Uma das maneiras de se ter um Natal mais prático é antecipar as compras de final de ano o máximo que você puder. Veja como isso pode ser feito:
Faça uma lista de presentes
Em uma folha de papel, faça uma lista simples de pessoas que pretende presentear no próximo Natal. Você pode inclusive já escrever algumas ideias de presentes para cada pessoa. Não tenha medo de repetir presentes para pessoas que não se conhecem, porque aà você simplifica o processo de compra. Você também pode definir que quer fazer alguns presentes, como uma caixa com decoupáge e coisinhas desse tipo. Por isso é bom planejar desde cedo, porque aà você tem tempo para fazer tudo sem pressa e sem atrapalhar seu dia-a-dia e o seu bolso.
Faça uma lista de objetos de decoração
Você já deve ter alguns objetos de decoração de Natal em casa. Se for o caso, verifique o que está quebrado ou faltando e complemente a sua lista. Se você não tiver nada (como eu), faça uma lista enxuta do que deseja comprar. Como nós nos mudamos em dezembro, não temos nada de Natal, a não ser as luzinhas (que uso para outros fins também na decoração). Pretendo comprar somente a árvore e fazer todo o resto. Sem muita tralha, por favor.
Estabeleça metas nos próximos meses
Com as duas listas em mãos, planeje as compras nos próximos meses. Deixe para o começo de dezembro somente as compras de Natal de última hora, como um presente para o seu chefe, se ele te chamar para um jantar no final do ano (acontece), ou uma reunião de amigos da faculdade que terá um amigo-secreto. Todos os outros presentes já previsÃveis podem ser comprados com antecedência, sem pressa e mais em conta.
Eu faço assim: com a minha lista de presentes já feita, aproveito para comprar algo sempre que vou aos lugares onde são vendidos aqueles presentes. Não tenho uma meta fixa de comprar X presentes por mês, por exemplo, mas sempre tento estar com todos comprados até novembro. O mesmo vale para as embalagens de presentes e decoração. Agora é uma excelente época para comprar essas coisas porque algumas lojas atacadistas já estão vendendo esses materiais por um preço muito mais baixo, e você economiza muito. Outra época boa para comprar artigos de decoração e embalagem de Natal é em janeiro, depois do Natal.
Mais uma vez, vale lembrar: não é para pirar e parar a vida para comprar presentes. É justamente para ir fazendo aos poucos, quando você estiver no shopping, por exemplo, ou em uma papelaria. Esse planejamento serve exatamente para que você não tenha que correr com isso de última hora e gastar tudo de uma só vez.
Engraçada a sintonia! Hoje está na minha lista de tarefas, para conseguir cumprir o checklist de julho, “fazer uma lista de presentes de Natal”. Na verdade, só vou começar a comprá-los no mês que vem, mas hoje farei a listinha.
Legais as dicas. Vou também rever os enfeites de Natal. Tenho a árvore, mas quero trocar os enfeites. Um beijo.
Dessa vez eu pretendo seguir essa dica, pois todo ano o sufoco se repete! Só acho que temos que prestar atenção no fato de que a maioria das lojas dá um prazo de 30 dias para troca. Então, temos que escolher presentinhos que não vão exigir trocas no futuro, né!
Na primeira vez que vi um post seu sobre fazer a lista de natal em julho, fique chocada! Nem pensava em algo assim, mas desde então e após ler este post, percebi que é muito mais prático. Principalmente quando queremos dar um presente feito por nossas mãos.
Uma sugestão, sempre escolho uma cor predominante para o natal, vejo o que tenho daquela cor, adapto alguns itens e depois adquiro novos que combinem entre si. Assim, já juntei uma boa quantidade de enfeites em 04 anos, e já posso fazer decorações diferentes sem ter que comprar novas peças.
Boa, Bia! Eu também faço isso, acho que fica mais organizado e bonito.
Acho que por isso sempre me atrapalho toda no final do ano. Adorei a dica, vou fazer como você neste ano…quem sabe assim o Natal não acabe sendo estressante…rsrs
Abraços
Tava pensando HOJE CEDO em coisas de natal. eu trabalho do lado da 25 de março e lá por setembro já se acham enfeites bonitos e em conta. E eu n tenho nada, só a árvore artificial q ano passado eu ganhei, e n tive dinheiro pra enfeite. Tava pensando em comprar justamente as coisas logo no começo enqto se acha coisa boa e num bom preço.
mas de presentes…puxa, faz sentido. dá até pra dar coisas mais caras, tipo: queria dar uma cafeteira pra minha sogra, de espresso…se eu deixar pra comprar em cima, com varios presentes junto, n rolaria. só complica pra caso de troca, né? :/
Lilian, trabalhar perto da 25 deve ser terrÃvel ($$$).
Engraçado que quando recebi no meu email, me assustei com o tÃtulo. Pensei: Natal, já? Quando comecei a ler a postagem, fiquei maravilhada, já ta na hora mesmo de pensar nessas coisas, porque deixar tudo para cima da hora, nunca sai como queremos.
Adorei!
Bjs
Bem lembrado, Thais. To montando minha lista no evernote e tirei uma copia pra levar na bolsa.
Ah, você disse que usa as luzinhas para outros fins, de decoração também, fora da época do Natal? Fiquei curiosa. É que eu vejo tantas fotos legais daqueles quartos com papel de parede vintage e essas luzinhas sobre as camas e presas na parede, que sempre me deixa doida de vontade de fazer aqui.
Camila, eu uso sim, mas não dá para deixar sempre no mesmo lugar por causa do meu filho e porque as luzes não podem ficar ligadas muito tempo.
Uma coisa que eu faco (voce já deve fazer, mas né…) é já comprar “presentes extras”, tipo garrafa de vinho, kits de cosmeticos e lembrancinhas, ainda sem saber para quem vou dar. Mais pra frente fica tudo super mais caro e sao coisas que vc pode presentear a quase todo mundo, a amiga da amiga que veio passar o natal de ultima hora com vc, o chefe, etc… com excecao dos mais proximos.
Bjs.
Boa Roberta, eu faço isso sim!
Boa tarde!!
Sou jornalista da TV CNT e estou produzindo uma matéria para amanhã, 21.11, sobre pessoas que já planejaram o Natal.Estão com a decoração da casa pronta e a compra das lembranças também!
Podem me ajudar?
Preciso gravar aqui em São Paulo, capital.
Peço a gentileza que respondam no e-mail ou me liguem:
11 2818-4586/4594
11 9.9530-1548
Atenciosamente,
Marianne
Marianne, não resido em São Paulo. Mas obrigada!