Como organizar: Horário de verão

18
3898
Imagem: Getty Images

No próximo dia 21 de outubro, começa o horário de verão em alguns estados brasileiros. Para não sofrer com a mudança brusca de horário, você pode se adaptar aos poucos. Durante esta semana, regule seu despertador para acordar 15 minutos mais cedo todos os dias. Então, se você levanta às 7h, acorde amanhã às 6h45. Depois, às 6h30. E assim por diante, até chegar às 6h ou, melhor ainda, 5h45. Assim, quando o horário mudar, no domingo, você não sentirá tanto.

Por que essa adaptação gradual é importante? Nosso corpo sofre. Veja mais a opinião de um médico neste artigo.

Esse post foi uma sugestão da leitora Annelise. Obrigada.

18 comentários

  1. é só chegar o mês de outubro, que eu começo a acordar mais cedo. parece que meu organismo já sente que vai mudar.. geralmente acordo 6:20.. agora tenho acordado 5:30.

  2. Gabi,
    Impressionante,mas isso está acontecendo com a maioria das pessoas!

    Importante salientar que quem acorda cedo, com as galinhas, assim como eu, já está sentindo a diferença. Vocês já perceberam que 5h15min da manhã já está claro??? Meu organismo acorda com o raiar do dia…e já está claro esse horário, exceto é claro quando chove, mas os dias já estão amanhecendo mais cedo…com isso não vejo a hora do horário de verão chegar LOGO!!!! Por isso Thaís esse preparo eu não vou precisar…já estou no ritmo!

  3. Nossa,se vcs vissem o grito que eu dei hoje cedo quando vi a claridade em plena 6h da matina…Achei que o despertador tinha parado no meio da noite e eu tivesse perdido a hora…rs!

  4. Gisele, também adoro este horário…
    Sofro um pouquinho nos primeiros dias pra levantar pois sou uma dorminhoca de carteirinha, mas para mim só de pensar que ao encerrar o expediente no trabalho as 18:00 tenho um tempão até escurecer para fazer o que tiver vontade já me deixa empolgadíssima….

  5. Thais, oi!

    Eu odeio horário de verão, não me adapto, fico cansada sempre, sinto que a hora está “errada”, muito chato. Tirar os filhos pequenos da cama para que estejam às 7h na escola, ou seja, às 6 da manhã, é o fim. Levantar com o céu ainda cheio de estrelas, aff, que qualidade de vida é essa? Em alguns lugares é até perigoso sair para o trabalho, tudo ainda muito escuro na rua.
    A ideia de que no horário de verão todo mundo “ganha” tempo de lazer ou descanso considero a maior mentira e a suposta economia de energia tb não convence, basta checar as estatísticas. Acho que na verdade a gente passa meses trabalhando uma hora a mais por dia 🙁
    Bjs pra ti,

  6. Eu também amoo o horário de verão, me sinto mais disposta, animada felizmente não tenho problemas com a mudança do horário.

  7. Eu amoooo o horário de verão, não me importo nem um pouco em acordar e ainda estar escuro e amo principalmente por sair do serviço as 18:00 hs e ainda estar aquele sol raxando… sinto uma disposição enorme em chegar em casa e fazer várias tarefas… adorooo mesmo
    e não estranho nem um pouco nessa mudança… nem no primeiro dia.. a hora q eu deitar eu já durmo independente de ser uma hora a mais ou a menos.. e assim acordo tmb.. estou super empolgada q esse fds já muda o horário.. =D

    • É, a partir do solstício de inverno, os dias vão ficando mais longos, até o ápice no solstício de verão. Então é normal mesmo os dias estarem mais claros. =) Eu não gosto muito do horário de verão porque, quando anoitece, já está super tarde!

  8. Eu gosto sim do horário do verão. Meu dia rende mais, consigo fazer mais coisas e acordo mais disposta (não nas primeiras semanas.)
    Com o dia amanhecendo mais cedo e o calor mais presente, acabo acordando mais cedo naturalmente. Costumo acordar às 7h30 durante a semana e já estou acordando às 6h45 sem despertador!
    Ótima dica, adorei!

  9. Bom, aqui na Rondônia não tem horário de verão, aí ficamos com duas horas a menos considerando o horário de Brasília. Isto acontece porque estamos em outro fuso horário.
    E essa diferença de horário é algo q a gente sente quando tem o costume de viajar, vc fica meio perdidinho mesmo!

  10. Engraçado que sempre ouvi isso de se adaptar ao horário de verão e tal, mas pra mim é algo muito natural! Como algumas pessoas disseram acima, eu também me sinto bem mais disposta! Eu sou uma pessoa que funciona melhor no período da tarde, então acaba me favorecendo, porque parece que estica esse período.
    Quando morei fora, na Alemanha, sentia justamente o contrário: quando estive lá, 16h30 mais ou menos já estava meio escuro e 17h, totalmente noite. Eu ficava muito perdida e acabava voltando pra casa antes, com medo de andar sozinha, fora que eu achava muito triste, porque quando eu ia pra aula, umas 8h30, o dia ainda tava amanhecendo, e quando eu estava voltando, já era quase noite :/

  11. Que ótima ideia! Eu sofro sempre com essas mudanças de horário, detesto! Não entendo a razão da existência delas para além de andar desregulada durante semanas.

    Vou testar!

  12. Eu fico super desregulada, pq já acordo todos os dias as 5:20 da manhã. Psicologicamente fico imaginando que estou acordando as 4:20. Fico indisposta várias semanas.
    O fato de demorar a escurecer é legal, mas acaba que vou dormir mais tarde e com isso meu sono vira um caos.

  13. Eu não gosto do horário de verão. Acordo com as galinhas às 04:55 e e saio de casa às 05:10, vou ter de acordar ainda mais cedo e sair de casa quando ainda está escuro.

    Mas é claro que se acordasse às 06h ou às 07h estaria tudo certo rs

  14. Entra ano, sai ano e não me acostumo com o horário de verão.. Fui procurar mais dicas e encontrei um post sugerido por mim mesma… risos

    O cérebro acaba não mandando no cérebro pra ir dormir no horário certo
    e resultado: acordo no horário errado… são 00.38 e era pra ter ido dormir no máximo às 23h…

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui