2012: um ano produtivo

Quando eu paro para pensar em tudo o que eu fiz em 2012, duas coisas me vêm à mente:

  1. Fiz muita coisa!
  2. Perdi muito tempo com projetos que não batiam com meus objetivos de verdade.

Não gosto de fazer resoluções, mas pensar em objetivos de curto, médio e longo prazo. Meus objetivos de curto prazo, que eu queria para 2012 e 2013, eram os seguintes:

1. Emagrecer

Depois de quase ter desistido desse intento, consegui emagrecer 20kg em 2012 fazendo a dieta Atkins. Emagreci tudo isso em menos de 4 meses e depois não emagreci mais, pois sou sem-vergonha e abuso dos alimentos que só posso comer com moderação. Depois de sair da dieta pela primeira vez agora em dezembro, eu pretendo voltar a fazê-la desde o início para tentar emagrecer mais.

2. Terminar a minha pós-graduação

Só a minha família e eu sabemos tudo o que eu passei para terminar a minha pós-graduação. Minhas aulas eram aos sábados durante o dia todo (das 8h às 17h), e eu comecei quando meu filho não tinha nem um ano de idade. Eu decidi tomar essa atitude pela minha vida profissional porque achava que já tinha perdido tempo demais. Cada sábado foi um verdadeiro desafio vencido, mas eu finalmente terminei. Meu TCC foi sobre a profissionalização do blog e eu tirei 10. =)

3. Dar aulas

Sempre quis ser professora, desde criança. Terminar a pós-graduação me deu a possibilidade de fazer isso, para depois eu seguir para um mestrado. Já fiz uma entrevista e começarei a lecionar em 2013. Estou muito, muito empolgada e não vejo a hora.

4. Comprar um carro

Depois de mais de 30 anos de vida sem precisar de um carro, finalmente compramos nosso primeiro veículo agora em dezembro e podemos ficar mais tranquilos com relação ao nosso filho, às compras que podemos fazer mais baratas nos mercados e tudo o mais. Precisamos nos organizar muito para dar conta, financeiramente falando, mas está dando tudo certo. Escolhemos um modelo flex, econômico e que nos foi muito bem recomendado (Classic, da Chevrolet).

5. Falar inglês fluentemente

Iniciei 2013 com a meta de falar inglês fluentemente. Eu já considero meu inglês ok, mas queria melhorar. Fiz o curso de conversação da Open English (que é ótimo) mas, depois de uma série de encontros profissionais onde eu conversei o tempo inteiro em inglês com as pessoas, eu percebi que não precisaria investir tanto tempo assim estudando fluência, mas sim gastar esse tempo lendo artigos em inglês, estudando gramática etc. O curso é ótimo, mas eu já estou em uma fase onde vocabulário é mais importante, então a leitura é mais satisfatória. Valeu pela experiência, mas darei um foco diferente em 2013.

6. Tirar minha cidadania italiana

Bom, logo no início de 2012 eu enviei meus documentos para o consulado italiano e… continuo esperando. Lá o processo é demorado mesmo e a previsão para me chamarem é de 2016, então…

7. Tocar com a minha banda

Meu pai era músico e eu toco diversos instrumentos desde a minha adolescência. Eu amo música e sei que é algo que, se a gente parar de fazer, acaba deixando de lado para o resto da vida, porque nunca será prioridade, a não ser que você viva disso. Este ano, montei duas bandas, ensaiei, fizemos dois shows e para mim foi ótimo, mas me fez ver que, no momento, não há espaço para me dedicar a isso de verdade. Não tenho condições de perder uma noite de sexta e de sábado para ficar tocando, sendo que preciso fazer muitas coisas no dia seguinte. Questão de prioridade. Adoro música, gosto de tocar sozinha em casa, gravar algumas coisas, mas sair para tocar com banda é um projeto que pretendo retomar só daqui a um bom tempo. Já vivi muito isso e é cansativo. Não é minha prioridade no momento.

Ficou para 2013…

8. Tirar minha carta de motorista

Eu estava esperando terminar a minha pós-graduação para tirar a carta de motorista e pretendo fazer isso ainda no primeiro trimestre de 2013. Meu marido já tem a carta, no entanto, e por enquanto temos nos virado bem. Não vejo a hora de ir e voltar do trabalho de carro, pois economizarei cerca de duas horas todos os dias. (!!!)

Além dos projetos citados acima, consegui deixar nosso apartamento minimamente arrumado. Ainda há muito a ser feito que foi adiado por economia de dinheiro, por termos priorizado outras coisas. De móveis, as únicas coisas que faltam são:

  • Um par de cadeiras e uma mesa para a varanda. Achei supérfluo no começo (e é), mas faz falta ter um espacinho ali para tomar café ou ler em um momento de descanso;
  • Um móvel para guardar a coleção de DVDs do meu marido. Ainda não chegamos a um consenso sobre o que seria melhor, pois ele tem cinco caixas cheias de DVDs já nos envelopinhos, sem as capas de plástico;
  • Os outros três cubos da Evolukit para pintar e colocar a vitrola em cima;
  • Uma cabeceira para a nossa cama.

Uma outra decisão relacionada ao apartamento para 2013 é a de comprar uma máquina de lavar que lave e seque. Quando compramos a nossa máquina de lavar, achei que isso seria besteira (gastar tanto assim), mas me arrependi bastante. A roupa demora a secar, não podemos cozinhar se há roupa secando, enfim, uma série de pequenas coisinhas que irritam e atrapalham bastante no dia a dia. Portanto, em 2013, assim que eu tiver um dinheiro guardado, farei esse investimento.

Com relação aos meus objetivos pessoais em 2013, pretendo pegar mais leve. Quero:

  1. Continuar estudando;
  2. Dedicar mais meu tempo ao trabalho;
  3. Cuidar melhor da minha família;
  4. Viajar mais;
  5. Continuar decorando o apartamento;
  6. Sossegar um pouco com relação a projetos novos.

Além do que eu já citei lá em cima (emagrecer mais e tirar a carta de motorista).

Hoje estou escrevendo este post em casa, minhas sobrinhas estão aqui (vieram passar uns dias conosco) e eu estou adorando a experiência de receber pessoas para ficar mais de um dia. Depois eu comento no blog como foi a preparação. =)

Esse foi um pequeno resumo do meu ano de 2012 e uma pincelada do que quero para 2013. E o seu ano, foi produtivo? O que a organização te proporcionou? O que poderia ter te proporcionado?