Dicas definitivas para colocar as contas em ordem

21
4564

Aqui em casa, eu utilizo duas ferramentas simples para organizar as contas a serem pagas e as contas que eu já paguei. Talvez possa funcionar para você também.

No meu escritório, tenho uma caixa de entrada tripla (esta aqui), onde divido por entrada / andamento / saída. Na divisória de saída, coloco as contas a pagar. Quando for meu dia da semana de ir ao banco, pego as contas e as pago. Isso garante que eu pague as contas muito antes do vencimento e não perca dinheiro com juros de atraso. Também não perco tempo marcando no calendário os vencimentos de cada uma, pois sempre pago com antecedência.

Para arquivar as contas pagas, mantenho uma pasta com 12 divisórias (esta aqui), uma para cada mês do ano, e arquivo as contas dessa forma. Algumas pessoas preferem arquivar as contas por tipo, mas a minha experiência mostrou que, para mim, o esquema de pastas por ano funciona melhor. Como precisamos guardar a maioria das contas e comprovantes por cinco anos, tenho cinco pastas. No momento: 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012. Em 2013, usarei a que hoje uso para os comprovantes de 2008 – revisarei a pasta e jogarei fora a maioria do que estiver lá.

Meu sistema é bastante simples porque procuro manter meu dia-a-dia o menos complicado possível.

E você? Possui algum sistema para organizar as suas contas?

21 comentários

  1. Oi Thais! Eu faço parecido, mas uso caixas coloridas com os documentos em sacos plásticos. Ocupam um pouco mais de espaço, mas como me desfiz de outras coisas, fica bom! Simplificar a vida tem sido uma vivência muito agradável, mais do que eu imaginava 🙂
    Abraço

  2. Bom dia Thais,
    Acesso o seu blog todos os dias e hoje resolvi deixar um comentário por aqui.
    Bem, a grande maioria das minhas contas são em débito automático e as poucas que restam assim que chegam eu já faço o pagamento. Coloco a conta na página da minha agenda e já pago indiferente do dia de vencimento. Eu tenho uma pasta com várias divisórias que separo as contas do ano vigente por categorias e no final do ano passo todas as contas para uma pasta etiquetada com o número do ano. Tenho cinco pastas com todos os contas e documentos referentes aquele ano como por exemplo: passaportes vencidos, declaração de IR, entre outros. Acho mais fácil localizar. Adoro o seu blog. Parabéns!!!
    Abraços com carinho,
    Rúbia

  3. Anoto todas as despesas que eu tive numa planilha (cartão, TV, internet, pessoas a que pedi emprestado ou divida conta, etc) e no dia em que recebo pago tudo de uma vez. Como há contas que só chegam depois, não perco tempo, assim que recebo pago na mesma hora, caso não dê, deixo em cima da impressora (bem a vista) para não esquecer e pago pela internet assim que tiver tempo.

  4. Eu utilizo o GNUcash para Linux. Pela manhã, diariamente, verifico as contas a pagar e as liquido até o fechamento bancário. À noite, efetuo o registro de toda a movimentação diária, gerando relatórios para revisão do Orçamento Doméstico. Portanto, nada é pago antecipadamente ou depois do vencimento.

  5. Parabéns, Thais…

    Hoje uso o app MoneyWiz para Ipad. É um aplicativo para controle financeiro que possui alertas programados. Muito Bom. Indico.

  6. Olá, Thaís 🙂

    Normalmente não comento porque leio o blog sempre em algum espacinho de tempo que tenho, além de muitas vezes gastar algum tempo lendo os comentários para pegar mais dicas. rs

    Suas dicas tem me ajudado muito!!! Este ano estou morando com meus pais, então não tenho que lidar com papela de contas e afins, mas os últimos 4 anos (que morei fora por conta da faculdade) eram uma balburdia, tinha uma gaveta que a cada vez que precisava procurar algo lá… Nossa! Ficava me sentindo com uma daquelas pessoas sorteando cartas ou cupons na televisão, sabe como é?

    Estava pensando numa coisa aqui… Não tem uma lei ou algo do gênero, relativamente rescente, que dizia que as empresas ao final de um ano deveriam emitir um recibo de anuidade? Não sei o nome, mas era um papel dizendo que, por exemplo, de janeiro de 2011 a janeiro de 2012 você estava em dia com suas contas de luz.
    Uma vez até recebi isso lá onde eu morava, inclusive acho que foi da empresa de energia, mas não recebi mais e nem das outras prestadoras… Seria perfeito, não? Você guardaria 1 página para cada prestadora que usa, inclusive poderia colocar as… sei lá…5 páginas anuais? em um plástico de divisória e usar até mesmo uma pasta só para 5 anos.

    Bjs

    • Roberta, pelo mesmo motivo que a Karol relatou. Já tive problemas com isso e prefiro controlar dessa forma. Além do que, há contas que eu pago e outras que meu marido paga. Prefiro usar o mesmo sistema para todas do que um para algumas e outro para outras, pois isso desorganiza tudo, na minha opinião.

  7. Olá Thais!!!

    Amei a dica de separar as contas por mês aou invés de gênero. Legal mesmo!!! Organizava por gênero mas meu marido, quando pagava as contas e deixava jogadas em cima da mesa e dizia que não entendia a minha organização. Agora ele não terá essa desculpa. Iniciarei esse novo tipo de organização a partir do ano que vem 😉
    Não coloco contas em débito automático pois já passei muita dor de cabeça quando tive que cancelar um serviço e, após cancelar, continuaram debitando o valor da minha conta. Claro que depois eles estornaram o dinheiro, mas só eu sei a raiva que passei tentando resolver isso por telefone. Aff… Desejo um ótimo fim de semana!

  8. Oi Thais, duas coisas:

    1. algumas empresas agora (como aluguel) emitem um recibo geral pro an. Posso guardar somente este, correto?

    2. Vc nao usa banco online? Eu nunca vou ao banco, caixa eletronico so pra dinheiro. Pago td online. Vc prefere ir ao caixa por algum motivo especifico? Fiquei curiosa =)

    bjs,

  9. Acho q a melhor maneira eh nao usar papel! Acho ir a banco uma coisa muito do passado e perda de tempo. Aqui eh quase tudo em debito automatico e o q nao eh pagamos online. Assim nao eh preciso arquivar e se precisar de comprovante eh so acessar a conta e imprimir (somente se e quando precisar, o q na nossa experiencia ate hj eh nunca). Acho q muita gente ainda tem receio de usar banking online e debito automatico, mas acho besteira, tipo meus avos terrem medo de entrar na internet ou minha mae q tem medo de fazer qualquer compra online! Sempre paguei todas as contas online, mesmo no Brasil, e nunca tive um problema.

    Eh facil manter o controle mesmo com debito automatico. Temos uma planilha excel pra cada mes, conciliando o orcamento com o gasto real. Qdo comeca o mes as coisas fixas q entram por debito automatico ja ficam na planilha, depois so dou um check quando realmente sair da conta. Assim temcomo manter controle caso de a louca no banco ou cobrem a mais ou a menos. Mas de verdade nunca aconteceu nenhum problema nem com o banco nem com cobranca indevevida!

  10. Olá Thais! Ia comentar exatamente sobre o que a ‘Nai’ falou. Sobre o comprovante de quitação de débitos. Existe sim esse comprovante, Nai. Faço como vc, Thais, que aliás sempre me ajuda com as suas super dicas. Não consigo imaginar o que é ser organizada como você, nos mínimos detalhes. E olha que me considero uma pessoa organizada. Voltando ao assunto, uso também as pastas de entrada, com 12 divisórias, daquelas pequenas, com datas de vencimento das contas. E tenho uma outra, igual e também com datas, porém que já foram pagas. Fora isso tenho um arquivo de pastas suspensas, em que coloco todos os papéis a serem guardados para anos seguintes. Aí entra o tal comprovante de quitação de débitos. Ele atesta o pagamento de todos os débitos referentes ao ano anterior, e que por lei as empresas devem enviar anualmente a seus clientes. Infelizmente esse comprovante vem ‘misturado’ no meio daquelas letrinhas pequenas que aparecem nas contas, e que se você não procurar, nem percebe que está lá. Mas todo ano eu procuro e encontro nas contas. Dá um certo trabalho porque as empresas não tem a obrigação de enviá-los em um determinado mês a fim de que você procure naquele mês específico. Mas o trabalho de procurar vale a pena quando tenho que arquivar, ao invés de 12 folhas, uma só.
    É assim que me organizo. Mais uma vez Tahis, muito obrigada pelas dicas que você nos dá diariamente. Espero que você saiba o quanto colabora com as pessoas menos organizadas!! bj

  11. Thaís, só acho que tem uma falha no sistema de pastas: as contas de 2008 podem ser solicitadas em 2013 (segundo o contador da empresa me explicou), portanto o ideal é ter 1 pasta a mais. Apenas exemplificando: se vc jogar fora a pasta de 2008 em 01/2013 e em seguida te solicitarem a conta de 12/2008, ainda não decorreu 5 anos e você pode ter uma pequena dor de cabeça, por isso a orientação de jogar fora sempre no final do ano, após 6 anos.

  12. Oi Thais!
    Eu organizo minhas contas por mês também mas, ao invés de separá-las por divisória, eu utilizo uma pasta comum, dessas de 2 cm de altura, e grampeio as contas de um mesmo mês juntas.
    Assim que todas chegam, eu grampeio e pago, grampeando em seguida seus respectivos comprovantes.
    Uma pasta, uma solução 🙂

  13. Oi Thaís,

    Não tenho tantas contas por isso guardo tudo em dois classificadores.
    Um para contas pessoais : conta do celular, pagamento do cartão de crédito etc.
    e outro para pagamentos da casa: luz, água, telefone.

    Dentro de cada um dos classificadores também divido as contas por mês, utilizando um clip.

    Para mim, por enquanto, da certo. =]

  14. eu me atrapalho toda com esses recibos, contas de luz, água, e muitas outras vou tentar fazer como vc disse, valeu.

  15. Thaís, suas dicas sao ótimas. Organizo tambem minhas contas em pastas, mas faço os pagtos on line, imprimo os comprovantes e anexo as contas.
    Abraço!

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui