Áreas da Vida

22 meses

Então meu filhote completou 22 meses! Não consigo acreditar que, daqui a menos de dois meses, ele já terá dois anos de idade. Vou falar sobre assuntos pontuais para facilitar:

# O sono diurno melhorou bastante desde o último post. Agora ele dorme sempre depois do almoço, por volta de 12h30 ou 13h, e vai até às 14h30 ou 15h. Não deixamos passar das 15h. Mas ele vai dormir bem tarde à noite quando dorme de dia – por volta das 22h. Isso fazendo o ritual do sono bem cedo, desde às 18h com janta, banho, luzes mais fracas. Com o horário de verão, está anoitecendo por volta das 20h, e ele não dorme antes disso. Dificilmente acontece, e geralmente quando ele não dormiu à tarde. Por sorte, ele tem demonstrado sono depois do almoço, então tem sido fácil colocá-lo para dormir. Nós estamos nos questionando se vale a pena acordá-lo antes em vez de deixá-lo dormir mais de duas horas durante a tarde.

# O despertar continua sendo por volta das 7h. Dificilmente ele acorda às 8h. 8h é o nosso novo meio-dia – quando ele acorda esse horário, parece que dormimos 12 horas seguidas, como quando éramos solteiros.

# Minha avó deu de presente a mochilinha/coleirinha e eu tenho usado para ir ao mercado, por exemplo, ou quando vamos passear em lugares fechados (nunca em ruas movimentadas, porque prefiro ensiná-lo a dar a mão). Nesse carnaval, fui ao mercado com ele à tarde e ele fez um mini-escândalo querendo uma bolacha (eu já tinha pego e ele queria outra). Tirei da mão dele e o tirei dali aos prantos. Não tenho coragem de deixar sozinho e muito menos vou bater nele. Ficou manhoso até a hora de ir embora e, na fila do caixa, ele caiu (estava com a mochilinha). Me senti a_culpada e quase chorei com ele. Mas ok porque, depois que a moça passou a bolacha, dei na mão dele e ele veio segurando até chegar em casa, rs.

# Ele já sabe contar de 1 a 10 e já sabe falar todas as vogais sozinho. Ele até continua “onje”, “doje”, “treje”, mas se confunde na ordem. Ele está falando muito! Parece que deu um salto nos últimos dias, mesmo. Por exemplo, ele já fala coisas como “papai, caininha e arroixxx” (“papai, carninha e arroz”), pedindo enquanto come, hihi. Ou então “naná oto quato” (“nanar no outro quarto”).

# As birras estão piorando, mas estamos conseguindo lidar. Ele está em uma fase onde “mia” para absolutamente tudo, em vez de pedir direito. Eu só respondo ou pego quando ele fala direitinho. “Mamãe não entendeu o que você quer. O que você quer, fala direitinho?”, e aí ele responde. Às vezes ele fica dizendo só “qué qué qué” o tempo inteiro e não quer nada, aí chora. Ou então quer ver algum desenho na tv e, quando você coloca, ele diz “ôto” (“outro”) eternamente, nunca estando satisfeito, e choraaando como se fosse a pior coisa do mundo. Enfim, mil birras acontecendo, mas nem de longe isso resume a personalidade dele atual – ele continua alegre, mexelão (meeeldeeels) e muito carinhoso. Uma vez ele pulou em cima de mim para me abraçar e eu disse “socooorro, ataque de bebê”, e agora ele sempre pula em cima de mim e fica falando “côlo, côlo” (de “socorro”). Tem uma montão dessas pequenas coisas.

# Em termos práticos no dia-a-dia, ele já está dormindo na caminha (numa boa) e tomando banho no chuveiro (adora brincar com o chuveirinho e o baldinho dele). Não vamos desfraldar agora, mas estamos observando e incentivando aos pouquinhos. Chupeta vai ser difícil e, sinceramente, enquanto precisarmos deixá-lo aos finais de semana com a minha sogra, não vamos conseguir. Não porque eles façam algo que a gente não queira, mas porque é muita instabilidade de “casas” para ele. Toda vez que vamos para São Paulo ele fica muito cansado e volta agitadíssimo, porque dorme muito tarde lá. Assim, quando tudo estiver mais estável (quando minhas aulas acabarem, em julho), acho que será mais fácil. Nossas metas são: tirar a chupeta no meio do ano e desfraldar até o próximo verão.

# Atividades preferidas ultimamente: brincar com joguinhos no iPad, desenhar e cantar! E sim, ele adora Michel Teló. #oquesepodefazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar...

Posts mais acessados