Categoria(s) do post: Carreira

Novas leis trabalhistas para o trabalho remoto apenas refletem a tendência que já suspeitávamos faz tempo: o profissional que trabalha em casa economiza recursos da empresa, trabalha em seu próprio ritmo e não perde horas no trí¢nsito. O grande desafio aí­ é justamente o “trabalha em seu próprio ritmo”. Como fazer funcionar? Veja algumas dicas preciosas:

1. Saiba separar

Separe o trabalho da vida pessoal. O ideal é ter um cí´modo dedicado somente a isso, onde você pode fechar a porta e esquecer que trabalha em casa.

2. A roupa influencia

Vista-se normalmente todas as manhãs, como se fosse sair de casa. Nunca trabalhe de pijamas. Trocar de roupa faz nosso cérebro mudar automaticamente para a seção “trabalho”, em vez de alimentarmos aquela sensação letárgica e preguiçosa ao permanecer de pijama o dia inteiro.

3. Defina seus horários

Tenha um horário para começar, almoçar e terminar e atenha-se a ele.

4. Mesa arrumada

Arrume sua mesa ao menos uma vez por semana, talvez í s sextas-feiras, ao encerrar o expediente. Mantê-la arrumada fará com que seu trabalho renda mais porque você terá seu foco onde precisa.

5. Bom sono é tudo

Durma bem. Não é porque você trabalha em casa que assistirá filmes madrugada afora diariamente.

6. Priorize seu bem-estar

Invista em bons materiais, especialmente os que dizem respeito í  ergonomia, como a cadeira. Você precisa trabalhar confortavelmente. Essas cadeiras são caras, mas valem o investimento.

7. Resista í  tentação de voltar ao trabalho

Não trabalhe se já tiver encerrado o expediente. Isso inclui ler e-mails antes de dormir, por exemplo.

8. Beba água

Coloque uma moringa ou garrafa com água em sua mesa para não ter que ir até a cozinha e se distrair com outra coisa pela casa sempre que estiver com sede. Ou mesmo para se lembrar de beber água enquanto está concentrado(a) no trabalho.

9. Tenha um direcionamento

Aprenda a estabelecer prioridades para executar tarefas.

10. Pense no lado bom

Sempre que se sentir cansado(a) ou estressado(a), lembre-se que você poderia estar no trí¢nsito. ;D

 

Deixe seu comentário

17 comentários

  1. ÓTIMO post.

    Frequentemente trabalho em casa e fico de pijama…

    Faz muitíssimo sentido o que escreveu! Obrigada pelas dicas.

    Beijinho

  2. Julia comentou:

    Oi Thais,

    Estou fazendo monografia e li em alguns posts seus que vc também está com este projeto. Tem algumas dicas sobre o assunto?

    Beijos

    1. Thais Godinho comentou:

      Oi Julia. Ainda estou me organizando nesse sentido. =) Assim que tiver boas dicas eu posto aqui.

  3. comentou:

    Gostei das dicas, principalmente da cadeira, pois eu q trabalho com artesanato, croche, trico essas coisas, canso muito e sempre fico com dor nas costas. Mas continuo na duvida.
    E como trabalhar em casa, com uma bebe de seis meses e nao ter ninguem pra ajudar a cuidar, e precisar desse dindin????
    bjs.

  4. Adriana comentou:

    “Vc poderia estar no trânsito” é um argumento fortíssimo, cooom certeza!!! 😀

    Usei seu texto ontem à noite, foi epic win! 😀 Beijo!!

    1. Thais Godinho comentou:

      Dri, que legal! Obrigada!

    2. Thais Godinho comentou:

      Oi Dri, que legal. Bjo!

  5. Tava precisando muito de dicas do tipo! Acho que um “Não coma na sua mesa de trabalho” também deveria ser incluído, pelo menos é meu maior problema, viu?

  6. Adorei as dicas, especialmente quando se trata de sempre voltarmos depois do expediente para olharmos o e-mail…rs.
    Att.,
    Luks

  7. Thais, não sei como ainda não tinha visitado este seu blog antes. Fiquei horas aqui ontem , pulando de post em post. Sou uma desorganizada crônica e agora diagnosticada com TDA. Isso quer dizer que com as coisas que eu realmente me importo sou bastante organizada, mas quando eu não estou no clima, não tem santo que dê jeito. Sou mãe, escritora – e trabalho em casa- então organização é algo que eu realmente preciso cultivar. Acho que virarei visitante diária por aqui, já assinei o reader, atualizações do FB e vamos que vamos :-). Se eu conseguir me curar, aviso Um abraço e parabéns pelo trabalho.

  8. Ana Claudia comentou:

    Oi Thais,

    Suas dicas são muito válidas.
    Ainda não olhei o seu blog todo.
    Eu sou arquiteta e trabalho em casa. A disciplina para separar o horário de trabalho do de dona de casa é muito difícil. O que eu acho mais complicado é organizar o meu tempo profissional, já que além de projetar atendo clientes, visito a obra, cuido do marketing, etc. Você tem dicas de como dividir melhor este tempo?

  9. Para quem trabalha em casa tem que ter em mente que é um trabalho sério, tem que ter uma meta traçada, horário estipulado, trajado de maneira adequada, um canto transformado em escritório, com sua mesa e cadeira confortável, pois passará várias horas se dedicando ao seu negócio, tem que se dedicar plenamente, pense que é daí que se consegue o sustento, mas também podemos nos dedicar muito mais aos nossos familiares do que se estivesse em uma empresa de terceiros que nem ao menos pudesse se ausentar para levar um filho ao médico sem o seu chefe ficar de cara feia. Bem essa é minha maneira de pensar e é assim que estou trabalhando. Obrigada a todos.

  10. A gente que trabalha em casa tem que ter em mente que é fundamental estar sempre bem organizado pra melhor produtividade do nosso dia. Como ter um espaço só seu para trabalhar, usar roupas para a ocasião, definir horários para o trabalho e justamente ter os materiais de fácil acesso, sempre que precisar. Ótimas dicas! Só quem faz trabalho manual sabe o quanto é difícil organizar os materiais de artesanato e não fazer bagunça enquanto se cria.

  11. Margo comentou:

    Ola, boa tarde 🙂 Adorei o artigo :O, mas confesso que az vezes trabalho em casa e fico de pijama tambem 🙂 Mas tento nao fazer isso, porque depois nao consigo separar o dia e a noite 🙂
    Pois, para obter bons resultados utilizo Kanban :https://kanbantool.com/pt/, agenda digital que funciona muito bem comigo 🙂 e pode acontecer que funciona muito bem consigo tambem 🙂
    Kanban organiza todas tarefas e ajuda me planejr o dia cheio do trabalho 🙂
    Obrigada