Outro dia eu escrevi aqui sobre como facilita ter uma lista de limpeza detalhada para cada cômodo porque dá um norte quando temos 15 minutos (ou mais tempo) para limpar alguma coisa. Como essa semana que passou foi a semana do banheiro (segundo o sistema FLY Lady), eu prestei atenção em como foi a nossa rotina de limpeza e fiz anotações para compartilhar aqui.
Pela primeira vez em muitas semanas, eu resolvi voltar a fazer as missões do dia. Fiz um curso na terça, o que me impossibilitou de fazer a desse dia, e de quarta a sexta eu fiquei mal por causa de uma intoxicação alimentar. Isso me fez ver como ficamos reféns do nosso corpo quando estamos doentes e como isso interfere nas nossas atividades, mas isso é assunto para um outro post. Enfim, o que eu quero dizer é que não fiz as missões nos dias certos, mas consegui fazê-las do meu jeito no decorrer da semana, pois são tarefas rápidas.
As missões foram:
1 – Limpar o lado de fora dos vasos
2 – Limpar as lixeiras
3 – Destralhar o armário
4 – Limpar as pias
5 – Passar mop no piso
1 – Em vez de limpar somente o lado de fora, acabei limpando tudo. Tenho nojinho de vaso sanitário sujo e limpo bem pelo menos uma vez por semana. A limpeza inclui lavar com um balde de água (dentro e fora), usar um produto desinfetante dentro, esfregar com a escova própria para isso, limpar por fora com papel toalha e Veja desinfetante e trocar o refil do aromatizador. Como temos dois banheiros, limpei um em cada dia.
2 – Esvaziar as lixeiras e limpá-las é uma tarefa rápida. Costumo deixar o rolinho de sacos de lixo na gaveta do próprio banheiro e passei papel-toalha com desinfetante em ambas antes de colocar os novos saquinhos.
3 – Destralhar os armários também foi uma tarefa rápida. IncrÃvel como, mesmo fazendo o declutter diariamente por todo o apartamento, a gente sempre deixa uma coisinha ou outra escapar. Joguei fora três produtos vencidos e organizei as cestinhas. Também anotei o que precisaria comprar na próxima visita ao supermercado. Abasteci o estoque de papel higiênico também (costumo deixar sempre dois rolos extras em cada banheiro).
4 – Limpar as pias é praticamente uma tarefa diária, então não deu muito trabalho. Acabei limpando os espelhos também com um limpa-vidros.
5 – Em vez de passar o mop no piso, lavei com água e sabão e deixei para passar o mop com algum produto cheiroso em outro dia. Nossos banheiros são difÃceis de lavar (assim, de jogar água etc) porque eles não têm ralos sem ser na área do box =/, o que dificulta muuuito para tirar a água e secar. Eu gostaria de fazer isso mais vezes, mas acabo fazendo de uma a duas vezes por mês. O que faço diariamente para manter limpos é passar o aspirador (cabelos everywhere) e o mop a cada dois dias. Meu ideal é passar todos os dias, mas à s vezes simplesmente não dá tempo.
Eu também registrei qual a minha rotina diária de manutenção da limpeza dos banheiros por aqui. É a seguinte:
- limpar respingos e outras sujeiras nas pias
- jogar água na porta do box e nas paredes enquanto tomo banho
- limpar as coisas que ficam em cima da pia sempre que empoeiram (sabonete lÃquido, porta escovas, vasinho)
- trocar lixeiras e abastecer papel sempre que necessário
- passar o aspirador de pó
- passar o mop com algum produto de limpeza ou simplesmente só com água
Também revi a lista detalhada de limpeza desde que nos mudamos e ela é basicamente a seguinte:
- Lavar o chão
- Passar o mop
- Limpar os vasos
- Limpar as pias
- Limpar os espelhos
- Limpar os armários
- Limpar as portas
- Limpar as paredes
- Limpar as portas do box
- Tirar pó dos chuveiros
- Limpar as janelas
- Limpar os ralos (ugh)
Outra providência foi fazer pequenas aquisições bobinhas mas que eu ainda não tinha arranjado desde que nos mudamos, como comprar uma touca de banho nova, trocar os tapetes antiderrapantes do box dos meninos, comprar uma bucha vegetal nova para o filhote, entre outras comprinhas básicas e rotineiras (como shampoo, absorventes etc).
Lá se foi uma semana de limpeza nos dois banheiros daqui de casa. E por aÃ, quais são suas tarefas de sobrevivência esse ambiente inóspito do lar, doce lar?
Oi, Thais!
Boa idéia essa de deixar o rolinho de sacos na gaveta do banheiro! Vou ver se isso acaba com a preguicite do maridão em tirar o lixo e deixar a lixeira sem o saco (taà uma solução simples).
No mesmo embalo, eu passei a deixar uma buchinha cortada ao meio escondidinha (mas a mão) num cantinho da janela para passar no chão da banheira no final do banho, senão vai acumulando sujeira dos pés (é um saco ter uma banheira embaixo do chuveiro, especialmente pq ela é branca), e aà não fica tão sacrificante quando for limpá-la com detalhes toda semana.
Quanto ao seu problema de não ter ralo no banheiro, eu sugiro que você faça um teste com uma engenhoca que parece um rodo, mas tem uma espoja de alta densidade na ponta, e um mecanismo para espremer. Eu comprei com um ambulante, mas já vi em alguns mercados. É uma mão na roda, e eu uso quando lavo chão da cozinha.
Bjks!
Bibi
Oi Thais!!
Moro numa kitinete, mas é engano pensar que os cuidados são mais fáceis… meu banheiro, por exemplo, é impossÃvel ter um armário nele… esse prateleira em cima da porta eu peço ao meu marido há alguns meses, mas to vendo que eu mesma é quem vou ter que instalar…
E, ao contrário do seu banheiro, o meu alaga todinho durante o banho, não tem aquele degrau que separa a parte do banho do restante do banheiro… já pensou secar todo o banheiro a cada banho?? #éofim!
Sobre o métod Fly, já tentei e me frustei… agora to tentando de novo, mas adaptado a minha realidade: em vez de uma zona por semana, uma zona por mês… assim eu destralho, limpo e arrumo… penso que quando terminar essa marotona em todas as zonas vou poder adotar o método semanal. Até porque até lá já terei firmado os bons hábitos e as coisas estarão direitinho nos trilhos… vamos ver no que dá!!!
Bjos!!!
CR!S
@alem_horizonte
Blog Além do Horizonte
Thais, seu post veio em ótima hora! Vou dar uma geral no banheiro na terça-feira… aproveitarei para limpar detalhes como o pó do chuveiro que nunca lembro!
Ah, adoro teu blog!
Já enviei (quase) todos os teus posts do último ano para ler no meu Kindle. Assim, recebo boas dicas onde quer que eu esteja! =)
Thais, como é o teu mop?
é aquele com borracha na ponta, aquele com fios de barbante ou aquele retangular?
Thais, por que meu comentário não foi postado??
Bjos!
Limpar box de vidro e azulejos, fica muito fácil se usar bicarbonato de sódio e vinagre de alcool. Pode colocar direto na esponja um pouco do bicarbonado e derrame o vinagre em cima. Passe no box de baixo p cima. A gordura simplismente dissolve ficando apenas o vidro tranparente denovo.
Thais,
Meu banheiro não só não tem ralo, o que é um saco, como ainda tem a queda de água errada. A água escoa pra PORTA e vai toda pro corredor, super complicado.
Resolvi o problema em partes comprando um tipo de rodo com espuminha pra secar o chão.
tipo esse aqui=>[http://www.claudinhastoco.com/wp-content/uploads/2010/06/rodo2.jpg]
Ajudou e me permite lavar mais vezes o banheiro.
Morro de nojinho de banheiro, essa é a verdade.
Tenho faxineira semanal, mas acabo lavando de novo antes de ela ir.
Detesto lavar meu banheiro pq não tenho paciência de ficar ariando “assim que escreve?) o box de vidro. Nossa, como é difÃcil de limpar! Sempre fica embaçado, e não há produto que tire toda a sujeira.
Olá.
Nós aqui em portugal usamos uma coisa chamada esfregona para lavar o chão. Você sabe o que é?
Também fiz uma geral no banheiro essa semana!
Procuro manter somente o necessário, nada de ter grandes estoques então nem precisei jogar nada fora, só marquei o comprarei na próxima visita ao mercado.
Mas na época em que fui louca de ter vários itens estocados, tinha uma lista com a validade dos produtos, assim sabia qual usar antes sem ter perigo deles estragarem!
ai adoro teu blog… me ajuda muito, com criança pequena, trabalhando e estudando, tu me dá um norte!
ontem fiz a faxina semanal no apê e vi (de fato) como faz falta fazer as missões durante a semana… tirar esse pózinho bááásico que se acumula dia após dia…affff
já estou acordando 15 min mais cedo (mesmo com o frio dos últimos dias) e aproveito pra dar um jeito na roupa, senão chega um dia em q não tem mais roupas quentinhas pra colocar.. tá tudo sujo.
agora q botei a roupa em dia, vou partir pra limpeza do banheiro… chamo isso de limpeza profilática, antes q vire um monstro, a gente vai prevenindo…
bjos a todas
Adorei seu blog. Tenho uma dica para dar: Sabe esses rodinhos de mão, bem pequenos? Eu comprei, um deixo no box do banheiro. Assim, quando acabo de tomar banho, passo o rodinho no vidro do box, e depois no chão do box, aà seca mais rápido e não mancha o vidro do box com marcas de pingos d’água.
É MUITO FACIL LIMPAR COM O SAPOLIO QUE NÃO RISCA
BANHEIRO MAIS LIMPOABS