Manutenção do apartamento no outono

2
2290
Imagem: Getty Images

Outro dia eu postei aqui 17 tarefas de organização para fazer no outono e como preparar a casa para a chegada dessa estação, e hoje eu queria falar um pouco sobre a manutenção do nosso apartamento durante esse período pré-inverno. É claro que, sempre lembrando, moro na região sudeste do Brasil e, por isso, o clima e as necessidades são diferentes de quem mora no sul ou no norte, mas tentarei fazer um post geral.

Organização

Como eu já comentei aqui no blog, separei a organização dos cômodos do novo apartamento de acordo com os meses e, em maio, é tempo de organizar o quarto do nosso filhote. Minha ideia é providenciar o necessário e, se sobrar dinheiro (cof), fazer umas coisinhas a mais, como colocar quadrinhos etc. O importante é que não seja deixado de lado o que é realmente importante. Isso vale para todos os cômodos.

Portanto, este mês estou providenciando as cortinas (o vento gelado mesmo com a janela fechada é assustador), uma nova estante e um tapete quentinho ao lado da cama, para ele não pisar no gelado. Também estou destralhando e mantendo somente o que ele está usando atualmente (roupas, roupa de cama, de banho, brinquedos, bichos de pelúcia). Minha mãe já deu o tapete de presente e eu comprei a estante e as cortinas.

O que acontece é que outros cômodos também demandam uma atenção maior agora no frio. Gostaria de colocar um tapete no nosso quarto, assim como cortinas lá e na sala. Os chuveiros poderiam ser melhores, mas vão ficar mais para a frente. Os maiores gastos ficaram para o segundo semestre, quando arrumarei o escritório e a sala.

Manutenção

Como eu falei acima, alguns reparos envolvendo decoração e organização são necessários. Além disso, a casa fica propensa a outras particularidades no frio, como o surgimento de ácaros, o ar seco, a umidade em lugares fechados etc. Faz parte da nossa rotina chacoalhar a roupa de cama diariamente e sempre deixar as janelas dos quartos abertas para ventilar (fechamos as portas para não entrar vento para o resto do apartamento). É importante deixar o ar circular.

Também seco bem os utensílios de limpeza e de cozinha antes de guardar, para que não mofem. É claro que isso dá uma preguicinha maior de usá-los, mas o que se pode fazer? Qualquer coisa que for guardada molhada ficará mofada e cheirando mal, então esse cuidado é necessário.

Outro ponto importante é com relação à despensa: procuro sempre ter um estoque razoável de alimentos para irmos menos ao mercado e, portanto, pegar menos friagem. Mas vale olhar a validade dos alimentos semanalmente para usar o que está próximo do vencimento e substituir aqueles que já venceram.

Noto que a poeira tende a acumular bastante na varanda por causa do tempo seco, então semanalmente faço uma limpeza mais detalhada (bancada, piso, estante). Quem tem lareira em casa precisa fazer uma limpeza antes do uso intenso e fazer estoque de lenha para não ficar sem nos dias mais frios.

Limpe as lâmpadas porque, quanto mais empoeiradas, mais chance elas têm de queimar. E tenha sempre um estoque delas em casa.

Roupas

Tudo o que envolve tecidos demanda uma atenção especial. As roupas demoram demais para secar no varal, então as lavagens precisam ser escalonadas e reduzidas ao mínimo. Ao menos uma vez por mês, é importante limpar o guarda-roupa, para não acumular pó.

O que mais me preocupa, no entanto, é a roupa de cama e de banho. Como os ácaros se multiplicam loucamente, tenho um cuidado maior com a roupa de cama (como eu disse antes, chacoalho e deixo o quarto aberto durante o dia). Temos somente dois jogos de cama e pretendo manter assim. Não precisamos de mais do que isso, então acumula menos pó, por ficarem pouco tempo guardados. Usamos somente um lençol de elástico, uma fronha para cada travesseiro, um edredom pesado e uma manta.

É bom ter mais toalhas de rosto porque gosto de trocar com mais frequência que as toalhas de banho. Tudo demora mais para secar e não é bom deixar tecidos úmidos no banheiro.

Se você tiver tapetes em casa, é bom aspirar e chacoalhá-los sempre que conseguir, mais de uma vez por semana. Sofás de tecido também devem ser higienizados.

Outro dia também comentei sobre a troca de roupas de verão pelas de inverno não só no guarda-roupa, como em toda a casa, e acho que, se você tiver essas opções, faz uma diferença incrível.

Quintais e varandas

Se você tem áreas externas em casa, sempre é bom deixar uma vassoura para varrer as folhas e a poeira que se acumula. Quem tem quintal pode usar as folhas para fazer compostagem.

2 comentários

  1. Essa semana, eu estava pensando em fazer um jantar romantico aqui na minha casa.notei que da um trabalho e tanto para achar idéias,mas no fim eu as encontrei.Ai achei que seria muito interessante, você postar algumas ideias sobre isso, até pra dar aquela animada no casamento de todo mundo.
    Eu adoro seu blog, você tem me ajudado muito,obrigada!

  2. Thais… sempre leio seu blog e tento incorporar suas dicas de organização. Ainda não havia lido o post de organização de outono. Para minha surpresa, hoje após realizar um pequeno trabalhinho em casa (arrumei o quarto da minha filhota) vi que esse é um dos seus objetivos. Tenho um blog também, mas não tão ativo quanto o seu e resolvi postar as fotos do antes de depois: danidesorganizada.blogspot.com.br. Pelo nome do meu blog dá para perceber que ainda estou no começo. Mas esteja certa que você tem me ajudado muito. Um grande abraço.

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui