fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Crie uma rotina para lavagem de roupas

Talvez você já crie um menu semanal para organizar o que cozinhar no dia-a-dia, mas você já pensou em estabelecer uma rotina para lavagem de roupas? Na verdade, não tem muito segredo: basta separar as roupas da sua família em categorias e distribuir as lavagens pelos dias da semana. Aqui em casa nós fazemos assim:

segunda: roupas escuras
terça: roupas do filhote (usamos um sabão diferente)
quarta: roupas coloridas
quinta: roupas de mesa e banho
sexta: roupas delicadas
sábado: roupas vermelhas
domingo: roupas brancas

Rotina de lavagem

Nossa máquina tem um controle de níveis de água (bom, acho que toda máquina hoje em dia tem!) e, quando são roupas delicadas, por exemplo, lavamos com o nível bem baixo, porque geralmente as peças não são volumosas, por exemplo. Roupas vermelhas, esperamos acumular bastante. Todo o restante geralmente tem muita demanda e lavamos uma vez por semana mesmo.

Passando as roupas

Essa rotina garante que todas as peças sejam lavadas sem faltar nenhuma no dia-a-dia para ninguém. Como são lavadas por tipo, para passar também é mais tranquilo – passamos somente o que secou naquele dia. Com relação a passar roupa, simplificamos bastante – só passamos as roupas do filhote e o que ficar mais amassado. Costumo comprar roupas que já sejam de um tecido que não demande passar a ferro para vestir, então economizamos um tempo enorme com isso. Tem dias que sequer passo roupa, porque não tem nenhuma peça mesmo. Quando tem pouca, deixo para passar na leva do dia seguinte, para economizar energia. Para facilitar o processo, escolha um bom ferro de passar a vapor. Ninguém merece demorar o dobro do tempo passando roupas (ainda mais com esse calor que está fazendo) porque o ferro é ruinzinho.

Precisando de um ferro novo? Veja o post anterior com o sorteio para ganhar um ferro novinho da Black&Decker!

Facilite o processo

A melhor forma de separar a roupa suja é coletando tudo em um único cesto uma vez por dia, geralmente no final da noite, quando todos já tomaram banho e tiraram a roupa usada durante o dia. Aqui nós temos um cesto que fica na área de serviço mesmo, em frente à máquina. Os banheiros são pequenos e não dá para colocar um cesto em cada um. A solução é levar a roupa para o cesto mesmo.

Deixe os produtos utilizados juntos e sempre à mão. Se puder, tenha uma prateleira em cima da máquina com sabão em pó, amaciante, alvejante e o que mais utilizar. O objetivo é otimizar seu tempo, de modo que colocar a roupa para lavar leve poucos minutos.

Calcule o inventário de roupas

O ideal é ter roupas disponíveis para todos durante pelo menos 7 dias, pois garante que, caso você não consiga lavar naquele dia, as pessoas não ficarão sem opções. Você pode inclusive planejar as compras de roupas com base nisso, especialmente para as crianças.

Organize-se

Se outra pessoa lava a sua roupa, imprima uma planilha e cole em um lugar visível na lavanderia. Essa é a maneira mais fácil até para você se organizar no dia-a-dia. Eu mesma não sei isso de cor (e nos mudamos há três meses!), mas tenho tudo esquematizado no Toodledo.

Secagem

É claro que nada disso pode ser possível se a roupa não seca de um dia para o outro onde você mora, então é necessário adaptar cada rotina a uma realidade. Aqui venta bastante e secamos até mais de uma carga de roupa por dia, se quisermos, e outras pessoas têm máquinas que lavam e secam, enquanto outras nem máquina de lavar têm. Independente das suas condições, você pode criar uma rotina. Basta conhecer suas necessidades e se adaptar.