Categoria(s) do post: íreas da Vida

 

Meus livros ainda bagunçados, no dia em que a estante chegou, em dezembro. Hoje em dia está BEM diferente.

Ultimamente eu tenho juntado uma série de links sobre cuidados com livros, até perceber que poderia fazer um post linkando todos eles. Espero que seja útil para quem ama os livros tanto como eu, a bibliófila de plantão!

Você tem muitos livros? Como faz para organizá-los?

Deixe seu comentário

18 comentários

  1. o link “veja como limpá-los” não leva a lado nenhum! :S
    interessava-me espreitar… 🙂

  2. Gabi comentou:

    Poxa,há alguns dias comentei em outro blog que não fazem mais casas nem móveis para pessoas que tem mais de 10 livros….Sua estante é de onde?

    Estou mundando de casa e não acho mais estantes que unam resistência à beleza…Tenho bem menos livros que você, cerca de 300, e mesmo assim não acho um móvel seguro e bonito para eles…

    Eu tenho uma relação diferente com livros: acho que eles não são propriedade de ninguém. Tenho apenas aqueles que utilizo no trabalho (como referência de pesquisa para mim e para os alunos), nos estudos (no doutorado) ou como hobby (como os de imagens) ou, ainda, aqueles (a minoria) com quem tenho uma relação emocional.

    No restante, a cada 6 meses faço uma seleção e doo para pessoas queridas, para os melhores alunos do semestre ou troco no Messias (sebo gigante aqui de SP).

    Para mim, o livro é vivo enquanto estiver sendo lido/consultado/lembrado. Se faz muito tempo que não o cito, não o uso ou sequer lembro dele, é sinal de que ele precisa alimentar outras mentes e liberar o espaço para um novo exemplar.

    Conservo bem os livros e tomo cuidado, mas confesso que não ligo quando a avarias do uso começam a aparecer. Sinal de que ele, assim como nós,está vivendo e formando as próprias marcas da sua existência…

    Gabi (SP-SP)

  3. Imaginei que você tinha bastante livros, mas você tem bem mais do que pensava! E que foto é essa, heim? Parece coisa do We Heart It! <3

    Engraçado que seu blog é de organização, mas você preferiu postar a foto dos livros "bagunçados". De certa forma, visualmente ficou muito bonito e colorido. (como está sua estante agora?)

    Eu tenho poucos livros, quando compro e não definitivamente amo logo depois de ler já dou um jeito de passar pra frente. Gosto de vê-los circulando, mas com alguns acabo me apegando bastante.

    Colaboro em um blog chamado Dose Literária (www.doseliteraria.com.br), se quiser dar uma lida. 🙂

  4. Carolina comentou:

    Adorei a estante, de onde é?

    1. Thais Godinho comentou:

      Para o pessoal que perguntou, a estante é da Evolukit. =)

  5. Rosália Moreira comentou:

    Bom dia Thaís!

    Adorei a sua estante para livros.
    Tendo em conta a profundidade adequada, presumo que foi feita por encomenda. Aqui em Portugal estante para livros só mesmo por encomenda. As que existem já feitas têm profundidade para duas fileiras de livros.
    E se você chama a isso da fotografia “livros bagunçados” é porque nunca viu bagunça de livro na sua vida.
    Mas o que eu gostei mais deste seu comentário de domingo foi a descoberta de que você gosta de livros. A maior parte dos blogues que eu frequento sobre organização e minimalismo defendem que “livro lido, livro ido”, “livro ocupa muito espaço e é difícil de limpar” e outras coisas assim que eu respeito inteiramente. Ainda recordo, muitos mas muitos anos atrás, quando ouvi a seguinte conversa na minha casa (eu estava mna cozinha preparando um lanchinho e o meu filho, então com 8 anos, estava na sala com um coleguinha da escola):coleguinha: ” A tua televisão é tão pequenina”
    filho: ….
    coleguinha: ” Onde está o vídeo para vermos um filme?”
    filho: “Não temos”
    coleguinha:”Porquê?”
    filho:” Utilizamos o dinheiro para outras coisas”
    coleguinha:” Porque não vendem os livros e compram um vídeo?”
    filho:” ….”
    A diversidade do modo como cada um de nós passa por esta vida é absolutamente admirável: com livros ou sem livros, com mais ou menos bagunça, o importante é que tudo valha a pena e mais importante ainda é que meninos que gostam de ler e meninos que não gostam de ler possam ser amigos e saibam encontrar o que os liga … ainda que não sejam livros.

    Rosália

    1. Thais Godinho comentou:

      Rosália, também fico chocada quando as pessoas são tão desapegadas com livros. Eu não saberia viver sem eles. Vivo lendo e relendo, faço anotações, estudo. São toda a minha bagagem cultural e também faço coleção de itens raros.

  6. Gabi comentou:

    eu adoro o Skoob e utilizo umas tabelas no excel: leituras do mês, livros separados por gêneros (ficção, não-ficção e auto-ajuda) e por autores em ordem alfabética e com a quantidade de cada autor.

  7. Paty comentou:

    Ameeei o post, Thais!!! Amo livros também!

  8. Betinha Carvalho comentou:

    Sim, eu tenho muitos livros. Eu gosto muito de romances e os organizo por autor ou assuntos. Por exemplo: eu sou fissurada por Jorge Amado, é meu autor preferido, tenho quase todos os livros dele. Deixo todos juntos na estante.Paulo Coelho tb tenho vários.Organizo da mesma forma.Agora,tenho uma boa leva de livros sobre espiritismo (minha religião) de autores variados, deixo todos juntos, e assim vai…. Bjks =)

  9. Lureen comentou:

    Já faz um tempo que pretendo catalogar meus livros e me planejar para ler os que ainda não consegui. Vou usar o Skoob, acho. Ótimo post, como sempre, e bela coleção de livros, a sua 🙂

  10. Oi Thais!
    Ainda bem que você anunciou que a estante estava “bagunçada” senão, nem perceberia! Muito legal a postagem. Também amo livros e procuro uma solução para eles também. Ano passado meu irmão fez uma estante com caixotes de madeira para eles, mas só coube uma pequena parte…

    Beijos.

    1. Thais Godinho comentou:

      Oi pessoal, ela está bagunçada porque os livros estão separados por temas, mas não por qualquer outra ordem além disso. E a disposição deles também não estava das melhores.

  11. Calu comentou:

    Adoro seu blog, nos incentiva a gostar de organizar as coisas, estou aprendendo… Estou tentando fazer um declutter geral em casa e me deparei com caixas e pilhas de muitas revistas: coleções de viagem e turismo ,revistas de decoração etc. Já joguei muitas, mas quando comecei a descobrir algumas traças nos armários, vi que tinha que me desfazer delas. Não tive coragem de jogar as de viagem, pois acho que cada vez que quiser pesquisar um destino vou procurar nas revistas, ou que posso querer reler as matérias, mas tenho muitas mais de 100. Alguma sugestão quanto as revistas ? Tenho amigos que dizem que tem tudo na internet e que eu deveria jogá-las fora. Alguma dica do que fazer contra traças ? Obrigada, parabéns pelo seu lindo trabalho!

  12. Olá Thais! Adoro seus textos, me inspiram muito. Eu adoro livros então estou curtindo muito esse post, pois quero mante-los sempre bonito. Obrigada e te vejo lá no Skoob!