Como lavar travesseiros

25
14780

Havia outro post programado para hoje, mas tantas pessoas perguntaram no post dos checklists de limpeza como se lava um travesseiro, que eu resolvi postar este pequeno guia.

Ao contrário do que pode parecer, lavar travesseiros não tem nenhum segredo: a imensa maioria pode ser lavada na própria máquina de lavar. Claro que depende de cada material. Há também indícios que as máquinas com abertura frontal sejam mais indicadas (eu já lavei nas duas e não notei diferença, sinceramente). Também há a opção de lavar à mão ou, é claro, levar na lavanderia.

Veja mais algumas dicas:

  1. Coloque os travesseiros na vertical, dentro da máquina. Procure não colocar mais de dois.
  2. Água fria é melhor.
  3. Coloque-os para secar sempre na posição horizontal, e nunca no sol.
  4. Nunca utilize a secadora.
  5. Nunca torça um travesseiro para secá-lo.
  6. Nunca use amaciante.
  7. Use o ciclo para roupas delicadas.
  8. Sabão líquido é melhor que sabão em pó, pois não deixa resíduos.
  9. Repita o ciclo de enxague duas vezes para remover o sabão completamente.
  10. É imprescindível deixar que o travesseiro seque por completo.

Já lavei travesseiros à mão e na máquina (à mão eles correm menos o risco de deformar, apesar de não ter acontecido com os meus), mas hoje prefiro a praticidade da lavanderia principalmente no que diz respeito à secagem. A frequência de limpeza deve ser de seis meses.

Encontrei aqui um guia de referência para saber que travesseiros são laváveis ou não:

Laváveis:
Travesseiro de Látex
Travesseiro Fresh Plano
Travesseiro Fresh Plano e Perfurado
Travesseiro Altura Regulável Látex
Travesseiro Altura Regulável Fresh

NÃO laváveis:
Travesseiro NASA
Travesseiro de Molas
Travesseiro Fresh Anatômico
Travesseiro Altura Regulável NASA
Travesseiro de Flocos de Látex
Travesseiro de Flocos de Visco

Fique atento(a) então na hora de comprar para investir em um modelo que você possa lavar e dure mais tempo.

25 comentários

  1. Thais, meus travesseiros são NASA… Eles vêm com uma capa que pode ser lavada na máquina. Pra limpar meus travesseiros (a parte interna) eu passo um pano úmido com algum desinfetante (ou álcool) e deixo secar no sol.

  2. Já lavei o meu uma vez à mão…mas sequei ao sol, acho que por isso o cheiro estranho =/ (saiu depois!!)Ou por serem de pena. Agora estou na dúvida: pode ou não pode lavar? Agora seria na máquina de lavar.

    beijos

  3. Realmente, eu tenho travesseiros Nasa, e na embalagem já vem um aviso bem grande: Não lavar.
    Mas eu lavo a capinha deles, e deixo-os no sol por um tempo, isso acho que pode…

  4. Ah, Luciana, de penas acho que não pode não. Certa vez uma cunhada minha derramou leite (da filha) em um com pena de ganso, e ela tentou passar pano úmido.
    Menina, ficou super fedido viu, parecia cheiro de galinha molhada mesmo. E mesmo deixando no sol, o cheiro ruim não saiu, ela acabou jogando fora.

  5. Eu não sabia que não pode lavar travesseiros da Nasa na máquina… Já lavei o meu diversas vezes e nada aconteceu com ele, apenas demora alguns dias para enxugar completamente. Além do sabão em pó, ponho pinho sol pra matar as prováveis bactérias que estão alojadas neles. E seco no sol mesmo.

  6. Gente, desinfetante nenhum eh realmente desinfetante, nem pinho sol, nem pato, nenhum deles. A unica coisa da limpeza domestica que mata bacteria eh agua sanitaria (hipoclorito de sodio). Aproveitem suas qboas e sejam felizes, hehe.

  7. Nossa adorei esse post. Coloquei o meu travesseiro da Nasa na lavanderia e eles não quiseram lavar de jeito nenhum. Vou colocar na maquina e ver no que vai dar,mas acho que não vai acontecer nada,ate alguém aqui em cima já lavou assim e deu tudo certo. O que não dá é ficar com o travesseiro sujo ! Valeu !

    • Meninas…me dei mal, porque fui lavar meu travesseira da Nasa sem a capa e o pobre se desmanchou todo…..perdi um travesseiro né, agora o próximo já sei que não dá pra lavar.

  8. Novo comentário:

    Um conselho!
    Levem seus travesseiros na tinturaria!!
    Coloquei apenas um travesseiro de látex , na máquina, e a vibração foi tão grande, na parte de centrifugação, que a máquina andou e tombou do tablado que fica.
    É muito peso e muita batida que , na minha opinião, não vale arriscar.

  9. Lavei meu travesseiro da NASA e a capinha dele à mão mesmo, usei sabão de coco e sabonete protex.. foi bastante trabalhoso tanto na lavagem quanto na secagem.. ESTENDI o travesseiro no varal na vertical(muuuuito pesado, tive que torcer antes), demorou quase 1 MÊS PARA SECAR completamente(variava estendendo no sol e na sombra)..
    Sei que FUNCIONOU, o travesseiro não deformou e está completamente seco e cheiroso!!
    Bjs e boa sorte!!

    OBS.: É um erro de expor os travesseiros ao sol, pois a moradia dos ácaros e microorganismos não é a superfície, e sim o interior dos travesseiros. O sol é um excelente agente de sanitização superficial, pois os raios ultravioletas eliminam os microorganismos da superfície exposta. Por esse motivo temos o costume de expor roupas, lençóis e tecidos ao sol, eliminando mofo e odores desagradáveis.
    Se o travesseiro for exposto ao sol, ocorre um aquecimento no seu interior, ambiente repleto de umidade, resíduos de pele, gordura e secreções da cabeça. A elevação de temperatura causa aumento acentuado da proliferação de ácaros, fungos e bactérias, além de acelerar a pulverização das fezes e cadáveres de ácaros, elementos altamente alergênicos. Além disso, a radiação ultravioleta oxida a superfície do material do travesseiro, deixando-a amarelada.

  10. lavei o meu da nasa sai e deixei ele batendo ele estragou, a maquina saiu até do lugar pq fica desnivelado o peso riscou td a lateral dela pq de bater na parede e ainda arrebentou o cano e dps de td isso q fui ver na net aff

  11. por favor socooooorro ! lavei meus travesseiros de pena na maquina e agora eles nao querem secar ja faz uns 4 dias que eles estao no varal e aki nao tenho secadora ajudaaaaaaaaaa!!!!

    • Minha sogra diz q travesseiros de pena, vc deve abrir e expor as penas ao sol. Bem espalhadas, enfim vc fará um novo travesseiro e reutilizará as penas. As penas vc deve lavar com xampu infantil , e após o último enxágue pode colocar um pingo de condicionador de cabelo na água, deixar de molho um pouco e fazer novo enxágue. Pode secar com secador de cabelo , ou secar bem espalhados ao sol.

  12. Meninas, eu lavei meus travesseiros NASA, e não tive problemas nenhum.
    Coloquei na maquina na posição horizontal, COM A CAPA, e utilizei sabão liquido, fiquei observando, e ocorreu tudo bem, apenas na centrifugação retirei antes de terminar o processo, pois sei que o travesseiro com água pesa horrores! Mas não tive problemas nenhum, a máquina não pulou, nem saiu do lugar.
    Deixei secando na sombra, o que demorou algumas semanas, mas não chegou a 1 mês, pois minha área de serviço é bem ventilada.

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui