Passeio no Bosque dos Jequitibás

46
5609

A partir de hoje, eu inauguro uma nova tag aqui no blog com posts sobre a cidade de Campinas. A ideia é descobrir os lugares bacanas da cidade e compartilhar com vocês. Como o blog é pessoal, eu me sinto à vontade para postar esse tipo de coisa e eu espero que vocês gostem.

No Dia das Crianças, queria ter levado meu filho a esse parque, mas choveu. Fomos então no dia seguinte. O parque tem entrada gratuita e diversas atrações. Vou contar um pouquinho do que vimos por lá.

Acima é o mapa do parque. Vejam só que legal: tem até um mini-zoológico! Eu não cheguei a ver os macacos pelo parque (livremente), mas as cotias estavam por todo o lado! O zoológico conta ainda com macacos, cisnes, muitas aves, tartarugas, onças, um hipopótamo e até um leão e uma leoa!

Entrada do parque
O parque é cheio de alamedas lindas como essa
Meu filho adorou ter visto os bichinhos ao vivo pela primeira vez!

Como se organizar para ir com crianças:

  • O Bosque dos Jequitibás fica na R. Coronel Quirino, número 2. É bem fácil de chegar de carro (tem estacionamento) e de transporte público (diversos ônibus passam ali perto).
  • A entrada é gratuita, mas algumas coisas são pagas, como o passeio no trenzinho (R$1 por pessoa) e a entrada nos museus e no aquário (R$2 por pessoa).
  • Há opções para lanche. Além dos tradicionais salgadinhos e refrigerantes, há milho verde assado e suco de laranja, por exemplo. Para não arriscar, leve de casa.
  • O parque tem banheiros (não cheguei a usar), quiosques, muitos bancos para relaxar e fazer um lanchinho e um parquinho para os pequenos.
  • Leve uma mochila com tudo o que precisa para ficar com as mãos livres. =)
  • O parque não é grande, mas vá com um calçado confortável porque se anda bastante.

É isso! Meu filho adorou o passeio e nós amamos conhecer um pouco mais da nossa cidade. Um passeio gratuito em um lugar lindo e cheio de atrações para as crianças! Ainda tinha um teatrinho infantil, que não conseguimos assistir porque começaria muito tarde (16h), e o filhote estava com soninho. Quem sabe da próxima vez.

46 comentários

  1. Que legal, Thais!!! Conhecer melhor a cidade onde se vive eh sempre gostoso! Aproveite tudo o que Campinas possa oferecer de bom para seus moradores! 🙂 Beijos, Erika/SP

  2. Thais, que legal! Eu não sou de SP, mas estou morando aqui tem um tempo. Como vc sabe dar boas dicas e conhece bem SP, que tal falar sobre lugares legais da Capital tbm?

  3. Que bom que você conheceu o BOSQUE DOS JEQUITIBÁS, realmente é um lugar maravilhoso. Outro passeio que recomendo para fazer com seu filhote é A LAGOA DO TAQUARAL. É um lugar com bastante verde também, dá para andar de pedalinho e muita gente faz caminhada (e algumas com seus pets) pelo lado de fora (na calçada). Acredito que você irá gostar.
    Beijo…
    ps: leio seu blog todos os dias.

  4. Bem se vê que você está disposta a curtir a sua nova morada! É isso aí. Num instante você fará novas descobertas tão legais quanto essa. E a sua ideia de compartilhar conosco, como faz sempre, É DEMAIS! A-D-O-R-E-I! Beijos

  5. É bom mesmo esse bosque. E o Taquaral, como dito acima, eh uma delícia tb…Gostei dessa tag, estou sempre por ai. vou amar descobrir coisas novas 🙂

  6. Que parque lindo e que passeio legal seu filho deve ter amado. Muito boa sua idéia de mostrar sua cidade para nós.

  7. Leio seu blog sempre Thais (apesar de nunca ter comentado), não sabia que vc morava na mesma cidade que eu.
    Como a Joyce disse acima a Lagoa do Taquaral é um bom passeio também. Vou sempre lá fazer caminhadas durante a semana. Inclusive tem um circo lá perto, porém achei o preço meio salgado (40,00 adulto e 20,00 criança).
    Adoro seu blog e ainda receber dicas da cidade onde moro é muito bom.
    Bjs

  8. Thais! Primeiramente parabéns pelo seu blog! Eu o conheci por esses dias e já estou amando!! Gosto de blogs que são de pessoas de verdade (alguns são muito comerciais!).
    Adorei essa sua dica! Moro em Barueri e de domingo adoramos fazer passeios pertinhos de São Paulo e essa com certeza é uma excelente dica!
    bjos

  9. Oi Thais! Que Passeio Lindo esse! Seu Filhinho é muiiito fofo! rsrsrs faltou Fotos suas com ele de frente… parabéns PELO BLOG! ENTRO TODOS OS DIAS!

  10. Olá,
    Nossa, vc mora em Campinas?? Nem imaginava… Eu moro em Limeira… bem perto..
    É a primeira vez que comento seu blog, e aproveito para te parabenizar …
    Entro td dia pra ver suas dicas…
    Bjs

  11. Que legal, Thais! Eu cresci indo no Bosque 😀 Quando eu tinha uns 11 anos, fiz um curso de férias de ecologia lá, não sei se ainda existe, pois já faz mais de 10 anos, mas olha, foi muito legal e interessante! Quando vou pra Campinas, passo sempre na frente de lá, pois fica no caminho entre a casa da minha avó e a do meu avô, e sempre me vem boas memórias de infância 🙂 meus pais sempre comentam também que o primeiro apartamento que eles moraram depois de casar era ali do ladinho… Que legal saber que vc ta se entrosando mais com Campinas hehehe

  12. Moro bem longe de Campinas, mas tenho um amigo que mora aí, e bem próximo a este bosque. Em 2010 (época da Copa), passamos uns dias na casa dele, meu filho tinha 1 ano e meio na ocasião, conhecemos este bosque e gostamos muito. Também conhecemos o Taquaral, fizemos passeio de pedalinho e de trenzinho. Foi tudo muito divertido. Pretendemos voltar novamente.

  13. Thais… é sempre bom ter um tempo para dar exclusividade aos nossos filhos… por isso passeios e viagens em família são tão especiais!

  14. Adorei o post!!!
    Muito legal a idéia de procurar bons lugares em nossa própria cidade, às vezes vamos para tão longe, em busca de diversão e tão pertinho de nós tem coisas legais para conhecer. E o pessoal das redondezas estão em peso por aqui vc viu, quanta dica interessante, APROVEITE!!!

    Fico feliz, por saber que vc está bem disposta a ver o lado bom de sua cidade….AGORA PARA TUDO, só um detalhe a parte, menina vc parece que emagreceu ainda mais…SUAS ROUPAS ESTÃO LARGUINHAS-#sonhodetodamulher.

    PARABÉNS EM DOBRO PARA VC THAIS!!!

  15. Aahhh *-*-*-* preciso dizer que eu CRESCI nessa parque. Ia todo final de semana com os meus pais (sério, todos!). Adorava e ainda adoro. Não é um suuuuper parque, mas me dá uma nostalgia… A propósito, há quanto tempo você mora em Campinas, Thais?

  16. Nossa que deve ter sido danado de bom, e esse bosque tem bichinhos?Quando der posta mais.Obrigado por compartilhar Tais abraço.

  17. Olá Thais, sou de Sumaré, e tb qd criança ia muito no bosque…ate me animou a levar meu filho lá esse final de semana.
    Obrigada pela dica.
    Bjks

  18. Que lindos vocês!…
    Achei o passeio super bacana. Local agradável e ótimo para se fazer em família. Nota-se pela última foto as famílias curtindo o clima bom. 🙂

    Tenho certeza que você vai ter muitos outros passeios assim pra nos mostrar! Sinto que você tá começando a “aceitar” Curitiba… rsrs

    Bjos em vocês e principalmente nesse “gotoso” do Paul!! (amei o cabelo dele!)

    Té mais Thais!
    :*

  19. Nossa, ao ver as fotos da entrada do bosque, lembrei-me da minha infância, afinal morei por 30 anos em Campinas… foi muito bom! Sugiro a vc, Thais quando tiver oportunidade de ir à feirinha hippie no Teatro Castro Mendes – Cambuí… é bem legal e tem umas coisinhas interessantes pra decoração lá. Super beijo !

  20. super apoiada a criação da “seção Campinas”! moro aqui há 18 anos e sempre tenho dificuldade em encontrar passeios / atividades culturais. Quando tem, é mal divulgado. não sei se já te mostraram esse blog, mas ajuda: cultcps.blogspot.com . abraço

  21. Primeiramente, parabéns pelo blog. Já o frequento há bastante tempo, mas sou do time das que quase não comentam (por causa da correria do dia a dia). O blog é fantástico e as dicas que você dá são inspiradoras. Aliás, você é minha grande inspiração. Seu método de organizar sua vida, sua casa é muito intuitivo e funciona de verdade. E principalmente, o amor que você descreve por cuidar das suas coisas e das pessoas que você ama é inspirador. Adoro quando você fala que tenta inserir seu filho nas tarefas domésticas, acho isso verdadeiramente útil para a vida dele. Ainda não tenho filhos, mas gostaria muito de poder educar os meus assim, quando os tiver. Obrigada pelas inspirações diárias.
    É muito interessante essa sua iniciativa de buscar lugares interessantes na cidade onde mora, principalmente por você ter contato, em um outro post, que não tinha se identificado com a cidade. A gente sempre acaba conhecendo menos a cidade onde moramos do que os que veem de fora. E fazer turismo “em casa” é uma boa maneira de começar a gostar um pouquinho mais da nossa casa.
    Seu filho é lindo, parabéns!! E compreendo perfeitamente sua iniciativa de preservar a imagem dele.
    Beijos!!

  22. Que delicia de passeio!!
    Tenho indicado seu blog para varias amigas que como eu precisa se organizar mais =]
    Que dia vc vai falar mais sobre seu emagrecimento? Estou com tantas duvidas e quilos rs.
    Bjos

    • Thais, obrigada. Eu procuro ser bem criteriosa quanto a isso no blog justamente para ele não perder a identidade. Gosto muito quando alguém reconhece isso.

  23. Oi, Thais, bom dia!

    Adoro esse tipo de passeio, contato com a natureza sem grandes despesas ou distâncias. Aqui no Rio temos muitas opções, porém alguns passeios não são recomendáveis por questões de segurança.
    Menina, como o teu filho está grandão, creio que ele será um rapaz alto.
    Obrigada por dividir o passeio em família, bjs,

  24. Oi! Sou cearense, morei em Campinas por quase 3 anos e estou a poucos meses em Recife. Descobrir o lado bom das coisas tem se tornado meu grande hobby (até porque eu e meu marido trabalhamos viajando), então eu realmente quero te ajudar.
    Vou te dar 3 caminhos:
    -Visitar o http://www.campinas.com.br/cultura
    Esse site além de ter as dicas de turismo da Região, te dá a programação cultural. Você vai ver que sim, tem opções bacanas aí, o que falta é divulgação.
    -Comprar a Veja Campinas Comer e beber ou visitar o site
    Muitas opções de comidinhas e restaurantes aí são verdadeiros oásis pra família. Os restaurantes situados em Joaquim Egídio e em Barão Geraldo tem espaços maravilhosos, bichos, lagos… e não deixa de ser uma forma de conhecer a cidade.
    -Entrar no site Viaje Aqui ou comprar o Guia 4 Rodas Brasil

  25. (publiquei sem ter concluído)
    Espero que mude sua visão da cidade. Sei que nada nesse país se compara com São Paulo, mas certamente você também já conseguiu ver as coisas boas daí que lá não vão existir mais.
    Beijo, boa sorte!

  26. Oi Thais,

    ja visitei seu blog varias vezes, conheci atraves da Thais da Bebella!
    Sempre adorei, mas fiquei mais feliz agora com as postagens sobre Campinas. Eu moro em Israel, mas minha familia td est[a em Cps, morei ai mto tempo e em janeiro estou indo de ferias com meu filho q vai ter quase 2 anos. O bosque é um dos passeios planejados, mas vou adorar ter mais ideias para entretê-lo por ai!

    Campinas tem bastante coisa pros pequenos, pelo q eu saiba, tem o Taquaral como disseram, tem outro parque no caminho pra Sousas (esqueci o nome!), tem Sousas e Joaquim Egidio, tem a Unicamp e a lagoa q é bem legal, tem Sesi, tem a feirinha, tem o espaço CPFL com peças de teatro.. enfim, eu adoro!!

    Beijão!

  27. Adoro o bosque dos Jequitibás. Também queria levar a Beatriz no dia 12,mas o clima não colaborou!Mas sempre vamos!
    Outro lugar legal é o taquaral, o problema é a lagoa! Meu lado mãe neurótica sempre acha que a Beatriz irá sair correndo e pular lá dentro, e dependendo do dia é horrível conseguir chegar (por conta da ciclovia, o trânsito fica bem chato!).

    Tem um grupo em campinas, no fb, que é justamente sobre isso. Lugares legais para levar as crianças em Campinas, se quiser é só avisar!

    Beijos

  28. Outra coisa, tem o parque das águas indo para sousas, se não me engano. Em Joaquim Egídio tem muiiiito lugar legal para ir com crianças- mas prepara as pernas, é muitas subida! – e tem também algo bem mais simples que é o centro de convivência, no cambuí. Tem feira aos fins de semana, vende muitos brinquedinhos de madeira, de pano é bem divertido mesmo!

    Beijos

  29. Oi Thais! .. Em primeiro lugar quero dizer que desde que conheci o teu Blog me apaixonei por ele, ajuda verdadeiramente a gente! .. Sempre que dá estou lendo ele! .. Sou de Porto Alegre/RS, e achei muito legal este teu post sobre esse parque em Campinas, não imaginava que a cidade tinha essas várias atrações para quem quer conhecer lugares bonitos desse nosso País, que é tão grande e rico em beleza natural!!! Obrigada por apresentares pra nós todas essas coisas tão boas, interessantes, e de grande ajuda!!! .. É sempre um prazer visitar o teu Blog, que pra mim tem nota 10* (com estrelinha .. hehehe) .. Parabéns! .. Beijos! .. Luiza

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui