Quando meu filho nasceu, eu trabalhava em casa por conta própria e não tinha a intenção de voltar a trabalhar fora durante algum tempo, mas a vontade veio e organizar meu currÃculo foi fundamental. Eu me cadastrei na Catho em outubro de 2010 e nada acontecia. Na segunda quinzena de janeiro, me deu um estalo e eu resolvi dar uma “turbinada” no meu currÃculo, deixando de forma que eu considerasse atraente caso eu fosse a empregadora, por exemplo.
Na primeira semana de fevereiro, eu estava contratada.
Por isso, vou dizer aqui como fazer para organizar o seu currÃculo e conseguir um bom emprego.
Eu sou atualmente bem adepta das ferramentas de internet para a maioria das coisas do dia-a-dia. A melhor ferramenta hoje em dia para criar o seu currÃculo é o Linkedin.
Linkedin é um site de relacionamentos profissionais. Você pode ler mais sobre ele aqui. O Linkedin pode ser usado para montar seu currÃculo porque, além de ele ficar online e estar disponÃvel em uma rede social, você pode fazer download em pdf e enviar por e-mail para quem desejar, por exemplo.
Quando você cria seu perfil no site, você não precisa se preocupar com a organização das informações porque ele já faz isso por você. E, quando você finalizar, aparecerá um link “PDF” no seu perfil, onde você poderá clicar e salvar no seu computador um currÃculo organizadÃssimo para enviar por e-mail à s vagas interessadas. O legal é que, se você tiver recomendações, elas também entram no PDF.
Hoje eu acredito que seja a melhor maneira de fazer o seu currÃculo, pois além de ele ficar bem organizado, também fica em uma rede social onde você pode fazer contatos.
Se quiser me adicionar no Linkedin, clique aqui.
Defina o que você quer
Pode parecer a dica mais boba do mundo, mas só quando eu especifiquei o meu objetivo é que as propostas começaram a aparecer. Eu fiz uma pesquisa de currÃculos na minha área de atuação e vi como as pessoas colocavam o que eu queria ser, e fiz de forma semelhante. Portanto, se você quer trabalhar na área de Marketing, não coloque como objetivo “trabalhar na área de marketing”. Coloque algo como “gerente de marketing”. Isso ajuda inclusive nas buscas que a empresa com a vaga fizer ao procurar currÃculos adequados.
Networking
Todo mundo que você conhece pode ser um contato em potencial para um novo emprego. Aqui entram novamente as redes sociais para te ajudar. Pense nas suas redes sociais como a sua imagem online – ou seja, veja-as com carinho. Não poste bobagens. Se achar que pode ser constrangedor, não poste. Formate seu perfil no Facebook para que fique bem apresentável. Procure sempre passar uma imagem positiva a seu respeito.
Utilize o Twitter a seu favor postando informações sobre a sua área de atuação. Não replique conteúdo dos outros – gere também seu próprio conteúdo com opiniões. Divulgue seu trabalho. Converse com as pessoas.
É importante sinalizar a todos os seus contatos que você está procurando emprego, pois uma oportunidade pode surgir através de quem você menos espera. É importante postar sempre coisas relevantes à sua profissão. Você passa a imagem de profissional atualizado e preocupado com a sua imagem.
Manutenção
Mesmo depois de conseguir um emprego, é importante manter seu currÃculo atualizado. Sempre que tiver alguma novidade, atualize seu perfil no Linkedin. Um bom profissional hoje pertence ao mercado e está sempre se atualizando.
Dicas gerais
- Seja o mais sucinto(a) possÃvel! Deixe somente um sobrenome, por exemplo.
- Tenha um e-mail digno. Nada de carol_cobain@email ou duduzinho83@. Use seu nome e sobrenome que não tem erro.
- Faça um resumo muito bom, que diga bem quem você é profissionalmente e que realce suas qualidades.
- Conheça os termos “da moda” da sua profissão. Toda área tem os seus.
- Evite clichês sempre que possÃvel.
- Se você tem algum hobbie bacana, vale a pena colocar. Um colega meu foi contratado porque colocou no currÃculo que tinha uma banda cover de Paul McCartney e a empresa tinha contrato com a gravadora dele. Óbvio que ele não foi contratado só por isso, mas esse tipo de coisa cria empatia entre você e a empresa e encurta a distância da vaga.
Você tem mais dicas de como organizar um bom currÃculo? Escreva nos comentários.
Em breve farei um post sobre como se organizar para ir bem em uma entrevista de emprego. Se quiser postar dicas, fique à vontade!
O Lattes.org não é melhor para organizar o currÃculo não?
Thais Mello, acho que nem se compara. O Lattes é mais voltado ao público acadêmico, então ok, é legal você ter. Mas o Linkedin te coloca em uma rede social, tem grupos profissionais para participação, reconhecimento por skills, você pode seguir as empresas, ver vagas, além de manter contato com todos da sua rede.
Meninas, para quem quer seguir carreira acadêmica (ou ainda está na universidade e pleiteando uma bolsa de estudos do CNPq, por exemplo), o Lattes é fundamental. São duas plataformas com propostas bem distintas, para públicos distintos.
estou de mudança para BrasÃlia e essas dicas serão ótimas na minha nova empreitada em busca de emprego. Vou criar um perfil no LinkedIn. Ótimo port =)
Adoro Vida Organizada!!!
Parabéns pela iniciativa e pelo site de qualidade.
Já compartilhei com todos os meus amigos e deixei um feed em meu blog
http://adriana-fiatlux.blogspot.com
Um abraço de uma adoradora da organização (desde pequena! – he he)
Adriana
Hahahaha, isso do e-mail é muito importante. Quantas vezes fazendo seleção eu recebia CV com emails toscos tipo bruninhagatinha32039203920??? Ai Jesus!
Quando eu resolvi voltar a trabalhar falei com um consultor de recrutamento aqui, pra me adaptar à realidade daqui. Mas algumas coisas são universais, CV tem q ter 1 página no máximo, 2 se for um profissional com muita qualificação (muitos anos de experiência, mestrado, doutorado, etc). Outra coisa mega importante pra lista é revisar a formatação (justifique o texto, pessoas!) e se há erros gramaticais ou de digitação. Já peguei CV dizendo ter “excelentes habilidades de escrita” e cheio de erro gramatical. Quer dizer.
Sobre o Linkedin eu acho uma coisa meio utopia coletiva. Nunca conheci alguém que conseguiu um emprego ou consultoria pelo Linkedin. Talvez porque minha área seja terceiro setor e todo mundo que eu conheço também, ou trabalho pro governo ou academia, com certeza deve ser diferente do setor privado, no qual minha experiência é zero. Mas continuo achando que o Linkedin serve mais rpas pessoas satisfazerem sua curiosidade de ver como a pessoa X ou Y está fazendo na vida, tipo o facebook, hahaha.
Bjos
Pode variar de área mesmo. Em publicidade, conta bastante. Sempre que eu atualizo o meu, recebo alguma recomendação ou contato de alguém. De qualquer forma, acho importante ter. E a opção de gerar o pdf te dá um currÃculo super organizadinho, bonitinho para enviar por e-mail ou imprimir.
Boa noite ThaÃs
Desde que me formei a três anos não consegui um emprego.
Sou Secretária e embora tenha me esforçado até hoje não consegui uma oportunidade.
Já enviei vários currÃculos, já me cadastrei em inúmeras agências de emprego ,o tempo pássa e nada acontece.Já falei com vários contatos ou seja o famoso networking e também nada.Tentei trabalhar em casa com digitação,tradução e não tive sucesso.Resultado:Desisti.Poderia me dar uma dica ThaÃs pelo amor de Deus.O que eu posso fazer para ter um currÃculo atrativo e conseguir um bom emprego,pode até nem ser como secretária.
Desde já te agradeço.
Olá Thais!
Estou tentando criar um currÃculo, mas tenho uma dúvida. Eu já trabalhei com Informática, com Consultoria de Telefonia Móvel e na Ãrea Administrativa. Mas pretendo entrar em uma nova área. Fiz um curso para MarÃtimo, e gostaria de saber se eu devo botar no currÃculo experiencias profissionais anteriores, ou como é uma nova área que pretendo entrar, não seja necessário mencionar.
Obrigado!
Tiago, o certo é mencionar somente o que for interessante para o cargo almejado.
Comecei a usar o LikedIn agora e tenho gostado muito. Não sabia dessa opção do PDF. Fui te adicionar mas precisava do email, então desisti. Pensei tentar: thaisgodinho@gmail.com (pela lógica do email que vc deu a dica). Meu email tenho desde dos 13, tô pensando em mudar por causa do “aninha” nele, vc acharia necessário? Obirgada!
Olá, Ana Carolina. (Espero que te ajude…. apesar do longo tempo)
Informo que existe alguns mecanismo para que você a troca dos emails sem muitos prejuÃzos.
1ª Se for um e-mail da microsoft, você poderá adicionar alias a sua conta. É tipo “apelidos” que você atribui a conta. Exemplo: aninha@hotmail.com, você poderá ter um alias para a conta tipo, anaorganizada@hotmail.com ;
2ª Há possibilidade de você encaminhar todos os seus emails de uma forma automática para o seu novo e-mail, basta vê nas configurações dos teus emails a opção de encaminhando de emails.
Sendo assim, no teu e-mail atual você receberá os contatos do antigo e-mail e responderá pelo e-mail novo.
Acredito que essas são as melhores formas de migração para um nova conta de e-mail.
Abraços.
Lucas Urbano
Oie, olha eu fuçando o seu passado…rss. Sobre networking, não sei se já te perguntaram sobre isso. Você tem algum tipo de organização? Planilha, redes sociais..como você administra isso? Continuarei desenterrando coisas no seu blog..rss Um abraço!
Não faço nada formal desse tipo, mas é uma boa ideia. Como você faz?