Eu já comentei aqui no “sobre” do blog que utilizo alguns métodos no meu dia-a-dia, mas nunca expliquei como eu os utilizo para áreas especÃficas da vida. Hoje vou falar um pouquinho sobre como eu os utilizo nos cuidados com a casa.
Um adendo importante: gente, o post sobre como eu uso o Toodledo é simplesmente o campeão de pedidos. Ele está enorme! Eu estou escrevendo aos pouquinhos porque tem muita coisa, mas saibam que eu estou escrevendo e que logo ele entra no ar, está bem?
Método FLY Lady
O sistema FLY Lady foi criado exclusivamente para cuidar da casa (você pode ler mais sobre ele e como começar aqui). Eu utilizo o método adaptado à minha realidade, a saber:
Divido a casa por zonas, mas adaptei à estrutura do nosso apartamento (veja aqui como funciona a limpeza por zonas).
Zona 1 – entrada, sala e varanda
Zona 2 – cozinha
Zona 3 – Â os dois banheiros (social e suÃte)
Zona 4 – Â os dois quartos (casal e filhote)
Zona 5 – escritório
Sempre olho as missões de cada dia da semana, mas não me prendo a elas. Encaro como uma sugestão.
As rotinas diurna e noturna estão presentes porque facilitam demais a vida.
Fazemos o planejamento do cardápio semanal de forma menos rÃgida, decidindo os pratos da semana (e as compras antecipadas) mas sem dizer que faremos tal prato em tal dia – escolhemos entre as opções disponÃveis de acordo com o que estivermos com vontade de comer (veja aqui como planejar o cardápio semanal).
Tenho uma lista diária de coisas essenciais para fazer em casa, mas ela vem diminuindo cada vez mais para simplificar o nosso dia-a-dia.
Fiz uma lista detalhada de limpeza para cada cômodo e, na zona da semana, vou fazendo à medida que sobra um tempinho.
Quando algo está parado e eu estou com preguiça, utilizo a técnica dos 15 minutos (programo o timer em 15 minutos e faço o melhor que puder naquele perÃodo).
Método GTD
Utilizo o método GTD fazendo a revisão diária de tarefas. No post sobre o Toodledo, estou explicando com mais detalhes, mas basicamente, todos os dias eu reviso as seguintes listas:
- to-do list diária
- to-do list por contexto (no caso, @casa)
Método da Encantadora de Bebês
O principal benefÃcio do método da Encantadora de Bebês (a inglesa Tracy Hogg) é instaurar uma rotina para a criança e toda a famÃlia. Isso traz inúmeros benefÃcios, como tranquilidade e menos ansiedade (todos sabem o que esperar, especialmente a criança). Nosso filho tem dois anos e uma rotina bem estabelecida, o que significa que ele tira a soneca da tarde, come no horário, toma banho, toma leitinho, dorme a noite toda e assim vamos indo bem.
O impacto que esse método tem nos cuidados com a casa? Enorme! Conseguimos programar toda a nossa rotina prestando atenção às necessidades do nosso filho. Viajamos na hora da soneca dele, deixamos para fazer coisas mais pesadas em casa quando ele já foi dormir, preparamos a janta / leite / banho dele etc.
Muitas pessoas não gostam de rotina, mas eu acredito que, para crianças, ela seja fundamental.
Que giro, Thais, eu esta semana também escrevi um post sobre como uso o Toodledo! Está aqui: http://busywomanstripycat.blogspot.pt/2012/04/como-eu-uso-o-toodledo.html
Fico ansiosa por ler o teu!
Eu comecei a me organizar melhor depois que conheci seu blog. Achei maravilhoso pq minha casa tem outra cara agora. Destralhei muita coisa, mas com certeza ainda MUITA p/ ser jogado fora. O problema é algumas coisas fico c/ dó, outras tenho apego emocional (hahahah) e outras fico pensando se não poderei utilizar algum dia (não é fácil, viu). Mas doei muita roupa que não me servia mais e ficava lá entulhada. Doei um faqueiro que não usava mais, doei panelas, sapatos, brinquedos e essa semana fiz um limpa nos arquivos de casa. Tinha TANTO papel velho, que não sei como vivi até hoje com tudo aquilo. Nossa, foi um alÃvio.
Hoje consigo organizar e limpar a casa mais rapidamente fora que ela está visualmente mais elegante.
Um problema a ser vencido é meu esposo, que tem mania de juntar cacarecos velhos. Não é fácil, mas já estou convencendo-o aos poucos a se livrar disso.
Só não consegui muito avanço no campo dos estudos. Eu fico procrastinando até chegar no último minuto. Mesmo fazendo planilhas e horários eu não os cumpro. Eu me auto-saboto e não sei como parar de fazer isso. Deve ser algum distúrbio psicológico, não pode.
Entro aqui diariamente!
bjos!
Olá, Thais, venho acompanhando seu blog há poucos meses, desde que vi um post a respeito no Livros & Afins. Bom, quanto à dica da rotina para as crianças, todos os pediatras e mães que eu conheço recomendam a mesma coisa: ter uma rotina é muito importante para as crianças, e mais ainda para os pai!. Eu, como mãe, recomendo também, e não é difÃcil de implementar não: comer, dormir, tomar banho no horário, ter um ritual para dormir e acordar, tudo isso ajuda bastante e eu nem sei como seria nossa vida sem esse mÃnimo de organização. Bom, é isso! Sucesso em seus projetos e um abraço fraterno. Inté!
ops, os pais! ( o teclado comeu o s) he he he…
Oi ThaÃs!
Há um bom tempo atrás me inscrevi para receber os posts no meu email. Esses dias estava mostrando o site para minha mãe e ela também gostaria de inscrever o email dela, acontece que eu não lembro como eu fiz isso hehehe Ainda dá pra colocar o email, né? Como eu faço?
Beijos, Beatriz
O último método de que falas, desconhecia. O primeiro conheci há algum tempo, e o GTD já aplico (um pouco adaptado à s minhas necessidades, pois nunca utilizo um método 100% igual ao que é proposto). Só sei que realmente, isto nos ajuda a ganhar tempo para actividades mais importantes como estar com a famnÃlia.
Beijo
Ótimo post!
Adoramos saber como fica a teoria na prática!
Usei o sistema FlyLady por um tempo, mas agora parei. Preciso adaptá-lo a minha realidade!
Seu blog é um super estÃmulo para mim!
bjs,
Oi ThaÃs, gostei bastante do seu post. Também estou usando o método Fly aqui em casa, adaptando à minha realidade. Tem dado bastante certo ter uma rotina semanal por escrito, faço um pouco a cada dia e ainda reservo um dia da semana para uma limpeza completa.
No começo do ano percebi que estávamos gastando DEMAIS com supermercado (uma compra mensal que no final se resumia a idas quase diárias) e então comecei a fazer o planejamento dos menus e implantamos as compras semanais, deu super certo. Os gastos foram reduzidos pela metade e continuamos comendo com a mesma qualidade!
O que ainda quero implementar são as zonas ( preciso ainda escrever minhas listas), mas aos poucos sinto que as coisas já estão sob controle.
Abraço,
thais, acho este post um dos mais valiosos do teu blog, eu estou começando a utilizar estes métodos e tem se mostrado eficiente, como gostei muito, passei pro meu blog tmb, http://rockprincessartdecoracao.blogspot.com.br/, espero que vc goste tmb… obrigada pelas dicas, ahh estou no aguardo das dicas sobre métodos de estudo
abraços ,
Flaiane ( Dark Princess)