GTD™, Áreas da Vida

Dica do leitor: usando o GTD

Preparem-se porque hoje o post está muito bom! Percebam que os meus preferidos são os enviados pelos leitores. <3 Se você quiser participar desta seção do blog, envie sua dica para queroparticipar@vidaorganizada.com.

Hoje o post é enorme, mas eu fiz questão de publicá-lo assim para que nenhuma informação ficasse de fora. Vejam o e-mail que eu recebi da Vivian:

Oi Thais!

 Primeira vez que entro em contato com vc e já com texto, rs.
Sou Vívian, bagunceira em rehabilitação. Tenho trabalhado e estudado em casa, tido problemas em várias áreas da vida e dúvidas quanto a metas, e objetivos para os próximos anos. Então métodos de organização de ideias e ações tem sido essenciais na minha vida para conseguir me focar e definir para onde quero ir.
Comecei há pouco tempo meu processo de organização e transformação pessoal e já tenho tido um efeito bem positivo. Tive vontade de seguir sem exemplo e criar um blog para escrever minhas experiências, ideias e tudo o mais. Mas não é minha praia, então gostaria de ir dividindo esse meu processo com você e os leitores de seu blog.
Fiquei muito feliz quando vi seu post convidando leitores a participar do blog. Vi uma oportunidade de mostrar um pouco do meu processo pessoal, ideias que tive para organizar objetos e ações, etc.
Estou te mandando dois textos inicialmente. Não sei se serão publicados, mas aqui estão, e no mínimo, você acaba vendo meu processo pessoal, né (=
Tenho mais algumas ideias guardadas para enviar, mas ainda não vou me arriscar, rs.
O primeiro texto é como comecei a aplicar o GTD na minha vida e a diferenças que já posso notar nas primeiras semanas. O segundo é sobre aplicativos de organização, alternativas ao Toodledoo. Não sabia bem como escrever, então escrevi como se fosse publicado. As fotos são do meu “caderno GTD”.
Espero que goste, ou ao menos responda quando ler, rs.
Abraço!
Vívian

Querida Vivian,

Não só adorei os seus dois textos (e o seu caderno) como estou publicando aqui. Adoro conhecer o ponto de vista de outras pessoas sobre o GTD, pois sempre aprendo mais sobre o método. Vou postar seus dois textos aqui e tenho certeza que os leitores também vão adorar.

Texto 1: Começando a se organizar com o GTD

Trabalho em casa e através da internet, por isso está sendo essencial sistematizar as ações, definir horários para não ficar na procrastinação (todo mundo sabe que Facebook vicia, né?).

E foi quando uma amiga postou o link para um dos artigos da Thais no Facebook que conheci o Vida Organizada. Já fazia alguns meses que eu vinha tentando me organizar e transformar minha vida, fazendo pesquisas ali e aqui e o blog entrou na minha vida justamente no momento em que eu mais precisava, pois já não achava soluções suficientes para minha bagunça.

Como costumo fazer, me empolguei, e já comecei a ler o blog sem parar procurando o que serviria para mim, o que se adequava a minha rotina e objetivos, o que eu poderia adaptar, etc. De tudo isso o que chamou a atenção de imediado foi o GTD, que até então eu não conhecia.

Lendo os textos da Thais, comecei a ir atrás, entender melhor o método e como aplicá-lo em minha vida. Textos em inglês, português e espanhol.

Isso tudo faz pouco mais de um mês, ainda estou MUITO desorganizada, claro, mas já dá para perceber como o GTD faz diferença.

Sou do tipo que tem insights o tempo todo, em todo lugar e nas horas mais impróprias. Daquelas de lembrar algo de súbito quando estou atravessanto uma rua ou mil ideias na hora de dormir (e esse último acontece muito com as pessoas, não é?). Por algum tempo há havia tentado anotar as ideias que me vinham a mente, mas não funcionava pois nunca lembrava onde havia anotado e as perdia dentro do caderno.

Esse foi o campo que o GTD mais faz diferença. Não tenho mais problemas de 1000 pensamentos pipocando na hora de para dormir ou de não conseguir concluir uma tarefa por lembrar de outra coisa no meio dela. A coisa mais boba como “ter o mínimo de caixas de entrada possíveis faz uma diferença ENORME.

Comecei a listar as atividades que eu faço, as categorias necessárias para organizar as ideias. De inicio tentei conceitos diferentes do proposto pelo GTD, mas logo vi que o método sintetizava muito bem tudo que precisa ser feito por uma pessoa no dia-a-dia.

Listei então os contextos, as categorias que se encaixavam ou não a minha vida, pesquisei outras pessoas que utilizavam o método e de que maneira isso ocorria.

Daí chegou o momento de fabricar meu caderno GTD.

Um dos meus problemas é mudar de ideia depois de algum tempo, perceber que uma coisa “x” fica melhor da maneira “y”, então procurei montar o caderno de uma forma que eu pudesse mudar toda a classificação das tarefas caso quisesse posteriormente, sem perder o caderno ou ficar feio: Posso trocar a etiqueta das divisórias ou trocar as divisórias de lugar.

O resultado me agradou muito, um caderno comum se tornou… Como disse meu namorado, “um tablet analógico” – haha.
No final há uma proteção lisa e que grudo bloquinhos de post-its. Utilizo eles para definir as prioridades, para algo importante que deve ser feito ou simplesmente um lembrete.

Há a parte de “Inbox” para tudo que me vem a cabeça e que deverá ser depois organizado pelas categorias. Criei também um “Arquivo” no próprio caderno, para informações que precisam ser consultadas como um número de telefone que eu preciso ter à mão mas que não preciso gravar na agenda do celular ou um código de agendamento de consultas, um cartão de visitas, esse tipo de coisa.

Dentro dele ainda uso #Tags ou @Contextos – escritos a caneta colorida – para definir melhor uma atividade.

Apliquei também a ideia de Rotina Matinal e Rotina Noturna, além da Semanal, Mensal e Menor Frequência. Colei as Rotinas na área de “Próxima Ação” para tê-las sempre a mão e conferí-las além de um Horário Semanal (com todas as tarefas) que estou montando ainda. Ainda estou em processo de adaptação, mas já consigo lembrar coisas que eu acabava esquecendo muito facilmente como que eu preciso fazer as unhas ou lavar a cortina.

É interessante como quando você começa a transformar as coisas na sua vida aplicando esses princípios tão bobos, você sente vontade dividir com todo mundo, mostrar como está fazendo e perguntar se não serve para a pessoa também ou como ela faz na vida dela. Fiquei empolgada com a ideia de criar um blog assim como a Thais e mostrar meu processo pessoal dia-a-dia. Mas não é a minha praia =P

Espero contar um pouco do meu processo através do blog da Thais e que vocês tenham gostado do meu caderninho. (=

Texto 2: Aplicativos alternativos para se organizar

Me interesse muito pela ideia de ter um programa para organizar minhas tarefas e compromissos, gostei do Toodledoo apresentado pela Thais, mas infelizmente não foi um programa adequado para mim, já que uso PC, não curto usar software 100% online, não tenho iPhone nem Android (AINDA!). Por isso fui buscando outros aplicativos similares mas que pudessem ser usados em PC (mas também em Android, já que eu pretendo ter um em breve). De todos que encontrei, o Conqu é o mais legal.

O Conqu é bem completo e bem GTD mesmo. As tarefas se organizam em Today/Hoje, Next/Próximas Ações, Future/Futuras, Waitining/Espera, Projects/Projetos, Context/Contextos… Enfim, ele segue o GTD. Mas também pode se classificar as tarefas com TAGs e há um campo para tarefas atrasadas. Nele você pode ainda definir o tempo e a energia que precisam ser gastos para realizar aquela tarefa, agendar um dia ou delegá-la a um contato. Você insere o email da pessoa e o Conqu envia um lembrete para aquela pessoa, com os detalhes da tarefa =D

Você pode também sincronizar por email e online as tarefas, além de imprimir a lista. O software é em inglês e está disponível para Windows, Mac, iPhone, iPad, Android, Blackberry e… Linux!

Uma alternativa também é utilizar o próprio Microsoft Outlook, além de evitar a instalação de novos programas, caso você tenha o Office já instalado. Nele você pode criar pastas para organizar os emails, tarefas e anotações, categorizar ou definir prioridade da tarefa e ainda programar uma data especifica ou intervalo de tempo para aquela tarefa ou compromisso. Ou seja, comprar uma coisa mensalmente, a cada 3 meses ou um ano; um compromisso que ocorre quinzenalmente, etc.

É possível também sincronizar o Outlook com muitos celulares Java, então se você ainda não se rendeu as maravilhas de um Android ou iPhone como eu, não será por isso que você ficará sem ter tudo organizadinho e ao alcance no seu bolso.

E vocês, também adoraram a participação da Vivian? =)

Você também pode gostar...

Posts mais acessados

73 Comments

  1. Adorei, sim! Identifiquei-me muito com ela. Eu ainda confio mais na ferramentas analógicas de organização, inclusive porque na cidade onde moro a internet não é tão estável assim… Uso muito a agenda de papel (tenho uma pro trabalho e outra para casa, porque meus horários são bem divididos, não tem muito como as tarefas se “atropelarem”) e estou para incorporar um caderno GTD na rotina, inspirado no fichário da Rita do blog The Busy Woman and The Stripy Cat.

  2. E-mail da Vivian pra gente trocar ideias com ela, vai ser disponibilizado Thais? Adorei!

  3. Organiza-se says:

    Sem comentários,
    Simplesmente Perfeito!
    Bjkas

  4. Nossa nao estou so kkkkkk.
    Adorei pq me sinto assim.

    Parabens bianca

  5. Oie..

    Vivian seu caderno é lindo….amei!!!…quero igual hehehe…

    Sou muito enrrolada com programas virtuais…acho que não funciona pra mim…meu negócio é caderno e caneta…

    Esperando mais dicas….

    Beijos!!!

  6. Adorei!
    Tb adoro post longos! Fico viajando como os colocarei em prática!
    Adorei o caderno Vívian!
    Muito bom!!!

  7. Ai, tão bom achar alguém que está começando a se especializar em organização como eu. Estou cumprindo a rotina da manhã e da noite. Estou tentando implementar o Fly Lady ainda, mas o GTD só comecei ontem, pois eu me achava organizada, até conhecer o blog da Thaís. Comprei o livro do David Allen ontem e deve chegar lá em casa semana que vem. Já uso um aplicativo parecido com o Toodledo chamado Tarefas, em português, no Iphone (o que facilita e muito minha vida), mas nunca pensei em ter uma caixa de entradas em forma de caderno. Depois que me informatizei (e o Iphone muda sua vida nesse sentido, se vc quiser, vale o investimento), passei a anotar minhas ideias no caderninho de notas dele. É minha principal caixa de entrada, além do e-mail e do gravador (também no Iphone) que uso para anotar as ideias no trânsito (já que não dá para anotar) e depois passo (ou não) pro Tarefas. Estou pensando em mudar pro Toodledo, pois ele parece ser mais completo. Com o aplicativo no smart phone não é necessário ter acesso à internet toda hora para acessar as tarefas. Mas tenho uma dúvida: é realmente necessário o caderno? Se eu posso colocar tudo no Toodledo diretamente via smart phone, qual seria a vantagem do caderno? Ou o caderno é mais para quem não tem smart phone?

    Parabéns, Vivian, pelo seu empenho na organização!!
    Parabéns, Thaís, e obrigada SEMPRE!!

  8. Adorei Vivian… parabéns.. tmb acho q vou adotar a técnica GTD… fiquei com vontade de ler seu caderno inteirinho…rsrs

  9. Começando do princípio.
    Recomendada por meu irmão, eu comprei, há cerca de um ano, um livro chamado “Quanto menos melhor” de Leo Babauta. Gostei tanto da proposta de simplificação da vida que, pouco depois, comprei “A Tríade do Tempo” de Christian Barbosa. Li em uma semana e já emprestei a duas amigas, além de recomendar a outras tantas. Foi mais ou menos nessa época que descobri o blog da Thais e passei a acompanhá-lo regularmente, embora não tenho feito nenhum comentário às suas postagens. Acho as ideias muito inspiradoras. Como viciada em livros, estou terminando a leitura de “A arte de fazer acontecer” do David Allen e fico muito contente em poder testemunhar as mudanças efetivas em minha vida.
    Comecei timidamente, criando os cardápios semanais, que elaboro na quarta feira anterior, ao mesmo tempo em que preparo a lista de compras. Assim, compro na sexta os ingredientes necessários para o preparo daquelas receitas. Com isso, eliminei o freezer, o que já impactou tremendamente na conta de energia elétrica, além de reduzir drasticamente o desperdício. E permitiu, também, o planejamento de refeições mais equilibradas.
    A parte mais difícil do processo foi estabelecer os níveis de prioridades (50.000 pés, 40.000 pés, etc). Eu parei por dois dias para pensar mais profundamente em meus objetivos a curto, médio e longo prazo. Reescrevi a lista de prioridades algumas vezes e consegui enxergar com mais clareza a minha vida hoje e onde quero chegar. Tenho certeza de que muito ainda tenho a melhorar em minha organização de vida, mas a contribuição de Thais Godinho, David Allen, Leo Babauta e Christian Barbosa são inegáveis. Prazer em conhecê-los.
    Ah! E a participação da Vivian foi simplesmente deliciosa. Já estou planejando copiar algumas de suas ideias para organizar meu “tablet” analógico (eu também gosto de escrever à mão – minhas ideias se organizam melhor).
    Abraços a todos,
    Márcia

  10. Olá!!
    Adorei os textos!!
    Mas queria entender melhor o caderno. Achei muito interessante!!
    Abr.
    Adriana

  11. Vívian… Adorei seu caderno…. Fiquei com muita vontade de conhece-lo um pouco mais…

    Thaís… Amei a idéia de publicar textos de leitores… Assim podemos conhecer métodos diferentes de organização e nos inspirar…

    Bjos

  12. Show de bola! Amei!

  13. Gostei muito dos textos de Vivian. Bom saber que todas nós passamos por momentos em que precisamos tomar alguma atitude. Leio o blog da Thais todos os dias, confesso que fico ansiosa por seus textos também, me inspiram a sair da inércia, em que ainda continuo, mas saindo aos poucos dela. Apesar de gostar de tecnologia, internet, etc, não dispenso o caderno, como disse uma leitora acima,as ideias ficam mais claras para escrever meus objetivos. Preciso mudar minha vida em alguns aspectos, mas eu mesma estou me boicotando e não saindo do lugar. Ler textos de vocês me faz fazer algo novo, mesmo pequeno, mas fazer algo.
    Parabéns a Vivian e continue firme e forte em suas mudanças.
    Abraço a todas!

  14. Gente, tô adorando tudo isso!!! Quando descobri o blog da Thais, eu não estava mais suportando a vida desorganizada que estava levando, sem saber mais como me sair dela… Hoje, embora ainda esteja longe da perfeição, estou caminhando, trazendo aos poucos a organização para a minha vida como um todo. Afinal, são 37 anos de desorganização, né?
    Também comprei o livro do David Allen ontem e deve chegar para mim na próxima semana.
    É muito legal ver ideias bacanas como as da Vivian. Nos incentivam ainda mais.
    Bjo

  15. Adorei o post, o caderno da Vivian, o jeito da Vivian e cada comentário que seguiu. Descobri o blog da Thais há 6 semanas e minha vida virou do avesso! I.e., ela estava do avesso e está, aos poucos, virando para o lado que eu quero.
    Obrigada, Thais, obrigada, Vivian!
    Beijos

  16. Maravilha! Mostra mais do teu caderninho, preciso me inspirar em coisas bem concretas. Parabéns pelo trabalho Thaís, acalentador.

  17. Amei o post de hoje, há uma semana estou procurando um fichário A5 para formatar uma agenda GTD com as minhas necessidades, não encontro nem na internet. A ideia é fazer fichas diárias como a publicada no blog The Busy woman http://busywomanstripycat.blogspot.com.br/2012/08/planeamento-diario.html. Com o post de hoje amei a ideia do caderno com os marcadores ficou excelente, caso não encontre o fichário vou fazer assim.
    Thais é a primeira vez que comento um post, mas também estou viciada no seu blog, tem me ajudado muito.
    Beijos

  18. É realmente muito bom ver que temos tantas coisas em comum. Também sou uma pessoa em processo. E minha vida mudou bastante desde que comecei a acompanhar o blog da Thais (no início deste ano). Foram muitos anos de desorganização, mas aos poucos creio que conseguirei, assim como a Vivian que já tem mostrado bons frutos em tão pouco tempo. Que caderno lindo, né, gente?
    Mais uma vez, obrigada Thais, por disponibilizar seu tempo e suas ideias pra contribuir com a nossa vida de forma tão positiva. Beijo a todos.

  19. Eu adorei. Pode deixar vir os outros textos dela!

  20. Olá Thaís, seu blog tem me ajudado muito, tem me dado muita motivação! Adorei sua iniciativa de partilha com as leitoras! Acompanho seu blog diariamente e modifiquei várias coisinhas aqui em casa inspirada por você! Vou preparar tudo e te mando. Beijos!

  21. Vanessa Carvalho says:

    Amei o processo da Vivian, e tambem queria saber mais do caderno… sou uma fã de cadernos e agendas….

  22. Amei suas dicas Vivian!
    Me identifiquei muito com você…
    Parabéns!

  23. Thais, comecei a acompanhar o blog tem 3 meses, e nesse tempo já mudei tantas coisas… já organizei algumas coisas e minha vida tem estrado nos eixos… já comprei um caderninho e faço ele de caixa de entrada, mas não cheguei ao nivel de organização da Vivian (amei o caderno!) mas pretendo rs…1ª vez que venho aqui comentar, e é muito bom saber que não estamos sozinhas nessa!!! Amo o blog (leio todos os dias!) e A D O R E I o post! Se puder passar informações detalhadas do caderno, eu adoraria! Obriga Vivian! Obrigada Thais! Vocês não sabem como estão ajudando nessa minha fase de mudanças e crise existencial positiva rs! Bjus! Camila

  24. Parabéns! Gostei demais. Thais, como a Vivian pode ter certeza que muitos estão seguindo seus conselhos. Passo sempre por aqui, mas nem sempre paro pra escrever. Tenho lutado com a procrastinação e seu blog inspira. Obrigada.

  25. simplesmente adorei!!!!!!!!!!!
    fiquei super encorajada a fazer o mesmo, já acompanha a Thais e ela tem me inspirado muito….. amei tudo que vcs falaram,

  26. Flaviane Campos says:

    Que bom saber que meu caso de desorganização tem solução! Não me lembro como encontrei seu blog, mas foi o melhor achado pra mim. Aos poucos estou encontrando as formas para organizar minha vida, pois também não estou suportando viver desse forma.
    Muito obrigada por compartilhar suas ideias e experiências.

  27. Opa, amei sim.
    Já até baixei o app que ela recomendou pro meu iPhone.
    Eu tbm tenho problemas com os outros métodos e ainda estou procurando o melhor para mim.
    Vamos ver se será este.

    Beijos

  28. Realmente muito bom o post. Adorei mesmo, também tive essa vontade de criar meu blog pra contar os passos que estou seguindo e também não queria seguir um específico queria criar o meu. A princípio comecei esse mes com a Fly Lady, mas como acompanho o blog da Thais, muita coisa do GTD também é feita e me interessei ainda mais agora. Quanto ao programa pra organizar tarefas ainda não achei um ideal pra mim, e insisto em querer um em portugues.

  29. Olá Thais!
    Achei muito legal a sua iniciativa de publicar os textos da Vivian!
    Também fiquei inspirada! Já havia lido sobre o método aqui, mas confesso que achei um pouco complexo na época. Agora, resolvi dar uma chance ao GTD. Encomendei hoje o meu livro!
    Bjs

  30. Oi Thais,

    gostei muito da publicação de hoje, nunca fiz um comentario aqui no blog, mas desde que comecei a acessar ele se tornou o meu preferido, claro como muitos comentarios aqui tambem estou em um processo de me tornar mais organizado, trabalhar com metas, objetivos, mas realmente seu blog tem me ajudado bastante nisso, sou muito agradecido por seus posts diarios,

    vou deixar uma dica aqui para o pessoal, achei bacana os varios sistemas que o pessoal utilizam, mas um que achei mais completo para mim e tem me ajudado a ser organizado é o neotriad.com muito mais que uma agenda para lembrar dos compromissos e tarefas, ela ajuda muito na criação, desenvolvimento e acompanhamento de metas e projetos, é um programa muito completo, pode ser acessado de tablets, iphones, bem bacana…

    Thais continue este trabalho maravilhoso,

    mais uma vez agradeço pelos posts diarios

    beijos

  31. Adorei o caderno da Vivian. Eu e a mana não curtíamos mto as pastas do GTD, pq ocupam mto espaço, um caderno é uma coisa mto mais prática.

  32. Maria Paula says:

    Thais, eu acompanho seu blog ha muito tempo, acredito que ja tenhs alguns anos, e adorei o post da Viviana…
    Estou sempre em processo de orgsnizacao, e agora, mais do que nunca, preciso me organizar para ums mudanca enorme na minha vida, mas estou ainda na fase da procrastinacao, kkkkkkk, pois tenho que comecar s desmontar minhs casa e arrumar minhas malas, pois so faltwm 50 dias para tudo acontecer.
    Vou acompanhando seu blog, pois ele sempre me sjuda!
    Beijos mill

  33. Maria Paula says:

    Vivian, me desculpe ter escrito o nome errado…

  34. Lidiane Pereira (Portugal) says:

    Sou apenas mais uma a dizer que o blog da Thais está mudando minha vida, mas é verdade!! 🙂 Gostei muito da post de hoje, me vi no texto da Vivian… E o meu caderninho milagroso é parecido com o dela… Depois que descobri o blog, tenho notado as mudanças diariamente. Obrigada Thaís e obrigada Vivian por também compartilhar conosco sua experiência com a organização!! Beijinhos

  35. Thais e Vivian!!
    Vocês são demais!!O blog da Thais é maravilhoso, não consigo mais viver sem ele, sãos dicas, relatos que transformam nossas vidas..
    O post da Vivian foi enriquecedor, hoje mesmo vou comprar o caderno pra aplicar todo o conhecimento adquirido no meu tablet analógico.
    Pessoal é ótimo fazer parte desta turma que curtem uma boa Vida Organizada…
    Obrigado a todos!

  36. Cláudia Dias says:

    Olá. Vivian parabens pelos textos e sucesso em sua nova etapa!

  37. Adorei o post, Sempre tive um caderno, mas sem categorização. Depois de conhecer seu blog estava querendo muito aplicar o GTD, mas não tenho notebook, tablet e nem Smartphone. Na verdade eu não preciso disso (sou adepta ao minimalismo de antes de eu saber o que é isso) tenho um computador em ksa e uso o do trabalho durante o expediente. Já estava pensando em abandonar até minhas planilhas de orçamento para passar tudo para um caderninho, com essa ideia da Vivian vou migrar sem medo. Adorei

  38. Renan Souza says:

    Show de bola! Excelente aplicativo Vivian!

  39. Ruthalemath says:

    Gente, eu simplesmente amei as idéias da VIvian e se tal de GTD que eu nem conhecia. Vou pesquisar a respeito pq minha vida tá bagunçada e eu nem consigo dormir pensando no q tenho pra resolver. Amei esse caderno, vcs não poderiam publicar ele na integra não? Para pessoas como eu que não sabem nem por onde começar. Parabéns a Vívian e a Thaís. Esse site é show.

  40. Fernanda Ramos says:

    Maravilhoso o post Thaís!
    Bem que a Vivian podia detalhar o caderno pra gente.

  41. Ana Claudia says:

    Adorei o post!
    Eu tb gostaria que a Vivian detalhasse o caderno.
    Thaís, seu blog é muito fofo, estou adorando. Já tenho o livro do David Allen, mas eu sou tão desorganizada que achei ele complicadinho…rs
    Mas tb tenho um caderninho onde estou fazendo um resumo do livro, espero que dê certo!
    Um bj Thaís e Vivian

  42. Thais adoro seu site, ele tem me ajudado muito, em breve farei um post em meu blog, falando sobre seu site e como ele tem me ajudado. Te mando o link depois, estou começando a entrar no mundo da blogsfera e sou meio leiga ainda!

    beijos

  43. Ameeeeei! Também gostaria de mais imagens e detalhes do caderno da Vivian para entender melhor como ela o/se organiza. E parabéns, Vivian! Thais, faço parte do coro do “seu blog mudou a minha vida”. Comecei a nortear minha mudança de vida depois de ler o blog Efetividade.net, que o autor utiliza o ZTD. Além do Zen, comecei a usar o FlyLady, só que de uma forma adaptada. Mas ainda assim existiam conceitos e ações que eu não entendia muito bem, não sabia exatamente como colocar em prática. Aí conheci seu blog e foi uma revolução tão grande que eu acordava e imediatamente lia a última postagem do celular mesmo, ainda na cama. Hoje tô menos psico (hehe), mas é leitura diária obrigatória. Você me esclareceu muita coisa e graças ao que você escreve eu consegui me melhorar muito, aparar arestas da minha personalidade, controlar defeitos, assumir a responsabilidade de cuidar de mim, produzir, gerar resultados, tomar conta da minha vida de verdade, adultecer. Ainda falta muito para mudar e conquistar, já entendi que mudar de fato só dá certo aos poucos, não adianta forçar, mas é exercício constante. Muito obrigada por tudo que compartilha conosco (obrigada a você também, Vivian). Isso também é caridade e amor ao próximo. Obrigada por escrever este blog, Thais. De coração.

  44. Adorei o post ! Já virou clichê aqui Thais, mas preciso também dizer que leio seu blog todos os dias à uns 2 anos e ele mudou minhas perspectivas de vida!
    Acho também que a Vivian poderia detalhar mais o caderno dela … Alias, fiquei intrigada porque a pagina que ela tirou foto nao estava escrita a mão …
    Acho que um fichario funcionaria melhor por causa da flexibilidade de trocar e adicionar folhas e reordenar as paginas.
    Estou preparando minha filofax para 2013 e criei formularios e folhinhas para listas, tarefas, controle financeiro, projetos, controle de leitura de livros etc … acho mais pratico pois o caderno nao da essa flexibilidade!
    bjs

  45. Patriccia, onde você encontrou sua filofax? Você conhece outro tipo de “agenda” que possa substituir (que tenha as divisórias e tal)?

  46. Oiii Amanda!
    Eu tenho 3 agendas nesse estilo da filofax e somente 1 que é a filofax original. A que eu estou montando nao é a original mas e de uma marca que se chama “Piquadro”, acho que e italiana … tanto ela qto a filo original eu comprei no EBAY.COM, comprei elas usadas mas estao em otimo estado, vieram com todas as divisorias e algumas folhinhas do refil mais a regua! Valeu mto a pena!
    A original vc encontra no proprio site da marca filofax.com ou filofax.co.uk
    Tem a brasileira Redfax que eu nunk usei mas é MUITO cara … tem a Otima Fax e a Maio Fax que eu tb tenho mas nao gostei …Eu gosto mais das A5, pois faco todos os meus refis no excel, imprimo, corto e furo …
    Tem a opcao tb de usar aqueless ficharios colegiais de tamanho A5, vc encontra eles e os refis (ate mesmo decorados) em qq papelaria!
    Espero ter ajudado!
    bjs 😉

  47. Olá, sou viciada no seu blog, o conheci a menos de um mês por acaso ao pesquisar sobre organização…e desde então fico anciosa pelo seu post diário.
    Estou aos poucos me organizando, por enquanto estou procurando fazer o necessário para manter a arrumação e não aumentar a desorganização, estou destralhando aos poucos minha casa…a faxina de natal promete!
    Sou mais do papel e caneta, no meu caso é o mais prático. Vou preparar um “tablet analogico” para mim e também gostaria de saber mais detalhes do caderno de vocês, para entender melhor e poder adpatar ao meu uso…Thais fica a dica de um post sobre as divisões usuais e o que cada uma contempla.
    Parabéns Thais pelo blog, está mudando minha vida!

  48. Eu adorei, vou esperar pela próxima participação dela.

  49. Olá! Adorei mesmo as dicas, eu sou mais fã do caderninho e caneta, porque eu não levo mu notebook para o trabalho, uso o computador da empresa então, lá o acesso a net é limitado,não se pode visitar sites que não seja ligado ao trabalho…então levo meu caderninho e ele fica ao lado do pc,quando me dá aquelas idéias bombásticas do nada, de comprar algo,mudar algo,anotar qualquer coisa que passa pela mente eu anoto lá! Estou praticando as poucos o destralhamento aqui em casa, por que eu era muito apegada em algumas coisas…caixa disso,bilhete daquilo…ficava sempre pensando em guardar por que poderia usar depois..e agora destralho mesmo…não estou usando já faz um tempo então hora de arrumar destino…lixo,doação…enfim!! Tenho melhorado aos poucos no quesito organização…só não conseguir ainda seguir rotinas matutinas e noturnas, fico naquela de adiar e por ai já viu né..me falta ainda MUITA DISCIPLINA.. mas aos poucos chego lá!

  50. Delícia de caderno lindo!

    Junto-me ao coro! Parabéns Thais e parabéns Vivian!

    É tão reconfortante ver esse monte de gente nos mesmos dilemas e nos mesmos processos que a gente! Dá até uma sensação de pertencimento!

    E super me identifiquei com a Vivian quando ela fala que dá vontade de sair espalhando pra todo mundo o quanto isso faz bem! Tô pensando até em presentear meu chefe com o GTD de natal… espero que não pareça grosseiro, rs.!

    Ansiosa pelas proximas contribuições!!

  51. Vivian, vc está de parabéns!
    Thais, foi gratificante esse post!
    A Vivian me passou um ânimo täo grande e a certeza de que a organizaçäo sò traz benefícios para nossas vidas! Ameiiiii!

  52. Joana Pacheco says:

    Adorei o post!!

  53. Gostei muito!
    A Vivian nos passa a certeza de que é possível ser organizada sim!
    Vamos lá, vou tentar novamente.

  54. Muito bom o post da Vivian.

  55. Thais, Eu não gostei… EU SOU A VIVIAN EM PESSOA… ou a irmã gêmea dela… kkkk… como faço pra trocar idéias com ela? Pode me ajudar? Gente como pode??? Essa anotação do caderno: ” Arrume o quarto por 5 minutos é a minha cara”… Jesus… tô bege… enfim… perco muito tempo me organizando e não coloco em prática… isso é péssimo eu sei… mas enfim… faço (quase) como ela… EU PRECISO DA RECEITA DO CADERNO DELA… ME AJUDAAAAA!!! rs

  56. Muito legal a experiência da Vivian.
    Também não me adaptei ao Toodledoo.
    Baixei o Conqu e parece que vou me adaptar melhor à ele.
    E o caderno então… To apaixonada! =)
    Vivian…acho que vc deveria investir num blog, ou quem sabe numa “coluna” no blog da Thaís 😉
    Beijos

  57. Muito bom o post da Vivian. Deu pra sentir a sinceridade das palavras! Boa sorte, Vivian, espero que dê tudo certo! Vc tb servirá de inspiração!

  58. Genial!

    Penso em adotar o mesmo esquema da Vivian, só que em um fichário pequeno, pois sempre dá pra adotar mais “abas” e sessões 🙂

    A Vivian poderia fazer um post mais detalhado sobre, hein? Achei fantástico!

    Abraços e meus parabéns!

  59. GOSTEI MUITO DO MODELO DA VIVIAN… E GOSTARIA DE SABER MELHOR OS DETALHES DAS ABINHAS E SESSÕES… ESTOU AMANDO O SEU SITE THAIS… E COM ELE TENHO ORGANIZADO MINHA VIDA…

  60. NEGRA JACK says:

    PENSAVA SER DIFICIL. PASSO AQUI TODOS OS DIAS E DEVORO SEU BLOG.HOJE LENDO ESSE TEXTO DE VIVIAN ME EMPOLGUEI.VAMOS VER NO QUE VAI DAR. PARABÉNS THAIS PELA HUMILDADE DE DIVIDIR SEU ESPAÇO COM POST DE SUAS LEITORAS.BELO EXEMPLO.UM ABRAÇO!

  61. Adorei o post, mas fiquei curiosa para ver mais sobre o caderno ! Poderiam publicar mais fotos ?

  62. Beatriz, eu tb fiquei super curiosa em ver mais detalhes do caderno, que tal Vivian, vc postar mais fotos?? bjm a todos.

  63. qual o e-mail da Vivian, pra gente trocar idéias

  64. eu fiz meu caderno fikou otimo,10 categorias ja me ajudam
    ameeei vleu bjjs

  65. Ado rei o Post! Ele me fez refletir sobre o meu caderninho de tarefas rsrsrsrs

  66. Viviannn (Thais), realmente o conqu parece ser maravilhoso. Será que vc (vivian) não poderia escrever mais sobre as experiências, usos e etc? Para as pessoas que são novatas no GTD (eu rs) não ficarem tão perdidas. De qualquer forma a ajuda já foi maravilhosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *