Dúvida da leitora: o que fazer com o material do curso de Direito

Oi! Primeiramente, quero parabenizar você pelo blog. Ele é ótimo, você é muito legal e compreende nossos problemas de verdade. Você é muito inspiradora.

Estou com um problema de organização em relação aos meus materiais da faculdade. Me formei em Direito neste mês e fiz uma limpa em tudo o que guardei. Me livrei de provas e vou dar alguns materiais para um amigo meu que faz o mesmo curso. No entanto, tive que guardar uma quantidade considerável de papéis e cadernos, que fazem MUITO volume. Comprei duas pastas sanfonadas de 31 divisórias e o que restou eu dividi nelas. Não acho que foi a melhor solução, porque elas ficaram bem pesadas e volumosas, mas pelo menos diminuí de umas 7 pastas que tinha para duas grandes. Os cadernos são um problema. O que tinha de descartável neles eu tirei e joguei fora, mas tem coisas importantes que ainda são atuais e talvez eu precise para algum concurso público que pretendo fazer. Pensei em tirar o arame dos cadernos, separar as folhas e colocar nas pastas com divisórias. O espaço aqui em casa é bem pequeno, é um flat, então é complicado. Será que você pode ajudar? Li no blog que no final da faculdade deveríamos ter apenas uma pasta “faculdade”, mas no curso de Direito isso é difícil! Enfim, parabéns pelo blog!

Y. K.

Querida leitora,

Entendo sua aflição. O que você pode fazer é ter uma pasta para cada matéria, então. Essas pastas com divisórias, quando ficam muito cheias, ficam feias. Mas tente generalizar e ter a menor quantidade possível de pastas. A grande verdade também é que, daqui a uns cinco anos, você conseguirá filtrar melhor o que deve ficar.

A dica serve para concursos com material mais extenso também, como História.

Quanto a concursos, eu não teria essa preocupação, pois o estudo para concursos é diferente do estudo acadêmico. Os materiais são diferentes, pois é outro foco. Considere esse ponto também.

Boa sorte.