fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Ideia para montar um fichário de receitas

Eu não sei vocês, mas eu nunca me convenci com aquela história de dividir as receitas em doces, salgados e bebidas. Talvez por esse motivo eu nunca tenha conseguido manter um bom fichário com receitas. Hoje em dia, salvo as receitas em formato de imagem em uma pasta no Dropbox (serviço de armazenamento na nuvem, gratuito) e acesso pelo iPad, quando preciso de alguma receita. Mas olha, dificilmente utilizo. No dia-a-dia, reina a praticidade e os pratos de sempre mesmo.

Porém, como eu sei que muita gente prefere usar papel, eu acho que é super possível ter um fichário para guardar as receitas preferidas. Apesar de um caderno ter um ar mais romântico, considero o fichário mais prático para tirar e adicionar folhas, além de conseguirmos inserir diversos materiais nele (papéis, plásticos) – basta ter um furador.

Este post então traz uma ideia para você organizar as suas receitas em um único lugar. Você irá precisar de um fichário de qualquer tamanho, que pode ser comprado em qualquer papelaria que venda material escolar, e divisórias. Eu prefiro o fichário grande porque você pode tirar receitas de páginas de revistas, assim como imprimir em folhas de sulfite.

Uma ideia diferente para as divisórias é a seguinte:

  1. Comida do dia a dia – Nesta divisória, você colocará as receitas que costuma fazer sempre. Você também pode inserir aqui os pratos triviais, como receita de arroz ou de feijão, mesmo que você não faça frequentemente. Se quiser uma receita básica, é aqui que encontrará!
  2. Cardápios semanais – Nesta divisória, você colocará os seus menus semanais. Você pode ter uma única folha e sempre preencher a lápis e apagar na semana seguinte, se quiser economizar. Eu recomendo que você tenha uma folha para cada semana do mês, pois assim conseguirá ver o que já preparou e tentar variar um pouco. Se você quiser se aventurar e fazer um prato diferente em cada um dos 30 dias do mês, pode usar sempre como guia os menus que já planejou.
  3. Comidas gostosas – Aqui você colocará as suas comidinhas preferidas. Esqueça um pouco a divisão doce/salgado. Coloque aqui todas as comidas que você gosta, de purê de batata com queijo a cupcake com recheio de nutella.
  4. Bolos, tortas e cupcakes – Eles constituem uma categoria totalmente separada de Doces, não é? Então trate seus bolinhos com carinho. Uma divisória somente para eles facilita quando você estiver procurando especificamente uma receita desse tipo.
  5. Biscoitinhos – Bom, eu acho que essa categoria é essencial para quem tem filhos em casa! Costumam ser receitas rápidas e que agradam quaisquer paladares, especialmente crianças. Então, por exemplo, se você receber os amiguinhos do seu filho em um domingo, não precisa quebrar a cabeça pensando no que fazer – basta olhar esta seção.
  6. Chocolate – Se você for chocólotra(o), tenha uma divisória só para receitas maravilhosas com chocolate.
  7. Receitas rápidas – Nesta divisória, você deve colocar somente as receitas que são super rápidas de fazer, de preferência com ingredientes que você sempre tenha em casa.
  8. Comidas festivas – Auto-explicativo. =) Peru de Natal, chocolates para Páscoa, entre outras receitas, entram aqui.
  9. Lanches – Divisória para receitas diferentes de lanches, inclusive ideias para o dia a dia das crianças e lanchinhos que você pode levar para o trabalho.
  10. Sobremesas – Aqui você pode colocar os doces que não se enquadram em nenhuma das outras categorias.
  11. Receitas light – Saladas e franguinho grelhado entram aqui.
  12. Carnes – Receitas com carnes no geral podem entram aqui, caso não estejam em outra divisórias.

Vai acontecer de uma receita caber em diversas categorias. Quando for assim, deixe uma folha de sulfite no início de cada divisória com o índice. Se na divisória de “Chocolate” você colocar “Bolo de chocolate da mamãe”, indique que a receita está em “Comidas gostosas”, por exemplo.

E a grande verdade é que você pode (deve) criar suas próprias e personalizadas categorias. Colocar somente o que te interessa mesmo. Nada de ficar guardando receitas que você não gosta ou nunca pretende fazer.

Esse fichário pode ficar na própria cozinha, se você tiver espaço, para ser consultado sempre que estiver se aventurando por lá.