Cópia de textos

83
8698

Frequentemente, recebo recados de leitores com links de pessoas que copiam os textos do blog sem dar os créditos ou, pior, assumindo a autoria. Geralmente eu deixo para lá, porque todo mundo que tem um blog ou site está sujeito a isso. A Internet é enorme e não temos muito como controlar, a não ser que alguém descubra. Eu também não me importo porque, se a pessoa está copiando, ela não tem o dom de escrever, então por quanto tempo ela sustentará isso online?

Porém, quando uma pessoa tenta usar os meus textos para benefício próprio, especialmente enganando outras, aí sim eu interfiro. Não vou divulgar aqui o endereço da pessoa que fez isso desta vez porque não quero promovê-la nem associar sua imagem a algo negativo. Quero acreditar que foi por ingenuidade e, registrando aqui o nome dela, sempre que alguém procurar no Google aparecerá essa referência aqui, e eu não quero prejudicar ninguém. Mas quero agradecer todo mundo que me ajudou a contatá-la pelo blog e pediu que ela retirasse os textos. Basicamente, ela montou um blog para divulgar seus serviços de personal organizer e 80% do conteúdo era do Vida Organizada. =( Ou seja, além de usar textos de outra pessoa, ela ainda queria ganhar dinheiro com isso. Com uma coisa que eu escrevo por prazer, de graça.

Eu nunca quis trabalhar como personal organizer. Acho a profissão super legal e com certeza eu poderia conseguir muitos clientes se eu quisesse, pela relevância do blog. Mas eu pensei que, postando meus textos na Internet, de graça, eu alcançaria muito mais pessoas e, com isso, poderia ajudar quem não teria acesso a personal organizers. Minha filosofia aqui no Vida Organizada é que cada um pode ser o seu próprio personal organizer. Então eu tento fazer o possível para mostrar que, com pequenas atitudes no dia-a-dia, todo mundo consegue colocar a vida minimamente em ordem. Fiquei chateada por ver alguém usando os textos que escrevo com tanto cuidado assumindo a autoria e ainda vendendo serviços, enganando as pessoas.

Esse acontecimento, no entanto, me fez refletir sobre o “por que eu estou aqui”. Me fez pensar em quantas pessoas acessam o blog todos os dias, esperando um post novo, e me deixam recados incríveis sobre como o Vida Organizada tem ajudado a colocar a vida nos eixos. Isso é extremamente gratificante porque é um papel que eu exerço na vida de vocês, mesmo sem saber, muitas vezes. Acho que toda pessoa deva buscar sua “coisa” no mundo, a sua missão. Apesar de isso ser uma construção, eu acredito que esteja cada vez mais perto da minha, e o blog tem um papel gigantesco nessa busca.

Por esse motivo, e depois do que aconteceu ontem, eu resolvi dar um passo além e seguir a sugestão que muitos de vocês me deram, que é escrever um livro. Eu amo o formato de blog e a interação que existe com os leitores e isso não vai acabar, mas um livro também pode ser legal para atingir aquelas pessoas que nem sabem que o blog existe. Tipo a sua mãe, que não sabe acessar a Internet direito, ou uma pessoa que não tenha o costume de ler blogs mas ame colecionar livros. E também é uma coisa que, se ficar realmente legal, você pode dar de presente. <3 Enfim, acho que finalmente chegou a hora de dar esse passo e eu só tenho a agradecer a vocês pelo apoio dado diariamente. Eu acredito muito que tudo o que a gente faz volta para nós, sabe? E, quando eu recebo algum recado, comentário ou mensagem tão bacana, sobre como o blog tem ajudado em diversas áreas da vida de vocês, eu me sinto feliz porque sei que devo estar fazendo alguma coisa certa. Então é isso. Obrigada por tudo, pessoal.

Quanto ao blog com os textos copiados, eu denunciei ao Google por infração de direitos autorais, mas o que eu realmente espero é que isso dê uma mexida com a pessoa para que ela pense também em qual é a missão dela na vida e encontre sua voz da mesma forma que eu encontrei a minha. Tomara que ela consiga.

83 comentários

  1. Oi, Thaís, parabéns pela iniciativa de escrever um livro! Legal mesmo!
    Vc sabe que eu até me perguntava pq é que vc ainda não tinha escrito um livro?
    Acho e torço para que tenha muito sucesso nesse desafio!
    Parabéns

  2. – é o que minha mãe sempre diz: “a males que vem pra o bem”, uhu! um livro seu, é td o que minha mãe quer, ela não sabe mecher na net e não tem pacieencia p me ouvir contando td o que leu aki TODOS os dias, nessas últimas semana em que seu Blog REVOLUCIONOU minha vda ( e consequeentemeente da minha famiilia)!

    Já ansiosa!

    Obg!

  3. Olha que máximo!!! Eu continuo seguindo o blog e ainda compro o livro, o blog tem me ajudado muito a me organizar, no meu blog, conto o que estou fazendo para tanto, serve como uma agenda virtual, assim o compromisso se torna publico e da mais vontade de continuar. Obrigada por dividir tanta informação de qualidade, boa sorte com o livro!

  4. Vc disse tudo: o que é oco não se sustenta,e os que cometem infrações devem ser denunciados.

    Boa sorte com o livro!Vai ser sucesso e, acima de tudo, referência de conteúdo de qualidade!

  5. Thais, meu blog não tem tantos acessos nem tantos seguidores, mas representa uma experiência muito pessoal e estou feliz porque tem ajudado outras pessoas.

    Sou fã do seu blog… e sempre que publicas algum texto, cá estou!!!

    Bem, dia desses tive um problema desses… a moça copiou o post todinho e o marido em comentário ainda elogiou a criatividade dela. Denunciei no google e a página foi retirada. Penso que nossos direitos autoriais devem ser respeitados, afinal são experiências que passamos e isso não pode ser copiado. É tão fácil escrever que não há necessidade de cópia.

    Nesse episódio alguém comentou no blog da moça “onde já se viu brigar por direitos autorais de futilidades”… ora, são futilidades, mas são minhas futilidades, é o que está acontecendo na minha vida.

    As poucas fotos do blog que não são minhas, dou crédito. Quanto vou citar algum post… faço link e é o mínimo que se espera das pessoas que vivem na blogsfera.

    Parabéns pela iniciativa de escrever um livro!!!

  6. Oi Thais.
    Descobri seu blog por acaso e adoro todos as dicas. Sou Personal Organizer e tenho uma página no face http://www.facebook.com/baguncanuncamais da uma olhada. E estou aguardando a aprovação no grupo, rsrsrsrsrsr
    E uso alguns textos seus, mas com os devidos créditos é claro. Até nas fotos quando sei de onde são coloco os créditos. Isso se chama respeito e hoje em dia com essa a onda da internet as pessoas fazem isso mesmo, não estão nem ai.
    Parabéns pela a nova etapa, que o livro seja um sucesso.

    Bjs

  7. Amei a ideia!!! Seus textos são maravilhosos e como todos aqui não deixo de ler nem um dia!!! Sucesso nesse novo projeto!!

    Beijos,
    Marcia

  8. Olá,conheço o blog a pouco tempo e posso dizer que me ajudou muito e ainda irá me ajudar.Por enquanto coloco suas dicas em prática no meu quarto que é muito pequeno,mas que com suas dicas já melhorou 90%,mas em breve terei minha casa e com certeza o blog irá me ajudar muito.Parabéns pelo seu trabalho e boa sorte com o livro,quando estiver disponível divulgue aqui no blog que com certeza eu serei uma das muitas leitoras que irá comprar.

  9. Oi Thais!
    Fiquei pensando no que vc escreveu e conclui 2 coisas:uma é que se 80% do q a criatura escreve no blog dela é seu, provavelmente ela não entende de organização e vai se frustrar querendo prestar serviço de uma coisa que ela não tem propriedade… a outra o quanto o seu coração generoso (em compartilhar seu conhecimento e sua vida com outros)esta te levando a voar mais alto. Se escrever um livro e ele for um sucesso, não será só pelo seu talento e capacidade, mas pelas pessoas que vc conquistou pela forma de se colocar tão humana diante do publico que te acompanha. Eu fico muito feliz pelas suas conquistas, muito mesmo! Com certeza tb compraria seu livro e indicaria pra centenas de amigos…
    Depois q comecei a ler seu blog, fui cavando na net outros blog’s sobre o assunto e o seu é diferenciado, pela pessoalidade( como todo mundo ja fala), por ser claro, de aparencia agradavel e tudo mais… Hj estou no grupo de FLY LADY no yahoo (baby step), e tem sido bom, mas seu blog é algo q não dá pra abrir mão..rs
    Parabéns!

  10. Quero aqui lhe parabenizar por sua atitude, é com educação e caráter que nos tornamos pessoas melhores. Em relação ao seu livro, quero ser a primeira a comprar, não só pra mim mais para minha família. Boa sorte!

  11. Ola Thais, eu sempre acompanho o seu blog de longe,conheci em maio, e gracas a ele minha vida tem mudado, eu nunca fui amante de trabalho domestico, mas gracas a suas dicas e ao Fly lady que você cita aqui, minha vida mudou, estou ate exemplo e admirada pelas minhas amigas, rsrs.E como você diz a organização e um bichinho que vai te consumindo e cada vez você quer mais.
    Mas quero minha vida no equilíbrio, a perfeição não e o meu objetivo. Sou muito ajudada por você e te agradeço por isso, foi realmente de graça.
    Hoje resolvi me apresentar e te dar o meu apoio quanto ao seu livro, acho a ideia maravilhosa, e realmente vai alcançar mais pessoas. Nao fique triste por essas copias, garanto que agindo dessa forma essa pessoa nao vai conseguir alcançar o que você tem conquistado. Que Deus abençoe seus sonhos e projetos.

    Albaniza, Cacoal-RO

  12. Ideia excelente, você deve sim escrever um livro, vai alcançar um montão de outras pessoas, que como eu precisam de ajuda. Aliás, tenho muito a agradecer a vc e a este blog!

  13. Uhuuuuuuuuuuul!! Amo o blog, amo nosso grupo, mudei muito graças às suas lições e mal posso esperar para ver este livro! Será ótimo ter suas referências a qualquer momento, sempre ali pertinho. Por que amo net, mas livros são minha maior paixão. Será uma honra ser sua leitora 🙂
    Parabéns pela atitude…Achei extremamente classuda 🙂

    Beijoooooos

  14. Oi Thais! Tem total apoio meu e de todas as suas fas! Da pessoa que copiou seus textos, soh temos que sentir pena pois ela nao tem a mesma luz que vc possui ao ensinar tantas pessoas a viverem melhor. Beijos, Erika/SP

  15. oi thais!

    é só jogar um pedacinho de algum dos seus textos mais acessados no google que já dá pra ver algumas coisinhas bem chatas, ne.
    mas que saco. eu acho o cúmulo, fico muito indignada mesmo pq alguns ainda pensam que internet é uma terra totalmente sem lei, mas não é bem assim. acho que direito autoral é uma coisa muito séria e foi muito maduro da sua parte não mencionar quem foi e limitar-se a denunciar.

    basicamente assim ó: tenho 21, “casei” e estou perdida.
    visito seu blog todos os dias, conheci muitos outros atraves daqui, já fiz receitas que vc indicou, já apliquei rotinas, já parei de gastar dinheiro com besteira, já destralhei muito minha casa e minha sala no trabalho, oq me trouxe um tremendo alívio. E eu sempre fui o ‘caso perdido’ da familia, então estava certo que minha casa e minha vida ia ser uma caos. Acho que todos estavam errados. =)
    Ainda vivemos com a minha mãe, mas vamos nos mudar em breve e já estamos acostumando a viver de forma organizada e até meio minimalista. acho que é oq vai guiar nossa vida juntos. E seu blog tem ajudado muito, realmente faz diferença pra mim e como se eu tivesse um blog gostaria que o leitor que teve uma experiência assim me dissesse, estou dizendo. kk
    E parabéns pela iniciativa do livro, claro que vai ser muito bom, pq vc escreve bem e sabe muita coisa legal na ponta da língua. Eu vou querer! vai ser um sucesso.
    Bjss

  16. Ótima atitude, ótima decisão…
    agora que vai terminar o TCC, vai ter tempo para escrever seu livro.
    to na fila esperando também.
    =)bjs, narinha

  17. Thais,
    se vc tinha dúvidas quanto a escrever um livro, faz uma pesquisa rápida entre as suas leitoras aqui e vai ver que a tiragem já compensa… 🙂
    Agora, realmente me indigna gente que copia os textos dos outros, afinal de contas, vc dedicou parte do seu tempo pra escrever o texto, escolher a imagem para ilustrar, revisar… não é pelo dinheiro, mas pela dedicação! E ai vem uma pessoa, pega tudo pronto e só copia? quando a pessoa copia por inocencia, por falta de conhecimento, ok… mas quem é capaz de enxergar uma forma de ganhar dinheiro em cima dos seus textos não é uma pessoa inocente, né?
    Eu não sei como faz, mas tem como bloquear que a pessoa selecione o texto na página da internet (se vc olhar o blog do Vende na Farmácia elas fizeram isso), é um negócio chato, porque quem te lê sempre e as vezes quer copiar pra si uma orientação tem que tirar um print da tela e se contentar com uma imagem, mas pelo menos te projete de gente que faz isso que a moça citada no post fez.
    Voltando as coisas boas, publica o livro sim!!!! Nós vamos amar e comprar com certeza!!!
    Bjos

  18. Oi, Thais, boa tarde!

    Parabéns pela decisão de escrever o livro, será sucesso com toda certeza.
    Agora, quanto ao outro assunto, é um problemão da internet, os picaretas copiam tudo com a maior cara de pau. Vc foi muito elegante, como sempre.
    E concordo contigo de que tudo volta para nós, mais cedo ou mais tarde, mas volta.
    Beijocas,

  19. Oi Thais! Eu leio o blog já faz um tempo, mas nunca me liguei de comentar. Enfim, resolvi fazer minha estréia nesse post porque, mais do que a tua capacidade de organização, super admirei a tua capacidade de pegar uma coisa negativa e transformá-la numa coisa super positiva e construtiva! Acho a ideia do livro mara – super comprarei para dar para minha mãe hahahaha (imprimi para ela aquele post do menu semanal e ela amou hahaha) Beijos

  20. Oi Thais!
    Linda postura, decisão perfeita! Tenho certeza que fará tanto sucesso quanto seu blog faz. “Força na peruca” que estamos aqui no aguardo desta novidade que – tenho certeza! – nos ajudará ainda mais. Você não tem dimensão do quanto seus textos nos fazem bem nessa vida louca e corrida na qual tentamos fazer tudo se encaixar… Obrigada!
    Beijos

  21. Oi T.

    Lamento a situação constrangedora. É mais do mesmo nos dias de hoje. Porém dessa vez rapidamente houve o lado positivo do livro e fique sabendo que assim que sair quero comprar e com autografo seu sim??? 🙂 Fico a espera! =)

    Fátima

  22. Parabéns pela decisão do livro.
    Irei comprar certamente.
    É uma pena que as pessoas copiem o que você faz com tanta dedicação, mas isso pelo menos é uma das provas de como vc faz seu trabalho bem feito.

    Parabéns mais uma vez!

  23. Eu amo seu blog, acompanho suas postagens diariamente. Você apareceu na minha vida, no momento que eu mais precisava de me organizar! Minha vida mudou depois que conheci o seu blog.
    É realmente complicado isso de plágio e ainda pior, pra benefício próprio.
    Mas, como já disseram por aqui, há males que vem para o bem. A ideia do livro é fantástica! Mesmo lendo o seu blog diariamente, eu adoraria ter um livro com os assuntos abordados no blog. Eu quero seu livro!!!! rsrs
    Boa sorte e continue nesse caminho lindo que você está trilhando. Tenho certeza que tudo que você se dispuser a fazer, será um sucesso!!!

  24. Thais,

    todos os dias eu leio o seu blog,eu adorooooo…e nunca tinha feito comentário, mas agora
    voce dizendo em publicar um livro, eu quero aki dizer
    pra vc que faça isso mesmo, tenho certeza que vai ser um sucesso, eu serei
    uma que vai comprar.
    abçs
    Eloah

  25. Leio o blog, mas dou todo o apoio pro livro! Vou comprar e dar de presente! Parabéns por tirar algo bom de uma situação ruim! E tomara que todos npos encontremos o porque viemos!
    Abraços!

  26. Acompanho seu blog há alguns meses, por recomendação de uma amiga.
    Ainda não consegui me organizar, nem tenho pretensão de chegar a seu nível, mas vou dando meu jeito na vida, devagar e ainda quero implantar muita coisa que aprendo aqui. E em outros lugares também, tenho que ser sincera.
    Mas hoje resolvi comentar porque precisava parabenizar sua atitude diante do fato. Além de organizada, você mostrou-se extremamente ética e nobre.
    E que bom que a situação tão chata e ruim, que já vi levar pessoas/blogueiros à ira, no seu caso serviu ainda para dar um passo tão importante como a decisão de escrever o livro. Vou ficar torcendo para ser uma aventura ótima para você e para nós, leitores.

  27. Oi Thais, as vezes acontecem algumas coisas que são pra nos fazer tomar atitudes especiais e transformadoras…AMEI!!!!!!!! Não amei o que aconteceu da situação chear a este ponto, mas simplesmente amei, pois já estava pensando em imprimir tudo o que me interessa no seu blog (99%) para fazer uma pasta…rsrs – Agora vou esperar o livro, espero que até lá com seus ensinamentos eu consiga ser realmetne mais organizada, de não me mexer, agora estou engatinahndo e a cada semana tento melhorar ainda mais. Independente do meu avanço, já sou uma das que irão adquirir o livro, pra mim e de presente pra outras pessoas. Beijos, pra frente e avante sempre.

  28. Apoiada!! Eu serei uma que vou adquirir o livro! E fico revoltada com a cara de pau da cidadã…impressionante!!
    Boa sorte!
    Abs.
    Adriana

  29. Olá Thais,

    Eu passei por aqui para deixar meu comentário como forma de apoio ao seu blog e à sua maravilhosa ideia de escrever um livro.
    Com certeza será um livro muito bacana, assim como as coisas que você escreve.
    Um abraço,

    Dilmara

  30. Thais, parabéns pela iniciativa do livro! Desejo todo sucesso!
    O plágio é um problemão, mas a pessoa que faz isso não se apropria do conteúdo, então não tem valor algum. Querer ganhar dinheiro fácil não se sustenta por muito tempo, pode acreditar.

  31. Eu já disse aqui que se um dia eu descobrisse que o blog iria acabar, sairia guardando tudo no Word pq teu blog é inspiração para a minha vida! SOu leitora há alguns anos, nem lembro desde quando, e super apoio um livro teu.
    Compraria vários!

    Vá em frente. Estamos todos torcendo por ti.

  32. EU COMPRO!! acompanho você sempre e adoraria comprar um livro de sua autoria. você escreve super bem e isso é, com certeza, impossível de copiar. um beijo o/

  33. Thaís parabéns pelo blog!
    Adoro a forma como você escreve, como se posiciona, como leva a sua própria vida, o que me fez repensar muitas coisas da minha!
    Meu namorado construiu uma casa esse ano e por enquanto achamos melhor cada um ficar na sua, mas como ele é 0 organizado, fui em busca de dicas afim de ajudá-lo e foi aí que encontrei seu blog, faz uns 5 meses e desde então entro tds os dias. Realmente você ajuda muitas pessoas, sempre indico seu blog e acho que é uma idéia maravilhosa você escrever um livro!
    Boa sorte na nova fase!!!

  34. Aguardo o livro!
    Vai dar tudo certo e certamente sempre vai existir gente assim (babaca? sem noção? coitada?…) o bons dessas pessoas é que servem pra gente ensaiar nossa tolerância, nossos posicionamentos.

  35. Thais adoro o teu blog. E sou daquelas pessoas que anseia por um post novo…tens me ajudado muito! Na minha casa está neste momento a ser feita uma organização…xiiii tanta coisa que já dei…tanta coisa que já tirei desta casa que não faz falta. Acho que como tu, também cheguei àquela fase em que se perde o apego às coisas que já não têm uso. Para quê guardar quando outra pessoa pode precisar? Enfim!! Cá em Portugal não existem blogs tão bons como o teu! Nem sei como tens tempo para o blog, eu agora também criei o meu próprio blog, é recente, mas é um compromisso comigo mesma, pois já tinha criado outros tantos e nunca tiveram grande futuro! O meu é sobre reciclagem de tudo e mais alguma coisa…fica bem Thais!! E essas pessoas que copiam os teus textos, infelizmente são pessoas que não têm autenticidade nenhuma, querem coisas fáceis…e coisas fáceis não dão prazer!!! =)

  36. Oba! Já vou fazer a lista para quem dar de presente, tenho certeza que vai ser um livro maravilhoso!…

  37. Muitos Parabéns, Thais, vai ser um sucesso enorme, tenho a certeza 🙂 Vou comprar (espero que venda em Portugal)! Beijos*

  38. Tha (permita-me chamar assim. Como vejo vc todos os dias através do seu blog, já penso que sou íntima – hehe),

    Com certeza o seu sucesso é merecido e fruto do seu esforço e dedicação. Sou estudante de concursos e o seu blog é essencial para eu não deixar a peteca das outras áreas da minha cair. Não vou dizer que pratico tudo, mas tenho tentado colocar em prática suas dicas o máximo possível e tem feito uma baita diferença.

    Essa situação pela qual está passando realmente incomoda, mas tome as providências e siga em frente com a certeza que ninguém te copiaria se não te achasse o máximo.

    Adorei a notícia do livro. Vou torcer para que saia logo.

  39. Certamente eu comprarei o livro, o blog eu já divulgo entre todos os amigos, porque acho o máximo. E vejo que é realmente possível colocar em prática o que vc divulga, porque eu sou soper desorganizada e desde que conheci o blog minha casa melhorou muuuito, minha vida, tudo! Sem contar a questão da simplicidade voluntária, que “conheci” através de vc, apesar do meu pai viver isso há anos sem a gente saber que havia um nome pra isso! Acho sensacional!

    Sucesso!

  40. Ah, que boa noticia, o livro vai ser um sucesso, ja indiquei seu blog pra varias amigas, eu gosto demais, inspira! Parabéns pela iniciativa! Passo todo dia por aqui, não comento, mas hoje nao podia deixar em branco, com certeza vou comprar seu livro, presentear e indicar muiiito. Abraço.

  41. Thais, há pouco tempo descobri seu blog e ele já faz parte de minha rotina. Nos quinze minutos que reservo a cada noite para navegar na internet, não deixo de dar uma passadinha aqui para me encantar com seus textos. Algumas das suas ideias correspondem a atitudes que já adoto há algum tempo, mas outras são surpreendentemente inovadoras para mim.
    Boa sorte com seu livro, que certamente será um sucesso!

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui