15 dicas para economizar dinheiro

99
38203

Dinheiro não traz felicidade, mas traz tranquilidade. Se você faz parte do 1% da humanidade que não precisa se preocupar com dinheiro, considere-se um felizardo. No entanto, se você pertence aos outros 99% e gostaria de economizar um pouco mais, essas dicas podem ser úteis:

  1. Não abra e-mails de ofertas. Não pegue catálogos em lojas.
  2. Em vez de comprar usando cartões ou cheques, use mais dinheiro vivo. Parece que, quando usamos dinheiro, sentimos mais a dorzinha no bolso na hora de comprar e isso nos acende uma luz para economizar mais.
  3. Em vez de dizer que gostaria de guardar $100 todo mês na poupança, transfira $25 por semana. É mais fácil e você não sente tanto.
  4. Compre menos. Pare de comprar coisas durante algum tempo.
  5. Empreste mais as coisas. Você não precisa comprar uma furadeira se alguém puder te emprestar.
  6. Pense em outras formas de renda que você poderia ter, talvez através de um hobbie.
  7. Leia sobre investimentos e veja se são uma boa opção para você, porque podem ser.
  8. Baixe algum aplicativo para registrar seus gastos no celular. Eu uso o Minhas despesas, mas existem vários.
  9. Leve comida de casa para o trabalho.
  10. Procure resolver mais coisas em casa sozinha(o) do que contratando o serviço. De instalar chuveiro novo a pintar a casa.
  11. Pague suas dívidas no início do mês e antes de gastar com qualquer outra coisa.
  12. Cuide mais da sua saúde se alimentando bem, fazendo exercícios regulares e indo com frequência aos médicos fazer check-ups. Se você se cuidar, gastará menos com remédios e tratamentos.
  13. Saia menos. Mesmo os programas gratuitos demandam alguns gastos (transporte, alimentação etc, especialmente com crianças). Sempre que puder fazer um programa caseiro, faça.
  14. Ensine seus filhos sobre economia doméstica e sobre o valor do dinheiro. Explique porque um coleguinha tem um brinquedo que ele não tem, ou uma mochila mais cara.
  15. Doe o que não usa mais para saber de verdade o que tem. Sabendo, você usará mais o que já tem em vez de ter vontade de comprar coisas novas.
São pequenas dicas que podem fazer diferença no seu bolso diariamente. E você, tem alguma dica para economizar dinheiro?

Cadastre seu e-mail para receber as atualizações do blog
(não se preocupe – eu NUNCA enviarei spam):

Por FeedBurner

99 comentários

  1. Desde há algum tempo que utilizo uma folha de Excel para organizar as minhas despesas mensais e admito que me tem ajudado bastante. Principalmente a verificar em que campos tenho maiores despesas e onde é que posso cortar ainda mais para que possa ter uma maior poupança. Normalmente, quando faço o planeamento das compras no supermercado, consulto a loja online e os folhetos das promoções da semana no supermercado. Faço a lista em função disso (para que possa aproveitar as promoções nos produtos que verdadeiramente utilizo) e recorre também a talões de desconto para poupar. E vejo que consigo diminuir a despesa do supermercado.

    • Oi Fiona, eu também fazia assim, mas acabei abandonando. Não achava muito prático… às vezes ficava fora, sem usar computador, e o registro ia para o brejo. Com o celular fica mais fácil. Parabéns pela disciplina, sei que é difícil. =)

  2. Sempre tenho minhas contas controladas,mas todo o meu salário ia para pagar o cartão por futilidades que comprava ! E como sou maquiadora,sou viciada em comprar maquiagens,isto já estava se tornando doença,e a única forma que vi de não gastar foi prometer à Deus,por 2 meses e ficar sem comprar absolutamente nada para mim,a nao ser algo pra comer e presentes de aniversários,algo do tipo,mas de futilidade,nada ! Estou indo muito bem,e muito feliz,e aproveitando muito os produtos que estavam esquecidos dentro do armário !

  3. Thais, muito interessante e útil! Em tempos difíceis como estes talvez você pudesse dar mais dicas, sempre que possível do que podemos fazer para economizar!
    Aqui em casa estamos tomando algumas destas atitudes há 2 anos desde que parei de trabalhar. Discordamos um pouco do item 2. Nós aqui em casa SOMRNTE utilizamos cartão de crédito: em 1o lugar pq nos sentimos mais seguros. Andar com dinheiro não me parece uma boa idéia hoje em dia. Em 2o lugar porque os cartões acumulam milhas e algumas viagens podem sair com as passagens de graça; se a pessoa nao costuma viajar de aviao, ainda assim é possível vender as milhas e ganhar um bom dinheirinho com elas – já fizemos isso várias vezes. O mais importante, contudo, é que ao nos utilizarmos majoritariamente do cartao de credito saberemos EXATAMENTE quanto gastamos por mês! Está tudo lá. Por aqui, 90% de nossas compras são feitas pelo cartão de crédito. Mas reconheço que o uso do cartão só é legal para os controlados como eu e meu marido somos. Para muitas pessoas é mesmo uma fria.
    Uma coisa interessante que acho legal acrescentar é: sempre pedir a nota fiscal paulista para quem é de São Paulo. Parece que vários outros estados vao aderir à ideia. Além de fazermos um bem danado à economia do nosso estado a gente acaba “recebendo de volta” uma boa graninha através dos sorteios! Um abç

  4. Ah, esqueci de dizer: pintar a casa nao é nenhum bicho e 7 cabeças! É até muito fácil (mesmo com cça pequena, que é meu caso). A gente segue nosso ritmo, faz menos sujeira, não degrada os objetos da casa e as tintas e pinceis (e rolos) hoje estão tão bons que ficou muito fácil fazer isso! Só não pode ter pressa. A gente leva mesmo mais tempo do que um pintor profissional. Mas o acabamento e resultado final são 100X melhores!

  5. Oim adoro seu blog e adorei este poste, como todos. Gostaria te lhe pedir algumas dicas para organizar nossa vida pessoas, emocional. Na verdade não que eu precise mas é que percebi o quanto isso é importante, geralmente se nossa casa ta uma bagunça corremos o risco de o mesmo ocorrer com nossos sentimentos. E como é uma vida corrida perdemos a chance te regozijar mais a felicidade. Um beijo e mtooo obrigado, to sempre aqui.

  6. Oi adoro seu blog e adorei este post, como todos. Gostaria te lhe pedir algumas dicas para organizar nossa vida pessoal e emocional. Na verdade não que eu precise mas é que percebi o quanto isso é importante, geralmente se nossa casa ta uma bagunça corremos o risco de o mesmo ocorrer com nossos sentimentos. E como é uma vida corrida perdemos a chance te regozijar mais a felicidade. Um beijo e mtooo obrigado, to sempre aqui.

  7. Thais, faz tempo que venho acompanhando seu blog, de forma discreta, sem deixar recadinhos, e confesso: adoro! Já sou organizada, mas a sua organização me inspira mais ainda! Adorei as dicas de economia, ando precisando no pós férias!! hehe.. Continue escrevendo assim, estarei sempre por aqui. Beijos, Verônica.

  8. Funciona mesmo…

    Certa vez, eu me enrolei toda em cartão de crédito o valor que devia chegou muito longe a ponto de não conseguir mais quitar. então fiz negociação e parcelei. Prometi para mim mesmo que não compraria mais em cartão, a não se que fosse alguma emergência ou necessidade, mas que eu seria fiel em meus pagamento.
    Quitei minha dívida com o cartão e fiquei 4 anos sem cartão de crédito. E agora só tenho um… Mas não uso. Só utilizei uma única vez.. mas paguei quase a vista. SOU FELIZ. Não devo nada a ninguém e compro tudo a vista.

    É melhor juntar e comprar depois do que se endividar a longo prazo.

  9. Eu também comecei a economizar parando com a mania de comprar roupas, comecei olhando bem para o meu closet imenso e pensando porque não uso essa calça, blusa x, vestido y. Passei a gastar o tempo que gastava nas lojas, reformando minhas roupas, descobri que as vezes você tem um casaco lindo classico, mas não usa porque o tecido é muito duro e incomoda, um vestido que com a ajuda de um cinto funcionaria melhor se virasse uma blusa. O jeans que fica largo é só colocar um elástico na cintura por dentro do cós e amarrar. Roupas e jeans escuros também ficam ótimos quando tingidos. Em época de promoção invisto muito em cintos. Costurar apenas o básico também ajuda muito, uma canga que custa 200 reais, comprando o tecido no Bom Retiro sai no máximo 20 reais, eis um ótimo presente. Agora minha próxima meta é juntar dinheiro pra só comprar roupa fora do Brasil e gastar 10 vezes menos!

  10. Só digo que é muito difícil pra mim, essa parte de economizar, preciso, mas sou consumista demais…nem sei por onde começar, adoro roupas, calçados, as pessoas vem na minha casa me vender…é difícil…me ajuda please!!!! nunca pago tudo no mês, atraso um aqui,outro ali…me acho péssima…acredito q é doença.

  11. Thais, bom dia. Tô com casa e carro financiado. Preciso cortar gastos. Gostei das discas. Gostaria q do possivel postasse mais ideais de economias. Por favor post planilha de controle de gastos sem complicaçoes para facilitar ainda mais a nossas vidas. Aguardo.

  12. tenho uma divída de cartão de credito naum sei como pagar, virou uma verdadeira bola de neve, me ajudem por favor!

    • Você pode parcelar sua divida assim facilita mais a forma de pagamento, depois que conseguir pagar sua fatura, use cartão de crédito somente se houver muita necessidade, e se conseguir fazer compras sem ele cancele para evitar gastar com taxa de anuidade.

  13. Jefferson aconselho você a negociar diretamente com o banco ao qual pertence o cartão de crédito, e assim parcelar esse valor de forma que fique acessível para seu bolso, pois quanto mais o tempo passa, maior será o juro(experiência própria), valeu!

  14. As dicas são muito úteis, umas que eu uso e gostaria de acrescentar é:

    Comprar roupa 1 vez por ano. Sempre compro boa parte de roupas em março ou abril, geralmente nessa época os preços estão bons. Comprar em lojas mais populares ajuda também né?

    2 – Compre bolsa e sapatos de qualidade. Esses artigos são coisas que usamos com frequência e mesmo que caro duram mais tempo. As vezes um tênis de 300 dura muito mais que 3 de 100. Duro é viver sem variedade.

    3 – Repasse seus eletronicos. Sou uma pessoa que tem um grande apego por eletrônicos e eu acabou trocando de celular todo ano. Meu último celular comprei por R$1.170 (promoção pra funcionário), mantive meu celular conservado e repassei ele por R$800 e com esse dinheiro posso pagar parte do novo celular, agora tenho um S3.

    É difícil mas não é impossível.

  15. As dicas são muito úteis, umas que eu uso e gostaria de acrescentar… eu já não tenho cartoão a mas de 10 anos mas a minha mulher gasta muito no cartão.. senpre estou orientando ela que compla a vista e menho mas ela já e viciada e vive fazendo dividas com coissas banais.. o que devo fazer para munda esse comportamento dela porque semple no final e do meu bolso que sai o dinheiro para pg. o cartão……,,

  16. Olá Thais!
    Sou leitora nova do BLOG e estou inlove, se quer saber!
    Meus parabéns por todos os posts!
    Thais, agora uma dúvida sobre esse seguinte post
    adorei a dica núemro 7 tbm, gostaria de saber se você
    aconselha a ler alguma fonte confiável que fale sobre investimentos atuais

    Obrigada!

  17. Oi, economizar é um exercício diário. Cada dia um pouquinho, até virar o mês.Eu tenho os meus truques. Como sou esteticista facial, estou sempre com as unhas curtinhas e com uma simples base. Manicure, só em dia de festa. Eu uso luvas para tarefas domésticas que necessitam de água, assim as cutículas não arrebentam.
    Outro tesouro que descobri, foi trocar roupas e sapatos por feltro e linhas de bordar.
    Isso mesmo, artesanato é um santo remédio para gastar pouco. Os presentes para a família saem tudo daqui de casa. Perdi aquela mania de comprar sem necessidade e, confesso, estou respirando melhor.
    Beijo. Zilda.

  18. COLOQUEI NO MEU CARTAO DE CREDITO ( SERA QUE REALMENTE EU PRECISO DISSO )FUNCIONA COMO UM FREIO QUANDO VOU COMPRAR ALGO,TAMBEM APRENDI A QUARDA MOEDAS NO MINHAEIRO E DEPOIS DEPOSITO EM UMA CONTA SEPARADA NO BANCO,SÓ COMPRAR ALGO QUANDO PRECISO E SE FOR POSSIVEL A VISTA.MAS O PRINCIPAL MESMO É CONTROLAR O OLHO.

  19. PARA ECONOMIZAR DINHEIRO, ACHEI MELHOR ABANDONAR EM PRIMEIRO LUGAR USO DO ALCOOL QUE DEPOIS DO TRABALHO ME CONSUMIA VALORES,DIMINUI CONVITES PARA AMIGOS, SAIDAS CONSTANTE COM A NAMORADA,AMIGOS E COLEGAS. A SEGUIR CIGARRO POR FIM PARA NÃO SER ESQUISITO DIANTE DOS COLEGAS E AMIGOS ADOPTEI EM ACOMPANGAR OUTROS NAS COMPRAS,PARA SIMBOLIZAR COMPRO A COISA MAIS BARATA PARA NÃO DISPERTAR A MINHA NOVA DECISÃO. PARA REPOR OS VALORES GASTOS NAS COISAS BARATAS INVESTÍ NA CRIAÇÃO DE COELHOS A TRES ANOS PESEMPORA NÃO DAR MUITO, DEPOIS DA VENDA SINTO UMA PARTE DO SALARIO DE VOLTA.

  20. Em conversa com meu irmão de 29 anos de idade algo me deixou preocupado, com a idade que tem possui residencia digna, viatura de marca MITSHUBISHI L200 comprado a 0km para trabalho, em todos problemas da familia paga as despesas a tempo sem se escluir como mais novo. Perguntei-lhe quanto vence, a resposta dada é o valor equivalente da metade do meu salário.criou-me interesse para saber como poupa o dinheiro, em suma só compro gasoleo, recarga do telefone uma vez por mes e comida fixando lojas de baixo preço. o resto que o mano compra não me interessa o que me interessa é cuidar de tudo que tenho.

  21. O mesmo vicio e prazer que vc tem em gastar , fazer ginastica , se alimentar , passear , namorar , descansar.
    É o mesmo vicío e prazer que vc tem em economizar.

    O supérfulo um dia vai encontrar a lata do lixo.
    Precisamos ter as prioridades e o prazeroso em primeiro lugar.
    Assim a vida fica mais leve e gostosa.

    Adorei !!!!!!

  22. sou como todas as pessoas normais, gosto de satisfazer meus desejos de vez em quando! rss… mas também procuro fazer com que meu dinheiro não seja meu patrão, então bolei uma pergunta básica que me ajuda muito: eu quero ou eu preciso? e me esforço para comprar realmente aquilo que preciso, quando possível compro o que quero sem me afetar as outras coisas… já economizei muito assim!

  23. Oi Taís!
    Estou apaixonada por seu site. As dicas têm sido muito úteis. Tenho tentado economizar, mas confesso que tenho mexido onde economizo…tenho que ser mais disciplinada!
    No meu blog escreverei sobre o seu (sem plágio). Vou pedir aos leitores que te leiam.
    Um beijo carinhoso
    Fefa

  24. no meu dia a dia tento sempre economizar, principalmente agora, nesta época má que a economia do meu país está a atravessar. tenho doenças crónicas, que exigem consultas e medicação, e aí não posso cortar! em casa, temos um balde de plástico em cada casa de banho, que serve para recolher a água enquanto não sai quente, quando vamos tomar banho. essa água dá para variadas coisas: limpeza , regar vasos de plantas, colocar no bebedouro dos passarinhos e no da cadela, etc.. deixámos de comprar produtos de limpeza, de marcas caras, e nem imaginam o “milagre” que o vinagre faz, na limpeza dos vidros das janelas, e não só! Roupa e calçado só compramos nos saldos ou promoções; tentamos comprar de boa qualidade, porque, sendo bem tratada, dura muito mais e tem outra apresentação (hoje vesti um fato de calça e casaco, cinzento, tipo clássico, que já tenho há mais de quatro anos, e dá para usar com várias blusas; gosto de personalizar o que visto, com pequenas rosetas de crochet, laços, etc., feitos por mim, que prendo com um alfinete na lapela ou nos bolsos dos casacos. Quando faço cozinhados, que possam ser congelados, aproveito e dobro a dose, de modo a ter sempre no congelador comida caseira (feijoada, bases para sopas, etc.). Até as cascas de fruta e legumes não se desperdiçam, sendo que vão para um balde próprio, que é entregue a uma senhora amiga, que tem criação de galinhas poedeiras. espero que tenham gostado destas dicas…ainda tenho mais, mas ficam para uma próxima!
    Parabéns pelo blog.

  25. nossa nao consigo economizar de jeito nenhum se eu tiver 0,10 centavos enquanto eu nao gastar parece que eu nao fiko satisfeita é foda…… gostaria de conseguir economizar uns 100,00 reais por mês pelo omenos mais nao da eu nao consigo….

  26. gostei imenso dessas dicas, uma vez que eu sou jovem e tendencialmente inclinado a mídia no final acabo ficado sem dinheiro para apanhar um taxi porq o gastei em iphone5 ou roupas que caríssimas. obrigada por esses conselhos.

    • Percebi que estava gastando muito com roupas quanto grande parte de meu dinheiro era para pagá-las. Eu tinha várias roupas lindas, mas não tinha dinheiro para sair e mostrá-las às pessoas. Agora que parei de gastar em roupas, sobra muito dinheiro para o lazer.

  27. Obrigado pelas dicas muito bom.Também tem aquelas gordurinhas, pequenas que sejam é só lembrar. A minha é deixar de fumar.abraços

  28. Oi Thais,

    Muito legal o seu blog, eu tenho conversado muito com os meus amigos sobre como é possível mudar de vida sem sofrimento e encontrei no seu blog um monte de dicas bacanas para divulgar…

    Sobre essa de guardar dinheiro, parece que a gente só aprende mesmo quando se dá mal.. foi o meu caso, eu aprendi quando entrei em uma dívida (de cartão de crédito!!) enorme há uns 4 anos, de lá pra cá consegui me organizar e guardar o tão sonhado dinheiro!!!

    Hoje tenho ajudado algumas pessoas mostrando que isso é possível e é mais fácil do que parece… minha dica número um é, além do óbvio de estabelecer um meta do que você quer comprar com o dinheiro que juntar, é passar a pensar em investimentos como compras.. considere ela um gasto e tire um dia para “comprar” seus investimentos… muito parecido com a sua dica número 7… Eu só comecei a conseguir guardar dinheiro quando comecei a comprar cotas em fundos só pra ver como eles funcionavam.. de pouquinho em pouquinho.. .. então aquilo parecia um shopping enorme!

    Beijos
    Lud

  29. Tenho dicas de ouro para poupar $. Primeiro de tudo, ame o $ pois ele faz parte de sua vida, queira vc ou nao. Caso vc tenha carro, venda-o e substitua por uma bicicleta, dessa maneira vc beneficiara o meio ambiente e sua saude. Terceiro, evite quaisquer bebidas com alcool, pois alem de fazerem mal a saude elas custam e muito. Caso vc seja uma pessoa que gosta de sair com os amigos busque alimentar-se muito bem antes de sair de casa, pois isso evita que vc divida petiscos, e tenha uma garrafa de agua junto para evitar de comprar no bar. Quarto, sempre pesquise os lugares mais baratos e os produtos mais baratos no mercado quando for as compras. Evite levar os filhos, caso tenha pois eles sao influenciadores. Quinto, so utilize o taxi se vc estiver morrendo. Nao deixe luzes da casa acesas, evite o funcionamento conjunto de eletrodomesticos pesados ao mesmo tempo. Exemplo, chuveiro, secadora e microondas, alem de gastar mais energia, pode causar sobrecarga no sistema. Sexto, nunca, mas nunca empreste $, pois este pode fazer falta num futuro muito proximo. Setimo, recicle suas roupas e calcados, hj em dia existem locais especializados tingimento de roupas e manutencao das mesmas. Oitavo, evite ir a padaria ou a qualquer outro estabelecimento que tenha um distancia de ate 20 quadrsd de carro, alem de gastar combustivel, vc deixa de fortalecer a saude. Nono, faca no maximo 3 refeicoes por dia e em casa se possivel, caso nao o seja procure o restaurante mais barato proximo a seu trabalho ou verifique se na cantina do seu servico tem microondas, dai vc pode levar a boia de casa. Decimo, nao fume, pois cigarro alem de fazer mal ainda e muito. Decimo primeiro, nao fique trocando de aparelho cel, tablet etc. nao faca planos de cel, utilize a internet para o trabalho. A internet para o lazer deve ficar restrita a no maximo 3 vezes por semana por 30 minutos.

    • Primeiro, organize-se e veja o que você tem. Segundo, estabeleça uma meta, faça um pacto com você mesmo, de só comprar uma coisa nova quando a antiga acabar. Ex: Tem muitos perfumes? Só compre outro quando um acabar. Sapatos? O mesmo. Roupas também. Doe algumas coisas, e a minha melhor dica é: Deixe o cartão de crédito em casa. Só saia com ele se for comprar algum remédio, presente especial, essas coisas. São os supérfluos do dia a dia que levam parte de nossa renda.

    • Eu as vezes fico sem gastar varios dias, mas quando estou precisando de algo, tenho muita pressa de comprar sendo que posso ate esperar mais um pouquinho.

  30. Olá a todos Eu sou Anna Kate, vivendo em Ireland.I sou viúva no momento com três filhos e eu estava preso em uma situação financeira em agosto de 2013 e eu precisava para refinanciar e pagar minha bills.I tentou buscar empréstimos de várias empresas de empréstimo privados e corporativos, mas nunca com sucesso, ea maioria dos bancos diminuíram minha credit.But como Deus teria, fui apresentado a uma mulher de Deus um emprestador empréstimo privado pelo nome Mrs Abumere Sara, que me deu um empréstimo de 76.000 €, e hoje sou proprietário de uma empresa e os meus filhos estão indo bem no querido moment.So, se você deve contactar qualquer empresa com referência à garantia de um empréstimo com baixa taxa de juros de 3% e melhores planos de reembolso e horário, entre em contato com a Sra. Abumere Sara. ela não sabe que estou fazendo isso, mas estou tão feliz agora e eu decidi que as pessoas saibam mais sobre ela e também eu quero que Deus abençoe a ela e ela também dar empréstimos para pessoas físicas e companys.You pode contatá-la através de seu e-mail via: (abumeresaraloanfirm@gmail.com)

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui