99377-9144
Adorei essas dicas! Vejo que não fujo muito do que foi sugerido. Na escola da minha filha, eles pedem para mandar a fruta inteira, aà lá na escola, elas juntam todas as frutas das crianças, cortam na hora e todas comem as frutas, que levaram.
Olá Thais e Roberta.
Minha filha estuda em tempo integral e todo dia eu tenho que mandar o lanche da manhã e o da tarde, além do almoço. Gostaria de dicas de um cardápio para esse almoço em especial. Todo dia a noite eu faço a comida pro dia seguinte, mas não estava acostumada com isso porque quando ela estava na casa da babá ela almoçava lá. Agora estou perdida… Hoje pela manhã ela disse: Mãe… carne moÃda de novo??? Rsrsrs. Tadinha… Já pensei num monte de coisas… Mas ainda estou confusa. 🙁
Estou passando pela mesma situação, como não tenho tempo para cozinhar todos os dias (saio 5 e chego 23) cozinho aos domingos, passei um dia na internet, anotando varias receitinhas de cardapio e vou fazendo para a semana inteira… tanto os lanches como o almoço.
ThaÃs,
Não tenho filhos, mas essa dica tb vale para aqueles que levam os seus lanchinho de casa!!! Perfeito, com algumas adaptações, vou seguir!!!Vale lembrar a importância de se alimentar (pequenos lanches) entre as principais refeições ajudam na aceleração do metabolismo, ou seja perca de peso!!!
Bjim
As minhas meninas ficam integral na escola, então preciso mandar dois lanches pra cada uma. Tente variar ao máximo, mas é difÃcil, principalmente para o lanche da tarde, mandar coisas mais saudáveis, pois estragariam até à s 15hrs…
Luciana, meu filho ficava na creche até o ano passado e lá eram servidas frutas na manhã e alimentos mais energéticos pela tarde (biscoitos, pães, bolos), sempre com suco ou iorgute. O bom da fruta pela manhã é q não pesa a barriguinha deles para o almoço e mantém o apetite.
Bjs, Fabi
Apesar de não ter filhos, adorei as dicas dos lanchinhos, que vou procurar adotar para mim. As únicas que eu excluÃria seriam as bisnaguinhas e os sucos prontos. As bisnaguinhas contém muita gordura para ficarem fofinhas daquele jeito e os sucos prontos podem ter até 25% (1 de cada 4 partes) de açúcar. Se não for possÃvel fazer suco natural eu substituiria por chá, que pode ser quente ou gelado e dá para variar.
http://www.falecomanutricionista.com.br/alimentos-nao-saudaveis/ olha que matéria interessante sobre alguns lanchinhos que achamos saudáveis, mas podem ter seu lado “diabinho”.
Excelentes dicas! Nada como já visualizar o cardápio da semana, aà é só comprar tudo e organizar. Gostei muito. Parabéns!
Thais do céu!!!! Que maravilha essas dicas. Peno um pouquinho pra organizar o lanchinho do meu pimpolho, tentando variar o máximo possÃvel e dar coisas mais saudáveis. Estamos vivendo uma nova rotina (espero que provisória!) e essa história do lanche tem me preocupado um pouco, pois, sem tanto tempo disponÃvel, acabamos priorizando os mais “fáceis”. Pelo post, acho que não há mal algum em dar suco de caixinha (o Ades, de soja), né? Sempre preferi os naturais, feitos um pouco antes de levá-lo à escola, mas agora não temos tido essa disponibilidade, e, pelo que vi, não é interessante preparar o suco com taaanta antecedência…
Um grande bj,
Rê
Como também não tenho filhos e sempre procuro levar um lanche pro trabalho, vou adaptar pra mim, Adorei sobre as dicas de armazenagem e validade dos produtos. bjos
Dá pra adaptar para quem leva lanche para o trabalho.
Poxa, mas tem umas sugestões nada saudáveis ai no meio. Olha:
10 alimentos que parecem saudáveis, mas não são!
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI330766-15149,00.html
Dica de um site muito bacana sobre alimentação infantil:
http://www.asdeliciasdodudu.com.br/
Beijos!
Gente, se pararmos para pensar, TUDO tem seus contras. Não podemos, infelizmente, fazer da maneira ideal no dia a dia, pois não temos como armazenar, produzir, não temos dinheiro para comprar só orgânicos, nem tempo para preparar muitas opções em casa. Precisamos sim fazer o melhor possÃvel. As dicas da nutricionista foram pautadas nas opções mais saudáveis dentro da nossa necessidade de praticidade. ;D
nossa, adorei! na escola da minha filha eles também fornecem o lanche, mas no fim de semana a gente sofre pra manter a rotina. Sempre estou atrás de dicas pra deixar as refeições dela mais saudáveis e menos complicadas.
Curti muito!
beijo
sobre o comentário anterior, é melhor dar suco de caixinha, danoninho, etc do que refri e fritura.
Temos que descomplicar!!!
Algumas dessas bebidas, também chamadas de néctar de fruta, têm tanto quanto ou até mais açúcar do que os refrigerantes. São até duas colheres de sopa a cada 200 ml, além de uma quantidade grande de sódio, substância que, em excesso, pode sobrecarregar os rins e aumentar as chances de a criança ter pressão alta no futuro. Os corantes e aromas também aparecem no suco de caixinha (inclusive nos de soja), ou seja, mais quÃmica ainda. A saÃda é alterná-lo com o suco natural (ou água mesmo!). Você pode dar o industrializado no lanche, por exemplo, e o caseiro, no jantar. Na lancheira térmica, o suco natural dura até três horas sem estragar. Para aumentar a duração da bebida, misture-a com água de coco, que retarda o processo de oxidação, é um hidratante natural e não tem muito sódio nem na versão das prateleiras. Outra alternativa são os sucos prontos integrais, que não têm açúcar e só precisam ser dissolvidos em água. Mas não abuse. Qualquer tipo de suco deve ser consumido no máximo duas vezes ao dia, pois são calóricos – pense que, para fazer apenas um copo do de laranja, é preciso três frutas!
Agora q meu filhote saiu da creche e está na escolinha (um turno), sempre mando uma fruta (a assistente descasca lá mesmo), um alimento mais energético (pão, bolo, biscoito, torradinha) e algum derivado de leite e/ou suco. Meu filho não é gordo, mas é guloso e come bem. Fiz a adaptação dele na semana passada e percebi q as mães q mandaram só frutas, os filhos acabaram não comendo tudo pq compararam os lanches com os dos coleguinhas… Por outro lado, teve mãe q mandou apenas biscoito recheado e suco daqueles bem água com açucar mesmo (não vou citar marcas). Acho q o equilÃbrio é a palavra chave!
Bjs, Fabi
Thais, eu ia falar o que já falaram, tem muita coisa pseudo-saudável nessa lista. Danoninho, achocolatado, peito de peru, suco de caixinha …
Mas vi seu comentário falando sobre praticidade e tal. Acho que isso tem de ser incluido no post então não? Pq ficaram parecendo opções saudáveis quando na verdade são só menos ruins em comparação a fritura e refrigerante.
Até que ponto a praticidade vale nessa questão? Pergunta de quem anda em crise com alimentação pq tá difÃcil encontrar um caminho seguro…
É difÃcil mesmo, Rô, especialmente porque o que acreditamos ser saudável hoje pode ser prejudicial amanhã. Eu não tomo suco de laranja, por exemplo, porque tem muito mais açúcar e calorias que um copo de refriferante diet. opção minha! A opção mais saudável seria comer a laranja com o bagaço, porque o próprio suco nem tem todos os nutrientes para justificá-lo. Enfim, acho que entrarÃamos em outra questão. Cada famÃlia tem seus hábitos alimentares.
Então o deveria ser escrito como “opções de lanches práticos” e não “opções de lanches saudáveis”. Com referência a uma nutricionista, o post vende a imagem de que alimentos porcaria são saudáveis.
Há opções mais saudáveis:
Danoninho: iogurte integral natural (sem sabor, sem mel, sem corantes)
Bisnaguinha: pão integral
suco de caixinha: água de coco, suco integral de uva (garrafa vidro), suco integral de laranja xandô ou fazenda (ficam refrigerados), chá de ervas feito em casa…
Embora o suco de laranja tenha muitas calorias, ainda são melhores que um suco adoçado com açucares refinados, adoçantes artificiais
Acho que a ideia de quem apontou que tem alguns produtos nem tão saudáveis assim foi na ideia de complementar a informação dada. (eu, pelo menos, em momento algum quis criticar a postagem e o serviço da nutricionista). Concordo que a praticidade e a realidade financeira podem pautar algumas escolhas, mas acredito que é possÃvel encontrarmos o caminho do meio.
Gente, este é um blog sobre organização, não sobre dieta.
Como a própria nutricionista explicou no texto, algumas opções que seriam mais saudáveis acabam não sendo práticas (quem vai fazer suco natural todo santo dia?) e acabam não ficando saborosas/nutritivas depois de certo tempo.
Não tenho filhos, mas me lembro direitinho quando minha mãe me mandava suco de laranja natural: o horror! O suco ficava quente e azedo e já não tinha mais nutrientes há tempos…
Todo mundo vem aqui chorar a falta de tempo. Aà a pessoa especialista em nutrição vem dar dicas dentro daquilo que TODOS pedem (ser práticos!) e reclamam… Todo mundo quer ser saudável, é claro! Não concorda com algum alimento da lista? Troque-o por outro que você considere melhor. Nem por isso a lista deixa de ser válida!
Perfeito! Ufa! Uma mão na roda! Já faço o lanche tentando seguir o padrão de lacnhes saudáveis, mas eu gostei mesmo foi das variações!
Pra mexer um pouco mais esse mingau: temos mesmo que ter preocupação com a saúde, principalmente quando se trata de nossas crianças. E vamos reconhecer que também precisamos ser práticos. Então, o negócio é ler com atenção o rótulo daquilo que compramos. Suco de laranja de caixinha, por exemplo, tem de dois tipos: suco mesmo e néctar. O néctar de fato tem uma quantidade incrÃvel de açucar, e mais várias coisas naquelas letras miudinhas.Já as caixinhas de suco normalmente só tem mesmo fruta e água.
Nas prateleiras dos supermercados há bisnaguinhas de todo tipo. Se a gente comprar da Pulmann, tá levando junto um bocado de conservante, e coisa ruim. Já as da Santa Joana (só pra citar um exemplo), só tem ingredientes integrais, e mais nada.
Enfim, mesmo entre os industrializados, dá pra fazer boas escolhas.
Obrigada pelas dicas!
Gosto de dar o suco de maça Yakult que é sem açúcar e sem conservantes.
Para o texto ficar melhor ainda: pão sÃrio é com s!
Abraços,
Priscila
TaÃs, adoro seu blog, leio todas as postagens e compartilho apesar de comentar pouco. Muito me preocupa um cardápio com suco a base soja , achocolatado e bisnaguinha industrializada para crianças. Observando as tabelas nutricionais destes alimentos vemos os perigos para quem esta na fase de construção do corpo. É muito complicado dizer para mães que precisam estar fora de casa o dia todo , como é o caso das mães de nossa geração , que ela precisa dar conta de tudo e ainda ser capaz de fugir da praticidade dos industrializados. Porém devemos sempre tentar, na medida do nosso possÃvel optar por soluções menos nocivas. Abraço e parabéns pelo blog, não vivo sem.
Uvas tb sao boas opções, assim com torradas integrais e sucrilhos orgânicos sem açucar. Fazem sucesso lá em casa!
Adorei essas dicas, eu nao tinha muita ideias para o lanche da minha filha , mais vou armazenar essas dicas e vou por em prática obrigada.
Olá, meninas!
Muito, muito obrigada pelas dicas. Sou mãe de 3 e confesso que ás vezes falta criatividade pra preparar a lancheira. Há mil opções muito práticas, porém nem sempre saudáveis. Vocês deram ideias ótimas mantendo o equilÃbrio entre o saudável e o gostoso.
Parabéns pela iniciativa!
Beijos,
Suka
Organizar o cardápio de lancheiras dos filhos é um super desafio, primeiro porque chega numa fase em que eles se tornam muito seletivos. Na minha casa são duas lancheiras e passamos o ano de 2012 num processo de reeducação alimentar familiar e ainda tenho muito chão pela frente, porque evitar açúcar, sódio e gordura com o compatibilizando com a praticidade e o paladar de crianças de 8 e 3 anos é uma barra.
Eu teria muitas considerações, mas só vou fazer uma: suco de caixa é água e açúcar, com pouquissima coisa boa. O suco de soja é um perigo, não deve ser consumido em excesso nem por meninas, nem por meninos, além de também ter muito açucar. Enfim, não têm benefÃcio algum para as crianças, só prejuÃzos e não sei – sério! – se o prazer de tomá-los vale o custo… aà cada uma tem que fazer sua reflexão…
As saÃdas lá em casa é o suco integral de uva enviado em boas garrafas térmicas e a água!!! sim!!! a boa o velha agua filtrada…
Se num dia não tem como mandar o suco da fruta, o integral ou de polpa (que é uma opção melhor que a caixa), manda água. nada mais simples, prático e barato!!!
Nossa finalmente alguém citou a água!!Pq mandar suco todo dia?Pq essa mania de ter que enviar uma bebida adoçada pras crianças?Querem descomplicar?Mandem água e tá tudo certo!
Dá pra ter praticidade sem abrir mão da saúde. Basta uma rápida pesquisa para ver que suco de soja, danoninho e outros itens listados não são tão inofensivos assim. Eu tenho dois filhos e tenho que arrumar a lancheira dos dois. O que ajudou? Criar uma rotina noturna e só deixar para fazer no dia seguinte o que não pode ser adiantado. Mas pros dias da pressa prefiro esses sucos integrais engarrafados. É só colocar gelo e tá pronto. Pode até parecer complicado, mas fazer um iogurte de verdade nem é tão difÃcil assim. E sai muuuito mais barato. Fico chocada com o preço desses produtos lácteos!
Essas sao sugestoes de Lanches saudáveis??????
Desde qnd bisnaguinha, achocolatado, suco de caixinha são saudáveis?
Quero distancia de uma nutricionista dessa!
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI330766-15149,00-ALIMENTOS+QUE+PARECEM+SAUDAVEIS+MAS+NAO+SAO.html
Oi Tais! Adoro seu blog! Tenho três filhos pequenos e trabalho muito, então, aproveito ao máximo suas dicas! Com relação aos lanchinhos, não sou expert, mas com relação à bebida, quando mando na lancheira suco de caixinha, coloco um puco no freezer antes deles saÃrem para a escola, assim conservam mais tempo geladinhos; também faço isso com o iogurte e leite fermentado quando mando. Abraços e sucesso!
Em vez do famigerado suco de soja (cheio de açúcares, conservantes e fito hormônios), pode se encher uma garrafa térmica com suco até transbordar e tampá-la, assim não há contato com oxigênio e o suco se conserva. Confesso que o cardápio me decepcionou um pouco, pois é cheio de industrializados (barrinhas, bisnaguinhas, suquinhos, inhos, inhas). De resto, adoro o blog e gostei do texto. Gostei também das sugestões não doces, como cenouras e tomatinhos para o lanche.
Adorei as dicas, mas tenho uma questão: minha filha não come nem pão nem queijo. Isso reduz muito a minha lista de alimentos salgados para levar de lanche. Alguma ideia?!
Pesquisa no site maternidade colorida!Lá tem várias receitas para intolerantes à lactose e glúten que podem ser preparadas com antecedência!
Adorei a sugestão de cardápio semanal. Estava em busca de ideias realistas, pois a maioria dos sites coloca um monte de sugestões tão out of reality, que pelo amor de Deus.
Adorei!!
bjooos
Nena Lira
Muito legal o texto. Gostaria apenas de ressalvar q o néctar de fruta vendido em supermercado é muito rico em açúcar e contém pouca fruta. Observem os ingredientes na impressos na embalagem. O açúcar é sempre o segundo após a água.
Tenho um filho de 2 anos e 4 meses, e preciso mandar alimentos para 3 refeições. Incluindo sobremesa. Sempre mando suco de polpa de fruta ou de fruta com açúcar demerara e enriqueço com cenoura ou beterraba. Mando 2 bananas presas no cacho, maçã ou pêra. Pra almoço sempre mando arroz ou macarrão com feijão e salada cozida ou crua. Alterno tangerina, laranja, 6 coroços de uvas ou gelatina para sobremesa. E de lanche da tarde fruta. Meu pequeno não come pão com nada, pra ele comer em casa é um sacrifÃcio. Às vezes mando leite fermentado, achocolatado ou iogurte qd não quer tomar café da manhã. Achocolatado feito em casa com cacau em pó. Mas vejo que mesmo ainda não entendendo muita coisa, logo vai enjoar. Acredito que lanche saudável é importante e sendo mãe de aluno integral, entendo o quanto é difÃcil manter a criatividade e a realidade nos obriga a oferecer coisas que não pensavamos. Nq escolinha do meu filho não tem cantina e a direção aconselhou aos pais mandarem frutas pelo menos uma vez na semana e meu Miguel vai na contra mão. Leva biscoito maizena 1 vez na semana e olhe lá. As dicas foram muito boas e muito bem defendida e argumentada com relação à aquilo que de inÃcio não concordamos.
Muito bom argumento Cátia!
Nossa parabéns pela dedicação na alimentação do seu pequeno!Não desiste!Lá na frente deu esforço vai ser recompensado!
se for mandar o iogurte natural desnatado para uma criança de 2 anos como acondicionar , em qual recipiente metade do copinho pra ela levar ? pois ela nao consegue consumir o pote inteiro
adoçaria com mel na escolinha e frutas
Essa é uma boa questão. Eu primeiro veria na escola se teria como a professora manusear, e então perguntaria qual o melhor procedimento pela escola.
Olá boa tarde. E se eu quiser mandar na lancheira do meu filho achocolatado preparado em casa? Sem ser aqueles “toddynhos” que compramos industrializados?! Se eu colocar em temperatura ambiente em uma garrafa e lancheira térmica mesmo assim tem perigo de azedar o leite?
Obrigada.
Meu NetInho está acima do Peso,ele Tem 8 Anos está 7klos a Mais ,Queria muito uma comida saudavel para ele é também para levar de LANCHE por favor me ajudar .
Sou mãe de primeira viagem e gostei muito dessas dicas de cardápio. Estou inserindo uma alimentação saudável na vida da minha pequena. Obrigada!
gostei muito de todo cuidado que teve para montar o cardápio das crianças muito obrigada