Uma semana de limpeza dos banheiros

Outro dia eu escrevi aqui sobre como facilita ter uma lista de limpeza detalhada para cada cômodo porque dá um norte quando temos 15 minutos (ou mais tempo) para limpar alguma coisa. Como essa semana que passou foi a semana do banheiro (segundo o sistema FLY Lady), eu prestei atenção em como foi a nossa rotina de limpeza e fiz anotações para compartilhar aqui.

Pela primeira vez em muitas semanas, eu resolvi voltar a fazer as missões do dia. Fiz um curso na terça, o que me impossibilitou de fazer a desse dia, e de quarta a sexta eu fiquei mal por causa de uma intoxicação alimentar. Isso me fez ver como ficamos reféns do nosso corpo quando estamos doentes e como isso interfere nas nossas atividades, mas isso é assunto para um outro post. Enfim, o que eu quero dizer é que não fiz as missões nos dias certos, mas consegui fazê-las do meu jeito no decorrer da semana, pois são tarefas rápidas.

As missões foram:

1 – Limpar o lado de fora dos vasos
2 – Limpar as lixeiras
3 – Destralhar o armário
4 – Limpar as pias
5 – Passar mop no piso

1 – Em vez de limpar somente o lado de fora, acabei limpando tudo. Tenho nojinho de vaso sanitário sujo e limpo bem pelo menos uma vez por semana. A limpeza inclui lavar com um balde de água (dentro e fora), usar um produto desinfetante dentro, esfregar com a escova própria para isso, limpar por fora com papel toalha e Veja desinfetante e trocar o refil do aromatizador. Como temos dois banheiros, limpei um em cada dia.

2 – Esvaziar as lixeiras e limpá-las é uma tarefa rápida. Costumo deixar o rolinho de sacos de lixo na gaveta do próprio banheiro e passei papel-toalha com desinfetante em ambas antes de colocar os novos saquinhos.

3 – Destralhar os armários também foi uma tarefa rápida. Incrível como, mesmo fazendo o declutter diariamente por todo o apartamento, a gente sempre deixa uma coisinha ou outra escapar. Joguei fora três produtos vencidos e organizei as cestinhas. Também anotei o que precisaria comprar na próxima visita ao supermercado. Abasteci o estoque de papel higiênico também (costumo deixar sempre dois rolos extras em cada banheiro).

4 – Limpar as pias é praticamente uma tarefa diária, então não deu muito trabalho. Acabei limpando os espelhos também com um limpa-vidros.

5 – Em vez de passar o mop no piso, lavei com água e sabão e deixei para passar o mop com algum produto cheiroso em outro dia. Nossos banheiros são difíceis de lavar (assim, de jogar água etc) porque eles não têm ralos sem ser na área do box =/, o que dificulta muuuito para tirar a água e secar. Eu gostaria de fazer isso mais vezes, mas acabo fazendo de uma a duas vezes por mês. O que faço diariamente para manter limpos é passar o aspirador (cabelos everywhere) e o mop a cada dois dias. Meu ideal é passar todos os dias, mas às vezes simplesmente não dá tempo.

Eu também registrei qual a minha rotina diária de manutenção da limpeza dos banheiros por aqui. É a seguinte:

  • limpar respingos e outras sujeiras nas pias
  • jogar água na porta do box e nas paredes enquanto tomo banho
  • limpar as coisas que ficam em cima da pia sempre que empoeiram (sabonete líquido, porta escovas, vasinho)
  • trocar lixeiras e abastecer papel sempre que necessário
  • passar o aspirador de pó
  • passar o mop com algum produto de limpeza ou simplesmente só com água

Também revi a lista detalhada de limpeza desde que nos mudamos e ela é basicamente a seguinte:

  1. Lavar o chão
  2. Passar o mop
  3. Limpar os vasos
  4. Limpar as pias
  5. Limpar os espelhos
  6. Limpar os armários
  7. Limpar as portas
  8. Limpar as paredes
  9. Limpar as portas do box
  10. Tirar pó dos chuveiros
  11. Limpar as janelas
  12. Limpar os ralos (ugh)

Outra providência foi fazer pequenas aquisições bobinhas mas que eu ainda não tinha arranjado desde que nos mudamos, como comprar uma touca de banho nova, trocar os tapetes antiderrapantes do box dos meninos, comprar uma bucha vegetal nova para o filhote, entre outras comprinhas básicas e rotineiras (como shampoo, absorventes etc).

Lá se foi uma semana de limpeza nos dois banheiros daqui de casa. E por aí, quais são suas tarefas de sobrevivência esse ambiente inóspito do lar, doce lar?