
Receber pessoas em casa é trabalhoso, mas gostoso. Eu, pelo menos, adoro ser a anfitriã, planejar tudo, ter ideias. Quando eu li o livro da Martha Stewart (“Entertaining”, somente em inglês), foi quando me apaixonei de verdade pelo tema. Receber nada mais é que uma arte de fazer bem à s pessoas que você gosta. O importante não é a comida, os presentes no Natal, a mesa bem posta – é o cuidado que você tem com os seus convidados.
Portanto, fundamental mesmo é que a sua recepção tenha a cara das pessoas que estarão ali, com um toque seu.
A tia Martha listou tudo o que um anfitrião deve e não deve fazer, e eu gostaria de compartilhar com vocês:
Não seja invisÃvel
Nada pior que ir a uma festinha na casa de alguém e não conseguir sequer conversar com a pessoa, pois toda hora ela some na cozinha ou está sempre tremendamente atarefada. Se estiver estressante, é porque você está fazendo errado. Simplifique o máximo que puder, delegue e curta a sua festa. Dê atenção aos seus convidados, pois eles são a razão para tudo isso estar acontecendo.
Não constranja as pessoas
Pior do que não dar atenção aos seus convidados, é ficar dizendo que eles não podem comer tal coisa antes de X, que não pode usar esse ou aquele talher, que não pode fazer isso ou aquilo. Da mesma forma, não fique se desculpando porque a comida ficou salgada, porque o gelo não está pronto e coisas desse tipo que servem somente para constranger quem estiver por perto.
Não seja exibido(a)
Você pode ser a pessoa que mais entende de vinhos no universo, ou conhecer todas as receitas da Julia Child de trás para frente. Nada mais chato que estar na casa de uma pessoa que não para de se exibir e falar dos seus dotes. Deixe as pessoas falarem. Isso também vale para a decoração! Não fique exibindo seu home-theater, a vitrola vintage que custou dois mil reais, o piso novo que você colocou exclusivamente para o final do ano. Chato, chato, chato.
Não brigue
É muito comum as pessoas ficarem estressadas durante as festas em casa e brigarem por quaisquer motivos. Não brigue com o seu marido ou esposa. Se algo acontecer, conversem mais tarde. Não estraguem o clima da festa, aconteça o que acontecer.
Eu espero que você tenha um feliz e tranquilo Natal. =)
Thais, desejo para você e toda a sua famÃlia um feliz Natal e um 2013 recheado de coisas boas. Todos os anos nesta época eu dou uma paradinha para agradecer todas as graças recebidas durante o ano e sem dúvida, ter conhecido você por meio do seu blog fez muita diferença na minha vida. Muito obrigada por tudo e com certeza eu ire ter um 2013 super organizado!
Com carinho,
Rúbia
Muito bem vindas as tuas dicas! Ja compartilhei! Recepções são para todos curtirem, s não for assim, não vale a pena ser anfitriã!
Um feliz Natal pra ti e tua famÃlia!
Beijos
E a pior coisa é um vegetariano chegar e não ter nada pra comer. Além disso, ficar ouvindo o tempo todo que ‘mas não vai comer nada? Que desfeita, fiz com tanto carinho’
¬¬
Sorry, sua boa vontade é o máximo. Mas infelizmente, não existe natal sem estresse pra mim, nem como anfitriã nem como convidada, haha.
Luana,eu e meu marido somos vegans e nao temos problemas em nenhuma ceia.Quando somos convidados,gentilmente nos oferecemos para levar 1 prato e 1 sobremesa.Ademais,natal sempre tem frutas e sucos….o stress pode ficar de fora do natal ,depende da forma como vc o encara.Pra mim,nao se trata de comer e sim de estar nacompania de quem se ama.
Não brigue é um ótimo conselho!!!
Vou acrescentar mais um para quem não é de briga, mas é humano (hihihi): relevar e não se ressentir, seja lá qual for o desaforo!!!
Feliz Natal para vc e para sua famÃlia!
Bjs
Gabi,
fico feliz em ler isso, e com uma pontinha de inveja, rs. Uma das coisas que vou mudar na minha vida é isso: aos poucos mudar os lugares que frequento. De uns tempos pra cá venho percebendo que se estou sempre sendo alvo de piadas/implicância, talvez seja hora de mudar alguns hábitos e relacionamentos.
Boas festas pra todxs.
Que dicas ricas!
Muito obrigada, ThaÃs!
Ótimo ano para você e sua famÃlia!
Obrigada! Igualmente.