Ideia para montar um fichário de receitas

9
3020

Eu não sei vocês, mas eu nunca me convenci com aquela história de dividir as receitas em doces, salgados e bebidas. Talvez por esse motivo eu nunca tenha conseguido manter um bom fichário com receitas. Hoje em dia, salvo as receitas em formato de imagem em uma pasta no Dropbox (serviço de armazenamento na nuvem, gratuito) e acesso pelo iPad, quando preciso de alguma receita. Mas olha, dificilmente utilizo. No dia-a-dia, reina a praticidade e os pratos de sempre mesmo.

Porém, como eu sei que muita gente prefere usar papel, eu acho que é super possível ter um fichário para guardar as receitas preferidas. Apesar de um caderno ter um ar mais romântico, considero o fichário mais prático para tirar e adicionar folhas, além de conseguirmos inserir diversos materiais nele (papéis, plásticos) – basta ter um furador.

Este post então traz uma ideia para você organizar as suas receitas em um único lugar. Você irá precisar de um fichário de qualquer tamanho, que pode ser comprado em qualquer papelaria que venda material escolar, e divisórias. Eu prefiro o fichário grande porque você pode tirar receitas de páginas de revistas, assim como imprimir em folhas de sulfite.

Uma ideia diferente para as divisórias é a seguinte:

  1. Comida do dia a dia – Nesta divisória, você colocará as receitas que costuma fazer sempre. Você também pode inserir aqui os pratos triviais, como receita de arroz ou de feijão, mesmo que você não faça frequentemente. Se quiser uma receita básica, é aqui que encontrará!
  2. Cardápios semanais – Nesta divisória, você colocará os seus menus semanais. Você pode ter uma única folha e sempre preencher a lápis e apagar na semana seguinte, se quiser economizar. Eu recomendo que você tenha uma folha para cada semana do mês, pois assim conseguirá ver o que já preparou e tentar variar um pouco. Se você quiser se aventurar e fazer um prato diferente em cada um dos 30 dias do mês, pode usar sempre como guia os menus que já planejou.
  3. Comidas gostosas – Aqui você colocará as suas comidinhas preferidas. Esqueça um pouco a divisão doce/salgado. Coloque aqui todas as comidas que você gosta, de purê de batata com queijo a cupcake com recheio de nutella.
  4. Bolos, tortas e cupcakes – Eles constituem uma categoria totalmente separada de Doces, não é? Então trate seus bolinhos com carinho. Uma divisória somente para eles facilita quando você estiver procurando especificamente uma receita desse tipo.
  5. Biscoitinhos – Bom, eu acho que essa categoria é essencial para quem tem filhos em casa! Costumam ser receitas rápidas e que agradam quaisquer paladares, especialmente crianças. Então, por exemplo, se você receber os amiguinhos do seu filho em um domingo, não precisa quebrar a cabeça pensando no que fazer – basta olhar esta seção.
  6. Chocolate – Se você for chocólotra(o), tenha uma divisória só para receitas maravilhosas com chocolate.
  7. Receitas rápidas – Nesta divisória, você deve colocar somente as receitas que são super rápidas de fazer, de preferência com ingredientes que você sempre tenha em casa.
  8. Comidas festivas – Auto-explicativo. =) Peru de Natal, chocolates para Páscoa, entre outras receitas, entram aqui.
  9. Lanches – Divisória para receitas diferentes de lanches, inclusive ideias para o dia a dia das crianças e lanchinhos que você pode levar para o trabalho.
  10. Sobremesas – Aqui você pode colocar os doces que não se enquadram em nenhuma das outras categorias.
  11. Receitas light – Saladas e franguinho grelhado entram aqui.
  12. Carnes – Receitas com carnes no geral podem entram aqui, caso não estejam em outra divisórias.

Vai acontecer de uma receita caber em diversas categorias. Quando for assim, deixe uma folha de sulfite no início de cada divisória com o índice. Se na divisória de “Chocolate” você colocar “Bolo de chocolate da mamãe”, indique que a receita está em “Comidas gostosas”, por exemplo.

E a grande verdade é que você pode (deve) criar suas próprias e personalizadas categorias. Colocar somente o que te interessa mesmo. Nada de ficar guardando receitas que você não gosta ou nunca pretende fazer.

Esse fichário pode ficar na própria cozinha, se você tiver espaço, para ser consultado sempre que estiver se aventurando por lá.

9 comentários

  1. você le a mente das leitoras assim na cara dura? hahah essa semana fiquei pensando como montar um caderno de receitas e nem me pensei em fichário que é muito mais prático.
    adorei a ideia e vou adotar o quanto antes.
    obrigada

  2. Seu blog é sensacional. Cada dia aprecio mais e mais. Já comentei naquele post do “Por que vc não consegue se organizar”. Tenho conseguido devagar, semana a semana, me organizar melhor apesar dos dois filhos bebês e tanta coisa atrasada na “caixa de entrada”. E muito agradeço à sua inspiração e dicas mais que práticas. São informações que funcionam e valem mais que ouro. Beijo grande

  3. Uso uma pasta daquelas cheia de sacos de plásticos dentro, que se compra em livrarias.

    Nela coloco minhas receitas (duas em cada página).

    Na 1ª folha da pasta coloquei um sumário por ordem alfabética onde digitei o nome de todas as receitas e na mesma linha, pus a página onde fica cada uma delas.
    Ex: bolo de maçã…………….pág. 10

    Quando quero preparar uma receita, procuro no índice, vejo qual a página, abro na página indicada no sumário e pronto.

    Se sujar por conta da mão suja de manteira ou farinha, é só passar um paninho únido no plástico. Como a receita fica dentro, não suja.
    Gosto muito e acho prático.

  4. Oiii

    Eu salvo minhas receitas no Pinterest. Quando testo a receita e acho muito boa imprimo e coloco em um fichário. Normalmente eu digito a receita no word e insiro a imagem de como deve ficar já que eu não tenho muito habilidade na cozinha.

    O meu fichário de receitas é bem simples e dividido apenas em doce e salgado. Se experimentar testar bebidas abro uma nova categoria.

    Por enquanto tem sido bem funcional.

    Bjus

  5. Eu tenho um caderno no melhor estilo vovó… Rsrs… Adoro a grossura das páginas do caderno em relação ao fichario, q com o tempo fica soltando as páginas (principalmente se vc usa muito)… E quando pego uma receita na internet, imprimo e colo na página do caderno. E continuo separando entre doces e salgados. Bjs

  6. Uso o Evernote no iPad. Um caderno chamado Food, uma nota para cada tipo de receita, e vou colando os links – o Evernote abre a página ali mesmo, nem puxa para o Safari, é bem prático. Tenho alguns livros e curto abrir e procurar e ver as fotos, mas colecionar receitinha em papel, escrita à mão ou em fichas, no way. Se não consegui fazer isso até o fim do século passado, não será agora que começarei.

  7. E o bom do Evernote que pode colocar tags, assim uma receita pode ter diversas categorias, sem prejudicar a organização e nem ter que duplicar receita.

  8. adorei.. eu sempre quis fazer em fichario, mas quero achar um pequeno e está tão dificil.

    vou providenciar um urgente e deixa-ls todas juntas, pois hoje elas estão em todos os lugares…

  9. Vai parecer repetitivo mas, gente, eu estava procurando por dicas assim ontem mesmo! Eu já tinha pensado no fichário, mas ainda não tinha conseguido definir certinho quais as categorias mais importantes pra colocar!
    Obrigada!

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui