Montando uma biblioteca para o filhote (Campinas)

Sempre fui apaixonada por livros, desde criança, e um dos meus maiores desejos é que meu filho tenha o mesmo gosto que eu tenho. Felizmente, ele vem demonstrando isso desde bem mais novo e adora ganhar livros novos. Acredito que ajude muito eu ler bastante, estar cercada de livros, comprar sempre livros para ele e ler junto. Com dois anos e meio, ele já sabe o alfabeto inteiro (aprendeu há meses) e consegue contar até quase 100 (“noventa e dez”).

Ele tem uma estante no quarto onde guardo os livros em um dos nichos. Não existe uma ordem muito complicada para essa organização – arrumo pelo tamanho, basicamente. À medida que for aumentando, começarei a setorizar. A biblioteca fica em uma altura que ele possa alcançar e contém somente livros para a sua faixa etária. Na semana passada, quando doamos muitas coisas, doei vários livros que eram mais voltados a bebezinhos e ele não estava mais gostando.

Por isso, para quem quiser montar uma biblioteca para o filho desde pequeno, essas são as minhas dicas:

  • Dê o exemplo. De nada adianta querer que o filho goste de leituras se ele nunca vê os pais fazendo isso.
  • Compre livros. Eu compro um ou dois novos por mês, para não pesar no orçamento. Não compro livros caros. Livros em sebo, somente se estiverem em excelente qualidade.
  • Leia para o seu filho. É um momento a mais que você estará com ele e ele associará a leitura a algo agradável.
  • Compre livros para a faixa etária do seu filho. Bebês, por exemplo, precisam de livros com mais estímulos visuais e páginas grossas, para não rasgarem. Quando não servirem mais, doe. Doar livros é doar conhecimento.
  • Mantenha os livros armazenados em um lugar onde ele consiga pegar sozinho, sem a ajuda de ninguém.
  • Se seu filho já tiver bastante livros, pode ficar bem bonitinho organizar por cor. Mas olha, não pire muito. Deixe somente que eles fiquem arrumados. O importante é o seu filho manuseá-los, lê-los, tê-los em seu dia-a-dia, de fato.
  • Há aparadores de livros divertidos com formato de animais, entre outros. Para quem não tiver onde encostar os livros, pode ajudar e ainda fica uma graça.
  • Tenha um lugar para o seu filho ler. Pode ser uma cadeirinha ao lado da estante, um pufe, uma almofada gostosa. Mesmo que ele leia na cama ou no sofá com você, proporcione o acesso.

Você tem filhos? Já pensou em montar uma biblioteca para eles?