Como limpar o microondas

5
4976

Limpar o microondas pode ser uma tarefa extremamente simples. Não existe uma frequência certa de limpeza – sempre que usar, limpe. Se usar muito todos os dias (em uma empresa, por exemplo, isso acontece), limpe uma vez por dia. Uma vez por semana, faça uma limpeza mais completa. Veja como fazer:

Limpeza diária

  1. Se você acabou de usar e a comida espirrou, limpe com papel toalha. Geralmente é o suficiente. Se não for (porque sujou muito), limpe com esponja, água e detergente.
  2. Enxugue com um paninho.

Limpeza emergencial, em caso de muita sujeira

  1. Em um recipiente próprio para microondas, aqueça durante 5 minutos metade do volume de água. O vapor amolecerá as sujeiras que podem estar grudadas.
  2. Depois de esquentar, mantenha a porta fechada por mais 5 minutos.
  3. Retire o prato giratório.
  4. Passe uma esponja dentro do microondas (não se esqueça da parte de dentro da porta), usando somente água e detergente. Seque com um paninho.
  5. Lave o prato na pia com uma esponja, água e detergente. Enxugue bem antes de colocar de volta.
  6. Para evitar mau-cheiro dentro do microondas, faça uma mistura de água morna com bicarbonato, molhe o pano nela e passe na parte de dentro.
  7. Algumas pessoas gostam de colocar um pouco de suco em pó naquela primeira água que é aquecida para deixar o aroma dentro do microondas. Eu não gosto, mas fica a dica. Uma alternativa é colocar suco de meio limão.
  8. Para limpar a parte de fora do microondas, use uma flanela seca para tirar a poeira e um pano com algum produto multiuso para remover gordura e eventuais manchas.

Manutenção

  1. Adquira tampas de diversos tamanhos, próprias para microondas. Elas possuem furos para respiração do alimento e não deixam a comida espirrar e sujar a parte de dentro do eletrodoméstico.
  2. Nunca coloque recipientes hermeticamente fechados no microondas, pois eles podem estourar.
  3. Nunca coloque nenhum alimento (ou objeto) dentro do microondas sem ter a absoluta certeza do que pode acontecer.

5 comentários

  1. Thais,

    vc diz para usar água e detergente…. mas o manual do meu microondas diz para usar somente água, jamais detergente ou outro produto de limpeza.

    O que faço?

    Abs,

    Sah

  2. Acho importante lembrar:

    NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA COLOQUE QUALQUER COISA DE METAL DENTRO DO APARELHO MICROONDAS. O metal reflete as microondas, causando explosões. (papel alumínio também é metal, vale lembrar)

    É bom sempre verificar se o material do recipiente que você está usando pode ir ao microondas.

    Outra dica é não aquecer o mesmo alimento duas vezes no microondas. Como ele trabalha aquecendo as moléculas de água, a cada vez que o alimento vai para o microondas, ele desidrata mais. E fica cada vez mais difícil de aquecer. Uma outra dica é “salpicar”, espirrar um tiquinho de água por cima da comida antes de colocar no aparelho, ajuda a aquecer mais rápido. (:

    A dica do recipiente com água é muito útil, facilita demais a limpeza! Eu uso meu microondas quase diariamente – sou universitária, moro sozinha e não tenho muita intimidade com as panelas – e o limpo dessa forma uma vez por semana. É mais do que suficiente. (:

  3. APRENDI QUE PARA TIRAR CHEIRO DO MICROONDAS E COLOCAR EM UMA VASILHA PROPRIA AGUA E UM LIMÃO PARTIDO EM 4 PARTES.REALMENTE O CHEIRINHO FICA BEM AGRADAVEL. BJ

  4. Ai, passei raiva com o microondas esses dias. No dia que cheguei de viagem e abri o micro quase cai morta no chao, tamanho o fedor! Ben usou pra esquentar peixe, deve ter espirrado e ele nao atinou e limpou na hora, e nem usou mais. Dai pensa no cheiro de peixe fechado por dias. ECA!

    Eu lavei muito bem lavado por dentro e ai fiz 2 dicas q achei na net:

    1) colocar uma vasilhinha com agua e dentro dela uma folha de papel toalha. Esquentar por 1 minuto. O papel toalha + agua absorvem o cheiro.

    Como essa dica eh pra cheiros fracos, diminuiu o cheiro de peixe, mas nao tirou tudo. Ai fiz a seguinte:

    2) esquente por 1 minuto uma vasilha com agua e uma colher de vinagre branco.

    Saiu todo o cheiro ruim! O cheiro de vinagre ficou por umas horas, mas tb passou.

    Bjos

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui